Ser criador de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
miner
Membro Júnior
Registado: segunda ago 13, 2007 8:18 pm

sábado dez 22, 2007 8:27 pm

Boa noite

Chamo-me Mariana Alves e sou uma grande apaixonada por cães. desde pequenina. Como não há nenhum curso especifico sobre cães, eu fui para jornalismo e estou no ultimo ano, a criar uma revista de cães para apresentar na minha prova de aptidão profissional. Como é o último ano tenho que me decidir sobre o meu futuro profissional. Eu realmente tenho uma grande paixão por cães que quase se torna um vicio, o meu quarto é uma enorme biblioteca sobre cães. Eu tenho pensado na hipotese de fazer criação de cães mas por enquanto o problema é eu viver em Lisboa, num apartamento. Mas antes de pensar numa mudança gostaria de saber tudo sobre criação de cães?

Obrigada
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado dez 22, 2007 8:48 pm

Acho que faz bem...mas antes de mais de que raça estamos a falar ? E se me permite a questão, que raça de cães em ?
miner
Membro Júnior

sábado dez 22, 2007 9:04 pm

Ainda não pensei na raça porque tenho a certeza que essa vai ser a parte mais complicada porque adoro todas as raças e não tenho nenhuma preferida. E vai ser algo que vou ter que pensar bastante e não tomar já uma decisão precipitada. Neste momento tenho um Golden Retriever e um Bulldog francês.
CasadAnaval
Membro Veterano

sábado dez 22, 2007 9:26 pm

Bem, até hoje não encontrei ninguém que se quisesse tornar criador de cães...sem saber de antemão qual a raça, pois trata-se de uma paixão. Se é como profissão, dificilmente ganhará para sustentar-se.

A primeira coisa que tem de fazer é gostar de uma raça ao ponto de a querer criar, se não sente isso, desculpe mas dedique-se a outra coisa.

Boa sorte e um Santo Natal.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado dez 22, 2007 9:27 pm

Bem nao há curso sobre caes mas ha veterinaria. Jornalismo nao tem nada a ver.

Mas deixe la... eu estou em jornalismo no Porto. ;) E tambem amo animais.

mas deixe-se estar... comece a trabalhar e estabilize a sua vida. Criar caes custa muiiiito dinheiro. ;)
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
CasadAnaval
Membro Veterano

domingo dez 23, 2007 12:54 pm

Dinodane, este caso parece de criação profissional.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 23, 2007 1:10 pm

Precisamente, Anaval.
miner
Membro Júnior

domingo dez 23, 2007 6:02 pm

CasadAnaval Escreveu:Bem, até hoje não encontrei ninguém que se quisesse tornar criador de cães...sem saber de antemão qual a raça, pois trata-se de uma paixão. Se é como profissão, dificilmente ganhará para sustentar-se.

A primeira coisa que tem de fazer é gostar de uma raça ao ponto de a querer criar, se não sente isso, desculpe mas dedique-se a outra coisa.

Acho que não é bem por aí. Eu acho que todas as raças têm grandes personalidades e como nós, os cães tambem têm carácteres diferentes. Como posso ter uma paixão por uma raça apenas, se nunca a tive!? Posso ler e pesquisa-la mas se virmos, em todo o lado dizem bem de todas as raças. Eu posso achar o golden retriever um cão simplesmente lindo e quando for ler em livros da mesma raça vão me dizer o quão adoravel é a raça mas como disse á pouco, isso é igual em todas as raças. Portanto eu posso muito bem ter uma paixão por imensas raças porque eu simplesmente adoro cães. Acho que esse é o essencial para uma pessoa fazer criação, e quando digo criação não tem que ser levado logo como uma profissão que se pode ganhar muito dinheiro mas porque se convive com cães. Eu adoro o golden retriever porque convivo com um exemplar á quatro anos, sei que tem uma personalidade fantástica. Agora adquiri um Bulldog francês e tem uma personalidade completamente diferente mas adoro-o tanto como o outro. Fazem-me feliz. Com isto, quero dizer que sou tão apta para fazer criação de cães como o senhor. Um bom criador não ama uma raça, ama o cão no geral.

CCLTF
Membro Júnior
Registado: quarta jun 20, 2007 2:32 am

domingo dez 23, 2007 6:24 pm

Olá, boa tarde!

Você tem a teoria, agora dedique-se à prática! E por prática entende-se conhecer as raças ao vivo e a cores. E não é ver uma vez mas sim muitas vezes, saber os estalões, conhecer as linhas de sangue, o carácter, as taras genéticas, etc... É muita coisa e acredite que nem uma década lhe vai chegar, por isso apresse-se...

