Veio para nós com 3 meses, está à solta todo o dia num grande espaço com outro cão e sempre comeu ração!
Pastor belga - comportamento insólito
Moderador: mcerqueira
Tenho um pastor belga groenendal com 3 anos que tem um hábito terrível: consegue caçar e matar qualquer gato que lhe passe pela frente e não contente com isso esfola-o e come-o
Alguém tem alguma informação que possa esclarecer a razão deste comportamento?
Veio para nós com 3 meses, está à solta todo o dia num grande espaço com outro cão e sempre comeu ração!
-
AcTiOnGiRl
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Eu tive uma Serra da Estrela que era igual so não esgolava e comia o gato 
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
SiameseMaria
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
O melhor é começar a controlá-lo um pouco, porque um dia destes ainda tem um desgosto:
- O Dono do gato (se este tiver dono) pode não gostar e fazer qq coisa ao cão;
- O gato pode ter uma doença qq...;
- O gato pode conseguir defender-se e fica com um cão cego, como eu já vi no veterinário, não uma, nem duas vezes...
- O Dono do gato (se este tiver dono) pode não gostar e fazer qq coisa ao cão;
- O gato pode ter uma doença qq...;
- O gato pode conseguir defender-se e fica com um cão cego, como eu já vi no veterinário, não uma, nem duas vezes...
Bem, é um comportamento muito condenável. Atente bem, e leia com atenção o que diz o deceto lei que identifica os animais pp.
«O Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
Para efeitos do disposto naquele diploma legal, são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais. »
É muito dificil controlar esse tipo de comportamento, mas o facto de ser detentor de um animal responsabiliza-o pelo seu comportamento... Os gatos não podem ser mortos só porque o seu cão gosta, imagine o outro lado... o lado do dono de um gato que o seu cão matou e comeu!
«O Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
Para efeitos do disposto naquele diploma legal, são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais. »
É muito dificil controlar esse tipo de comportamento, mas o facto de ser detentor de um animal responsabiliza-o pelo seu comportamento... Os gatos não podem ser mortos só porque o seu cão gosta, imagine o outro lado... o lado do dono de um gato que o seu cão matou e comeu!
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
-
fUmiguinha
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 28, 2004 2:35 am
Esse cão está, claramente, entre aqueles que deverão ser considerados perigosos (independemente da raça).
Se fosse meu, andaria permanentemente de açaime por mais chato e desagradável que isso seja.
Além do mais, parece-me que o cão também não foi correctamente educado. Mas ainda vai a tempo!
Boa sorte!
Se fosse meu, andaria permanentemente de açaime por mais chato e desagradável que isso seja.
Além do mais, parece-me que o cão também não foi correctamente educado. Mas ainda vai a tempo!
Boa sorte!
-
Butterfly_21
- Membro Veterano
- Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am
Que horrorknini Escreveu:Tenho um pastor belga groenendal com 3 anos que tem um hábito terrível: consegue caçar e matar qualquer gato que lhe passe pela frente e não contente com isso esfola-o e come-oAlguém tem alguma informação que possa esclarecer a razão deste comportamento?
![]()
Imagine que era a dona do gato. Como se sentiria?
-
SiameseMaria
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
Acrescentando mais uma "linha":
Se o gato fosse meu,...
Se o gato fosse meu,...
-
CasadelMar
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
E esse espaço? É privado e está vedado ou ele pode ir "caçar" em terreno alheio?knini Escreveu:...está à solta todo o dia num grande espaço com outro cão e sempre comeu ração!
-
isnf
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm
Pois esse tipo de raça e "considerada perigosa" (as atitudes)
. Ponha açaime ao cao ou trela! Quando e que ele vai "caçar"? Quando esta no quintal? Entao esse quintal nao e vedado. Nao pode deixar o cao solto livremente nas vizinhaças! Ponha o canito em casa. Ja pensou se o gato que ele comeu fosse seu, como voce se sentiria
? Olhe que o dono pode muito bem fazer queixa a policia etc
...
Última edição por isnf em quarta dez 05, 2007 9:19 pm, editado 1 vez no total.
-
AcTiOnGiRl
- Membro Veterano
È considerada perigosa onde é que leu isso?isnf Escreveu:Pois esse tipode raça e considerada perigosa. Ponha açaime ao cao ou trela! Quando e que ele vai "caçar"? Quando esta no quintal? Entao esse quintal nao e vedado. Nao pode deixar o cao solto livremente nas vizinhaças! Ponha o canito em casa. Ja pensou se o gato que ele comeu fosse seu, como voce se sentiria
...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
sanxeri
- Membro Veterano
- Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
- Contacto:
Desculpe la...
Mas se voce sabe que o seu cao é um agressivo porque raio o deixa passear livremente?
garanto-lhe que se tocasse num gato meu levava uma patada... e olhe que voce tambem nao saia impune.
Mas se voce sabe que o seu cao é um agressivo porque raio o deixa passear livremente?
garanto-lhe que se tocasse num gato meu levava uma patada... e olhe que voce tambem nao saia impune.
<strong>Amo animais.</strong>
-
kitten
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
O pastor Belga não consta da portaria dos P.P., a atitude dele é que pode ser considerada perigosa, foi isso que foi dito.isnf Escreveu:Pois esse tipode raça e considerada perigosa. Ponha açaime ao cao ou trela! Quando e que ele vai "caçar"? Quando esta no quintal? Entao esse quintal nao e vedado. Nao pode deixar o cao solto livremente nas vizinhaças! Ponha o canito em casa. Ja pensou se o gato que ele comeu fosse seu, como voce se sentiria
...
Um quintal vedado não é impeditivo que um gato entre
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
AcTiOnGiRl
- Membro Veterano
sanxeri Escreveu:Desculpe la...
Patada?
Eu acho que o matava
Esse é o cerne da questão. É que se o espaço é privado e está vedado, então os donos dos gatos deviam ter o cuidado de não os deixarem andar a vadiar pelas propriedades alheias. Tudo o resto é blá blá blá.CasadelMar Escreveu:E esse espaço? É privado e está vedado ou ele pode ir "caçar" em terreno alheio?knini Escreveu:...está à solta todo o dia num grande espaço com outro cão e sempre comeu ração!
knini,
Perseguir e matar gatos, principalmente em cães de guarda, é comportamento normal.
O que não é normal é ele comê-los... e primeiro esfolá-los???
Hummmm.....
Bem, de qualquer modo. Os pastores belgas precisam ser educados porque na generalidade têm muito mau feitio com estranhos que entrem no seu território.
Acho que neste caso é que seria mesmo desejável levá-lo a uma escola de treino.