Torção do estômago

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta nov 14, 2007 8:39 pm

Boa noite,

o termo "torção do estômago" não me é totalmente estranho, tenho a ideia, não sei se errada, que o cão não deverá ter brincadeiras que o coloquem de costas, após as refeições.
Contudo, sem querer ser insensível, gostava que me explicassem como é que se sabe que o cão está a passar por isso, sintomas, e se de imediato existe algo que se possa fazer.
Desde já obrigada :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

quarta nov 14, 2007 8:49 pm

Doenças - Torção Gástrica

Situação que representa grande risco à vida dos cães, e mais freqüente em animais de porte grande (entre 2 e 10 anos de idade) e com ‘peito profundo’ como São Bernardo, Dogue Alemão, Pastor Alemão, etc., a Torção Gástrica é a rotação do estômago sobre ele mesmo devido à sua distensão ou dilatação.

Esta dilatação do estômago pode ser causada por vários motivos como, por exemplo, a aerofagia (que ocorre quando, por comer muito rapidamente, o cão ingere ar juntamente com o alimento), a ingestão de alimentos secos, a prática de exercícios físicos antes ou logo após as refeições, a ingestão excessiva de água ou alimentos ou, até mesmo, devido a algum fator genético.

Por trata-se de uma situação de emergência, se os sintomas não forem percebidos rapidamente e o cão não for encaminhado ao veterinário com a mesma rapidez, a torção gástrica pode levar o animal ao estado de choque e até matá-lo em apenas 3 horas. Isso de deve ao fato de que a doença se manifesta pelo acúmulo de gazes no estômago do animal que, não conseguindo expulsa-los, tem o volume do estômago aumentado, o que pode resultar na necrose desse órgão pelo estrangulamento da parede estomacal.

Os sintomas mais freqüentes são: dificuldades para respirar, salivação excessiva, grande presença de gazes, pulso fraco, ânsia de vômito sem que o cão consiga vomitar, palidez das mucosas (olhos e boca), inquietação, aumento dos batimentos cardíacos e até mesmo a perda de consciência.

Uma vez percebidos os sinais, o proprietário não deve tentar ‘salvar’ o animal sozinho, e sim leva-lo o mais rapidamente possível ao veterinário para que sejam prestados os primeiro socorros e, logo após estabilizada a situação, seja dado início ao tratamento mais adequado ao caso.

Também no caso da torção gástrica, a prevenção é o melhor remédio. Assim sendo, deve-se evitar alimentar o cão com grandes quantidades de ração de uma única vez, não permitir que o animal faça exercícios físicos de forma brusca depois das refeições e também em dias de calor intenso e, ainda, evitar a ingestão excessiva de água tanto após os exercícios quanto as refeições.

Fonte: http://www.fasprotecaoanimal.org.br/torcao_gastrica.asp

Ja vi li esse caso no livro Marley&Eu, que no fim o cao morreu dessa doença da torçao gastrica (do estomago) :cry: ... Beijinhos :wink: !
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

quarta nov 14, 2007 9:36 pm

Bem, estava completamente equivocada em relação. 1º não sabia que era doença, mas sim uma consequência de algum movimento...2º - a parte do beber muito após exercícios...a minha Donna quando chega a casa após caminhada, atira-se á agua como se não houvesse amanhã. Terei mais cuidado.

Muito obrigada pela explicação :wink: :!:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

quarta nov 14, 2007 9:40 pm

Pois isso do excesso de agua para mim e novidade, fui a net e li esse texto e coloquei aqui, e espero ter ajudado :wink: ! O que eu li no livro foi que o Marley (o cao) ficou com essa doença porque roeu muitas em casa e engoliu qualquer coisa :( .
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quarta nov 14, 2007 9:58 pm

