Cinto de segurança

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

calina
Membro Júnior
Registado: quarta fev 05, 2003 9:31 pm
Localização: Dálmata Luna e Blackie(frísio) adquirido recentemente.

quarta mar 12, 2003 12:22 am

oi pessoal
bem vou por o meu 1º topico neste forum

acham que qaundo os animais, nomeadamente cães, viajam nos bancos da frente ou de tras dos automóveis devam usar cinto?
eu sou da opinião que sim!
e vocês?
por que acham que a maior parte das pessoas que têm animais não o usam?

bem, divirtam-se!!!!!!

Jokas e lambidelas
Andreia e Luna
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

quarta mar 12, 2003 1:26 am

Também já tinha pensado nisso porque considero ser uma medida importante e por vezes esquecida.
Andava eu a navegar há uns tempos pelo site do Discovery e encontrei um cinto próprio para cães que andam de automóvel :D

Para quem quiser espreitar:
http://shopping.discovery.com/stores/se ... ber=660878

Beijocas,
Carla
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 9:46 am

Olá

Já me garantiram que é proibido transportar os cães sem cinto de segurança, tal como se se tratasse de pessoas. Segundo essa informação, a polícia poderá multar o condutor se este for encotrado solto dentro do carro.
Tenho uma vaga ideia de ter lido no site do PauloC sobre transporte de animais que é obrigatório tomar medidas de segurança a este respeito.

Seja ou não obrigatório, punível ou não por lei, o uso de dispositivos de segurança justifica-se por dois motivos fundamentais e indiscutíveis. Um tem directamente a ver com a integridade física do bicho, que em situações de travagens bruscas ou de choque podem ser projectados e sofrer danos graves. Outro tem a ver com a segurança do condutor, que inevitavelmente dispersará a sua atenção se conduzir com os cães soltos dentro da viatura.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tristessa
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 2:11 pm
Localização: 5 Cães+2 canários+1 Rola+1 hamster+2 gatos+1 coelho anão

quarta mar 12, 2003 10:05 am

Boas...

eu concordo q os cães andem c/ o cinto de segurança, é mt mais seguro para eles e para nós tb :|

O Nilo, como faz mtas viagens grandes (Porto-Lisboa) vai sp c/ o cinto de segurança dele... Ele ñ fica apertado, mas tb ñ anda pelo carro a passear o q dá mt jeito qd´só vou eu e ele no carro.. :?

É bom para cães irrequietos, q ñ páram um segundo quietos..
O meu acaba por dormir o caminho todo, levantando apenas a cabeça de x em qd pra ver onde estamos ;)
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta mar 12, 2003 10:36 am

Já agora,

eu por acaso não uso cinto no meu porque temos um comercial, e como tal ele vai sempre na "barraca" ;)

Mas para os interessados, segue link de uma empresa que comercializa cintos de segurança.

http://www.petalog.pt/

Lá é só pesquisar em Cães, Trelas e Coleiras, Peitorais, Cintos de Segurança ;)
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mar 12, 2003 11:16 am

O Oscaar não usa cinto, pois vai sempre na parte de trás do carro e nunca nos bancos de trás ;)

Mas para quem tenha um carro sem espaço atrás penso ser uma boa ideia.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mar 12, 2003 12:59 pm

Olá!

Reconheço que foi um aspecto descuidado por mim, apesar de reconhecer a sua importância.

O Gustavo era um pesadelo no carro. Em viagens curtas a sua posição preferida era atráz, em pé, com a pata em cima do meu ombro e com o focinho de fora. Em viagens mais longas, ou ia a dormir atrás ou vinha sorrateiramente sentar-se no lugar da frente. Reconheço o perigo que era, mas fui constantemente adiando o estudo de uma solução para o problema.

O Verdi apenas andou 4 vezes de carro e sempre aos pés de alguem sentado ao lado do condutor. Ainda nunca andou comigo sozinha.

Deixo aqui uma questão: afinal, qual é o melhor lugar para o cão dentro do automóvel?

A mala do carro pode parecer uma boa solução, mas e se esta vai cheia?

Depois de ter visto os cintos de segurança, que desconhecia, parece-me que os cães vão numa posição não muito confortável. Principalmente para uma viagem grande. E se eles se quiserem deitar?

Agradeço os vossos comentários.
Tristessa
Membro

quarta mar 12, 2003 1:22 pm

Isso por acaso até q ñ é verdade...

os cães vão mt bem sentados ou deitados... pq aquilo é 1 coleira, só q tem 1 "cabo" q prende ao sitio onde prendemos ops cintos de segurança..

Só pra terem uma ideia, o Nilo neste fds veio deitado no banco do lado, ele levantava-se, tentava-se deitar no meu colo (ia a conduzir, mt periogoso mm) fazia td o q lhe apetecia pq a mobilidade é bastante grande. Só q é uma segurança de q o tal "cabo" está agarrado ao banco, portanto ele dali ñ sai.. :oops:

Isso donde é q será mais seguro e aconselhável, ñ sei bem o q diz a lei sobre o assunto. Sei pela experiência q tenho, é bastante perigoso andar c/ o cão no banco do lado do condutor... eles normalmente tentam ir sp pró nosso colo ;)
O de trás é o ideal... têm mt espaço pra se esticarem á vontade..
Na mala, eu já experimentei.. o Nilo adormeceu heheheheh 8) [/quote]
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 12, 2003 2:19 pm

