Cão puxa muito quando vai à rua...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

isnf
Membro Veterano
Mensagens: 666
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm
Localização: Um coelho (Bugs) e um cão (Max)

quinta dez 06, 2007 10:07 pm

O meu cão (Max) puxa muito quando vai à rua. Parece um autêntico pitbull :? :!: Já tentei a técnica de dar uns puxõesitos na trela. Nada resultou. Também já tentei aprendê-lo a ir sempre ao meu lado (com a trela curta), advinhem, nada resultou :( (se ponho com essa ele anda aos pinotes, ou seja, a andar só com duas patas :? ). Têm alguma dica (sem ser ir a uma escola de obediência)? Obrigado a todos :wink: :!:
Última edição por isnf em quinta dez 06, 2007 11:06 pm, editado 1 vez no total.
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta dez 06, 2007 10:27 pm

que coleira é que ele usa?
isnf
Membro Veterano
Mensagens: 666
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm
Localização: Um coelho (Bugs) e um cão (Max)

quinta dez 06, 2007 10:36 pm

Uma daquelas grossas (tipo cordão) mesmo para cães que puxam muito ou com grande porte. Já tentei um trela estenciva, para lhe dar liberdade, não resultou, continuou a puxar que nem um maluco. Nem com 85kg do meu pai ele se cansa a puxar :roll: !
isnf
Membro Veterano
Mensagens: 666
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm
Localização: Um coelho (Bugs) e um cão (Max)

quinta dez 06, 2007 10:43 pm

Ah refere-se a coleira, desculpe :oops: :wink: ! Ele usa uma tipo almofadada, para que não aleije o pescoço. Também já usei coleira estraguladora, mas ele à primeira vez que usou aquilo teve falta de ar, nunca mais eu lhe pus a coleira com medo :oops: :( ...
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta dez 07, 2007 12:02 am

A coleira estranguladora apesar de aparentemente, o dono se sentir mais seguro para dominar o animal, nem sempre é assim. Também tem o inconveniente que com os esticões sucessivos, pode causar problemas de saúde, por exemplo a nível da traqueia e da tiróide.
Pois diz que já tentou que ele andasse ao lado, mas não conseguiu, resultados. Em vez de coleira almofadada, faça-o usar um peitoral, é mais seguro.
Tente de novo ensiná-lo a andar ao lado. Convém que seja num local sossegado para ele não se distrair.
Segure a trela com a mão que tiver mais força ( mais comum a direita), e posicione-se nesse caso do lado direito do cão, a outra mão deve estar livre. Deixa a trela solta, seguidamente acaricia o cão para ele continuar ao seu lado depois dá uma palmadinha na sua perna esquerda e começa a andar, para ele perceber que é para andar. O cão deverá caminhar ao seu lado, convém elogiá-lo, falando com ele e fazendo-lhe festas. Esta primeira fase deve ser com distâncias e períodos curtos. Quando ele alcançar o objectivo, vá aumentando distâncias e locais com mais movimento, repita como fez anteriormente , se ele se portar bem além de o recompensar com festas e elogios também o pode fazer com biscoitos ou outra coisa de comer que ele goste e que não seja habital comer.
Conforme vá vendo progressos vá mudando para locais com mais movimento e por consequência mais distrações e vá repetindo, convém não esquecer de o ir sempre elogiando, e acariciando, assim como pode variar as recompensas e ainda aumentar o numero de vezes que lhas dá. Se ele puxar e vir que tem dificuldade em o dominar, chame-o, e mude de direcção para que ele volte para o seu lado.

Também quando ele puxar pode simplesmente parar e não lhe dizer, nada, se ele ficar a olhar para si, será normal isso acontecer, então retome a marcha só quando ele estiver ao seu lado. É importante, não lhe ralhar mas sim fazer-lhe elogios, sempre que ele esteja a conseguir os objectivos. Convém fazer isto diáriamente, vai ver que ele aprende.

Estou-lhe a dar um conselho que em tempos me foi dado e que com um bocadinho de paciência e muita insistência, resultou e era um cão de porte grande e bem possante.
Boa sorte
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sexta dez 07, 2007 12:04 am

bem, vou dar o conselho que me deram a mim e que resultou com os meus cães (uma delas tem actualmente 65kg).

primeiro que tudo ponha-lhe uma coleira estranguladora. não se preocupe a pensar que a coleira vai magoar o cão. ele tem de associar: puxa na trela, aleija-se no pescoço, vai sossegadinho ao lado do dono e a coleira está laça!

depois ande com ele na rua (ja com estranguladora). quando ele puxar demais pare e faça-o ficar quieto ao seu lado. quando ele sossegar leva uma festa. e por aí adiante até ele perceber o mecanismo!
Druiel
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm
Localização: 2 Weimaraner

sexta dez 07, 2007 9:25 am

Alo,

Estranguladora ... Jamais.
São pelo menos duas as consequências graves do uso da semi e ou estranguladora. Provoca "Traquinites" e a perda de voz do cão, havendo mesmo cães afónicos à custa de tal coleira.

Tinha o mesmo problema com os meus cães, e depois como uso um acoplador que converge numa única trela, não era uma cão mas sim dois Weimaraner a puxar por mim.
Na Petfill tomei contacto com um sistema inovador e altamente eficiente que tendo 3 sistemas à escolha, todos eles produzem grandes resultados.
O sistema actua sobre os tendões debaixo das patas dianteiras, e assim que eles começam a puxar, automaticamente abrandam devido à pressão no local certo.
Como é óbvio, os mesmos terão que ser ensinados, quando abrandam deverá dar-se a instrução verbal escolhida ou Abranda ou Devagar. A que uso é devagar.

