comportamento , ajuda ( Pastor alemao )
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo dez 30, 2007 3:05 pm
- Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]
Boas,
Adquiri recentemente um pastor alemão, que faz hoje 2 meses. É de raça pura e os pais andam em competiçoes. Está de perfeita saude! No entanto, se fica 1 minuto sem ver os donos, gane como se lhe estivessem a bater, gane muito alto e muito aflito em pânico. Não sei o que fazer porque o meu coração parte-se só de o ouvir ganir daquela maneira... nem consigo sair de casa pois assim que fecho a porta o bichinho começa a chorar e a ganir em pânico... O que fazer?
A segunda preocupação é que enquanto no primeiro dia ele andava sempre a seguir-nos, agora ataka-nos os pés, e morde com força ( ou a roupa ) na brincadeira, mas aleija, e eu nao sei como o fazer entender que nao pode morder assim...
Aprecio que me dêem concelhos...
Obrigada,
Carina Silva
Adquiri recentemente um pastor alemão, que faz hoje 2 meses. É de raça pura e os pais andam em competiçoes. Está de perfeita saude! No entanto, se fica 1 minuto sem ver os donos, gane como se lhe estivessem a bater, gane muito alto e muito aflito em pânico. Não sei o que fazer porque o meu coração parte-se só de o ouvir ganir daquela maneira... nem consigo sair de casa pois assim que fecho a porta o bichinho começa a chorar e a ganir em pânico... O que fazer?
A segunda preocupação é que enquanto no primeiro dia ele andava sempre a seguir-nos, agora ataka-nos os pés, e morde com força ( ou a roupa ) na brincadeira, mas aleija, e eu nao sei como o fazer entender que nao pode morder assim...
Obrigada,
Carina Silva
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
Junte-se ao clube das pessoas mordidas pelo PA bebe...Keyna Escreveu:Boas,
Obrigada,
Carina Silva

A minha fez 3 meses dia 25 e essa mania de morder os pes, pernas, maos, etc, ainda nao passou... Apesar de ter abrandado...
Quando ela morder, de-lhe uma palmada forte no focinho e diga um NAO bem forte... O cachorro acabará por deixar essas brincadeiras... Ou assim espero...

<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
Olá
Quanto ao ganir...quando a minha cadela era bébé quando saiamos do pé dela ela gania e o que fiz foi esperava que ela se cala-se e ai sim aparecia e dizia-lhe que ela era muito linda por estar sossegada e voltava a desaparecer e ela voltava a ganir mas já demorava mais tempo e eu voltava a repetir a mesma coisa, qd ela se calava eu aparecia e elogiava e ao fim de poucos dias tive o problema resolvido...o que os bons livros de educação dizem e realmente funciona é dar atenção ao cão e elogiar quando ele se está a comportar bem e não quando está a fazer asneiras e outra coisa tb muito importante é a consistencia.
Fátima
Quanto ao ganir...quando a minha cadela era bébé quando saiamos do pé dela ela gania e o que fiz foi esperava que ela se cala-se e ai sim aparecia e dizia-lhe que ela era muito linda por estar sossegada e voltava a desaparecer e ela voltava a ganir mas já demorava mais tempo e eu voltava a repetir a mesma coisa, qd ela se calava eu aparecia e elogiava e ao fim de poucos dias tive o problema resolvido...o que os bons livros de educação dizem e realmente funciona é dar atenção ao cão e elogiar quando ele se está a comportar bem e não quando está a fazer asneiras e outra coisa tb muito importante é a consistencia.
Fátima
......tem um bom livro que tambem pode ajudar....A Encantadora de Cães ..da autora ...Jan Fennellribeiromf Escreveu:Olá
Fátima
Já agora deixe-me acrescentar que treino de obediência pelo menos no 1º ano de vida do cão parece-me FUNDAMENTAL, pelo menos por mim falo, pois só tem vantagens...o seu cão tem oportunidade de sociabilizar com outros cães equilibrados (coisa que voçe não consegue controlar na rua) e na fase de crescimento dos cachorros é FUNDAMENTAL, voçê aprende a controlar determinados comportamentos e mais uma quantidade de vantagens que estaria aqui quase a noite toda a enumerar....no meu caso achei que tb me "obrigou" a ser disciplinada e consistente...fiquei fã do treino, ainda mais quando se trata de cães de porte grande!!
