E quando o casal se separa? Com quem fica o cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

terça mar 11, 2003 7:18 pm

Caros foristas,
Há pouco tempo assaltou-me a seguinte ideia: Imaginem um casal, vivem na mesma casa e têm um canito, comprado e criado em conjunto, que partilha a casa com os donos para aí há uns 3 anos. As coisas começam a correr mal no seio da família e o casal decide separar-se. Como é que ficaria a situação do cão, imaginando que ambos pretendem ficar com a sua "guarda".
Isto parece um pouco a situação dos filhos de pais separados, mas realmente é algo de que me lembrei e gostaria de saber a opinião do pessoal da Arca.
No meu caso, seria muito difícil ter de me separar do meu canito ou vê-lo só em alguns dias ou em horas pré definidas (consoante a disponibilidade de horários do/a outro/a). Não é que esteja a passar por tal situação mas...nunca se sabe. :roll:

Saudações

Filipa
:D :D
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça mar 11, 2003 7:32 pm

Realmente, ainda não me tinha ocorrido essa questão... :roll:

Como estamos em Portugal, essa situação ou não está prevista pela lei ou a lei não se cumpre.
Mas talvez seja assim:
-o cão é considerado um bem do casal, como a casa e o carro...
Provavelmente, se um quiser o cão terá de dar ao outro metade do que este vale (quem fará essa avaliação, não sei dizer)!

Vou investigar... ;)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça mar 11, 2003 8:11 pm

Infelizmente o normal é nenhum dos conjuges querer os animais...

Mas há casos em que ambos os querem. Aqui, há duas hipóteses: ou o casal decide entre ambos quem fica com os cães, que será o que melhor condições tiver para isso... ou o que tiver as "garras mais afiadas" ;)

Em caso de tribunal, creio que os animais são incluidos no espólio do lar.

Conheço dois casos, em ambos a juiza aconselhou chegassem a um consenso extra judicial. Em ambos estes casos, os casais decidiram que os cães ficariam no lar.

Pessoalmente, penso que é a solução menos traumatizante para os animais.
:?
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça mar 11, 2003 8:57 pm

Bem...não é situação que não tenhamos pensado já, mas ficou acordado ( acho que ng vai mudar de ideias ) o Diabo_fs fica com os tachos e as panelas, e eu fico com os animais
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça mar 11, 2003 9:05 pm

Rosinha2000 Escreveu: Bem...não é situação que não tenhamos pensado já, mas ficou acordado ( acho que ng vai mudar de ideias ) o Diabo_fs fica com os tachos e as panelas, e eu fico com os animais

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

terça mar 11, 2003 9:28 pm

Bem, nos ainda nao temos animais "comuns".
O Jolly veio comigo e a Kocka tava ca com ele.
Isto no fim vai ser facil:
Eu levo o cao, porque de outra maneira ele nao o consegue controlar e ia ser mordido a toda a santa hora :lol: ;
Eu levo a gata (nem que seja as escondidas, porque o que e meu e meu e o que e dele tambem e meu... ;) )

Agora a serio:
Ja falamos disto e o mais logico seria se tal acontecesse que ficassemos com o que ja era nosso e os que adquirirmos em conjunto, decidir na altura quem tem mais condicoes, de quem o animal gosta mais ou de quem nao se tem de mudar para longe. Tambem podera ser de quem estiver mais pegado ao animal.

Se nao se concordar com as decisoes, rapta-se os bichos e prontos... pede-se asilo politico num pais no meio de Africa... :lol:

Alexandra Praias
Jolly & Kocka
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça mar 11, 2003 9:34 pm

Para ser justo para o cão, ele devia ficar com a pessoa da familia que aceita como alfa.
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

terça mar 11, 2003 9:42 pm

Não espero que isso venha a acontecer (lagarto, lagarto, lagarto) mas ou a bem ou a mal o Guzzi ficaria comigo, além de mais disponibilidade, sou eu quem lhe dá de comer, banho, passeios etc, embora o dono brinque mto com ele e sejam loucos um pelo outro ;)
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça mar 11, 2003 9:57 pm

VascoV Escreveu: Para ser justo para o cão, ele devia ficar com a pessoa da familia que aceita como alfa.

