Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

segunda dez 10, 2007 1:47 am

Boas...
Tenho um dogo argentino macho com 3 meses e gostaria de lhe cortar as orelhas, mas pelos vistos os vet andam com a mania que e contra a ética, porém segundo sei isto faz parte do próprio estalão. Eu pretendo que ele seja caçador, logo a própria pratica de caça poe em perigo as orelhas devido ao próprio mato que lhes esfola as orelhas e assim...
Por isso gostaria de saber se alguem conhece um vet que corte as orelhas...
Se me pudessem ajudar agradecia!
Obrigado pela atenção!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda dez 10, 2007 8:46 am

Em Portugal é proibido o corte de orelhas, só em Espanha poderá realizar o Corte.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda dez 10, 2007 10:55 am

Não concordo com o corte das orelhas!
O veterinário dos meus animais também não concorda, no entanto abriu uma excepção para o fazer e eu até acabei por concordar com ele...
Ia a entrar no vet. quando vejo um Pitbull a sair com as orelhas cortadas...
Quando entrei questionei-o sobre a situação e tive que concordar com ele...
Disse-me ele, que tinha recusado inúmeras vezes fazê-lo, no entanto o dono volta e meia passava por lá para saber a opinião dele sobre alguns fulanos que diziam que lhe faziam a operação... Acabou por ceder, com receio que o animal fosse operado por um talhante...
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda dez 10, 2007 11:28 am

DEC. Nº 13/93 DE 13 DE ABRIL

Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia

Intervenções Cirúrgicas

- Nº 1, do art.º 10º - "As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial: a) o corte da cauda; b) o corte das orelhas; c) A secção das cordas vocais; d) a ablação das unhas e dos dentes"

- Nº 2, do art.º 10º - "Apenas podem ser autorizadas excepções a estas proibições: a) Se um veterinário considerar necessária uma intervenção não curativa, quer por razões de medicina veterinária, quer no interesse de um dado animal; b) Para impedir a reprodução"
Fonte: http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2164
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 10, 2007 3:22 pm

jcmac Escreveu:

Intervenções Cirúrgicas

- Nº 1, do art.º 10º - "As intervenções cirúrgicas destinadas a modificar a aparência de um animal de companhia ou para outros fins não curativos devem ser proibidas e, em especial: a) o corte da cauda; b) o corte das orelhas; c) A secção das cordas vocais; d) a ablação das unhas e dos dentes"

- Nº 2, do art.º 10º - "Apenas podem ser autorizadas excepções a estas proibições: a) Se um veterinário considerar necessária uma intervenção não curativa, quer por razões de medicina veterinária, quer no interesse de um dado animal; b) Para impedir a reprodução"

O corte de caudas é permitido por lei ... pesquise mais um pouco ...
jcmac
Membro Veterano

segunda dez 10, 2007 4:01 pm

CindelP Escreveu:
jcmac Escreveu:

Intervenções Cirúrgicas

Tomo esta informação que postei como fidedigna visto ser a Câmara Municipal de Sintra que a disponibiliza no seu site. Pode acontecer que não esteja actualizada e que entretanto tenha saído um outro decreto lei. Se tem outra fonte que diz algo diferente então disponibilize-a também aqui se faz favor para se esclarecer este ponto.
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda dez 10, 2007 4:06 pm

jcmac Escreveu:
CindelP Escreveu:
jcmac Escreveu:

Intervenções Cirúrgicas

Tomo esta informação que postei como fidedigna visto ser a Câmara Municipal de Sintra que a disponibiliza no seu site. Pode acontecer que não esteja actualizada e que entretanto tenha saído um outro decreto lei. Se tem outra fonte que diz algo diferente então disponibilize-a também aqui se faz favor para se esclarecer este ponto.
A questão não é estar desactualizada, mas sim estar incompleta.

Basta ver a adenda que Portugal acrescentou qd assinou essa mesma convenção ;)
jcmac
Membro Veterano

segunda dez 10, 2007 4:28 pm

CindelP Escreveu:A questão não é estar desactualizada, mas sim estar incompleta.

Basta ver a adenda que Portugal acrescentou qd assinou essa mesma convenção ;)

Ok, já encontrei :wink:!

CAPÍTULO II

Normas gerais de detenção, alojamento, maneio,

intervenções cirúrgicas, captura e abate

Artigo 17. o

Intervenções cirúrgicas

As intervenções cirúrgicas destinadas ao corte de caudas nos canídeos têm de ser executadas por um médico veterinário.