Com isto, quero dizer que sou tão apta para fazer criação de cães como o senhor.

Desculpe mas aqui penso que deu uma calinada de todo o tamanho. Ainda a senhora não tinha nascido e já este senhor ( Casa Danaval ) criava cães com bastante sucesso. Por isso, como vê, e apesar de não saber, está a anos luz da aptidão de criação deste senhor.

No mundo da canicultura os generalistas têm muito pouco espaço e com os belos resultados que muitos de nós conhecem. De facto há criadores que têm várias raças mas muito poucos as criam bem. A menos que se queira tornar em mais uma criadora de todas as raças...

Cumprimentos!
miner
Membro Júnior

domingo dez 23, 2007 6:42 pm

CCLTF Escreveu:Olá, boa tarde!

Você tem a teoria, agora dedique-se à prática! E por prática entende-se conhecer as raças ao vivo e a cores. E não é ver uma vez mas sim muitas vezes, saber os estalões, conhecer as linhas de sangue, o carácter, as taras genéticas, etc... É muita coisa e acredite que nem uma década lhe vai chegar, por isso apresse-se...

Com isto, quero dizer que sou tão apta para fazer criação de cães como o senhor.

Desculpe mas aqui penso que deu uma calinada de todo o tamanho. Ainda a senhora não tinha nascido e já este senhor ( Casa Danaval ) criava cães com bastante sucesso. Por isso, como vê, e apesar de não saber, está a anos luz da aptidão de criação deste senhor.

No mundo da canicultura os generalistas têm muito pouco espaço e com os belos resultados que muitos de nós conhecem. De facto há criadores que têm várias raças mas muito poucos as criam bem. A menos que se queira tornar em mais uma criadora de todas as raças...

Cumprimentos!
Fico agradecida pela informação que definitivamente será levada em conta.

Em relação ao outro assunto julgo que não dei calinada nenhuma. Eu nunca duvidei do trabalho do senhor criador. Estou aqui para aprender sem sombra de duvidas. Tanto que eu estou a pedir informação. Simplesmente achei a resposta do criador errada a meu ver, porque não tenho que ter uma paixão apenas por uma raça. Se leu bem o que escrevi, eu não disse nada que mostrasse o mau empenho do criador. Aliás, conheço alguns exemplares da Casa Danaval de algumas exposições e de facto tem feito um óptimo trabalho. Eu posso ser nova mas a minha paixão por cães não é questionável nem a paixão que o senhor tem pela raça Grand Danois. Posso não ser criadora mas se algum dia fôr vou fazer os possiveis para ter uma boa reputação e os meus cães tambem serão bem tratados.

Obrigada
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

domingo dez 23, 2007 7:17 pm

miner acho que o essencial é qe perceba que um criador costuma dedicar-se só a uma raça... duas ou três já é raro.

Comprar MUITO BONS exemplares para fazer criaçao é muito caro... os cachorros dao trabalho e gastam dinheiro... exames de rotina, vacinas, brinquedos... é muito caro.

Por isso se quer mesmo ser criador deve concentrar-se numa só raça. Nao pode andar a cruzar um caniche com um pastor alemao, como deve calcular.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
TerrasAtomun
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 8:03 pm

domingo dez 23, 2007 7:48 pm

Boa noite, Miner! E Feliz Natal!

Não interprete mal nenhum dos comentarios que aqui vir escritos; todos eles são dados com as melhores intenções.

Devo também referir que, tudo o que eu deixar aqui escrito, é única e exclusivamente a minha opinião; não quero que esta sirva de modelo para ninguém e apenas conto que seja mais um exemplo.

Na minha opinião, adorar, gostar e amar cães não é motivo suficiente para nos lançarmos na criação.

Amar cães faz-nos rodearmo-nos por eles, ajudar tantos quanto possivel, dar-lhes o melhor que estiver ao nosso alcance e, de algum modo, retribuir-lhes todo o amor que também têm por nós, mas amar cães não nos faz criá-los (no geral).

Eu sou recente nesta coisa de criar cães... crio dogue alemão mas a minha paixão pela raça vem de, pelo menos, há 30 anos (farei 32 ainda este ano!!! :wink: ); isto só para que compreenda um pouco melhor os motivos que lhe vou dar a seguir para ter decidido criar cães.

