Cão Vadio.. o que fazer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bassetcaju
Membro
Registado: terça out 02, 2007 8:33 am

terça fev 19, 2008 6:16 pm

Anda um cão vadio na minha área de residêcia. Soube que já mordeu um cão e que este ficou mt doente. Agora ele começou a implicar com o meu. O que devo fazer? Enviá-lo para um canil? e se sim, como o faço? eles vêem buscá-lo???
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 19, 2008 6:32 pm

Vêm pois, e logo a seguir metem-no num cubículo de 1m em cima de um estrado de madeira preso com uma corrente com uns 50 cm de comprimento, cubículo esse que é limpo à mangueirada (cão e tudo) diáriamente, para passado uns dias ser eutanasiado. É este o destino de um cão enviado para os canis municipais.
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

terça fev 19, 2008 10:38 pm

nunca liga pra 1 canil monicipal, pq ai n so nao sao bem tratados, como vao pra abate. pq a 1 ou + verterinarios se conhecem associaçoes de caes abandonados com condiçoes e ai contacte. boa sorte
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
gatabeta
Membro
Registado: sábado jan 05, 2008 10:20 pm
SEIS ROSICOLLIES:
PeRIQUITOS:MANDARINS:CASAL DE GALINHAS HOUDAN: ROLAS DIAMANTE: CÁG

terça fev 19, 2008 11:45 pm

A implicação dele não será fome e sede?
Alguém providencia comida para ele? Como sabe um cão ao contrário de alguns(não todos) os gatos, não sabe caçar, então se nimguém lhe dá comer, como é que ele faz???E o outro cão que foi mordido ficou mesmo doente por ser mordido?
dinodane
Membro Veterano

terça fev 19, 2008 11:57 pm

Triste país o nosso em que os animais vivem sem qualquer tipo de protecção. Embora compreenda e tenha que aceitar a existência de canis de abate não consigo compreender é que se mantenham os animais lá em condições que a maior parte das pessoas não pode sequer imaginar, é mesmo ver para crer. E tudo isto pago por todos nós contribuintes.

Um cão vadio pode ser de facto uma ameaça para os outros cães ou mesmo para as pessoas. Mas tendo visto com os meus olhos vários canis municipais seria incapaz de enviar qualquer animal para lá, mesmo ameaçando o meu cão e mesmo não tendo qualquer outra solução para o animal, infelizmente. Conheço almas caridosas que tentariam apanhar o pobre e na falta de uma associação ou família para o recolher o eutanasiariam. Antes isso que chamar o carro da câmara para o apanhar.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta fev 20, 2008 2:01 am

bassetcaju Escreveu:Anda um cão vadio na minha área de residêcia. Soube que já mordeu um cão e que este ficou mt doente. Agora ele começou a implicar com o meu. O que devo fazer? Enviá-lo para um canil? e se sim, como o faço? eles vêem buscá-lo???
A coisa mais desumana que pode fazer é enviar o cão para um canil.
Tem a certeza que o outro cão ficou muito doente, por ter sido mordido por esse cão vadio?

Pergunta " o que devo fazer? ".
Se a situação fosse comigo, acho que fazia o seguinte:

1º - Dava-lhe água e comida.
2º - Depois de ter a confiança dele, leváva-o a um Veterinário, de forma a ser examinado e fazer análises, para ver se está saudável.
3º - Faria os possíveis por o tratar, caso fosse necessário.
4º - Tentaria que fosse aceite numa instituição de protecção, e tentaria arranjar alguém que quisesse ficar com ele .

Nunca em nenhuma situação chamaria alguém dum canil Municipal sabendo que o cão iria ser abatido.

Se não quiser, fazer nada do que lhe estou a sugerir, deixe o pobre animal em paz, tente passear o seu cão noutro local.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta fev 20, 2008 8:53 am

Pronto bassetcaju, depois de ler todas estas mensagens já sabe o que fazer: Envie a morada da sua area de residência por PM a MiausRafa que a/o forista trata do assunto.
Entretanto, feche-se em casa com o seu cão, e aconselhe os seus vizinhos a fazerem o mesmo. Se o seu cão não sair à rua já não é mordido!
Ah, e entretanto atire-lhe uns bifinhos da sua janela que o mal do bicho é fome!

