"Não tenho dinheiro ms quero um cão de raça..."

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 02, 2003 2:41 pm

Vamos a ver. Esta história dá sempre polémica. Toda a gente tem direito a ter um cão, dizem. Mas, será que um direito não implica um DEVER ?

Tirada da net, uma historia igual a tantas outras sobre uma das muitas pessoas que pergunta a um criador se facilita o pagamento:

"Gostaria de saber de alguém que venda Labradores a "pretações", sei que parece um pouco ridiculo da minha parte mas só assim poderia ter um cão.
Muito obrigada
Nádia"

Rui

20/2/2003
17:44:15 Quem vende Labradores????
Poderá sempre recorrer a um crédito pessoal numa instituição bancária.

Aproveito também para informar que se não tem dinheiro para pagar por um cão, não se esqueça que quando tiver um cão vai ter que comprar comida, brinquedos, biscoitos, veterinário, etc ... acha que tem dinheiro para tudo isso ?

Você gostava, mas será que o seu cão gostava se não tratassem dele como devido ?"
shatzy
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Contacto:

domingo mar 02, 2003 4:44 pm

esta questão é muito relativa. Existem aqueles que têm dinheiro e não o querem gastar; os que têm dinheiro mas depois não tratam animal bem e não lhe dão carinho; outros que não têm dinheiro e sempre gostaram da raça x mas que têm dinheiro para tratar o animal bem e têm carinho para dar, outros n têm dinheiro nem condições e carinho pra lhes dar... a meu ver venha o diabo e escolha... para mim a venda em si não quer dizer nada! lá por uma pessoa dar 500 ou 1000 euros por um cão não quer dizer que o animal seja bem tratado (carinho, vacinas, tratamentos.. etc..)... é tudo muito relativo... Eu por exemplo nunca compraria um cão (polémicas à parte pff, é a MINHA opinião), preferia esterelizar 5 ou 10 cadelas de rua... opções.. o que eu quero dizer com isto é: nunca se sabe (salvo raras excepções) em que casa o animal vai ser bem tratado, para mim não existem só os "pedinchas" ou os que cuidam bem dos animais e que estão dispostos dar x por ele... :?
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mar 02, 2003 4:52 pm

Nem de raça nem sem raça... não há dinheiro não há luxos
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

domingo mar 02, 2003 5:38 pm

Olá,

então ter cão é um luxo!!!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo mar 02, 2003 5:42 pm

[quote=shatzy]
esta questão é muito relativa. Existem aqueles que têm dinheiro e não o querem gastar; os que têm dinheiro mas depois não tratam animal bem e não lhe dão carinho; outros que não têm dinheiro e sempre gostaram da raça x mas que têm dinheiro para tratar o animal bem e têm carinho para dar, outros n têm dinheiro nem condições e carinho pra lhes dar... a meu ver venha o diabo e escolha... para mim a venda em si não quer dizer nada! lá por uma pessoa dar 500 ou 1000 euros por um cão não quer dizer que o animal seja bem tratado (carinho, vacinas, tratamentos.. etc..)... é tudo muito relativo... Eu por exemplo nunca compraria um cão (polémicas à parte pff, é a MINHA opinião), preferia esterelizar 5 ou 10 cadelas de rua... opções.. o que eu quero dizer com isto é nunca se sabe (salvo raras excepções) em que casa o animal vai ser bem tratado, para mim não existem só os "pedinchas" ou os que cuidam bem dos animais e que estão dispostos dar x por ele... ?
[/quote]

Concordo a 100%.

A única coisa nestes casos que não entendo é o porquê de quererem uma raça em especial? Cão é cão!

Significando, se querem um cão porque gostam de cães, a "marca" não deveria fazer diferença!
:o
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

domingo mar 02, 2003 6:01 pm

Olá,

quero contar uma história que tenho conhecimento que tem muito tem a ver com este tópico:

Tenho um colega meu que adquiriu um cão, mas ele não tinha toda aquela quantia para dar pela compra, o criador que lhe deu o cão fez um pacto com ele, que nos primeiros meses ele fazia intenção de acompanhar todo o desenvolvimento do cão assim como a sua educação, este colega meu gastou dinheiro em aulas para adestrar o cão, vacinas, boa ração (hills), etc... posso vos dizer que o animal está excelentemente bem tratado e com muito carinho.
Acho não se tira a "pinta" do novo dono pela "massa" que ele tem para gastar na compra de um cão.