Evidentemente que qualquer pessoa que goste de determinada raça lhe vai dizer que essa é das melhores que existem! Aqui a questão é com qual delas se identifica melhor. E desiluda-se... nunca irá conhecer todas as raças de cães suficientemente bem para que se possa decidir a criar uma (ou mais) delas.

Penso que a ideia de criar determinada raça começa pela paixão que se tem por essa raça. O amor que se tem pelos cães em geral não nos leva a ser criadores mas sim a viver uma vida de prestação a todos eles (como acontece com alguns foristas aqui).

Mesmo depois de nos termos apaixonado por determinada raça, a sua criação não é tão óbvia quanto possa parecer! Há que ponderar o porque de muita coisa e, para se ser criador, há que saber o que isto significa. Ser criador de determinada raça não é só "fabricar" belos animais dos quais gostamos muito e tratamos muito bem para "vender" a outras pessoas que deles gostem tanto quanto nós (ou então não... :? ). É "um pouco" mais que isso! É ter conhecimento aprofundado de estalões, de linhas, de reprodutores e de criadores. É ter conhecimentos de como melhorar determinado animal por forma a que a sua descendência seja uma mais valia para a raça. Ser criador de determinada raça não é fazer ninhadas para vender e viver disso; é fazer sempre ninhadas pensadas e enquadradas em determinados objectivos para melhoramento animal. Pelo menos é isto que eu faço! E acredito que muitos outros criadores que se encontram nestes fóruns fazem também.

E poderia continuar aqui a "falar" (e eu que até nem gosto... :lol: ) até o sol amanhacer mas, nessa altura, já a Miner me tinha mandado "às urtigas" :lol: :lol: :lol:

Espero ter ajudado um bocadinho na sua decisão.

Quero também pedir-lhe desculpa por qualquer erro de portugues que por aqui venha a encontrar mas, quando escrevo o que "me vai na alma", o cuidado com a escrita não é muito.

Mais uma vez, MUITO FELIZ NATAL!!!!!!!
<p>Ana Madrugo - Terras de At&oacute;mun</p>
<p>"Duas coisas s&atilde;o infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda n&atilde;o adquiri a certeza absoluta."</p>
<p>Albert Einstein</p>
CasadAnaval
Membro Veterano

domingo dez 23, 2007 9:01 pm

Miner, deve haver aí um equivoco, para criar basta estar vivo... em lado nenhum eu digo que A ou B têm mais capacidade para criar animais :o .

Agora de forma alguma posso estar de acordo com o que vocês aqui dizem. Porque efectivamente para criar uma raça seja Dogue Alemão, Labrador , Cocker, etc, etc, antes de mais o que é preciso gostar da raça em particular e preferi-la às outras.

Cães ? todos gostamos de cães, agora temos preferência por uns, o amor universal e idêntico por todos os cães só S. Francisco de Assis o teve. POrque temos preferências em tudo, gostamos mais de umas pessoas que de outras, de umas iguarias que outras, etc...eu não acredito que se goste igualmente de tudo...isto é a menos que se seja Marciano. :wink:

Este tópico desperta a curiosidade somente porque a pessoa que o abre deseja como profissão criar cães e não tem ainda em mente a raça sequer. E acho estranhissimo, salve a redundância uma pessoa dizer que tem uma biblioteca enorme sobre cães e não ter uma preferência, na minha experiência pessoal conhecendo umas centenas de criadores numa ouvi falar de uma paixão por cães em que não haja favoritos....já agora ninguém se casava porque adoravam igualmente todas as mulheres ou homens..esperem lá,

Ainda respondendo a Miner, pode ter uma paixão por uma raça sem a ter sequer...é por isso que as pessoas se informam e compram cães da raça A ou B.

Na minha opinião pessoal, uma pessoa não pode é dizer que quer criar cães sem saber exactamente o que quer. Acho isso mesmo um contrasenso.
miner
Membro Júnior

domingo dez 23, 2007 9:09 pm

Agradeço imenso ter gasto o seu tempo para me ajudar a perceber melhor o desenvolvimento de um criador. Eu sei que não basta ter uma grande paixão por cães e tem toda a razão no que disse. Tenho mesmo que pensar com grande carinho o cão que me daria imenso gosto fazer criação. Mas antes disso tenho muito que caminhar. É que tenho uma imensa vontade de trabalhar a minha vida com cães. Quero definitivamente fazer algo que me faça feliz e que me preencha. Gostava imenso de o conseguir.
Responder

Voltar para “Cães”