Problemas de dominância (?) - Dois irmãos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
M_L
Membro Júnior
Registado: sábado abr 22, 2006 10:41 am

sexta dez 07, 2007 9:34 pm

Boa noite!

Sei que já foram abertos alguns tópicos em relação ao tema que vou falar, mas dos que pesquisei não encontrei nenhum com a mesma situação que eu.
No passado mês de Julho adoptei 2 cãezinhos irmãos ainda bebés (1,5 meses). Já tinha tido um cão até há bem pouco tempo mas de facto a experiência de ter 2 ao mesmo tempo e ainda por cima irmãos foi inovadora.

Até há uma semana atrás tudo corria bem e os 2 irmãos (os 2 machos) sempre brincaram imenso um com o outro e da única vez que foram separados por alguns dias devido a uma gastroentrite sentiram imenso a falta um do outro.

Agora com quase 6 meses não se suportam. Rosnam-se constantemente, não sabem dividir o mesmo espaço, pegam-se por tudo e por nada e assim que um de nós faz uma festa a um, o outro começa logo a rosnar.
Até ontem isto só acontecia quando nós estavamos presente porque quando estavam sozinhos brincavam os 2 e deitavam-se um ao pé do outro.

Ontem na marquise (espaço novo em casa com apenas 3 dias) pegaram-se os 2 sem estar lá ninguém.

Eu gostaria de saber se quem já passou por uma situação destas arranjou alguma solução. Já pensei na castração de 1 ou ambos, mas este mês vou ao vet com eles por causa da vacina e aproveito e vou expor-lhe a situação.

Também sei que eles estão a crescer e querem marcar posição, mas tenho medo de algum dia ter de ir a correr para o vet devido a uma luta mais feia e daí estar aqui a pedir dicas que possam ajudar neste momento.

Por fim, gostaria ainda de dizer que a atenção, os mimos, os biscoitos e a comida são partilhados pelos 2 de forma igual, embora o Golden tenha tendência para querer tudo para ele e até aqui o Jacky foi aceitando...mas pelos vistos perdeu a paciência.

Dicas são bem vindas!

Agradeço desde já as respostas,
Maria Luís Almeida
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

sábado dez 08, 2007 10:34 pm

Alo Maria,

è um pouco complicado - ou pelo menos extenso - de explicar a melhor atitude a ter.
Seja como for, a lider da matilha é vocé.
Não tem que dar os mesmos mimos que dá a um, dar ao outro também. Escolha sempre o cão que em determinada altura tenha tido a atitude que deseja premiar, para que se torne constante.
Se disser senta, aquele que se sentar primeiro leva o biscoito.

POr outro lado, entre eles, há um que vai ser o lider 4 patas.

Cá em casa eu sou a lider. E embora deixe a Gucci de vez em quando meter o Calvin na ordem, quando acho que a "miúda" está a exagerar, acabo logo com a conversa deles os dois.

Sei que a castração não é solução para tudo, mas acho que seria ideal para todos.

Um abraço
druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

terça dez 11, 2007 12:30 am

Isso para mim é mimo a mais!
Há o reforço positivo e há a punição pois faça uso dela quando a situação se descontrola, uma palmada nunca fez mal a ninguem!
Agora nunca cape só um! E evite capa-los!
Em último recurso pode ter de separá-los!
Espero ter ajudado, mas acho que a minha resposta carece de items, porém acho que a situação para qualquer pessoa teria de ser vista. Fale ao veterinário, porem pode haver pessoas que percebam o comportamento animal que a podem ajudar!
Até breve!
Responder

Voltar para “Cães”