Fátima
Fátima
........e não á duvida que o Pastor Alemão nessecita de treino,para ser um verdadeiro PAribeiromf Escreveu:Já agora deixe-me acrescentar que treino de obediência pelo menos no 1º ano de vida do cão parece-me FUNDAMENTAL, pelo menos por mim falo, pois só tem vantagens...o seu cão tem oportunidade de sociabilizar com outros cães equilibrados (coisa que voçe não consegue controlar na rua) e na fase de crescimento dos cachorros é FUNDAMENTAL, voçê aprende a controlar determinados comportamentos e mais uma quantidade de vantagens que estaria aqui quase a noite toda a enumerar....no meu caso achei que tb me "obrigou" a ser disciplinada e consistente...fiquei fã do treino, ainda mais quando se trata de cães de porte grande!!
Fátima
-
- Membro
- Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]
Muito obrigada pelas respostas
Vou tentar fazer com que ele se acalme mais e mima-o quando se cala.
Em relação ás escola de treino, eu sou da margem sul ( barreiro ), agradecia que se soubessem de escolas de treino nesta zona que me enviassem um PM com indicações.
Mais uma vez, muito obrigada
Carina

Vou tentar fazer com que ele se acalme mais e mima-o quando se cala.
Em relação ás escola de treino, eu sou da margem sul ( barreiro ), agradecia que se soubessem de escolas de treino nesta zona que me enviassem um PM com indicações.
Mais uma vez, muito obrigada

Carina
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
No outro forum da concorrência... onde postou a mesma questão, respondi-lhe o seguinte:Keyna Escreveu:Boas,
Obrigada,
Carina Silva
E, faltou-me referir que; admira-me os Pais serem cães de "competição"... já que os "criadores" deixaram sair um cachorro, da ninhada, com essa tenra idade...Leo Escreveu:Boas.
Para já, esse cachorrinho foi retirado da mãe demasiado cedo. Está a fazer-lhe imensa falta os ensinamentos maternos bem como a socialização em grupo... não esquecendo o calorzinho de que deve estar a sentir falta!
Depois, lógicamente que vendo-se sem o resto da "matilha", chora, tal como qualquer bebé, humano, que seja abandonado à solidão, de cada vez que se ausenta.
Quando se ausentar, deixe-lhe brinquedos para ele se entreter; há até próprios para cachorros, em borracha maciça, para morderem e um boneco, grandinho, de peluche. Ainda, deixe-lhe uma peça de roupa sua, com o seu cheiro, para ele sentir-se "acompanhado" e também, por último, por debaixo da mantinha dele, deixe um relógio despertador, de corda; dos que haviam antigamente, dos que fazem "Tic-tac", para simular a batida cardíaca da mãe, de quando estava encostado a ela e a sentia.
Quanto a morder..ele não está própriamente com o intúito de fazer mal mas sim de brincar só que como tem os dentes bem afiados, magoa, lógicamente. Mas, pode começar a utilizar a palavra "Não", com voz firme, para que ele vá percebendo o que é o "Não" e em vez de lhe virar costas porque não gosta que ele brinque assim... agarre num brinquedo dele e brinque com ele. Assim ele morderá o brinquedo em vez de a morder a si!
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
de facto os criadores indicaram que so era possivel a entrega a partir dos 2 meses, daí ele so estar cmg desde esta sexta.
o meu problema maior é ter um senhor em casa que é um pouco bruto porque nao aprecia as mordidelas nos pés... tenho medo k lhe bata alguma vez, daí a minha pressa e panico em corrigir esta situaçao... vou seguir aquilo k me aconcelharam... mais conselhos sao bem vindos
obrigada,
carina silva
o meu problema maior é ter um senhor em casa que é um pouco bruto porque nao aprecia as mordidelas nos pés... tenho medo k lhe bata alguma vez, daí a minha pressa e panico em corrigir esta situaçao... vou seguir aquilo k me aconcelharam... mais conselhos sao bem vindos
obrigada,
carina silva
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm
Pf veja:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47010
e ja agora aproveito para indicar o forum do pastor alemão na arca...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=124
Eu passei por essa situação... nunca levantei os braços para ele deixar de morder, ele começava a morder e eu dizia NÂAAAAAAAAAAAAAO e parava de mexer as mãos... mas não as recolhia... ficavam na mesma posição e ele a olhar sério para mim... ele ia para morder novamente e eu NNNNNÃOOOOOOOOOOOOO... e ficava sério... ele aprendeu que não devia morder, hoje tem um ano e está 100% neste capítulo...