Desculpem lá, mas o problema do forista é este:
Anda um cão vadio na minha área de residêcia. Soube que já mordeu um cão e que este ficou mt doente. Agora ele começou a implicar com o meu. O que devo fazer? Enviá-lo para um canil? e se sim, como o faço? eles vêem buscá-lo???
Alguém tem soluções práticas para resolver este problema em concreto? É que ninguém questionou se os canis municipais têm condições, se a eutanásia é boa ou má, ou quais os problemas socio-económicos e culturais que levar ao abandono dos cães e aos seus eventuais problemas comportamentais!!
Há um cão SOLTO na via pública que é agressivo com os outros cães!
Dar-lhe de comer nessa mesma VIA PÙBLICA só vai servir para agravar esse problema. Isto porque o cão vai considerar que ali é mesmo um bom lugar para ficar e ainda mais o vai considerar um território seu a defender.
Contactar 'Associações', que precisam é que lhes tirem os cães de lá porque estão a abarrotar pelas costuras, também não me parece boa ideia!
Por isso, a não ser que alguma "alma caridosa" esteja disposta a ir lá buscar o cão e levá-lo para algum lado (FAT, adoptante, etc.), então o chamar o canil pode ser mesmo a única opção para resolver o problema do forista! (embora eu duvide que o canil o vá lá buscar ou o consiga apanhar). Por isso, ou é isto ou é fechar o cão em casa, e as restantes pessoas da área fazerem o mesmo, para não serem atacados e mordidos!!
O resto é tudo muito bonito, e sobretudo 'politicamente correcto, mas NÂO RESOLVE NADA!
dinodane
Membro Veterano

quarta fev 20, 2008 2:43 pm

Dou-lhe razão, PauloC. O meu post nada tem a ver com o politicamente correcto, é a minha opinião pessoal sobre o assunto que em boa verdade em nada resolve o problema.
Um cão vadio pode ser de facto uma ameaça para os outros cães ou mesmo para as pessoas. Mas tendo visto com os meus olhos vários canis municipais seria incapaz de enviar qualquer animal para lá, mesmo ameaçando o meu cão e mesmo não tendo qualquer outra solução para o animal, infelizmente
.
MiausRafa
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 1:06 am

PauloC1 Escreveu:Pronto bassetcaju, depois de ler todas estas mensagens já sabe o que fazer: Envie a morada da sua area de residência por PM a MiausRafa que a/o forista trata do assunto.
Dei a minha opinião.
O procedimento que aconselhei, já resultou com um cão que andava na zona onde anteriormente residi. A maioria das pessoas andava com medo de sair à rua com os cãezinhos porque supostamente o tal cão mordeu um outro. A única solução que encontraram era precisamente chamar a " carroça dos cães". Eu presenciei o cão, a seguir as pessoas que iam a passear cães, pessoas essas que não queriam o animal próximo e o enxotavam com pedras e os seus caezinhos entretanto ladravam-lhe, até que o cão deve ter ficado mais agressivo com a situação e ao que disseram na altura mordeu um dos cães que andava a ser passeado sem trela.
Eu e mais duas pessoas que sabemos qual é o fim dos animais que vão parar aos canis e o que sofrem até acabarem com eles. Conseguimos apanhar o cão, o único problema que o Veterinário encontrou foi desnutrição e uma depressão, foi tratado, conseguimos arranjar uma FAT e posteriormente foi adoptado. Hoje esse cão, outros companheiros quatro patas e donos vivem em perfeita harmonia.

Quando disse dar água e comida, não seria no sentido de incentivar o cão a ficar por lá, mas sim para ter mais hipóteses de o apanhar e levar a um Veterinário, que possa examinar o cão, no sentido de ver se ele tem alguma doença grave e a partir daí ser mais fácil de resolver o que fazer.

Flamingos, não precisava enviar-me esta MP:
se toda as pessoas penssacem como o sre, o problema tb nunca seria rezolvido. e mto facil criticar mas aprezentar soluçoes ainda + dificil e

Não critiquei ninguém. Apresentei soluções que podem ou não ser viáveis. Por isso não percebi, o que quis dizer. E agradeço que não volte a enviar-me MP, quando as respostas que eu der não lhe sejam dirigidas, a menos que seja um dos tais " Clones ".

PauloC1, talvez o bicho agradeça mesmo os bifinhos, mesmo amandados da janela, cozidos de preferência.

