dicas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

sexta nov 23, 2007 10:58 am

Bom dia, hoje inicio-me no forum dos cães em busca de dicas.

Ontem achei que era a altura ideal para adquirir um cão, tanto a nivel financeiro, como disponibilidade horaria.

Comprei uma cadelinha com dois meses e gostava de algumas dicas para educa-la.

Pedi conselhos á veterinária, mas a ajuda de todos é sempre bem recebida.

Como é de esperar a cadelinha não tem qualquer tipo de obediencia nem responde ainda ao seu nome, mas distingue me a mim do resto do agregado familiar.

É a primeira vez que tenho um cão, pois toda a vida tive gatos.

A primeira duvida que tenho é em relação á comida. Posso deixar a comida á disposição do animal ou forneço horarios para as refeiçoes?

Agradeço toda a ajuda possivel. Obrigada :mrgreen:
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sexta nov 23, 2007 11:49 am

Não acha que deveria ter colocado esse tipo de questões uns meses largos antes de comprar a cadelinha? :lol:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

sexta nov 23, 2007 12:08 pm

Olá,

Já agora, como comprou, parto do principio que é um cão de raça.

De que raça estamos a falar ?

Como veio da casa do criador com ração para fazer mudança ou continuar a ração, é facil de fazer essa transição gradual.

Também deverá ter recebido indicações do criador.

O criador também lhe entregou a caderneta de vacinas e desparazitações já efectuadas, mas mesmo assim deverá se derigir a um médico veterinário para por chip, caso não tenha, fazer check-up, e receber as 1ª dicas além do plano de vacinações.

Boa sorte !

Cump
Tchuza
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 1:52 pm

AnaPonei Escreveu:Não acha que deveria ter colocado esse tipo de questões uns meses largos antes de comprar a cadelinha? :lol:

Esse comentário foi muito descabido. Obviamente que me informei, li livros sobre cachorros, dicas, interacção com animais de outras espécies; falei com pessoas amigas que têm cães, mas da teorica á prática vai muito.
Se não queria ajudar partilhando experiências suas com os seus animais era melhor nem ter comentado.
Tchuza
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 2:01 pm

mariabogas boa tarde

Comprei a cadelinha mas não foi aos criadores, foi por intermediário de uma loja de animais.

Ainda não foram aplicadas as 3 primeiras vacinas ao animal, a primeira está marcada para daqui a dois dias, na primeira consulta no veterinário (que foi antes de a trazer para minha casa) fizeram a desparatização.

Quanto á ração, estavam-lhe a dar eukanuba puppy & junior small breed. Por enquanto vou continuar com essa.

A situação é que a cadelinha come pouco, petisca de vez enquando, será que é boa ideia deixar sempre comida á disposição do animal e ele come quando quiser ou estabeleço um horario para as refeições?

Obrigada :wink:
AnaPonei
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 2:11 pm

Ilustríssima:

Em primeiro lugar estamos num fórum aberto a qualquer tipo de comentários, desde que não sejam insultuosos, e penso que não a insultei! Apenas considero que as questões que colocou, deveriam ter sido feitas aqui ou em qualquer outro lugar, antes de ter comprado a bichinha!
Erro nº1: há uma opção no topo do lado direito que diz "Pesquisar" e a menina clickava lá e ía ver os imensos posts como o seu e já aprendia qualquer coisinha com as dúvidas colocadas anteriormente por outros foristas e muito idênticas às suas.
Erro nº2: não ler o tópico inamovível sobre as puppy mills.!
Erro nº 3: nunca se deve comprar um cão numa loja de animais, quanto mais pagar por um animal que não venha vacinado e com o respectivo LOP e pedigree, asssunto sobre o qual também pode e deve pesquisar aqui no fórum e que, mais uma vez, devia ter feito antes de comprar a cadelinha.

Quanto à ração, pode-se informar com o vet, mas quando são cachorros, dependendo dos hábitos que trazem do criador (neste caso, criadeiro) e da idade que têm, pode-se deixar a comida à disposição (à excepção dos labradores) até o animal adquirir o hábito de comer nos horários impostos pelo dono.

NÃO TRAGA A CADELA À RUA ENQUANTO NÃO TIVER AS VACINAS TODAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É muito importante que tenha isto em atenção!!!!!

Faça uma pesquisa aqui no fórum, acredite que se aprende muito ao ler as dúvidas anteriormente colocadas por outros!

E boa sorte!
Ana Paula
AnaPonei
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 2:14 pm

Tchuza Escreveu:
AnaPonei Escreveu:Não acha que deveria ter colocado esse tipo de questões uns meses largos antes de comprar a cadelinha? :lol:

Esse comentário foi muito descabido. Obviamente que me informei, li livros sobre cachorros, dicas, interacção com animais de outras espécies; falei com pessoas amigas que têm cães, mas da teorica á prática vai muito.
Se não queria ajudar partilhando experiências suas com os seus animais era melhor nem ter comentado.
Já agora, vi que tem 2 gatos. Como pensa fazer para os juntar? Já leu sobre isso? Ou já os juntou??
Ana Paula
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta nov 23, 2007 3:14 pm

Tchuza Escreveu:

Será que foi assim tão descabido? A sua cadela tem LOP?