Inclusivamente, no passado fim de semana, a dona do Rufus, um Dogue Alemão que participou na cãominhada, teve a oportunidade de verificar por ela própria a eficiência da harness non pull. No sábado o Rufus era um cão que puxava, no Domingo (dia que em que experimentou a harness) era um cão controlado.

Como não é permitido fazer publicidade, para quem estiver interessado, mando detalhes por MP.

Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
ailsa
Membro Veterano
Mensagens: 1019
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

sexta dez 07, 2007 9:30 am

MiausRafa, discordo com o peitoral :wink: com o peitoral o cão vai-se sentir mais comodo e vai puxar mais. O peitoral foi criado para dar segurança ao cão.

Com o meu Kimba (SB de 75kg) só resultou com um treinador com aulas ao domicilio.

Mas basicamente é como a Omega2, com a estranguladora, quando ele se afastar muito de si, dê um bruto esticão e diga "junto". Mande-o sentar, quando estiver calmo faça-lhe uma festa, elogioa-o e começa a andar. Isto sempre que elese adiante a si.

Ele tem de entender que quem manda é você. É aconselhavel, manter o cão sempre pela sua esquerda. Com a mão direita segura na ponta da trela, com a mão esquerda segura na trela a meio ou perto da coleira, para assim lhe ir dando uns leves puxões.

Sempre que der um puxão diga "junto", sempre que ele obdecer dê-lhe uma recompensa alimentar ou só mesmo um elogio. Com o meu Kimba as recompensas alimentares nunca resultaram.
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Mensagens: 201
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Localização: Viriato SRD
Rodinhas SRD

sexta dez 07, 2007 9:49 am

Olá,

Eu nas caminhadas uso coleira normal ou peitoral, como vamos mais descontraidos eles tb vão mais á vontade puxa menos e a necessidade de o controlar é menor .

Nos passeios diários e em ambientes com mts estímulos uso estranguladora. Não é que ele puxe menos mas responde mais as instruções que lhe dou.

Temos de ter cuidado no uso da estranguladora, pois a ideia é ir laça ou solta todo o tempo . O aperto só deve ocorrer quando damos a instrução.
Se o aperto for continuo ou seja ele vai sempre a puxar acaba por se habituar e não liga ao aperto nem à instrução.

Como disse a Omega2 e a fim de evitar esta situação faça-o para e acalmar de modo a manter a trela laça, esse é o truque.

Eu uso uma de metal pois por vezes só o barulho do metal é suficiente para ele responder, nem chega a haver aperto.

Outra hipótese se não se sentir mt á vontade com este método são aquelas coleiras que Druiel falou ou as gentle leader que passam for impedir fisicamente o cão de puxar. Nunca experimentei mas sei de histórias em que resultou.
Cumps.
Nuno Coelho
Rufos
Membro
Mensagens: 189
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

sexta dez 07, 2007 10:05 am

Olá

É verdade o Rufos nem parece o mesmo... até parece que ficou mais calmo...
Ontem ainda experimentei levá-lo à rua com a estranguladora, a ver se era mesmo do temperamento que tinha mudado ou se era do "colete maravilha"... arrependi-me mal saí de casa... com a estranguladora parecia um cavalinho aos saltos!!!

Obrigada a quem me recomendou :lol:

Bárbara
isnf
Membro Veterano
Mensagens: 666
Registado: quinta set 14, 2006 4:22 pm
Localização: Um coelho (Bugs) e um cão (Max)

sexta dez 07, 2007 10:44 am

Obrigado a todos pelas respostas :wink: . O uso da estranguladora estou contra, pois ele já teve falta de ar e como alguns foristas disseram faz muito mal ao pescoço do cão, chegando mesmo a ficar afónico :? . Vou começar a usar o peitoral, mas dúvido que ele aprenda a não puxar :roll: . Vou também seguir as recomendações de treino que alguns foristas disseram. Já mandei mp ao (à) Drueil, para obter mais informações à cerca dessa tal coleira Harness Non Pull. Agradeço novamente a todos pela atenção :wink: .
Druiel
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm
Localização: 2 Weimaraner

sexta dez 07, 2007 11:37 am

Foi um prazer Bárbara!!!

Eu sabia de que a Harness iria resultar, mas confesso que fiquei supreendida pela rapidez com que os resultados foram obtidos! Se bem que a Bárbara aprendeu num instante a utilizar a trela de treino.
Tenho a imagem bem presente de no Sábado tentares controlar o Rufus e no Domingo de o controlares em pleno.

Fico satisfeita que tenham conseguido voltar a ter prazer em passear o Rufus!!

Um abraço
Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Mensagens: 430
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta dez 07, 2007 12:00 pm

Os meus 2 cães, que vieram da UZ, ele com 4 meses, mas ela com 2,5 anos, puxavam que nem uns desalmados qd os iamos passear.
Usam os dois peitoral, e sp que puxavam... nós puxávamos de volta...Demorámos algum tempo, é verdade, mas agora já sabem: se esticarem a "corda", levam troco!
... e andam agora direitinhos, sem puxar a trela. Foi apenas preciso perseverança. E acredtitem, muita perseverança... e paciência! Não foi nem em 1, nem em 2 dias que aprederam.
Mas pronto! Estão direitinhos, os canitos! Até porque sabem que se puxarem nós não os soltamos...
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sexta dez 07, 2007 12:21 pm

druiel. quando falas da harness estas a referir te á gentle lead?
Druiel
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm
Localização: 2 Weimaraner

sexta dez 07, 2007 12:23 pm

Alooo Omega!
Falo da Halti.

:D
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”