Se acham que o melhor é chamar alguém do canil, sejam honestos com vocês próprios e admitam que seria isso que fariam ou então também da janela para não correrem o risco de ser mordidos, não atirem o bife, mas sim um tiro no bicho e fica o caso resolvido.
dinodane
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 10:16 am

Esta senhora Flamingo parece-me estar um pouco baralhada pois recebi uma pm também dizendo algo "por amor de Deus, não mande o bicho para o canil"... :roll:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta fev 21, 2008 10:49 am

dinodane Escreveu:Esta senhora Flamingo parece-me estar um pouco baralhada pois recebi uma pm também dizendo algo "por amor de Deus, não mande o bicho para o canil"... :roll:
Mandem-no para casa dessa Sra. Flamingo 8) 8) 8)
Dino já reparaste na assinatura desas Sra.? "SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP" 8) 8)
MiausRafa
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 12:09 pm

dinodane Escreveu:Esta senhora Flamingo parece-me estar um pouco baralhada pois recebi uma pm também dizendo algo "por amor de Deus, não mande o bicho para o canil"... :roll:
Pois parece que a Srª Flamingo deve estar super baralhada. Talvez seja boa ideia, voltar a ler o tópico desde o ínicio.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta fev 21, 2008 12:21 pm

Se acham que o melhor é chamar alguém do canil, sejam honestos com vocês próprios e admitam que seria isso que fariam ou então também da janela para não correrem o risco de ser mordidos, não atirem o bife, mas sim um tiro no bicho e fica o caso resolvido.
Ora ai está uma solução para o caso, pese embora por ser pouco exequível. Desde logo porque nem toda a gente dispõe da arma necessária para o efeito, depois porque fica por resolver o problema da disposição do cadaver, e sobretudo porque é ILEGAL.
Já não entendo é o inicio da frase "Se acham que o melhor é chamar alguém do canil, sejam honestos com vocês próprios e admitam..."!! Mas então ficou alguma dúvida? Admitir exactamente o quê? É que chamar as entidades oficiais definidas na Lei para recolha de animais errantes não é nenhum crime! Criminoso e imoral é abandoná-los! Também fico com dúvidas se não será igualmente imoral condenar um animal a ficar o resto da vida fechado no "canil nº27" de uma qualquer associação, no meio de outros 30, sem a comida e a atenção que merece! Mas....deixemo-nos de considerações filosóficas e metafísicas, que o que o forista pediu foi uma solução prática! Sendo assim, ou alguma alma caridosa se oferece para ficar com o cão (temporária ou definitivamente) e vai lá buscá-lo, ou então o 'canil' é mesmo uma solução a considerar! Se conhecem outras, que não passem pelo forista não sair à rua ou então levar o cão vadio para casa e fechá-lo no WC e dar-lhe anti-depressivos e bifes, digam!
MiausRafa
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 1:27 pm

bassetcaju Escreveu:Anda um cão vadio na minha área de residêcia. Soube que já mordeu um cão e que este ficou mt doente. Agora ele começou a implicar com o meu. O que devo fazer? Enviá-lo para um canil? e se sim, como o faço? eles vêem buscá-lo???
PauloC1, a ajuda que o forista pediu foi o que devo fazer? seguido quase de uma certeza que o melhor será o Canil, parece que só esperava que todos lhe dissessem, " força, canil, com o bicho". Daí eu dizer " Se acham que o melhor é chamar alguém do canil, sejam honestos com vocês próprios e admitam..." não entendi qual é a solução prática que o Sr. apresenta para ajudar a resolver a situação. É chamar alguém do canil?Quando leio parece que há alguma contradição, talvez, eu não tenha entendido bem.

Já apresentei algumas sugestões viáveis ou não, depende do animal em questão.
Já contei uma experiência com um caso que poderá ter sido semelhante ou talvez não.
Não entendo, porquê as criticas, embora todos sejamos livres de o fazer.

Mas como bem disse o forista pede ajuda, ainda não vi que alguém diga simplesmente "se fosse eu faria.... ". Com a passagem do tempo ou o cão já está no canil e estamos aqui a falar à toa, ou já houve acidentes graves com o cão à solta, entre muitas hipóteses.
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

quinta fev 21, 2008 2:35 pm

Tire uma foto do cão, e ponha no forum de adopção de animais, mandá-lo para um canil não.
Responder

Voltar para “Cães”