Artigo 18. o

Amputações

1 — Os detentores de animais de companhia que os apresentem com quaisquer amputações que modifiquem a aparência dos animais ou com fins não curativos devem possuir documento comprovativo, passado pelo médico veterinário que a elas procedeu, da necessidade dessa amputação, nomeadamente discriminando que as mesmas foram feitas por razões médico-veterinárias ou no interesse particular do animal ou para impedir a reprodução.

2 — O documento referido no número anterior deve ter a forma de um atestado, do qual conste a identificação do médico veterinário, o número da cédula profissional e a sua assinatura.

3 — Os detentores de animais importados que apresentem quaisquer das amputações referidas no n.o 1 devem possuir documento comprovativo da necessidade dessa amputação, passada pelo médico veterinário que a ela procedeu, legalizado pela autoridade competente do respectivo país.
Fonte: http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 276_01.htm

Peço desculpa se induzi alguém em erro, não era de todo essa a minha intenção. Mas como já o tinha dito tomei a informação que disponibilizei como fidedigna. De qualquer das formas fica aqui a rectificação e que penso que poderá ser muito útil.

CindelP obrigada pela correção :wink:!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda dez 10, 2007 6:14 pm

As leis são feitas para lulus e por lulus!

Esta gente que é contra os cortes deve prnsar que toda a gente só tem cães para fazer o xixi no jardim.

Sabem o que é um cão de caça maior?
Sabem os inconvenientes de um cão de presa caçar com orelhas inteiras?
Não, não sabem nada para além do lulu quiduxo!

Depois, quem quer criar cães a sério, trabalhar com eles, etc. tem que obdecer às leis feitas para os pituchos.

E a FCI ,em vez de apoiar uma criação séria baseada na funcionalidade, anda a embarcar na moda dos pets!

E assim vai o mundo dos cães!!!

Francisco Bica
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda dez 10, 2007 10:57 pm

FBC Escreveu:As leis são feitas para lulus e por lulus!

Esta gente que é contra os cortes deve prnsar que toda a gente só tem cães para fazer o xixi no jardim.

Depois, quem quer criar cães a sério, trabalhar com eles, etc. tem que obdecer às leis feitas para os pituchos.

Francisco Bica

É bom que ganhe noção da gravidade das afirmações que acabou de proferir. São totalmente descabidas. E nao estou a tentar ofende-lo. Aceite uma critica.

Um cao pequeno não é um cão À SÉRIA? Porque? Porque é pequeno?

Voce é que nao é uma pessoa À SÉRIA. Porque se fosse nao era assim tao insensivel.

O corte das orelhas é PROIBIDO. E devia respeitar a lei. Por alguma coisa ela existe. ja pensou que o cao pode nao gostar?

E o cao tem de ter as orelhas cortadas para caçar? A SÉRIO? Eu ia jurar que os perdigueiros sao optimos caçadores e... ups... têm orelhas compridas... e que dizer dos basset hound com aquelas orelhas a arrastar no chao? tambem sao excelentes caçadores.

Se quer cortar as orelhas ao nicho ao menos assuma que o quer fazer porque quer. Nao venha com desculpas esfarrapadas.

Sou contra cortes de cauda, orelhas, presunhos e tudo mais... os animais sao como sao e devemos respeitar a sua fisionomia. mas pronto, cada um sabe de si. Mas considerando que é proibido por lei, nao devia pensar nisso.

E ja agora... essa afirmaçao de que os veterinarios andam com historinhas da ética... sabia que os veterinarios GOSTAM DE ANIMAIS? Deve ser por isso que respeitam a lei...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

