comportamento , ajuda ( Pastor alemao )

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Keyna
Membro
Registado: domingo dez 30, 2007 3:05 pm
Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]

domingo dez 30, 2007 3:07 pm

Boas,
Adquiri recentemente um pastor alemão, que faz hoje 2 meses. É de raça pura e os pais andam em competiçoes. Está de perfeita saude! No entanto, se fica 1 minuto sem ver os donos, gane como se lhe estivessem a bater, gane muito alto e muito aflito em pânico. Não sei o que fazer porque o meu coração parte-se só de o ouvir ganir daquela maneira... nem consigo sair de casa pois assim que fecho a porta o bichinho começa a chorar e a ganir em pânico... O que fazer?

A segunda preocupação é que enquanto no primeiro dia ele andava sempre a seguir-nos, agora ataka-nos os pés, e morde com força ( ou a roupa ) na brincadeira, mas aleija, e eu nao sei como o fazer entender que nao pode morder assim...

Aprecio que me dêem concelhos...
Obrigada,

Carina Silva
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

domingo dez 30, 2007 3:48 pm

Keyna Escreveu:Boas,
Adquiri recentemente um pastor alemão, que faz hoje 2 meses. É de raça pura e os pais andam em competiçoes. Está de perfeita saude! No entanto, se fica 1 minuto sem ver os donos, gane como se lhe estivessem a bater, gane muito alto e muito aflito em pânico. Não sei o que fazer porque o meu coração parte-se só de o ouvir ganir daquela maneira... nem consigo sair de casa pois assim que fecho a porta o bichinho começa a chorar e a ganir em pânico... O que fazer?

A segunda preocupação é que enquanto no primeiro dia ele andava sempre a seguir-nos, agora ataka-nos os pés, e morde com força ( ou a roupa ) na brincadeira, mas aleija, e eu nao sei como o fazer entender que nao pode morder assim...

Obrigada,

Carina Silva
Junte-se ao clube das pessoas mordidas pelo PA bebe... 8)
A minha fez 3 meses dia 25 e essa mania de morder os pes, pernas, maos, etc, ainda nao passou... Apesar de ter abrandado...

Quando ela morder, de-lhe uma palmada forte no focinho e diga um NAO bem forte... O cachorro acabará por deixar essas brincadeiras... Ou assim espero... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
ribeiromf
Membro
Registado: terça dez 25, 2007 9:36 pm

domingo dez 30, 2007 6:09 pm

Olá

Quanto ao ganir...quando a minha cadela era bébé quando saiamos do pé dela ela gania e o que fiz foi esperava que ela se cala-se e ai sim aparecia e dizia-lhe que ela era muito linda por estar sossegada e voltava a desaparecer e ela voltava a ganir mas já demorava mais tempo e eu voltava a repetir a mesma coisa, qd ela se calava eu aparecia e elogiava e ao fim de poucos dias tive o problema resolvido...o que os bons livros de educação dizem e realmente funciona é dar atenção ao cão e elogiar quando ele se está a comportar bem e não quando está a fazer asneiras e outra coisa tb muito importante é a consistencia.

Fátima
CIK9
Membro
Registado: quarta ago 08, 2007 4:05 pm

domingo dez 30, 2007 6:13 pm

ribeiromf Escreveu:Olá

Quanto ao ganir...quando a minha cadela era bébé quando saiamos do pé dela ela gania e o que fiz foi esperava que ela se cala-se e ai sim aparecia e dizia-lhe que ela era muito linda por estar sossegada e voltava a desaparecer e ela voltava a ganir mas já demorava mais tempo e eu voltava a repetir a mesma coisa, qd ela se calava eu aparecia e elogiava e ao fim de poucos dias tive o problema resolvido...o que os bons livros de educação dizem e realmente funciona é dar atenção ao cão e elogiar quando ele se está a comportar bem e não quando está a fazer asneiras e outra coisa tb muito importante é a consistencia.

