Tema forte para debate...União Zoófila ??? Que união???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

quarta nov 28, 2007 12:58 pm

Canil é 'campo de concentração'
"Animais fechados até à loucura" andre kosters/lusa

Responsáveis da União Zoófila negam maus-tratos a cães e gatos e queixam-se de falta de pessoal

:evil: :!:
Para ler (Jornal de Notícias 28 de Novembro de 2007)
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

quarta nov 28, 2007 2:33 pm

Por acaso acbei de ler a noticia agora e vinha aqui colocar u post sobre o assunto.

Sendo verdade os maus tratos e a forma como a Associação lida com as vozes dos membros discordantes ... estamos mal em todos os sentidos, no que toca aos direitos dos animais.

""No canil da União Zoófila há animais que sofrem maus-tratos. Entre denúncias de bichos pontapeados e sovados, um cão foi morto com um ferro e outro terá sido esquartejado. Há quem fale em "campo de concentração". A associação garante que os bichos são bem tratados.

A agência Lusa viu fotografias de um rafeiro esfaqueado e um relatório de autópsia que revela actos de agressão a uma Pitt Bull. Falou com voluntários e sócios que relataram casos de maus-tratos e negligência.

Alguns pediram anonimato por temerem represálias. Muitos foram expulsos. Todos falam em "caça às bruxas" "Quem questiona ou fala tem um processo disciplinar. Por isso é que estas histórias não saem da Zoófila". É o lado negro de uma associação criada há mais de 50 anos para defender os animais (ver caixa)

Em Julho de 2006 deu entrada no serviço de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina Veterinária o cadáver de uma Pitt Bull da União Zoófila (UZ). A necrópsia realizada à "Arlequim" revelou que tinha morrido por lhe terem "perfurado o recto" com um "objecto contundente". A cadela foi vítima de "traumatismo violento, atingindo em especial a região lombar, que terá levado a hemorragia interna".

Já este Verão, a 30 de Junho, um rafeiro foi encontrado esquartejado na box. O "Mico" morreria horas depois. Fernanda Moleiro, uma psiquiatra que ocupa parte das instalações da UZ com os animais que recolhe da rua, ficou "chocada com o cenário".

"Quando cheguei, o Mico ainda estava vivo. Saí do canil com ele nos braços, mas chegou sem vida à veterinária", recorda Fernanda, exibindo as fotos que "provam maus-tratos humanos".

A psiquiatra confrontou a direcção, mas não teve resposta. Questionada pela Lusa, a presidente da UZ, Luísa Barroso, disse desconhecer a situação.

Quanto à história da "Arlequim", Luísa Barroso afirmou que o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ). Preocupado com outros casos de violência, um grupo de sócios exigiu uma Assembleia-Geral. Em Outubro, uma sala do Hotel Berna foi palco de uma acesa troca de acusações que se prolongou noite dentro, visando sobretudo um veterinário da associação.

Na reunião, um ex-elemento da direcção acusou o veterinário de ter recusado ver de imediato um animal atropelado. "Esteve quatro horas sem que lhe fosse ministrado um medicamento que lhe aliviasse as dores. Morreu cinco dias depois", afirmou a sócia, que já tinha denunciado a situação, por escrito, em Março.

Outra denúncia relatava a agressividade com que o veterinário teria dado "um pontapé na cabeça" a um cão.

Presente na reunião, o veterinário negou as acusações, tendo recebido o apoio da presidente da associação até 2006, Margarida Namora, assim como da actual presidente, que garantiu que um inquérito interno concluiu serem falsas as participações. Para Luísa Barroso, por detrás das denúncias estão "assuntos pessoais".

A troca de acusações na instituição é tal que o próprio veterinário acusou uma voluntária de não dar água aos cachorros, provocando situações de "desidratação e internamento".

Margarida Namora explicou que essas situações não foram propositadas, mas causadas por falta de gente. "Como não há voluntários disponíveis, os recém-nascidos são abatidos, porque não há quem os amamente de duas em duas horas, disse uma sócia que pediu o anonimato.

Dezenas à espera

Fundada em 1951, a União Zoófila apresenta-se como uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos. A defesa, proteccção e tratametos de cães e gatios abandonado ou em risco são balizas formais da sua acção, para lá de gestos menos ortodoxos e consonantes com as razões da sua criação. Dezenas de animais estão diariamente à espera de quem que os adopte. O apadrinhamento também é aceite pela instituição. Com um quota mensal, quem não quiser ou puder ter um bicho em casa pode ajudar aos cuidados dos que ficam.