segunda dez 10, 2007 11:52 pm

E capados já gostam de ser! valho-nos a virgem!
Eu agradeço em muito o comentário do Francisco Bica!
Minha cara os perdigueiros caçam um tipo de caça violenta, eu conheço perdizes com dentes...ui cuidado é cada dentada, dois kilos de carne vao logo....
Quanto aos basset são caes de pista e de levante, talvez nao queira ver o estado em que ficam depois de atacar um javali navalheiro visto o que lhes vai doer menos são as orelhas...
Quanto aos caes de agarre esses sao treinados fisicamente para a luta corpo a corpo, e para proteger os proprios companheiros da matilha. Têm os corpos cobertos por vezes com couro. As orelhas como se sabe podem desfavorecer qualquer cao numa luta, alem de que as orelhas do dogo sao sensiveis e dados a rasgos pelo mato, quanto mais por um bicho com 150 kilos e duas navalhas na boca de 10cm, que rasgam carne como a melhor faca de talhante!
Não acho que todos os caes tenham de ser de companhia e voces têm cães em casa porque um dia alguem decidiu domesticar "lobos" para caçar.
Eu acho é que há cães e cães e tal como respeito os de companhia respeito os de caça pois foi para isso que foram criados e eles gostam muito de o fazer, acredite!
Informe-se melhor sobre as diferentes funções dos cães de caça e nunca mais dirá uma barbaridade como a do perdigueiro!
Quanto a última frase tenho uma coisa a dizer chama-se não perder a licença, pois acha que o animal vai sofrer menos quando andar no mato com as orelhas rasgadas e a serem desinfectadas constantemente, pense! Os vet noutros paises onde o corte é legal não gostam de animais...
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça dez 11, 2007 12:52 am

sanxeri Escreveu: E o cao tem de ter as orelhas cortadas para caçar? A SÉRIO? Eu ia jurar que os perdigueiros sao optimos caçadores
Permita-me que lhe pergunte: quantos Continentais conhece aos quais não se ampute a cauda?
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça dez 11, 2007 1:24 pm

Amigo(a) sanxeri pode criticar à vontade não me ofendo muito facilmente.
Quando uso o termo “Lulu” estou-me a refrir ironicamente a cães de companhia tratados como crianças e não me estou a referir a uma raça propriamente dita nem a cães de determinado tamanho.

Respeito as pessoas que têm os tais “lulus” e que não cortem as orelhas e que usem lacinhos ou o que eles quiserem. Só não aceito, pelo menos de bico calado, é que as leis sejam feitas por ignorantes que tal como a sanxeri (espero não ofender, mas está visto que não faz a mínima ideia sobre a razão dos cortes e o mundo da funcionalidade dos cães) não fazem a mínima ideia do porquê dos cortes.

Não tenho minimamente o espírito politicamente correcto, e que se lê constentemente neste fórum, de que “as leis são para cumprir” – não admira que tenhamos sido o ultimo pais europeu a sair da ditadura. Cordeirinhos assim estão mesmo a pedir um pastor que mande neles. Eu cumpro as leis, mas ninguém me impede de critica-las até à exaustão. Estou cansado de ouvir nestes fóruns que as leis são para cumprir. Estamos num fórum, que é um bom local para criticar e discutir as leis.

Eu respeito os outros, só quero que me respeitem e não me obriguem a utilizar cães de presa na caça com orelhas compridas. È que eu também amo os animais.

Obrigado jvpcspmg pela ajuda na explicação

Francisco Bica
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 11, 2007 3:57 pm

sanxeri Escreveu:
E o cao tem de ter as orelhas cortadas para caçar? A SÉRIO? Eu ia jurar que os perdigueiros sao optimos caçadores e... ups... têm orelhas compridas... e que dizer dos basset hound com aquelas orelhas a arrastar no chao? tambem sao excelentes caçadores.
Antes de falar (escrever) devia pensar um pouco e não dizer tantas baboseiras ...

Às tantas se percebesse a diferença entre o trabalho de um Perdigueiro Vs Basset Vs Dogo percebia porque se corta e porque nao se corta.

Aliás, se percebesse tal diferença ate saberia porque razao uns teem orelhas altas, outros nao teem orelhas e outros teem-nas compridas. Mas isso é muita areia, não é?

Olha, arranje um balde ;)
F_I
Membro
Registado: quinta out 19, 2006 7:00 pm

terça dez 11, 2007 4:07 pm

Os cortes de orelhas e cauda, excluindo casos clínicos, são proibidos. Qualquer médico veterinário que o faça, esta sujeito a ser denunciado e por conseguinte ser expulso da ordem. O que implica que não puderá exercer clínica por tempo determinado.

Antes, do "eu acho q se deve cortar pq X e Y", há outros factores a ter em conta. E foram esses factores que quando de modo claro são explicados, em menos de meia hora qualquer pessoa percebe o porquê da proibição. De qualquer modo, não falta muito para as os donos de cães com cortes de orelhas ou cauda possam ser multados, caso não tenham registo clínico para tal coisa.
Responder

Voltar para “Cães”