Os PA´s para aprenderem são tipo "ferrari" (já vi isto em qq lado ;o)
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47010
e ja agora aproveito para indicar o forum do pastor alemão na arca...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=124
Eu passei por essa situação... nunca levantei os braços para ele deixar de morder, ele começava a morder e eu dizia NÂAAAAAAAAAAAAAO e parava de mexer as mãos... mas não as recolhia... ficavam na mesma posição e ele a olhar sério para mim... ele ia para morder novamente e eu NNNNNÃOOOOOOOOOOOOO... e ficava sério... ele aprendeu que não devia morder, hoje tem um ano e está 100% neste capítulo...
Os PA´s para aprenderem são tipo "ferrari" (já vi isto em qq lado ;o)
Boas!!
Em relação ao tópico, vou-lhe dizer o seguinte:
- quando ele morde, é porque está a precisar de ter força nos dentes! e quando o morde os seus pés, etc; isso é naturalmente o comportamento de qualquer cão, seja ela que raça for!!
Agora o que tem que ter em atenção, é quando, ele tiver mais idade, tem que lhe bater ou repreender o seu cão, dependendo da educação que lhe quer dar, pra ele perceber que está agir mal, e aí é que intervém, o educando para o educador, que neste caso é o seu cão!!
Por exemplo: o meu cão, já mordeu tanta coisa e já fez tantos estragos, como em calçados, entre muitos outros!! Mas no entanto, eu e a minha mãe intervimos, para a educação dele!! E ele, obedece a tudo e é muito esperto!!
Eu quando brinco com ele, a primeira coisa k faz é mostrar os dentes, e mostra que está zangado, na brincadeira, e dou-lhe a mão, ele só "abocanha" a mão e nem sequer morde!!
Espero ter ajudado!!
Um abraço!
Agora o que tem que ter em atenção, é quando, ele tiver mais idade, tem que lhe bater ou repreender o seu cão, dependendo da educação que lhe quer dar, pra ele perceber que está agir mal, e aí é que intervém, o educando para o educador, que neste caso é o seu cão!!
Por exemplo: o meu cão, já mordeu tanta coisa e já fez tantos estragos, como em calçados, entre muitos outros!! Mas no entanto, eu e a minha mãe intervimos, para a educação dele!! E ele, obedece a tudo e é muito esperto!!
Eu quando brinco com ele, a primeira coisa k faz é mostrar os dentes, e mostra que está zangado, na brincadeira, e dou-lhe a mão, ele só "abocanha" a mão e nem sequer morde!!
Espero ter ajudado!!
Um abraço!
Obrigada,
Carina Silva
Um cachoro quando é separado da progenitora e dos irmãos é natural que nos primeiros dias tenha esse comportamento e é natural que dure alguns dias...
Experimente arranjar alguns brinquedos para que ele possa ir se entretendo, agora não pode ceder, ele tem que aprender quando é para estar com os donos e quando é para receber festinhas, pois se toda a hora que este chorar vierem os mimos, já viu, vai chorar sempre, por mais que lhe custe não ceda.
Quanto ao morder, é natural, pois com 2 meses os dentes estão a nascer e ele sente necessidade de mordiscar qualquer coisa, novamente um brinquedo apropriado para o efeito é a solução, e como já lhe foi sugerido um NÃO sempre que ele tente morder os sapato ou as calças..
Justino santos
-
- Membro
- Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm
Boa noite.
Contrariamente ao que muito boa gente pensa, condicionada ou não, os cães têm boa memória e se o senhor bruto for mesmo bruto para o cachorro ele que se lembre que o cachorro cresce mas não esquece, portanto que não seja bruto gratuitamente para com o animal pois mais tarde poderá receber o troco.
A um cão que tive, uma senhora, de passagem, deu-lhe com um a saca para ele não a cheirar. Quando o cão cresceu tinha de passar ao largo isto apesar de ele estar com trela.
Saudações amigas e boa sorte.
Armindo Tavares.
Contrariamente ao que muito boa gente pensa, condicionada ou não, os cães têm boa memória e se o senhor bruto for mesmo bruto para o cachorro ele que se lembre que o cachorro cresce mas não esquece, portanto que não seja bruto gratuitamente para com o animal pois mais tarde poderá receber o troco.
A um cão que tive, uma senhora, de passagem, deu-lhe com um a saca para ele não a cheirar. Quando o cão cresceu tinha de passar ao largo isto apesar de ele estar com trela.
Saudações amigas e boa sorte.
Armindo Tavares.