isnf Escreveu:Pois isso do excesso de agua para mim e novidade, fui a net e li esse texto e coloquei aqui, e espero ter ajudado :wink: ! O que eu li no livro foi que o Marley (o cao) ficou com essa doença porque roeu muitas em casa e engoliu qualquer coisa :( .
Tambem tenho esse livro... O cao (Marley) morreu de torção do estomago, e era um Labrador Retriever. Deu-lhe uma crise que acabou por passar, uns tempos depois voltou a dar-lhe e acabou por morrer... :( :( Recomendo vivamente a leitura desse livro...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 15, 2007 11:55 am

isnf Escreveu:! O que eu li no livro foi que o Marley (o cao) ficou com essa doença porque roeu muitas em casa e engoliu qualquer coisa :( .
Foi mesmo isso que leu? Eu já li o livro umas 2 vezes e não foi isso que interpretei do que li. A torção de estômago não tem a ver com engolir objectos estranhos.

A torção de estômago não é uma doença, é uma situação que acontece e a que certas raças estão mais sujeitas que outras. Leia atentamente o que citou, insf.
Recentemente uma user aqui do fórum perdeu uma cadela Dogue Alemão com torção de estômago e uma outra uma São Bernardo. Apesar de operadas, não sobreviveram às lesões.

A torção de estômago é o pesadelo de todas as pessoas que têm raças gigantes, pois estas têm uma propensão muito elevada de virem a sofrer uma. Por muito que se diga que há que repartir a quantidade diária de alimento por várias refeições, limitar o exercício e /ou brincadeira depois das mesmas, etc, o facto é que por vezes ocorrem torções com os cães em repouso ou em jejum.

A única prevenção eficaz para evitar uma torção de estômago é uma cirurgia chamada GASTROPEXIA PREVENTIVA., que consiste em prender o estômago à parede abdominal, de modo a tornar impossível a flexão do mesmo. No entanto, esta cirurgia não impede que o estômago inche, só impede que o estômago se torça sobre si mesmo.

Cumprimentos.
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quinta nov 15, 2007 12:16 pm

Eu tb nunca ouvi ser por comer objectos...

Mas sim por comerem m rapido, e sempre me aconselharam nunca dar de comer e passear logo a seguir, so dar depois do passeio porque podia causar torção no estomago:

Não dar alimentos em grandes quantidades. Fraccionar as refeições em três, ou no mínimo, duas refeições diárias;

O QUE SE DEVE EVITAR:

Evitar rações com pouca fibra.

Evitar rações com alta fermentação (ricas em hidratos de carbono; por exemplo, amido ).

Restringir o exercício antes e após a ingestão de alimentos e/ou água;

Minimizar as situações de stress;

Cirurgia preventiva

Sinais de alarme

distensão abdominal com timpanismo (a percursão digital do estômago por detrás da última costela produz um som timpânico característico);

o estômago distendido, confere uma aparência dilatada sobre o flanco esquerdo do animal;

ânsia de vómito não produtiva;

pulso fraco;

salivação intensa;

dificuldade respiratória;

mucosas pálidas;

aumento da frequência cardíaca;

inquietude.

Quanto mais tempo esperar antes de contactar o seu veterinário, maiores serão os riscos para o seu animal, uma vez que é uma patologia que resulta rapidamente em morte

ESpero ter ajudado
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quinta nov 15, 2007 1:18 pm

Tivemos uma cadela no Sábado passado que têve uma torção gátrica.....é uma basset hound.

Damos ração 2 vezes ao dia....e molhada.
Não fez exercicio depois de ter "jantado".....
Passou por uma situação de algum stress nesse dia, algumas horas antes....

Os sintomas que apresentou:
- Abdomen inchado.
- Muito parada....

Demos pela situação, cerca de 2 horas após a refeição da noite e levámo-la ao vet imediatamente....que fica a cerca de 1 hora de casa, pois mais perto, ninguem atendia o telefone..... :?

