Rafeiros Einstein's?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kaz
Membro
Registado: quinta mai 19, 2005 4:18 pm

terça jan 29, 2008 6:02 pm

Hoje li uma noticia que me deixou bastante surpreso, diz que os rafeiritos são mais inteligentes que os cães de raça pura, será isto verdade? Confesso a minha admiração pois sempre pensei que os cães de raça foram apurados para determinadas funções logo mais especializados mas pelos vistos não!
Já sabia que o rafeiro é bastante mais resistente às doenças que os meninos de "lop" isto dá que pensar... Por que razão alguns de nós gastam fortunas em cachorros com papel quando podemos ajudar tantos Einstein's enviados em canil munipal... Enfim apenas um desabafo não tenho nada contra cães de raça nem criadores pelo contrario agora quanto a comercialização dos animais já é outro assunto... Aqui fica a noticia:

"Vira-latas 'são mais inteligentes que cães com pedigree

Um estudo realizado na Universidade de Aberdeen e de Napier, na Escócia, sugere que cachorros vira-latas são mais inteligentes do que os cães de raça com pedigree.

A pesquisa aplicou sete testes, inclusive de QI, em 80 cachorros. Os animais foram avaliados pelo desempenho nos testes e recebiam nota de até 30 pontos.

A média entre os os vira-latas foi de 20 pontos, contra 18 dos cães de raça pura.

De acordo com os cientistas, os vira-latas apresentam melhor noção de espaço e resolvem problemas com mais facilidade do que os cachorros com pedigree.

O estudo indica ainda que dos dez cachorros que apresentaram melhor desempenho nos testes, sete eram vira-latas.

"Ser um cachorro de raça pura não melhora a inteligência", diz David Smith, que liderou o estudo. "O risco de ter problemas médicos também diminui para os vira-latas", afirma.

Testes

Em um dos testes, os cientistas escondiam um osso embaixo de uma lata para observar se os cães conseguiam identificar que o objeto ainda existia.

Em outro teste, os cachorros tiveram que encontrar a saída de um labirinto.

O cachorro mais inteligente foi uma mistura das raças Collie e Spaniel, que atingiu nota máxima em todos os testes.

O segundo lugar foi ocupado por quatro cães com raças misturadas: uma mistura de Labrador com Spaniel, outra de terrierr Jack Russell com Cocker Spaniel, um Pastor Alemão com Labrador e uma Lhasa Apso com Poodle.

Smith aponta ainda que, na média, os filhotes que tinham a raça Collie na mistura eram mais inteligentes que outros cachorros vira-latas.

Segundo Smith, os resultados demonstram que a polícia deveria treinar cães vira-latas e não confiar apenas nos pastores alemães de raça pura
."

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.
MissJo
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2008 11:48 pm

terça jan 29, 2008 6:24 pm

Eu cá concordo...sempre tive rafeiros e nunca tive de perder horas a fio a ensinar o que quer que fosse, e são todos mt obedientes. :P
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça jan 29, 2008 6:26 pm

Claro que acredito no que foi escrito afinal apurar animais com uma determinada caractristica e inutil,aposto que qualquer rafeiro tem tambem mais faro que um pointer e e mais rapido que um galgo,a cada uma que so visto.

Cada cao e um cao mas ha raças com maior indice de treino ou inteligencia que outras muitas porque nao e util serem muito inteligentes,por exemplo. :roll:
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jan 29, 2008 6:40 pm

MissJo Escreveu:Eu cá concordo...sempre tive rafeiros e nunca tive de perder horas a fio a ensinar o que quer que fosse, e são todos mt obedientes. :P
Pois o meu não é rafeiro e tambem não perdi horas a ensinar-lhe o que quer que fosse.
Cada cão é um cão e a inteligência a meu ver terá pouco a ver com a raça. Penso que terá a ver , sim , com os estimulos recebidos.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

terça jan 29, 2008 6:53 pm

E agora uma curiosidade parva, mas que por acaso já me fez pensar: será que, tal como nas pessoas, também podem haver cães com sobredotação intelectual, ou seja, cães que aprendam mais rapidamente, que consigam aprender uma maior variedade de coisas, até ao ponto de terem comportamentos tão complexos, que quase nos imitam? Pelo que li o Q.I do cão ronda os 30 pontos, será que existem cães com 40 ou 50 pontos de Q.I?
O que acham?
XiwawasyPits
Membro Júnior
Registado: sexta jan 25, 2008 2:37 pm

terça jan 29, 2008 6:55 pm

Não percebi se se referiam a "Vira-lata" no sentido de cão rafeiro ou de cão que anda pela rua.

Acredito que os cães que andem por aí,sem donos, sejam mais inteligentes que os cães de raça (com donos) uma vez que são obrigados a se safar sozinhos. Se não forem inteligentes o suficiente não se safam. Mas acho que não é por terem raça ou não, mas sim pelas experieêcias de vida.