ps: ainda hoje ele faz questão de ir mostrar o cão ao criador
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

domingo mar 02, 2003 6:39 pm

KROZ Escreveu: Nem de raça nem sem raça... não há dinheiro não há luxos
Estou de acordo c/o Kroz, se não têm dinheiro não podem comprar cães e p/além disso há que pensar que não é só "adquirir" um cãozinho, terá tb de ter dinheiro p/o vet, para a alimentação, terá de ter tempo e paciência p/educá-lo, p/ensiná-lo a fazer as necessidades na rua, etc etc etc.
E tudo isto se aplica a 1 cão de raça ou rafeiro, seja ele grande, médio ou pequeno, e depois é o que se vê: abandono.
Primeiro que tudo há que avaliar as vantagens e as desvantagens de ter 1 animal, por isso há que pensar bem no que se está a fazer.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo mar 02, 2003 7:07 pm

akira Escreveu: Olá,

então ter cão é um luxo!!!
Na minha opinião, ter um cão é um "luxo" até alguém ter um e gostar dele (obviamente). A partir desse segundo, ter um cão torna-se uma necessidade.

Para mim (e para muitos que por aqui andam) ter um cão deixou de ser um luxo para passar a ser uma necessidade...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mar 02, 2003 7:31 pm

Olá

Ter um cão é um luxo?
Pergunta-se de outra forma: é uma necessidade?
De outra forma ainda: é um vício?
Assim como há várias formas de colocar a pergunta, também há várias respostas. Por isso esta questão não pode ser respondida linearmente. O ter um cão pode ser motivado por inúmeros factores.

Em muitos casos é o factor moda. Há raças que são mediáticas porque apareceram num anúncio a um produto, por ex. ou estão na moda porque um fulano conhecido tem um. Então isso influencia as massas vulneráveis a esses fenómenos de moda. Na sociedade de consumo em que estamos, o cão da raça X é um produto como uma camisola de marca Y e vai servir de sinal exterior de um qualquer estatuto a que essas pessoas anseiam fazer entender que pertencem. Mesmo que não tenham dinheiro, esmifram-se todas para o possuir como se de uma necessidade vital se tratasse.

Em muitos casos, o factor sendo igualmente a moda, já não se prende tanto com a raça, mas pela simples atitude de se ter cão.
Já aqui foi dito não sei por quem que a posse de um cão de raça é sintoma de novo-riquismo. Talvez exista por parte de algumas pessoas o quererem demarcar-se de uma burguesia endinheirada fútil e ignorante e então preferirem adquirir o rafeiro para não se estabelecerem confusões. Faz-me lembrar (lá vai mais uma comparação) jogo a seguir ao 25 de Abril que as pessoas se vestiam um fatito e punham uma gravata eram logo conotadas como perigosos fascistas ou então andavam todas rotinhas para parecerem o que também não eram.

Eu gosto dos meus cães como são e, tal como são, são de raça. Prefiro-os assim em vez de ter uns pseudo-whippet's. Mas digo-o sem complexos, sem preconceitos e, mais ainda, não tenho nada, absolutamente nada contra os cães que não são de raça e não formulo juizos de valor em relação às pessoas que os possuem.
Eu gosto desta raça tal como outros gostam do rottweiler ou do boxer, sem querer com isso dar quaisquer sinais de ostentação ou outros quaisquer. É isso, é uma paixão. Chamem-lhe vício, se quiserem.

O cão é uma necessidade? Na maior parte dos casos não é. Claro que não. À primeira vista isto parece discutível. O que acontece é que se trata de uma necessidade criada. A pessoa adquire o cão, afeiçoa-se por ele e a partir daí gera-se uma necessidade de o manter. Mas não confundamos.
Não me refiro evidentemente a outros tipos de necessidades em que o cão tem uma função específica para além da de mera companhia.

Respondendo mais concretamente à questão do Vasco: eu se não tivesse possibilidades financeiras não tinha cão. Nem pensar nisso. E tenho uma grande paixão por eles.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
shatzy
Membro
Contacto:

domingo mar 02, 2003 8:28 pm

besourinha:

eu não comprei o meu cão por 3 motivos: é um rafeiro; sou contra à venda de cães e não tenho dinheiro para comprar (prefiro esterelizar 10 cadelas de rua, por exemplo) isso quer dizer que não tenho condições para ter 1, 2 ou 3 cães? O meu cão come Eukanuba, tem camas espalhadas pela casa toda, tem as vacinas e as desparatizações em dia, tem um parque enorme a 50 metros da nossa casa onde brinca com imensos cães e sobretudo é o menino cá de casa, alías, é o "filho" mais novo e é rodeado de atenção! Volto a frisar é tudo muito relativo. Eu como pertenço a uma associação, acredite que, sei e estou em contacto com diversos tipos de pessoa.. no entanto, lá por não se ter dinheiro para comprar um cão ou por não se querer comprar um cão, não quer dizer que se tenha condições (pelo menos financeiras) de o "manter".. a não ser que eu seja o unico exemplo disso, neste caso, a excepção confirma a regra.. :roll:
shatzy
Membro
Contacto:

domingo mar 02, 2003 8:28 pm

besourinha:

eu não comprei o meu cão por 3 motivos: é um rafeiro; sou contra à venda de cães e não tenho dinheiro para comprar (prefiro esterelizar 10 cadelas de rua, por exemplo) isso quer dizer que não tenho condições para ter 1, 2 ou 3 cães? O meu cão come Eukanuba, tem camas espalhadas pela casa toda, tem as vacinas e as desparatizações em dia, tem um parque enorme a 50 metros da nossa casa onde brinca com imensos cães e sobretudo é o menino cá de casa, alías, é o "filho" mais novo e é rodeado de atenção! Volto a frisar é tudo muito relativo. Eu como pertenço a uma associação, acredite que, sei e estou em contacto com diversos tipos de pessoa.. no entanto, lá por não se ter dinheiro para comprar um cão ou por não se querer comprar um cão, não quer dizer que se tenha condições (pelo menos financeiras) de o "manter".. a não ser que eu seja o unico exemplo disso, neste caso, a excepção confirma a regra.. :roll:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 02, 2003 8:45 pm

Akira, ninguém tira a pinta pelo dinheiro lógicamente mas coloca-se uma questão moral.

Não é verdade que quem não tem meios deve trabalhar para atingir os seus objectivos ? Afinal uma pessoa que quer um cão da raça X barato ou gratuitamente . Não é um LUXO que ela quer ? Algo que custa muito a criar a alguém responsável ?

Tenho uma questão para essas pessoas.

Quando me pedem Grand Danois de oferta ( geralmente desconhecidos) coloco só uma questão.

Se o seu cão tiver uma torção de estômago que lhe custa cerca de 1000 euros a tratar como faz ?

É que há quem pense que todos têm o direito a ter um cão mas esquecem-se do dever de ter de ter possibilidade de o tratar. Mas as pessoas estão mal habituadas num país onde não precisam de se preocupar muito com a saúde...
Última edição por VascoV em sábado mar 22, 2003 6:19 pm, editado 1 vez no total.
Musky
Membro Veterano

domingo mar 02, 2003 8:50 pm

Ref.: Pessoas com dinheiro para ter o luxo de um cão

Pequena história passada na linha de Cascais.

Um casal meu amigo foi num sábado almoçar a casa de familiares, num pequeno largo só com uma entrada/saida. Ai chegarem, viram um lindo cão de raça pura a brincar com os miudos da zona. O almoço prolongou-se, sairam às 3 horas da matina, e o cão lá continuava, agora sozinho. Intrigados, foram investigar e viram que o cão tinha uma coleira com o nome e um numero de telefone. Pensando que os donos estariam aflitos, levaram o cão com eles e na manhã seguinte telefonaram, mas ninguém atendeu.
Conseguiram contacto às 4 horas da tarde. Uma voz ensonada disse-lhes: Esse estúpido fugiu outra vez? Olhe, ainda estou a dormir, se não se importam vou buscá-lo amanhã!
O casal ficou pasmado! E como o cão estava demasiado inquieto, resolveram serem eles a levar o cão a casa dos donos.
Chegados lá, uma "carranca" abriu-lhes a porta, o cão entrou e recebeu um pontapé no traseiro, e nem um obrigado ao casal meu amigo.
Que jurou que para serem maltratados ainda por cima, jamais se voltariam a armar em samaritanos.
E agora adivinhem onde residiam os donos do cão, e qual o seu, pelo menos aparente, status???
:o

Moral da história: quando há amor, onde comem dois comem três!
:!:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 02, 2003 8:53 pm

Ninguém nega que o dinheiro não é garantia. Mas quem não o tem, como é que é? Depende da bondade do vet ?
Musky
Membro Veterano

domingo mar 02, 2003 8:54 pm

:o :o :o :o :o :o

e não é que, navegando por sites brasileiros em busca de uma informação, descobri que no Brasil também "pedincham" cães de raça em fóruns como este?

:?: :?: :?:
Responder

Voltar para “Cães”