Cadelinhas Domésticas Protegidas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Recorreu ou recorreria a:

Esterelização
23
43%
Pílula
1
2%
Isolamento da cadela durante o cio
15
28%
Isolamento da cadela durante o cio
15
28%

Total de votos: 54
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mar 19, 2003 10:28 am

Qual a melhor opção para a nossa cadelinha de casa?

Quais os prós e contras destas opções?
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 19, 2003 10:32 am

Esterilizar
monikestarr
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 10:37 am

Sandrara, disseram-me que essa medida muda a personalidade das cadelas. É verdade? Até que ponto? Deixamos de as reconhecer ou só ficam mais rabugentas?

:roll:

Ah, e desculpem-me o erro ortográfico, é esterilizar! :oops:
Sandrara
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 10:41 am

Eu tenho 12 cadelas esterilizadas e não notei diferença nenhuma. Algumas ficaram mais gorditas mas isto não acontece a todas é tal e qual como as pessoas, umas são gorditas outras não. De resto são as cadelas perfeitas.
monikestarr
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 10:45 am

Obrigada pela resposta, Sandrara.
É que, normalmente, quando se fala da esterilização parece que a cadela vai mudar de personalidade. E, realmente, se assim fosse, nunca o faria à minha futura cadelinha... :|

Ando com muitas dúvidas nesta questão. :roll:
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mar 19, 2003 10:52 am

Olá

Eu, por norma, e como tenho cães/cadelas e estão misturados, optei por esterelizar as cadelas.

Mas no caso de só ter uma cadela, e tendo tempo para a vigiar quando estivesse com o cio, optaria por não a esterilizar.
Ou não ... :o

Miguel
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta mar 19, 2003 10:57 am

Olá, ainda bem que criaram este tópico é que eu tenho imensas dúvidas sobre este assunto.

1º O que é que provoca os nódulos de que tanto falam, a esterelização ou a não esterelização?
2º Esses nódulos são provocados porquê?
3º A cirurgia é muito perigosa? , é que eu já ouvi falar de casos em que as cadelitas morrem nas mesas de operações.
4º Todos os boatos de que se não tiveram pelo menos uma ninhada acontece ......... , são falso , certo ?

É obvio que eu também sou a favor da esterelização , no caso de ser esse o metodo mais seguro e eficaz para a cadela não procriar, aplicasse EXCELENTEMENTE às "nossas" cadelitas de rua, mas no caso , que é o meu, de a cadela não sair à rua sem trela, não fazer intenções de ela ter crias, protegê-la de outros cãse em época de cio, não sei quala a melhor solução.

Obrigada pela ajuda ...
SeaLords
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 11:11 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 6:00 pm, editado 1 vez no total.
monikestarr
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 11:14 am

:( :!:
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta mar 19, 2003 11:31 am

A esterilizacao tambem previne a "Pyometra" (desculpem, so conheco o termo em ingles). A "Pyometra" e uma infeccao uterina gravissima. Uma cadela que sofra um caso grave desta condicao tera de ser operada de urgencia.

http://www.thepetcenter.com/sur/sp.html

A esterilizacao nao so previne os cios, como previne que as cadelas venham a ter gravidezes imaginarias. So quem ja viu uma cadela nesta condicao e que pode imaginar a angustia que e...
MINIEMIX
Membro
Registado: segunda out 14, 2002 9:35 am

quarta mar 19, 2003 12:09 pm

Nanico Escreveu:

A esterilizacao nao so previne os cios, como previne que as cadelas venham a ter gravidezes imaginarias. So quem ja viu uma cadela nesta condicao e que pode imaginar a angustia que e...
Pois tem toda a razão,
a minha cadelita já teve uma gravidez imaginária e foi muito complicado!
a Vet, indicou se ela tivesse mais alguma assim teria que ser operada.
deixou de comer durante 3 dias, não andava e ficou com leite nas maminhas.
e fez de um boneco dela o seu bebé..........foi horrível mesmo
tivemos que lhe dar pela boca abaixo umas vitaminas para abrir o apetite e uns comprimidos para secar o leite.
e esconder o tal boneco ( seu bebé imaginário).
aí é que foi a pior parte ela passava os dias a chorar desesperada a procura do boneco..........

enfim............. já passou.
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta mar 19, 2003 12:14 pm

Bom dia a todos
Eu no meu caso ainda não mandei esterilizar a Yara, como ela não está em contacto com mais nenhum cão, ainda o fiz. Tambem porque não sei se a deixarei ter filhos pelo menos uma vez, não seriam para vender nem andar á pressa a dá-los, era somente porque gostaria de ficar com uma cria dela, ela só deverá de ter 2 (máx. 3, se tiver) a minha mãe ficaria tb com as crias (salvo se a dona do macho não quizesse nenhuma). Mas quer faça quer não faça criação, mandarei esterilizá-la, porque é o melhor a nivel de problemas fisicos e psicológicos.
Acho que os donos que têm, principalmente, macho e fêmea juntos deveriam esterilizar as bichas, porque senão já se sabe no que dá... :?
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta mar 19, 2003 2:30 pm

[quote=SeaLords]
1º e 2º Os nódulos de que tanto se fala são tumores malignos da mama. São "criados" devida à sucessiva estimulação da glândula mamária pelos estrogénios, produzidos na primeira fase do cio. A ÚNICA maneira de os prevenir é esterilizar a cadela antes do 1º cio (eventualmente antes do 2º cio). A esterilização após o 2º cio não diminui o risco da cadela desenvolver tumores mamários mais tarde.
[/quote]

Eis uma questão que me tem moído um pouco a cabeça. Todos os vets com quem tenho falado ultimamente são a favor da esterilização para evitar x problemas, incluindo o terminal.

Mas aí acaba o consenso. Uns dizem que deve ser feita antes do 1º cio. Outros, logo após o 1º cio. Se a cadela já estiver próximo do 2º cio, logo após o 2º cio. De qualquer modo, sempre logo após o cio.

Mas se após o 2º cio já não resolve, então que fazer? É que estou neste caso, e estou muito indecisa!

SeaLords, pode dizer algo mais sobre este ponto?

Obrigada
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta mar 19, 2003 2:59 pm

Sealords agradeço imenso as suas explicações , a Missy tem 9 meses e ainda nunca teve o cio. Como vou ao vet para o mês que vem para ela levar a tal vacina das carraças vou falar com eles sobre a esterelização.
Obrigada
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta mar 19, 2003 3:26 pm

Citacao tirada de: http://www.thepetcenter.com/sur/sp.html (com autorizacao dos autores!)

Spay before the first heat cycle and mammary cancer is drastically reduced; spay after the first cycle and before the second and the risk is greatly reduced; spay after the second heat cycle and before the third and the risk is slightly reduced; spay after the third heat cycle and there is no affect on the chances of developing mammary tumors later in life.

Traducao:
Esterilize antes do primeiro cio para reduzir o risco de cancro mamario drasticamente.
Esterilize depois do primeiro cio e antes do segundo para reduzir significativamente o risco.
Esterilize depois do segundo cio e antes do terceiro e o risco de cancro mamario reduz-se um pouco.
Se esterilizar depois do terceiro cio, nao havera reducao do risco da cadela vir a desenvolver tumores mamarios.
Responder

Voltar para “Cães”