Fátima
......tem um bom livro que tambem pode ajudar....A Encantadora de Cães ..da autora ...Jan Fennell
ribeiromf
Membro

domingo dez 30, 2007 6:24 pm

Já agora deixe-me acrescentar que treino de obediência pelo menos no 1º ano de vida do cão parece-me FUNDAMENTAL, pelo menos por mim falo, pois só tem vantagens...o seu cão tem oportunidade de sociabilizar com outros cães equilibrados (coisa que voçe não consegue controlar na rua) e na fase de crescimento dos cachorros é FUNDAMENTAL, voçê aprende a controlar determinados comportamentos e mais uma quantidade de vantagens que estaria aqui quase a noite toda a enumerar....no meu caso achei que tb me "obrigou" a ser disciplinada e consistente...fiquei fã do treino, ainda mais quando se trata de cães de porte grande!!

Fátima
CIK9
Membro
Registado: quarta ago 08, 2007 4:05 pm

domingo dez 30, 2007 6:27 pm

ribeiromf Escreveu:Já agora deixe-me acrescentar que treino de obediência pelo menos no 1º ano de vida do cão parece-me FUNDAMENTAL, pelo menos por mim falo, pois só tem vantagens...o seu cão tem oportunidade de sociabilizar com outros cães equilibrados (coisa que voçe não consegue controlar na rua) e na fase de crescimento dos cachorros é FUNDAMENTAL, voçê aprende a controlar determinados comportamentos e mais uma quantidade de vantagens que estaria aqui quase a noite toda a enumerar....no meu caso achei que tb me "obrigou" a ser disciplinada e consistente...fiquei fã do treino, ainda mais quando se trata de cães de porte grande!!

Fátima
........e não á duvida que o Pastor Alemão nessecita de treino,para ser um verdadeiro PA
ribeiromf
Membro

domingo dez 30, 2007 7:38 pm

...ainda por cima o que dizem lá na escola em relação à inteligência e capacidade de aprendizagem dos Pastores Alemães é que são autenticos "Ferraris" :D
Keyna
Membro
Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]

domingo dez 30, 2007 8:57 pm

Muito obrigada pelas respostas :wink:
Vou tentar fazer com que ele se acalme mais e mima-o quando se cala.
Em relação ás escola de treino, eu sou da margem sul ( barreiro ), agradecia que se soubessem de escolas de treino nesta zona que me enviassem um PM com indicações.

Mais uma vez, muito obrigada :)
Carina
Rufos
Membro
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

domingo dez 30, 2007 8:58 pm

Boa noite

Eu também moro no Barreiro, enviei-lhe por PM o contacto da escola onde ando (nos arredores).

Espero que ajude
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo dez 30, 2007 10:47 pm

Obrigada,

Carina Silva
No outro forum da concorrência... onde postou a mesma questão, respondi-lhe o seguinte:
Leo Escreveu:Boas.

Para já, esse cachorrinho foi retirado da mãe demasiado cedo. Está a fazer-lhe imensa falta os ensinamentos maternos bem como a socialização em grupo... não esquecendo o calorzinho de que deve estar a sentir falta!
Depois, lógicamente que vendo-se sem o resto da "matilha", chora, tal como qualquer bebé, humano, que seja abandonado à solidão, de cada vez que se ausenta.
Quando se ausentar, deixe-lhe brinquedos para ele se entreter; há até próprios para cachorros, em borracha maciça, para morderem e um boneco, grandinho, de peluche. Ainda, deixe-lhe uma peça de roupa sua, com o seu cheiro, para ele sentir-se "acompanhado" e também, por último, por debaixo da mantinha dele, deixe um relógio despertador, de corda; dos que haviam antigamente, dos que fazem "Tic-tac", para simular a batida cardíaca da mãe, de quando estava encostado a ela e a sentia.

Quanto a morder..ele não está própriamente com o intúito de fazer mal mas sim de brincar só que como tem os dentes bem afiados, magoa, lógicamente. Mas, pode começar a utilizar a palavra "Não", com voz firme, para que ele vá percebendo o que é o "Não" e em vez de lhe virar costas porque não gosta que ele brinque assim... agarre num brinquedo dele e brinque com ele. Assim ele morderá o brinquedo em vez de a morder a si!