Miguel Moutinho, presidente da associação Animal, diz aque a UZ "é um campo de concentração" "A concepção do canil é inspirada nos anos 50, com os animais encarcerados e sem condições, levando-os à loucura". E acrescenta que, "em Portugal, as associações que acolhem animais não são a solução, mas o problema".

A única inspecção ao canil foi em 1997, tendo-se "detectado diversas inconformidades". Segundo Agrela Pinheiro, director-geral de Veterinária, o espaço só não foi encerrado porque ficou decidido construir um novo canil num terreno a ceder pela autarquia.

Passados 10 anos, o canil funciona exactamente no mesmo espaço. Na Zoófila, há cães a viver num barracão sem luz solar directa, permanecendo prostrados nas exíguas boxes. A actual presidente reconhece que o ideal seria mais espaço e menos animais, mas lembra que as alternativas são o canil municipal ou a rua. Para a ex-voluntária Maria João Coelho, mais grave do que a falta de espaço é o facto de um alegado responsável por agressões a animais continuar na associação sem ser repreendido. A versão é reforçada por uma voluntária do gatil "Ele mata-os de todas as maneiras, mas não basta vermos, é preciso ter uma máquina fotográfica para provar , se não somos expulsas".

Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta nov 28, 2007 3:08 pm

Há cá algum voluntário da UZ ou alguém que conheça a instituição NESTE momento que possa relatar a sua experiência ou atestar a veracidade dos factos relatados nesta notícia?
bladerex
Membro Júnior
Registado: terça out 02, 2007 3:52 pm

quarta nov 28, 2007 3:36 pm

Estou chocada!!! Não conhecia a notícia. Como é possível uma pessoa escolher a profissão de veterinário e maltratar os animais???? Quando, na realidade, era sua obrigação zelar pelo bem-estar e saúde dos bichinhos. Penso que não foi esse o juramento que o tal Sr. Dr. (que não deve é passar de uma simples besta) fez ao lhe ser atribuida a carteira profissional de veterinário. Espero que ele tenha o castigo que merece e a UZ tome as medidas necessárias, faça as participações e as queixas junto das autoridades competentes e que seja aberto um inquerito pelo Ministério Público. SIM, porque isto de inquéritos internos, não passam de isso mesmo:internos, ou seja, nunca se apuram responsabilidades e nunca há culpados. Espero que se faça JUSTIÇA em nome daqueles que já partiram e de todos os que continuam a sofrer. E espero que a notícia continue a ser investigada até às últimas consequências e que se divulgue, pois poderá ajudar a evitarem-se mais mortes e sofrimentos dos pobres animais.
dinodane
Membro Veterano

quarta nov 28, 2007 5:14 pm

bladerex Escreveu:Como é possível uma pessoa escolher a profissão de veterinário e maltratar os animais???? Quando, na realidade, era sua obrigação zelar pelo bem-estar e saúde dos bichinhos. Penso que não foi esse o juramento que o tal Sr. Dr. (que não deve é passar de uma simples besta) fez ao lhe ser atribuida a carteira profissional de veterinário. Espero que ele tenha o castigo que merece e a UZ tome as medidas necessárias, faça as participações e as queixas junto das autoridades competentes e que seja aberto um inquerito pelo Ministério Público. s.
Hmmm, Bladerex, parece-me que leu esta notícia um pouco na diagonal... o que está aqui posto em cheque não é a actuação de um vet e sim TODA A POSTURA E ACTUAÇÃO DA PRÓPRIA UNIÃO ZOÓFILA!

Por aquilo que li noutros fóruns, esta notícia é verídica e parece que a UZ voltou a ser a abandalheira que era antes da Sra. Margarida Namora assumir a direcção da mesma. :|
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta nov 28, 2007 6:03 pm

Boa tarde

Ler este topico deu-me um calafrio, já lá vão mtos anos em que conheci a UZ e digo-vos que antes da Margarida Namora, a UZ era dirigida por uma brazuca de nome Alice Dutra. Nunca jamais em tempo algum sofri um choque tão gde na minha vida como foi o dia em que passei os portões da UZ e vi a MISERIA TOTAL a olho nu.
As coisas mudaram significativamente com a direcção da Margarida Namora e por mais que o Miguel Moutinho diga que o canil é um campo de concentração o que é certo é que é UNICO e as alternativas dadas pela CM Lisboa nunca foram mto a pensar nos animais, ou seja eram propostas que a CML sabia à priori que a UZ não aceitaria pq não reuniria as condições, mas atenção não acredito na existencia de propostas, talvez uma unica proposta e esta é a minha opinião que vale o que vale.