Quanto à questão da saúde está comprovada...
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça jan 29, 2008 7:07 pm

TitvsLivivs Escreveu:E agora uma curiosidade parva, mas que por acaso já me fez pensar: será que, tal como nas pessoas, também podem haver cães com sobredotação intelectual, ou seja, cães que aprendam mais rapidamente, que consigam aprender uma maior variedade de coisas, até ao ponto de terem comportamentos tão complexos, que quase nos imitam? Pelo que li o Q.I do cão ronda os 30 pontos, será que existem cães com 40 ou 50 pontos de Q.I?
O que acham?
Eu acho que sim.....
Mais inteligentes que muitos humanos.......
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

terça jan 29, 2008 7:45 pm

Este estudo deixa-me algumas dúvidas … uma conclusão desta natureza que foi alcançada por uma universidade baseada em 2 testes… e as conclusões são de rir …

Mas permitam-me que comente alguns dos testes…
Em um dos testes, os cientistas escondiam um osso embaixo de uma lata para observar se os cães conseguiam identificar que o objeto ainda existia.
Esta, regra geral depende de mais 2 coisas fundamentais não menos importantes, do faro e da motivação para querer alcançar o osso. A não ser que a lata estivesse lacrada e a única pista fosse uma indicação escrita…
Para quem como eu tem um Pointer Inglês sempre pronto para dar ao dente sabe muito bem o que acontecia – 2 seninfadelas para o ar a longa distancia e estava o osso desmascarado, mas isso se calhar acontecia porque ela não tem papeis que atestem a sua pureza logo é muito inteligente.
Em outro teste, os cachorros tiveram que encontrar a saída de um labirinto.
Que tipo de labirinto? Os cães já conheciam o labirinto? …

Cá para mim e até provas em contrário, este estudo é uma treta usada para tentar fundamentar extremismos idiotas que dizem que os rafeiros são melhores do que os de raça.
Última edição por vald em terça jan 29, 2008 7:48 pm, editado 1 vez no total.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

terça jan 29, 2008 7:48 pm

Vira-lata no sentido de cao de rua... Acho que sim. Nao sao mais inteligentes... podem é ser mais "espertos" e safar-se melhor pois têm de se virar e arranjar modo de sobrevivencia. Os que vivem em casas têm tudo disponivel entao nao perdem muito tempo a aprender... digo eu.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

terça jan 29, 2008 7:53 pm

nicosa Escreveu:
TitvsLivivs Escreveu:E agora uma curiosidade parva, mas que por acaso já me fez pensar: será que, tal como nas pessoas, também podem haver cães com sobredotação intelectual, ou seja, cães que aprendam mais rapidamente, que consigam aprender uma maior variedade de coisas, até ao ponto de terem comportamentos tão complexos, que quase nos imitam? Pelo que li o Q.I do cão ronda os 30 pontos, será que existem cães com 40 ou 50 pontos de Q.I?
O que acham?
Eu acho que sim.....
Mais inteligentes que muitos humanos.......

Eu também acho que sim, mas como não há maneira de nos apercebermos dessa superioridade intelectual, pensamos que todos são iguias, mas de facto não sei.
silvabreu
Membro Júnior
Registado: sexta jan 25, 2008 12:56 pm

terça jan 29, 2008 8:16 pm

XiwawasyPits Escreveu: Quanto à questão da saúde está comprovada...
ai está?? não sabia. e comprovada por quem??
Simson
Membro
Registado: segunda jan 21, 2008 5:01 pm

terça jan 29, 2008 8:26 pm

MissJo Escreveu:Eu cá concordo...sempre tive rafeiros e nunca tive de perder horas a fio a ensinar o que quer que fosse, e são todos mt obedientes. :P
e sem ser rafeiros já teve :?: :?:
Enquanto a verdade te assiste , segue em diante.
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça jan 29, 2008 8:30 pm

Silvaabreu e simson voces sao maus muuuuito maus 8) ,concerteza por alguem que nunca teve outros.
XiwawasyPits
Membro Júnior
Registado: sexta jan 25, 2008 2:37 pm

terça jan 29, 2008 8:36 pm

silvabreu Escreveu:
XiwawasyPits Escreveu: Quanto à questão da saúde está comprovada...
ai está?? não sabia. e comprovada por quem??
Pela própria genética.
Nos cães de raça há mais consanguinidade o que leva à "propagação" da pré-disposição para determinadas doenças . Há raças mais predispostas a determinadas doenças e está provado que nos cruzamentos entre diferentes raças ou de um cão de raça e um rafeiro as crias geralmente não "herdam" essas predisposições (diz-se que geralmente herdam o melhor de cada raça), há mais variabilidade genética, também por isso os cães rafeiros possuem conformações mais distintas. Isto vem escrito em quase todos os livros sobre cães.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jan 29, 2008 8:44 pm

´Taditos dos veterinários, se os rafeiros fossem assim tão saudáveis já tinham todos ido à falência :D

Quanto a este estudo, é giro não terem sido usados rafeiros a sério, mas sim cães cruzados. E para se fazerem cães cruzados é preciso - tcharam, ter cães puros para cruzar :lol:

P.S. Já agora, adoro o fim do 1º post
© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.
:lol: :lol: :lol:
Última edição por SeaLords em terça jan 29, 2008 8:46 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”