Leo
E, faltou-me referir que; admira-me os Pais serem cães de "competição"... já que os "criadores" deixaram sair um cachorro, da ninhada, com essa tenra idade... :roll: a saberem, se é que são criadores (?), que não o deviam ter feito...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Keyna
Membro

segunda dez 31, 2007 9:32 am

de facto os criadores indicaram que so era possivel a entrega a partir dos 2 meses, daí ele so estar cmg desde esta sexta.
o meu problema maior é ter um senhor em casa que é um pouco bruto porque nao aprecia as mordidelas nos pés... tenho medo k lhe bata alguma vez, daí a minha pressa e panico em corrigir esta situaçao... vou seguir aquilo k me aconcelharam... mais conselhos sao bem vindos

obrigada,
carina silva
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quarta jan 02, 2008 3:44 pm

Pf veja:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47010

e ja agora aproveito para indicar o forum do pastor alemão na arca...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=124

Eu passei por essa situação... nunca levantei os braços para ele deixar de morder, ele começava a morder e eu dizia NÂAAAAAAAAAAAAAO e parava de mexer as mãos... mas não as recolhia... ficavam na mesma posição e ele a olhar sério para mim... ele ia para morder novamente e eu NNNNNÃOOOOOOOOOOOOO... e ficava sério... ele aprendeu que não devia morder, hoje tem um ano e está 100% neste capítulo...

Os PA´s para aprenderem são tipo "ferrari" (já vi isto em qq lado ;o)
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

quinta jan 03, 2008 10:15 am

Boas!!

Em relação ao tópico, vou-lhe dizer o seguinte:
- quando ele morde, é porque está a precisar de ter força nos dentes! e quando o morde os seus pés, etc; isso é naturalmente o comportamento de qualquer cão, seja ela que raça for!!

Agora o que tem que ter em atenção, é quando, ele tiver mais idade, tem que lhe bater ou repreender o seu cão, dependendo da educação que lhe quer dar, pra ele perceber que está agir mal, e aí é que intervém, o educando para o educador, que neste caso é o seu cão!!

Por exemplo: o meu cão, já mordeu tanta coisa e já fez tantos estragos, como em calçados, entre muitos outros!! Mas no entanto, eu e a minha mãe intervimos, para a educação dele!! E ele, obedece a tudo e é muito esperto!!

Eu quando brinco com ele, a primeira coisa k faz é mostrar os dentes, e mostra que está zangado, na brincadeira, e dou-lhe a mão, ele só "abocanha" a mão e nem sequer morde!!

Espero ter ajudado!!

Um abraço!
Registado: segunda nov 12, 2007 10:55 am

quinta jan 03, 2008 7:09 pm

Obrigada,

Carina Silva
Boas..

Um cachoro quando é separado da progenitora e dos irmãos é natural que nos primeiros dias tenha esse comportamento e é natural que dure alguns dias...
Experimente arranjar alguns brinquedos para que ele possa ir se entretendo, agora não pode ceder, ele tem que aprender quando é para estar com os donos e quando é para receber festinhas, pois se toda a hora que este chorar vierem os mimos, já viu, vai chorar sempre, por mais que lhe custe não ceda.

Quanto ao morder, é natural, pois com 2 meses os dentes estão a nascer e ele sente necessidade de mordiscar qualquer coisa, novamente um brinquedo apropriado para o efeito é a solução, e como já lhe foi sugerido um NÃO sempre que ele tente morder os sapato ou as calças..

Justino santos
poky
Membro
Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm

quinta jan 03, 2008 9:15 pm

Boa noite.

Contrariamente ao que muito boa gente pensa, condicionada ou não, os cães têm boa memória e se o senhor bruto for mesmo bruto para o cachorro ele que se lembre que o cachorro cresce mas não esquece, portanto que não seja bruto gratuitamente para com o animal pois mais tarde poderá receber o troco.

A um cão que tive, uma senhora, de passagem, deu-lhe com um a saca para ele não a cheirar. Quando o cão cresceu tinha de passar ao largo isto apesar de ele estar com trela.

Saudações amigas e boa sorte.

Armindo Tavares.
Responder

Voltar para “Cães”