O trabalho desenvolvido pela Margarida Namora teve o meu total e completo apoio, sempre defendi a sua obra, pois só quem viu o antes e o depois poderiavalorizar o trabalho desta pessoa.
Soube há uns meses que a Margarida Namora já não estaria na direcção da UZ mas que continuava a supervisionar, o que para mim seria á mesma de confiança.

Hoje ao ler este topico senti que voei no tempo, mais propriamente para 1997 e isto para mim é dramatico. Sempre temi que o passado voltasse a acontecer e se a ser verdade o que aqui relatam, então lá temos nós que arregaçar as mangas como fiz em 1997 e denunciar quem se aproveita dos pobres dos animais. Em 1997 entrei na fase da minha vida mais cruel e que dura até hj pois foi a minha confrontação com uma realidade que eu desconhecia. Vou fazer alguns contactos e se não conseguir saber nada em concreto pego nas minhas pernas e ponho-me a caminho.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Pauloka
Membro Veterano
Registado: quinta jun 17, 2004 2:40 pm
Localização: 2 gatos (Fanny e Xikaniku), 1 cão rafeiro (Pantufa)

quarta nov 28, 2007 6:03 pm

:cry: inacreditavel :cry: sem palavras :cry:
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

quarta nov 28, 2007 6:12 pm

Meu Deus!!! E isto reflete a sociedade portuguesa, infelizmente!!! A existência de pessoas como esse tal veterinário, não me surpreende. Existem "animais" desses em todos os grupos, profissões, sociedades. Agora o encobrimento a que se assiste, apesar de também não me surpreender, é que é grave!! Infelizmente é o que acontece em todos os sectores da nossa sociedade, a diferença é que neste caso as vítimas não falam nem se podem defender.

Juro que nestas alturas, e de cabeça quente, não era mau, existir um cão menos instruido e com capacidade vingativa , para dar uma lição valente a esses gajos todos, pá!! Desde o veterinário até ao presidente, e todos os restante que compactuam com esses gajos!!!

Não tarda terá de haver uma revolução dos cravos para esses animais.

Mas falar aqui no fórum é fácil, haveria de se criar um grupo activista, no sentido de se alterarem essas situações. Não só da UZ mas, de outras como ela.

E mais não digo.
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

quarta nov 28, 2007 6:42 pm

Estou chocada!!! A instutuição que os deve proteger e acolher e dar-lhe as melhores condições possíveis trata-os assim??? São melhor tratados no canil cá em Braga!!! Que horror!!! Que pode o cidadão comum fazer para alterar esta situação? Sugestões?
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta nov 28, 2007 6:45 pm

eu nem comento. se fôr verdade, a morte bárbara desses animais devia ser muito castigada.
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

quarta nov 28, 2007 6:51 pm

Como o estado e as pessoas competentes nada fazem, estão-se a borrifar, não existe alternativa senão a formação de uma comissão com o objectivo de identificar as situações. Cada pessoa procura saber na sua zona as casas de apoio aos animais e informar-se das condições e de situações menos próprias, e nessa altura, para além de difundir neste fórum que julgo ser importante, ir aos meios de comunicação, aos jornais, nem que sejam os regionais, ás câmaras....ao fim e ao cabo, fazer barulho e alertar a sociedade para o que se passa. Não é por muita gente não ter animais que não se importem que sejam mal-tratados!!!
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 28, 2007 6:59 pm

Infelizmente as coisas podem ter parecido muito boas comparando com a Administração anterior e até terem começado muito bem depois do mandato da tal "Brasileira", com o mandato da Dra Margarida Namora. O pior é NUNCA alguma entidade fiscalizadora existir para actuar em conformidade durante esses "bons mandatos", vulgo; novas administrações...!
E, a provar-se ser verdade o caso da Pit... então já existiam maus tratos a cães durante o tal "bom mandato" da Dra Margarida Namora :wink:

(...)
um relatório de autópsia que revela actos de agressão a uma Pitt Bull.

Em Julho de 2006 deu entrada no serviço de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina Veterinária o cadáver de uma Pitt Bull da União Zoófila (UZ). A necrópsia realizada à "Arlequim" revelou que tinha morrido por lhe terem "perfurado o recto" com um "objecto contundente". A cadela foi vítima de "traumatismo violento, atingindo em especial a região lombar, que terá levado a hemorragia interna".

(...)