Se realmente tivesse feito os TPC teria lido aqui na arca que não se devem comprar cães em Petshops, não se devem comprar cães sem vacinação e sem desparazitações.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

sexta nov 23, 2007 3:27 pm

Comprei a cadelinha mas não foi aos criadores, foi por intermediário de uma loja de animais.

Ainda não foram aplicadas as 3 primeiras vacinas ao animal, a primeira está marcada para daqui a dois dias, na primeira consulta no veterinário (que foi antes de a trazer para minha casa) fizeram a desparatização.

Quanto á ração, estavam-lhe a dar eukanuba puppy & junior small breed. Por enquanto vou continuar com essa.

A situação é que a cadelinha come pouco, petisca de vez enquando, será que é boa ideia deixar sempre comida á disposição do animal e ele come quando quiser ou estabeleço um horario para as refeições?
Mesmo comprada numa loja, a cadela continua a ter uma raça. Já agora podia indicar qual é, pois cada raça tem as suas exigências e caranteristicas.

No Lop da cadelinha, papel que lhe terão obrigatóriamente entregue está o nome do criador e portanto sabe quem é.

Não existe ninguém melhor para lhe indicar os 1º passos num cão de uma determinada raça que um criador.

Se a cadelinha apenas foi desparazitada e vacinada quando foi para sua casa então temos uma falha enorme aqui. Volto a aconcelhar levar a pequena com respectiva caderneta à veterinária para um checkup e concelhos.
A falta de apetite pode estar relacionado com problemas de saúde, dai nenhum concelho lhe dar antes que fale com o seu médico veterinário.

Boa sorte e depois conte como correu o checkup !

Cump
Tchuza
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 3:28 pm

AnaPonei a veterinária alertou me para isso, e tenho cumprido, não vou colocar a sanidade do animal em risco.

Em relação aos gatos, eles confrontaram-se ontem, que foi o primeiro dia dela cá em casa, a vet disse que não havia problema porque para além dos gatos estarem vacinados não ha possibilidade de transmissão de doenças.
A reacção dos gatos foi boa, nem lhe bufaram, elas não dão muito importancia a cadela, ela ladra e vai se meter com elas mas as coitadinhas nem se mexem, ficam deitadas no sitio onde estão e apenas olham... ainda não deixei a cadelinha junto das gatas sem supervisão, mas o primeiro contacto foi muito positivo e espero que assim se mantenha.

Em relação aos tópicos colocados por pessoas com as mesmas duvidas que eu, admito que foi falta de atenção minha.

De qualquer dos modos agradeço a atenção :wink:
Tchuza
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 3:34 pm

kitten,

Não sei como funciona aí, mas aqui as petshops têm contactos dos criadores e eu ja hà imenso tempo que tinha dado o meu contacto em busca de uma cadela de porte pequeno.

Nasceu uma ninhada de caniches anões em setembro e a petshop contactou-me.

Não compreendo o mal nisso...
AnaPonei
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 3:39 pm

Tchuza Escreveu:kitten,

Não sei como funciona aí, mas aqui as petshops têm contactos dos criadores e eu ja hà imenso tempo que tinha dado o meu contacto em busca de uma cadela de porte pequeno.

Nasceu uma ninhada de caniches anões em setembro e a petshop contactou-me.

Não compreendo o mal nisso...
Vá ler o tópico inamomível que tem neste fórum que diz respeito às puppy mills, e já vai compreender o porquê da nossa relutância em relação à compra de cães nas petshops!

Porque será que a preguiça é um dos 7 pecados mortais?
Just a thought... :roll:
Ana Paula
Tchuza
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 3:40 pm

mariabogas,

A cadelinha é uma caniche anão.

Na loja deram me uma ficha, um género de uma cédula de nascimento, e no veterinario deram me um boletim.

Ela tem estado sempre a ser acompanhada pela veterinaria dela, segundo ela não ha nada de anormal com o bicho.
Mas daqui a dois dias tenho de ir a vacina com a cadela e coloco-lhe a questão da comida, pois dei um snack para cachorrinhos e ela comeu toda gulosa, mas a comidinha dela só come de vez enquando.
Mas possivelmente até deve ser normal, eu apenas estou é habituada ao comportamento dos gatos e agora estranho. Mas vou me habituando a conhece-la com o tempo.

Obrigada :)
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

sexta nov 23, 2007 3:43 pm

Tchuza, creio que a questão é que nenhum criador decente e responsável vende os seus cães através de Petshops. Quem o fará eventualmente são os chamados criadeiros, leia o inamovivel sobre as Puppy mills.

O facto de lhe terem vendido um cão sem vacinação é já de si um mau indicio. E quanto ao LOP, tem? Quase apostaria que não...

Boa sorte! que tudo corra bem
Cumps,
Teresa e Óscar :-P
Tchuza
Membro Veterano

sexta nov 23, 2007 3:46 pm

AnaPonei Escreveu:
Vá ler o tópico inamomível que tem neste fórum que diz respeito às puppy mills, e já vai compreender o porquê da nossa relutância em relação à compra de cães nas petshops!

Porque será que a preguiça é um dos 7 pecados mortais?
Just a thought... :roll:

Não sou preguiçosa, o tópico "puppy mills" apenas não me despertou curiosidade, daí não o ter lido.

Mas eu vou ler o mais brevemente possivel.
Responder

Voltar para “Cães”