Ora aí está....mas para isso tenho que levar o diabo_fs tb..... :o :? :? :?
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

terça mar 11, 2003 9:59 pm

Olá a todos :lol: :lol: :lol:

A ideia da separação está muito longe de mim (...batam 3 vezes na madeira), mas o futuro pode-nos sempre reservar surpresa. Em todo o caso, cá em casa já ficou decidido que se acontecer uma situação dessas sou eu quem fica com os 4 gatos. Fui eu quem tomou a decisão de ter gatos (os 2 primeiros ainda são do meu tempo de solteira, quando vivia sózinha), as duas recolhidas posteriormente, embora nos adorem aos dois, têm uma preferência pela dona. Também em termos de horário sou eu quem tem mais disponibilidade e sou mais atenta a qualquer alteração. Só em situação económica é que poderei estar um bocadinho atrás do maridão, mas também não sou nenhuma desprotegida. :lol:
Enfim, ficavam comigo e ponto final
Beijinhos
Elsa Pereira
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça mar 11, 2003 10:30 pm

Não sei precisar bem onde vi, mas há uns anos existiu um caso semelhante nos estados unidos e a "tutela" do cão foi decidida tal como é a de uma criança e foi dada a quem o animal tinha uma ligação mais forte e a quem melhor o podia criar, claro que em Portugal não deve ser bem assim...
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mar 11, 2003 10:57 pm

Eu conheço um caso em que um casal que se divorciou, faz temporadas com 2 gatos que eram de ambos (enquanto casados).
Como os bichanos não conseguem viver separados, fazem umas temporadas na casa do dono e outras na casa da dona!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta mar 12, 2003 11:14 am

Olá!
Pois a primeira gata que tive pus o meu nome no boletim de vacinas dela e disse que era minha, se nós nos separessemos eu ficava com ela e mais nada. A segunda gata idem. À terceira o meu marido já estava preparado e exigiu que ficasse no nome dele! Ehehehe, mas a Mercy, a terceira, também é a que tem pior feitio. E eu aproveito para lhe fazer queixas da gata, a tua gata isto, a tua gata aquilo. De vez em quanto ele passa-se, é vê-lo a defender a sua gata! Muito cómico! Pronto, só para constar que os animais em último caso podem ser a causa da separação (o que não é o nosso caso, só gostamos de brincar com isso).
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mar 12, 2003 11:26 am

É engraçado este tópico, pois ainda ontem estive eu e o meu marido a falar sobre este assunto.
Não foi tanto sobre quem ficava com o Oscaar, pois neste caso acho que iria ser muito difícil,pois os 2 quereríamos ficar com ele ( quem conheçe o meu marido à uns anos e o ouvisse agora falar dos animais dizia que era mentira :roll: :roll: :D

O que falámos foi que se se desse uma situação dessas ( longe de mim, diabo seja cego, surdo, e mudo), o Oscaar iria sofrer bastante, pois apesar de ser mais ligado a mim e de me ter debaixo de olho a 200% e, de me seguir a todo o lado, ele também adora o dono e não descansa enquanto não o ver entrar a porta à noite :D :D

Bem, mas mais uma vez prefiro não pensar nisso.
Estamos os três lindamente e felicíssimos da vida :D
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

quarta mar 12, 2003 11:29 am

Boas...

8)

Em relação aos animais, eu sei mt bem quem fica c/ eles: sou eu :D

O meu namorado ñ é assim grande fan, sou eu q lhes faço td, pra ele é como se ñ existissem os animais (excepto qd é pra me chhagar a cabeça sobre eles) e a decisão de os ter tem sido quase toda minha. :p

Por isso, isso ñ é problema nenhum para mim... Tb [b]nunca o deixaria ficar c/ eles :x

[/b]
Responder

Voltar para “Cães”