Presente na reunião, o veterinário negou as acusações, tendo recebido o apoio da presidente da associação até 2006, Margarida Namora
Só tenho é pena que uma determinada pessoa que foi voluntário da UZ e que sabia de muita coisa, segundo ele,... e que andava a "acruzinar" os miolos de outros com histórias “mirambulescas” do que por lá se passava, NUNCA ter feito, na altura, o que eu mais que uma vez aconselhei de; DENUNCIAR OS CASOS NEM QUE SÓ À COMUNICAÇÃO...!
Logicamente que eu não sendo voluntária da UZ, não estar dentro dos acontecimentos e sem ter qualquer índice de prova, não iria ser eu a denunciar factos que nem sequer podia ter a certeza de poderem ser reais (verdadeiros) mas, a avaliar agora isto, parece-me que sempre havia algo, infelizmente! Mas, pelo que esse voluntário dizia, há mais do que o que está descrito no artigo do jornal que nem sequer vou mencionar já que não entro em joguinhos do "diz que disse". Acho, SIM, é que essa pessoa deveria, pelo menos agora já que muita coisa está a descoberto, denunciar sobre as demais situações... que, segundo ele, sabe terem existido.

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quinta nov 29, 2007 6:28 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

quarta nov 28, 2007 7:02 pm

AnaPonei Escreveu:Estou chocada!!! A instutuição que os deve proteger e acolher e dar-lhe as melhores condições possíveis trata-os assim??? São melhor tratados no canil cá em Braga!!! Que horror!!! Que pode o cidadão comum fazer para alterar esta situação? Sugestões?
:o
Lisboa tem uma Câmara Municipal? Espero bem que sim!
:oops:
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta nov 28, 2007 8:27 pm

Milord

A abertura de outro topico sobre este assunto foi má ideia pq vai dispersar o tema e vai gerar confusão.

Qto á UZ já falei com algumas pessoas hj e vou indagar mais e como já disse caso não fique devidamente esclarecida irei ao canil. Já não pago cotas há uns anitos pois a minha guita não dá para tudo MEA CULPA, mas apesar de já não ser considerada socia JAMAIS deixarei de defender os animais, ainda que estes estejam sob a alçada de uma instituição que os deve proteger.
Desta vez as coisas não podem ser feitas em cima do joelho como a "revolução" de 1997 da qual fiz parte pq tinha menos 10 anos de experiencia, hoje em dia tenho que saber bem o terreno que piso e não é por medo de represalias e de processos disciplinares e afins, é sim pq para se fazer alguma coisa neste pais há que ter certezas para assim conseguir levar a voz daqueles animais avante, caso contrario será uma luta perdida.

Muitas historias sobre a UZ se têm publicado e muitas delas têm tido inicio sempre co os mesmos socios/voluntarios que acreditem ou não são bem piores do que imaginam pq as conheço pessoalmente. São mtas delas pessoas ressabiadas que foram expulsas da UZ e com motivos REAIS e CONCRETOS pois durante anos pactuaram com o sofrimento animal pq lucravam com ele.

Vamos a ter CERTEZAS e factos e só dps se dará o passo. A UZ tem para mim mta importancia, é quase como que um sinal de nascença pois foi a minha ida ao albergue de 7 Rios que mudou a minha vida do dia para a noite. Afastei-me a dada altura pq senti que a UZ estava muitissimo bem entregue com a nova direcção e pq também devido ao elevado numero de animais que tenho não consguia fazer voluntariado com regularidade. Mas, e repito MAS se eu souber que o que se fala é verdade não vou cruzar os braços, não posso, vi demasiadas coisas naquele albergue, deiteo demasiadas lagrimas e retirei demasiados cadaveres para agr ler estas noticias e fingir que não se passa nada. Vou averiguar o mais possivel dentro das minhas limitações e espero que todos nós façamos o mesmo. Não há que ter medos e receios, PROCESSEM-NOS é que nem me preocupo, o que me interessa mesmo é saber se aqueles pobres animais que vivem confinados a um espaço muitos deles uma vida inteira sem saberem o que é um carinho e conforto, são VIOLENTADOS por um velho senil e surdo, se isto for verdade nem respondo pelos meus actos pois nestas alturas descubro em mim uma serial killer e só me apetece fazer a essa gente o mm que fazem aos animais, mas a ver vamos se tudo isto é verdade ou se tudo isto é uma vez mais especulação das mesmas socias/voluntarias de sempre que a unica coisa que fizeram e irão fazer é prejudicar aqueles que dizem defender.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano

quarta nov 28, 2007 8:50 pm

:arrow:
Responder

Voltar para “Cães”