Cães à luta

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mike2002
Membro Veterano
Mensagens: 220
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mar 12, 2003 11:05 am

Olá,

queria saber as vossas opiniões acerca de como actuar perante a situação de cães à luta.
Pergunto isto porque ontem ao chegar a casa, fui tratar dos meus canitos, como é habito. Tenho 8 cães, e desde sempre que eles estão habituados a andar soltos todos ao mesmo tempo, nunca até ontém tinha tido uma situação de cães a pegarem-se à luta.
Andava a limpar as boxes deles, quando comecei a ouvir latidos e ganidos que não eram normais, saí a correr e deparei com dois dos cães, por sinal os maiores, quer em altura quer em porte, completamente engalfinhados um no outro.

Primeiro fiquei parado a ver o que dali saía, podia ser uma luta temporária. Mas não foi.
Peguei na mangueira, abri a agua, banho nos dois, e nada. Continuaram pegados.
De seguida peguei nas patas traseiras de um deles, pq tinha lido algures que ao fazer isso eles perdiam a noção de equilibrio e desorientavam-se. Mas não, continuaram.
Completamente desesperado, aguardei que eles se separassem temporariamente, porque estavam abocanhado ao pescoço um do outro. Aproveitei um segundo que eles se largassem, agarrei-os pelo cachaço e separei-os. Finalmente ....

Resultado:
Patusko :arrow: ida ao vet cozer o focinho, que estava rasgado
Charro :arrow: ida ao vet cozer o focinho, igualmente rasgado, e pata. Está coxo, com um tendão que aparentemente ficou afectado.

Miguel (eu) :arrow: ida às urgências do hospital cozer a mão, onde levei no total 6 pontos. :?

Perante uma situação destas, como agir?
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta mar 12, 2003 11:08 am

Bem Mike, acho que são situações à qual estamos sujeitos quando há mais que um cão...
Bibocas
Membro Veterano
Mensagens: 618
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta mar 12, 2003 12:09 pm

Olá

Bom, realmente já devias que estar à espera que algum dia isto pudesse acontecer.

São muitos, ainda por cima, todos machos, não é!?

Mesmo estando dois em cada box, vai sempre haver um a liderar. Se o outro se impôe, há "ponto cruz", que foi o que te aconteceu.

Não sei bem, mas fala com o vet ou com alguém mais entendido na matéria ou com mais experiência.

Como voluntária na UZ, aquilo que vejo são cães todos juntos, mas todos castrados ou na maioria. E mesmo assim há discórdia.

Cá em casa, bom até há data, não tenho tido problemas, mas também o meu 2º cão ainda é pequeno, mas já sei que em adulto, vou ter que ter cuidado com ele e o mais velho.


As melhoras,
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

quarta mar 12, 2003 12:20 pm

mike2002 Escreveu: Resultado:
Patusko :arrow: ida ao vet cozer o focinho, que estava rasgado
Charro :arrow: ida ao vet cozer o focinho, igualmente rasgado, e pata. Está coxo, com um tendão que aparentemente ficou afectado.

Miguel (eu) :arrow: ida às urgências do hospital cozer a mão, onde levei no total 6 pontos. :?


Caramba, Miguel, que susto, não? :|

Realmente, com muitos cães e muitos deles machos haverá sempre lutas para ver quem é o líder. E se a luta não terminou com um deles a render-se, espere por outra brevemente... :(
Última edição por monikestarr em quarta mar 12, 2003 12:22 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta mar 12, 2003 12:22 pm

Parece-me que tens aí um problema. Eu já li algumas teorias de como agir, mas felizmente ainda não tive de intervir na prática em nenhuma luta a sério! Por isso não sei se funcionam.
A briga mais feia que já tive foi quando o Furst decidiu tornar-se adulto e aos 2 anos e pouco deixou de tolerar a dominância de um Pastor Alemão, amigo desde os 3 meses. Desde sempre que o Pastor Alemão o dominava, e em algumas situações chegava mesmo a exagerar! O Furst não podia pegar num pauzinho, cheirar uma pedra ou aproximar-se de outro cão..o AIK ( nome do Pastor Alemão) saltava-lhe logo em cima e mordia-lhe (coisas pequenas sem gravidade e apenas numa demonstração de dominância).
Um dia, numa dessas situações, o Furst, sabe-se lá porquê, reagiu e abocanhou o Pastor Alemão pela cabeça (parecia que tinha desaparecido dentro da boca dele!!). O que fizemos ( eu e a dona do Aik) foi ficar quietos sem nos aproximarmos demasiado para que os cães não sentissem o apoio de nenhum dos dois. Também não colocámos lá as mãos, porque naquelas situações os cães não sabem o que estão a morder e vão a tudo! Deixámo-los e esperámos uns segundos pela oportunidade de se largarem momentaneamente, e aí zás cada um agarrou o seu pela coleira e puxámo-los para trás.
Felizmente as feridas também não foram graves ( apenas um pequeno furinho na orelha do AIK), mas desde então ( há já 3 anos) que nunca mais se puderam tolerar , e por isso nunca mais passearam juntos.

Boa sorte
Paulo C.