Bem..para falar a verdade, a forma ideal e mais segura de um cão viajar de carro é dentro de uma caixa de transporte. Mas nem toda a gente tem carros que permitam a utilização deste tipo de caixa ( nomeadamente se se tratarem de cães de raças grandes) e por isso o mais comum é terem de viajar algures dentro do carro. neste último caso, é bom que essemodo de viajar seja tornado o mais seguro possível e por isso um cinto de segurança ou uma grade de separação entre a zona em que viajam e o resto dos passageiros é indispensável.
Nos carros em que é possível instalar este tipo de divisória de separação, é bom lembrar que nesse espaço ou viajam os cães ou a bagagem! Não é seguro que animais e bagagens se misturem! ( a não ser que os cães estejam dentro de caixas de trasporte, mas esse não é o caso de que falava). Opções?
a) Cães na zona da Bagageira ( carrinhas ou jeeps, carros com Bagageira ampla e com possibilidade de abrir para o interior) e bagagem no banco de trás;
b) Cães no Banco de trás e Bagagem na bagageira;
Se leva passageiros nos bancos de trás ou tem pouco espaço:
c) Cães na Bagageira ( carrinhas ou jeeps, carros com Bagageira ampla e com possibilidade de abrir para o interior) e bagagens no tejadilho do carro;

As minhas opções:
Quando viajo apenas eu e os cães:
- Cães na Bagageira (aberta sobre os bancos de trás) e bagagem ao meu lado;
Quando Viajamos 2 ou 3 pessoas:
- Cães na Bagageira e bagagem nos bancos de trás;
Quando Viajam mais que 3 pessoas (ainda não aconteceu):
- Cães na Bagageira e bagagem em mala de transporte no tejadilho.

Nota: Em todos os casos coloco sempre a grade de separação.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mar 12, 2003 2:49 pm

Pois nós quando viajamos com o Oscaar ele vai na bagageira, com a respectiva grade de separação para os bancos de trás, e a bagagem vai nos bancos de trás.

Só houve um senão: É que tive de mudar de carro pois ele já não me cabia na bagageira do meu carro anterior...
Mas não faz mal, ele mudou para melhor e eu, por acaso, também...

Obviamente que se calhar o ideal seria uma caixa de transporte, mas devido ao tamanho dele não é exequível :roll:

Transporto-o sempre assim e nunca tive problemas ;)
calina
Membro Júnior
Registado: quarta fev 05, 2003 9:31 pm
Localização: Dálmata Luna e Blackie(frísio) adquirido recentemente.

quarta mar 12, 2003 8:27 pm

A Luna sempre foi muito bem comportada a andar de carro, e sempre foi habituada a andar no banco do passageiro, apesar de o carro ser comercial!!!!!
Pois todas as vezes que a colocavamos na "gaiola" ela chorava muito!!!!!
sempre foi habituada ao cinto de segurança, desde bebé.
E hoje senta se no banco a ver os carros passar, ou a por a cabeça de fora da janela!!! Vida de cão eh,eh,eh!!!!!!! :D :p
Andre_Brito
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2003 4:09 pm

quinta mar 13, 2003 10:51 am

Bom dia,
Gostava apenas de fazer uma pequena observação os cães, tal como as crianças e adultos (mas estes são “maiores e vacinados”), nunca devem andar de carro com a cabeça de fora. O prazer ir a apanhar ar na venta, pode-lhes sair caro, pois basta irmos a uma velocidade de 40 km/h para um mosquito poder causar sérios danos na vista. Além disso as rajadas de vento ajudam a secar os olhos, o que pode ajudar ao desenvolvimento de problemas de visão.

Nota Baseio-me em alguns conhecimentos de anatomia humana e penso que neste ponto os cães estão sujeitos ao mesmos problemas que nós. Assim o meu conselho é que não deixem o cão ir com a cabeça de fora e as crianças ou adultos devem usar óculos de sol para protecção.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta mar 13, 2003 11:01 am

Tristessa Escreveu: Isso por acaso até q ñ é verdade...

os cães vão mt bem sentados ou deitados... pq aquilo é 1 coleira, só q tem 1 "cabo" q prende ao sitio onde prendemos ops cintos de segurança..

Só pra terem uma ideia, o Nilo neste fds veio deitado no banco do lado, ele levantava-se, tentava-se deitar no meu colo (ia a conduzir, mt periogoso mm) fazia td o q lhe apetecia pq a mobilidade é bastante grande. Só q é uma segurança de q o tal "cabo" está agarrado ao banco, portanto ele dali ñ sai.. oops
Parece-me, então, que o sinto só protege o cão de uma eventual travagem brusca se ele estiver, sentado ou deitado, não é? Se o cinto lhe permite andar, á mesma, a passear pelo carro, representa o mesmo perigo tanto para o cão como para o condutor.

Se percebi mal, por favor, corrijam-me :oops:

Obrigada!
Tristessa
Membro

quinta mar 13, 2003 11:06 am

Certo :roll:

Por isso ñ é mt aconselhável ele ir ao nosso lado pq pode ser perigoso, qd os cães ñ são daqueles mt sossegados.. e querem ver td hehehe

Mas isso dp depende só de ti! Eu ás xs arrisco, qd é na auto-estrada e há pouco transito :oops:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 13, 2003 11:58 am

Aqui estão o Furst e a Mara na Bagageira do carro ( sem ser rebatida). A grade de separação não está colocada porque a deslocação foi curta, mas como podem ver a altura dos bancos de trás também não facilita que eles sejam projectados de qualquer forma!
Imagem
Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”