Questoes de Etica - Esterilizacao de cadelas de Rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

domingo mar 09, 2003 2:20 pm

Concorda que se faca um investimento para esterilizar cadelas de rua se o risco se mantem que a cadela podera ter de ser devolvida as ruas?
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

domingo mar 09, 2003 4:40 pm

Evidentemente que sim, Nanico.
Não sei mesmo se não será melhor serem devolvidas à rua se, no caso de não serem adoptadas a alternativa forem alguns dos nossos canis (que só conheço de ouvir dizer).
Mas, segundo ouço, em alguns as condições são de tal maneira degradadas, com toda a espécie de carências que seria o mesmo que condenar o animal a uma morte certa e horrível.
Ora uma forista falou aqui e já não é o 1ºcaso que ouço de cães que são protegidos lá pela malta do bairro.
Pe uma das nossas foristas acabou por adoptar um cão de rua que ela gradualmente começou a proteger e a cuidar até que conseguiu que os pais o aceitassem - parece-me que era o 'lucky'.
O que conta é que a acdela esterilizada não vai reproduzir mais vadios e, além disso, não vai puxar cães com dono para a fuga (side efect).
Para mim, apesar da minha ignorância destes assuntos, a resposta não sofre contestação.
Sim, vale a pena.
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

domingo mar 09, 2003 4:55 pm

Sempre.
Afinal, sempre e menos cachorrinhos nas mesmas condicoes.
Se nao se tiver que as devolver a rua, ainda melhor, mas se assim tiver que ser, que estejam esterilizadas.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

domingo mar 09, 2003 5:18 pm

Sim, devemos investir na esterelização de cadelas de rua!

Estaremos a investir num futuro que vale a pena.

Quantos menos cadelas puderem ter filhotes, menos cães vadios haverá.

Se, nesse investimento, surgir a mais-valia da adopção, melhor.

Se tal não acontecer, teremos uma cadela de rua com menos dor (pois os seus filhotes não nascerão para serem roubados e mortos ou sofrerem nas ruas, como ela sofre!).
mnemosine
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 3:43 pm

domingo mar 09, 2003 5:26 pm

Só posso dizer que também concordo. A esterilização de cadelas, principalmente as de rua, é uma solução para acabar com o abandono. Se a cadela tiver um lar, melhor, senão, pelo menos não espalhará outros cãezinhos para sofrer na rua.
Aqui no Brasil, no meu trabalho com cães de rua, só doamos cadelas esterilizadas. A minha cadelinha Lara, também foi esterlizada antes do primeiro cio. É a melhor saída.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo mar 09, 2003 10:08 pm

Olá

Sou totalmente a favor das esterilizações, particularmente em cadelas de rua. Uma cadela abandonada, mal tem um cio é imediatamente coberta por um ou mais cães e daí a uns meses a situação repete-se. Os animais que nascem, acabam uns por morrer de doenças, outros atropelados e um ou outro com mais sorte lá é adoptado. O ideal é conseguir após a esterilização a adopção do animal; se tal não for possível e o animal tiver de voltar para a rua, pelo menos impedimos que aquele ciclo a que me refiro início da mensagem continue. Poderei acrescentar uma série de outras vantagens das esterilizações, tais como o evitar a propagação de doenças transmitidas por via sexual e problemas a nível de ovários e útero.

Beijinhos
Els Pereira
misty03
Membro Júnior
Registado: segunda fev 24, 2003 9:34 pm

domingo mar 09, 2003 11:01 pm

:roll: Porque é q só as cadelas é que hão de ser castradas? Afinal a culpa das cadelas terem ninhadas é dos caes machos claro.
:? por exemplo os gatos tanto machos como fêmeas são castrados por que é que não se há de poder fazer com os caes machos,
além disso um cão macho inteiro é um animal muito mais dominante do que um cão castrado e tive casos que observei que um cão inteiro não distingue pessoas das cadelas saltando para cima delas com a dita de fora de cada vez que via as crianças a gatinhar :evil: Por isso penso que se lá fora o fazem aos dois sexos porque não também em portugal e tinhamos um amigo muito mais seguro para as nossas crianças 8)
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

domingo mar 09, 2003 11:14 pm

Ola.
Eu nao sei bem porque nao sou veterinaria, mas a mim o que me disseram quando perguntei porque nao castrar tambem o Simba, foi que os caes, tal como disse, ficam muito mais doceis, e assim e mais arriscado pra eles na rua, uma vez que passam a ser atacados por outros caes.
Espero ter ajudado... :oops:

Alexandra Praias
Jolly & Kocka
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça mar 11, 2003 8:55 am

Olá,

Em relação ao castrar de cães, bom, isso também dava uma ajudinha...