P.S. - Experimente colocar a questão no forum de um especialista em comportamento animal: http://www.brunotausz.com.br
margarido01
Membro
Mensagens: 118
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

quarta mar 12, 2003 12:34 pm

Olá Mike.
Pelos vistos a coisa foi feia.
Eu de vez em quando tenho problemas desses, mas é com fêmeas. Qualquer das duas é de médio/grande porte. Quando se "engalfinham" "à séria" uma na outra, o que costumo fazer é pegar numa delas (a que estiver mais a jeito), levanto-a do chão, afasto-a da outra, e "grito" com a que ficou no chão para se afastar. Tem dado resultado.
Não sei que tipo de cães é que tem, nem se consegue pegar neles. Possivelmente com machos será pior. De qualquer meneira, foi só um exemplo de como costumo agir.
As melhoras
mike2002
Membro Veterano
Mensagens: 220
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mar 12, 2003 12:35 pm

Deixámo-los e esperámos uns segundos pela oportunidade de se largarem momentaneamente, e aí zás cada um agarrou o seu pela coleira e puxámo-los para trás.
Foi isso o que fiz, mas era só eu para dois cães, por isso tive de fazer uma força bruta para os separar, a ver um deles abocanhar-me a mão a torto e a direito e não o poder largar porque iria de certeza voltar à carga.

Felizmente o meu pai apercebeu-se da situação, correu a ajudar-me e a coisa acabou ali.

Como disse não vi o inicio da luta, por isso não sei o que se passou, mas penso que poderá ter sido uma disputa de liderança de um cão mais novo, o Patusko, que tem cerca de 3 anos, com o "patriarca", que já tem quase 11 aninhos.

Vou falar com o vet a ver se castrar os cães poderá resolver o problema, ou pelo menos atenuar, pq duvido que aqueles dois se possam ver um ao outro...

Só uma correção à Bibocas, eles não são todos machos, são 3 femes (esterilizadas) e 5 machos. O que não deixa de ser "muita macho" junto :?
Pakika
Membro Veterano
Mensagens: 1193
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Localização: Dogues Alemães, Arara,Ring Neck, Peixes

quarta mar 12, 2003 12:49 pm

Em primeiro lugar, as suas melhoras Miguel e as dos seus cachorros também ;)

Por vezes o Oscaar e o Luzo, pegam-se, pois quando estão juntos são dois machos e uma fêmea (a Luna), logo, à sempre aquele sentido de demonstrar dominância.

Não é fácil separá-los pois não são cães propriamente pequenos.

Das vezes que isso já aconteceu e, não foi nada de tão grave, agarrei no cachaço dos dois, gritei com o Oscaar (pois é o que mais me obedece) e separei-os. Não me perguntem como é que fiz isso, pois eu própria não sei, mas uma pessoa nestas alturas ganha cá uma força :o :o
mike2002
Membro Veterano
Mensagens: 220
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mar 12, 2003 1:03 pm

Pakika Escreveu: Em primeiro lugar, as suas melhoras Miguel e as dos seus cachorros também (...) Das vezes que isso já aconteceu e, não foi nada de tão grave, agarrei no cachaço dos dois, gritei com o Oscaar (pois é o que mais me obedece) e separei-os.
Obrigado, isto vai indo. Custa é escrever com uma mão e uns dedinhos da outra :? ;)

Eu bem berrava, mas ... tá bem, tá! Aliás, foi graças aos meus berros que o meu pai se apercebeu, senão acho qeu hoje ainda lá estaria a tentar segurar os cães ... :o
PJOC
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm
Localização: 1 Cão (Springer Spaniel Inglês) Chamado Nick

quarta mar 12, 2003 2:31 pm

Felizmente ainda não passei por nenhuma situação destas, e espero não passar.
Curioso é o facto de o Mike dizer que ligou a mangueira e nada, pois eu tinha a indicação (se calhar errada) que numa situação destas se devia direccionar um jacto de agua para o focinho dos cães e eles paravam logo com a agressão, quer no caso de serem dois cães a atacarem-se quer no caso de ser um cão a atacar uma pessoa.
Gostaria de saber se alguem tb conhecia este processo ou se é uma grande tanga que me deram.
:o

Abraços para todos
mike2002
Membro Veterano
Mensagens: 220
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mar 12, 2003 2:40 pm

PJOC Escreveu: Curioso é o facto de o Mike dizer que ligou a mangueira e nada, pois eu tinha a indicação (se calhar errada) que numa situação destas se devia direccionar um jacto de agua para o focinho dos cães e eles paravam logo com a agressão, quer no caso de serem dois cães a atacarem-se quer no caso de ser um cão a atacar uma pessoa.
Olha, provavelmente não fiz bem a coisa, nem sei se apontei a agua directamente para o focinho.
No estado de nervos que estava se calhar não fiz bem a coisa, não sei. Se há coisa que detesto é ver cães a lutar uns com os outros :?
PJOC
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm
Localização: 1 Cão (Springer Spaniel Inglês) Chamado Nick

quarta mar 12, 2003 3:02 pm

Mike!

Eu não estou dizer que resulta, pois é apenas uma indicação que tenho.
De qualquer forma compreendo que no meio da confusão nem saiba muito bem se o jacto de agua acertou nos cães. Eu tb odeio ver agressões sejam elas de que tipo forem, em animais ou em pessoas, por isso o compreendo muito bem.
As melhoras para si e para os canitos.

Abraços
xandinho
Membro
Mensagens: 169
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm
Localização: 2 Cães, 2 Pássaros

quarta mar 12, 2003 3:09 pm

Isso foi feio... :o

espero que tenham rápidas melhoras, os três! :)

Relativamente à história da mangueira, eu também já tinha ouvido, tive duas cadelas (uma delas já morreu) que a partir de determinda altura não se podiam ver...tinham-se um ódio de morte, a mangueira (e baldes de água) foi sempre resultando até ao dia em que não resultou...e uma delas ía mesmo morrendo se o meu pai não tivesse lá posto as mãos, a vassoura na boca de uma e tirado de lá a outra! A partir dai nunca mais puderam estar juntas, nem 2 segundos!

sei que não ajudei grande coisa, como já foi dito seria melhor consultar um especialista!

As melhoras! :)
Responder

Voltar para “Cães”