ninhadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
weiwei
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2007 12:50 pm

sábado fev 23, 2008 2:43 pm

Boas! Gostava que me ajudassem a acabar com uma discussão que tenho vindo a ter desde já alguns dias para cá. Quando se junta uma fêmea e um macho de donos diferentes para procriarem, quantos cachorros normalmente cada um tem direito? Obrigado
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

sábado fev 23, 2008 2:52 pm

Quando nao ha outro tipo de acordo costuma ser:o dono do macho tem direito a um se nascerem ate 5 e a dois se nascerem mais de 5.
O dono do macho tem direito a 1ª e 3ª escolha respetivamente.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sábado fev 23, 2008 3:30 pm

E isso é uma lei sagrada ou é só uma lei do código dos criadeiros?
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sábado fev 23, 2008 3:44 pm

Pode pagar a monta em $$$.Como se trata de transacção comercial...você é que sabe que acordo faz.
weiwei
Membro Júnior

domingo fev 24, 2008 5:37 pm

Pois realmente a dúvida estava entre se era sempre só um cachorro, ou se a partir de certo número de cachorros passava a dois. Obrigado pelo esclarecimento.
mfilipa
Membro
Registado: sexta dez 21, 2007 4:14 pm

domingo fev 24, 2008 5:42 pm

Mais vale dizer-nos quantos cachorros nasceram afinal :o
weiwei
Membro Júnior

domingo fev 24, 2008 9:59 pm

Não se trata de uma ninhada que nasceu. Era realmente uma discussão que tenho vindo a ter já com mais de uma pessoa, em que eu sempre fui da opinião que a partir de certo número de cachorros não tinha lógica continuar a ser dado somente um cachorro ao dono do macho. E pelos vistos sempre tive razão e os outros não. Mais uma vez obrigado
Pointerman
Membro Veterano

domingo fev 24, 2008 10:33 pm

Nao esta lei nao e sagrada pois e do tempo em que as pessoa tinham cara/honra como hoje nem uma nem outra teem valor e muito natural quue esta tambem nao seja.

E que a criaçao de caes nao começou com a "net"
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda fev 25, 2008 6:15 am

Essa "lei" não é sagrada nem é lei nenhuma, porque o dono do macho tem direito apenas àquilo que ambas as partes acordarem de livre vontade. O acordo pode ser 1 cachorro, 2, metade da ninhada, toda a ninhada menos 1, o que se quiser. Pessoalmente nunca aceitaria dar mais que um cachorro, sobretudo se é para depois o dono do macho o vender, mas cada um sabe de si.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda fev 25, 2008 8:54 am

Pois para mim, e sendo eu o dono da cadela, acho preferivel pagar. Qual é a lógica de criar para dar a primeira escolha a outro ? :roll:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
cisal
Membro
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Contacto:

segunda fev 25, 2008 9:23 am

Sem cão também não teria a sua ninhada não é?
Eu também tenho de momento apenas uma fémea, mas segundo sei hà mesmo uma lei aplicavél neste caso fica proemtido vou tentar ainda hoje colocar aqui esta informação mas a verdade é que a monta como é chamada tem que ser paga ou a dinheiro ou com vários cachorros depende do acordo, caso não exista acordo também a lei tem definições esclarecedoras, parece-me mesmo que é o dono do macho o 1º a escolher.
Vou tirar as minhas dúvidas e facultar-vos a lei.
Até já.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
SeaLords
Membro Veterano

segunda fev 25, 2008 9:45 am

Não há lei nenhuma. O que há é um Regulamento de Criação da FCI que, à falta de acordo prévio entre as partes, serve de orientação (quem o quiser consultar, tem-no aqui. Engraçado que, originalmente, esse Regulamento dizia que o dono do macho só tinha direito a um cachorro se fosse para ficar com ele (não o podia vender). Na última versão, esta cláusula desapareceu (mal, na minha opinião).

Claro que é preciso cão para fazer uma ninhada, mas cães há muitos (é como os chapéus ...), pelo que se não me agradarem as condições que o dono do cão impõe escolho outro (tão simples quanto isso).

Eu também estou com o Diamantino, prefiro pagar em dinheiro e escolher o melhor para mim (aliás, nunca paguei monta nenhuma em cachorros). Claro que quem faz ninhadas para vender, tanto se lhe dá como se lhe deu ...
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda fev 25, 2008 10:14 am

Sempre achei curiosa, a seguinte parte desse regulamento:
Dog traders and commercial dog breeders are not permitted to undertake breeding in a member country or contract partner of the FCI.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Pointerman
Membro Veterano

segunda fev 25, 2008 10:39 am

Eu falei da forma que se fazia antes dos caes se tornarem um negocio lucrativo(para alguns claro).
Era quanto a mim uma formula justa,ja que o dono da cadela tem mais trabalho fica com mais cachorros ,e o dono do macho ja que fica com menos que escolha o que quiser,mas o justo vai muitas vezes do pessoal de cada um.
Isto como ressalvei se nao houver acordo em contrario.

Ja agora um conselho a quem tiver machos e receba dinheiro em troca,nao deixem o cao fazer a monta sem o dinheiro estar a vista ou seja dinheiro a vista ,salto do cao dinheiro para o lado do dono do macho.
Porque digo isto?simples e que ainda estou a "arder" com cem contos da monta que o meu fez a uns Salter cid da Chamusca.

Sealords ja agora porque mal?o dono do cao nao tem direito de fazer o que quizer com aquilo que lhe cabe de direito?
SeaLords
Membro Veterano

segunda fev 25, 2008 10:51 am

Porque para mim só faz sentido pagar em cachorros se o dono do cão quiser o cachorro para o incorporar nos seus próprios planos de criação. Mais, acho que o criador deve (tem mesmo a obrigação de) escolher onde coloca os seus cachorros. Se o dono do cão quiser o cachorro para o vender, o criador arrisca-se a ver um dos seus cães, com o seu afixo, a ir parar a mãos erradas. Perde o cachorro, perde o criador e pode perder a raça.

Já agora, muito antes de a criação de cães ser lucrativa, segundo a sua opinião (leia-se no princípio do século XX) já havia "stud fees" em dinheiro (que, sinceramente, é, para mim, o que faz mais sentido).
Responder

Voltar para “Cães”