Ficarem mais doceis. Pelos que conheço na UZ, doceis, alguns, outros nem tanto. Vai depender das suas caracacterísticas. O que eles perdem é a "masculinidade" (não sei se a palavra está bem emprege, neste caso de cães), deixando portanto de ter o impêto de andar atrás das cadelas.

Não penso que seja prejudicial, até porque, devido a isso, há uma menor tendência de andarem à luta (território e cadelas). Ficam mais brandos, sem deixar de ter as suas qualidades de cães.

Em relação às fêmeas, isso seria ouro sobre azul... mas, como tudo, não há bela sem senão. E o senão é os encargos. Talvez havendo um peditório... falar-se com as Juntas de freguesia, Câmaras, junto das respectivas áreas de saúde... não sei... é uma ideia.
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

terça mar 11, 2003 9:10 am

Concordo plenamente com o investimento focado para a estirilização das cadelas de rua. Só deste modo se podem impedir as ninhadas de rua em massa, o que aumenta cada vez mais o problema.
Em relação à castração dos cães, não sei se realmente eles, por ficarem mais mansos, não seriam agredidos por outros companheiros de rua. Talvez não, pois como não têm interesse manifesto pelas cadelas, não há por que lutar com outros, pelo menos não por essas razões. Para disputar a comida, não acredito que um cão que tenha sido castrado se torne menos capaz de se defender ou de atacar se se vir ameaçado. Mas, como não sei muito bem... :oops: em relação aos cães ainda não me pronuncio.

Saudações
Filipa
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça mar 11, 2003 9:17 am

Sim, eu concordo com a esterilização das cadelas de rua.

Ao fazê-lo, são salvos muitos cães votados à morte e ao abandono.
Penso ser uma hipótese racional.

Quanto às cadelas ficarem à mesma na rua após a sua esterilização, mais vale ficarem e esterilizadas do que continuarem a ter ninhadas atrás de ninhadas.

Mas com um pouco de sorte, arranjam-se uns donos depois de efectuada a operação ;)
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça mar 11, 2003 9:46 am

Olá,

Acho que é praticamente impossível não concordar com esta solução. Se não se resolve o problema todo (tirar da rua os cães abandonados), pelo menos resolve-se parte do problema - diminuição de ninhadas. E é um bocado como a pakika diz: a maioria das pessoas não quer cadelas por causa da história dos cios (sujam muito, problema das saídas à rua com montes de cães atras, etc) e se estiverem esterilizadas, esse problema desaparece.

Parece-me que a ideia de peditórios e patrocínios junto de camaras e juntas de freguesia me parece uma boa hipotese. Afinal, pode-se alegar que ajuda a melhorar o meio ambiente ;))
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

terça mar 11, 2003 11:06 am

Olá

Embora exista o problema dos encargos para efectuar as esterilizações, pergunto, independentemente de se poder pagar na integra as ditas, havendo alguns vets forenses na Arca, estas não se poderiam (em parte, talvez), realizar, pagando-se só a medicação, material cirurgico, podendo ficar alguma "mão-de-obra" como sendo "doação" do próprio vet.

Talvez possa parecer disparatado, mas, eu no meu caso, só poderia contribuir com dinheiro, visto não ser veterinária. Aqueles que o são, poderiam contribuir com o seu trabalho, ficando os dinheiros realizados, para pagar o material como acima sugeri (e algum trabalho, também).

Eu com isto, não quero dizer que lá por se ser vet, e frequentar este forúm, terá como por "obrigação", colaborar em termos gratuitos. Eu sei que ninguém trabalha de borla mas, se em 10 esterilizações, por exemplo, 4 forem a pagar só material, talvez saia mais em conta.

É uma ideia.
Responder

Voltar para “Cães”