Pastor belga - comportamento insólito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

knini
Registado: quarta dez 05, 2007 12:12 pm

quarta dez 05, 2007 12:31 pm

Tenho um pastor belga groenendal com 3 anos que tem um hábito terrível: consegue caçar e matar qualquer gato que lhe passe pela frente e não contente com isso esfola-o e come-o :cry: Alguém tem alguma informação que possa esclarecer a razão deste comportamento? :(
Veio para nós com 3 meses, está à solta todo o dia num grande espaço com outro cão e sempre comeu ração!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta dez 05, 2007 1:51 pm

Eu tive uma Serra da Estrela que era igual so não esgolava e comia o gato :roll:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta dez 05, 2007 1:56 pm

O melhor é começar a controlá-lo um pouco, porque um dia destes ainda tem um desgosto:
- O Dono do gato (se este tiver dono) pode não gostar e fazer qq coisa ao cão;
- O gato pode ter uma doença qq...;
- O gato pode conseguir defender-se e fica com um cão cego, como eu já vi no veterinário, não uma, nem duas vezes...
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta dez 05, 2007 2:22 pm

Bem, é um comportamento muito condenável. Atente bem, e leia com atenção o que diz o deceto lei que identifica os animais pp.

«O Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
Para efeitos do disposto naquele diploma legal, são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais. »

É muito dificil controlar esse tipo de comportamento, mas o facto de ser detentor de um animal responsabiliza-o pelo seu comportamento... Os gatos não podem ser mortos só porque o seu cão gosta, imagine o outro lado... o lado do dono de um gato que o seu cão matou e comeu!
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
fUmiguinha
Membro Veterano
Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am

quarta dez 05, 2007 2:41 pm

Esse cão está, claramente, entre aqueles que deverão ser considerados perigosos (independemente da raça).

Se fosse meu, andaria permanentemente de açaime por mais chato e desagradável que isso seja.

Além do mais, parece-me que o cão também não foi correctamente educado. Mas ainda vai a tempo!

Boa sorte!
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quarta dez 05, 2007 3:28 pm

knini Escreveu:Tenho um pastor belga groenendal com 3 anos que tem um hábito terrível: consegue caçar e matar qualquer gato que lhe passe pela frente e não contente com isso esfola-o e come-o :cry: Alguém tem alguma informação que possa esclarecer a razão deste comportamento? :(
Veio para nós com 3 meses, está à solta todo o dia num grande espaço com outro cão e sempre comeu ração!
Que horror :o A fUmiguinha tem razão, coloque-lhe um açaime e só lho tire quando ele for comer.

Imagine que era a dona do gato. Como se sentiria?
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta dez 05, 2007 4:26 pm

Acrescentando mais uma "linha":
Se o gato fosse meu,...
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta dez 05, 2007 4:57 pm

knini Escreveu:...está à solta todo o dia num grande espaço com outro cão e sempre comeu ração!
E esse espaço? É privado e está vedado ou ele pode ir "caçar" em terreno alheio?
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

quarta dez 05, 2007 8:27 pm

Pois esse tipo de raça e "considerada perigosa" (as atitudes) :? . Ponha açaime ao cao ou trela! Quando e que ele vai "caçar"? Quando esta no quintal? Entao esse quintal nao e vedado. Nao pode deixar o cao solto livremente nas vizinhaças! Ponha o canito em casa. Ja pensou se o gato que ele comeu fosse seu, como voce se sentiria :? ? Olhe que o dono pode muito bem fazer queixa a policia etc :? ...
Última edição por isnf em quarta dez 05, 2007 9:19 pm, editado 1 vez no total.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta dez 05, 2007 8:49 pm

isnf Escreveu:Pois esse tipode raça e considerada perigosa :? . Ponha açaime ao cao ou trela! Quando e que ele vai "caçar"? Quando esta no quintal? Entao esse quintal nao e vedado. Nao pode deixar o cao solto livremente nas vizinhaças! Ponha o canito em casa. Ja pensou se o gato que ele comeu fosse seu, como voce se sentiria :? ? Olhe que o dono pode muito bem fazer queixa a policia etc :? ...
È considerada perigosa onde é que leu isso?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta dez 05, 2007 9:04 pm

Desculpe la...

Mas se voce sabe que o seu cao é um agressivo porque raio o deixa passear livremente?

garanto-lhe que se tocasse num gato meu levava uma patada... e olhe que voce tambem nao saia impune.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta dez 05, 2007 9:04 pm

isnf Escreveu:Pois esse tipode raça e considerada perigosa :? . Ponha açaime ao cao ou trela! Quando e que ele vai "caçar"? Quando esta no quintal? Entao esse quintal nao e vedado. Nao pode deixar o cao solto livremente nas vizinhaças! Ponha o canito em casa. Ja pensou se o gato que ele comeu fosse seu, como voce se sentiria :? ? Olhe que o dono pode muito bem fazer queixa a policia etc :? ...
O pastor Belga não consta da portaria dos P.P., a atitude dele é que pode ser considerada perigosa, foi isso que foi dito.

Um quintal vedado não é impeditivo que um gato entre
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
isnf
Membro Veterano
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm

quarta dez 05, 2007 9:19 pm

As atitudes de agressividade! Sao "consideradas perigosas". Desculpem :? .
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

quarta dez 05, 2007 9:30 pm

sanxeri Escreveu:Desculpe la...

Mas se voce sabe que o seu cao é um agressivo porque raio o deixa passear livremente?

garanto-lhe que se tocasse num gato meu levava uma patada... e olhe que voce tambem nao saia impune.

Patada?
Eu acho que o matava :roll:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta dez 05, 2007 9:39 pm

CasadelMar Escreveu:
knini Escreveu:...está à solta todo o dia num grande espaço com outro cão e sempre comeu ração!
E esse espaço? É privado e está vedado ou ele pode ir "caçar" em terreno alheio?
Esse é o cerne da questão. É que se o espaço é privado e está vedado, então os donos dos gatos deviam ter o cuidado de não os deixarem andar a vadiar pelas propriedades alheias. Tudo o resto é blá blá blá.

knini,

Perseguir e matar gatos, principalmente em cães de guarda, é comportamento normal.

O que não é normal é ele comê-los... e primeiro esfolá-los???

Hummmm.....

Bem, de qualquer modo. Os pastores belgas precisam ser educados porque na generalidade têm muito mau feitio com estranhos que entrem no seu território.

Acho que neste caso é que seria mesmo desejável levá-lo a uma escola de treino.
Responder

Voltar para “Cães”