Felizmente correu tudo bem, e hoje já tem alta.....mas foi um sufoco! :|

E só a semana passada, no mesmo vet, foram operados mais 2 Basset hounds com o mesmo problema..... :?
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quinta nov 15, 2007 2:03 pm

Mosquito ainda bem que correu pelo melhor:-)

Que continue tudo bem no futuro
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
mosquito01
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 2:12 pm

mistik Escreveu:Mosquito ainda bem que correu pelo melhor:-)

Que continue tudo bem no futuro
Obrigada Luciana! :wink:
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta nov 15, 2007 3:13 pm

catarina, não fazia ideia que tinha acontecido isso! foi uma das vossas meninas? como está ela agora?

bem, segundo aquilo que sei a torção de estomago afecta principalmente cães de grande porte (dogue alemão, são bernardo, irish wolfhound), cães com um peito muito profundo (galgos) ou ( no geral) cães que façam movimentos bruscos como saltar e correr a seguir a uma refeição, ou que bebam água quando chegam da rua (e ainda veem excitados da brincadeira!).

a unica vantagem da torção de estomago é que na operação (e no caso de o cão recuperar) o veterinário sutura o estomâgo ás paredes da cavidade abdominal, de maneira a não voltar a acontecer a torção!

e sim, torção de estomago é um dos meus grandes medos em relação á minha Yasha (dogue alemão). :?
mosquito01
Membro Veterano

quinta nov 15, 2007 4:26 pm

omega2 Escreveu:catarina, não fazia ideia que tinha acontecido isso! foi uma das vossas meninas? como está ela agora?
Sim, miga....é a nossa Sophie......

Já está bem melhor......tem hoje alta e vamos buscá-la daqui a pouco.

Mas foi um stress.....sim, porque estas coisas acontecem sempre durante a noite e ao fim de semana, qd a maioria dos vets estão fechados......e mesmo os que têm urgências (perto de casa) não atendiam o telefone.....e nós a saber que cada minuto a mais conta para o insucesso.....

Enfim....mas no meio do azar, até correu tudo bem...ou melhor....da melhor maneira possivel.
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta nov 15, 2007 4:35 pm

Tenho muito medo da torção do estomago. Tenho um SB que bebe imensa àgua quando regressa dos passeios, que come com muita rapidez, ou seja o fulano faz tudo o que não deveria fazer.

Os passeios são antes do jantar e quando regressa ainda espera que eu prepare tudo. E se não levar os dois à rua ao mesmo tempo, ainda aguarda que leve a Ailsa ao passeio. Assim também vai-se acalmando do passeio, para fazer a refeição.

Mas tenho sempre imenso medo :?
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta nov 15, 2007 5:34 pm

mosquito01 Escreveu:
omega2 Escreveu:catarina, não fazia ideia que tinha acontecido isso! foi uma das vossas meninas? como está ela agora?
Sim, miga....é a nossa Sophie......

Já está bem melhor......tem hoje alta e vamos buscá-la daqui a pouco.

Mas foi um stress.....sim, porque estas coisas acontecem sempre durante a noite e ao fim de semana, qd a maioria dos vets estão fechados......e mesmo os que têm urgências (perto de casa) não atendiam o telefone.....e nós a saber que cada minuto a mais conta para o insucesso.....

Enfim....mas no meio do azar, até correu tudo bem...ou melhor....da melhor maneira possivel.
ai rapariga, ate me arrepieie toda!! coitada da pequena! espero que ela recupere a 100% :wink:

na minha maneira de ver as coisas a torção de estomago num cão é equivalente a uma cólica num cavalo, se não for tratada a tempo é fatal!!

eu ando sempre cheia de cuidados com a Yasha, sempre a mesma porção de comida, tres vezes ao dia, não brincar a seguir á refeição...
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

quinta nov 15, 2007 6:27 pm

Voces me perdoem mas o Marley morreu com 13 anos e com a velhisse a morte deixa sempre desculpa, posso estar enganado mas não vou reler o livro.

Quanto ao torção, é melhor não passarem por essa situação, pois exige uma intervenção cirurgica muito rapida, não da mesmo tempo para pensar sequer.

Felizmente não passei nem quero passar por isso.

Agora como diz a mistike há que tomar alguns cuidados para tentar prevenir
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”