A propósito do tópico Criador vs. Produtor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

quinta mar 27, 2003 12:19 pm

Olá a todos,

Antes de mais desculpem-me por estar a abrir um novo tópico e não seguir o já existente, mas esta pareceu-me a atitude mais correcta e em maior consonância com o meu objectivo.

O tópico acima mencionado já foi aberto há bastante tempo e ainda hoje se arrasta devido, talvez, à polémica a ele inerente que leva a que cada um defenda os seus pontos de vista, por vezes, de forma (no meu entender) demasiado excessiva. Como este tópico, existem muitos mais que provocam a mesma celeuma entre os "foristas".

Mas a razão que me leva a abrir um novo tópico é a seguinte:

Como em qualquer questão, existem vários pontos de vista pessoais, mais ou menos defensáveis, dependendo de vários factores como a lógica da questão em si, até à capacidade de argumentação de cada um.
O que aqui vos faço é um apelo, para que talvez todos nos possamos dar um pouco melhor e evitar algumas situações menos "agradáveis" que aqui ocorrem.

Há vários membros deste fórum que são criadores, ou melhor, que são bons criadores, que demonstram profundo conhecimento de causa e a quem, pelos menos eu, tenho a agradecer várias intervenções que em muito me esclareceram em algumas dúvidas, pequenas curiosidades e até em assuntos sobre os quais eu, pura e simplesmente não estava sequer atento ou alertado.

No entanto, por vezes, questões que por vos parecem descabidas e até mesmo estúpidas são prontamente "atacadas" de um modo muito agressivo que, a meu ver, será um tanto ao quanto desnecessário e evitável em certas situações.
Eu próprio, por vezes, fiz (e faço) aquilo para o qual agora alerto. :oops:

Relativamente à questão da compra de cães em lojas, e das "puppy-mills", esse assunto não é do conhecimento generalizado das pessoas. Muitos dos membros deste fórum não são criadores ou especialistas em cães, desconhecem vários assuntos por completo (tal como eu) e podem achar que comprar animais numa loja pode ser a melhor solução.
Acho eu (na minha humilde opinião) que compete a todos nós, membros do fórum, e se calhar mais ainda a vós, membros veteranos que são criadores, esclarecer esses membros mais recente e/ou inexperientes.

Eu sei que vos deve ser frustrante e irritante algumas mensagens que aqui lêem, mas por vezes isso deve-se ao desconhecimento total, nada mais.
Penso que seria possível evitar alguns autêntico "ataques" que aqui vemos. Que poderiam ser um pouco mais condescendentes na forma como se dirigem às pessoas quando verificam que se tratam do membro junior que pode estar totalmente confuso e equivocado. Penso que a verdadeira razão de ser deste fórum é precisamente a troca de ideias de forma a esclarecer essas dúvidas e confusões.

Não vou personalizar esta mensagem porque ela não se dirige especificamente a A, B, ou C, mas sim é para o geral, para novos, menos novos, antigos ou mais antigos membros.
Vou unicamente personalizar o exemplo demonstrado por um membro, o PauloC, que talvez seja quem melhor consegue esclarecer de uma forma objectiva, sem ataques a ninguém, as dúvidas que aqui vão surgindo.
Acho que deveria ser um exemplo a seguir por todos, incluíndo eu.

Um abraço a todos, e desculpem-me a minha "ousadia" :oops:

Bullie & Gaspar
PJOC
Membro
Mensagens: 140
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm
Localização: 1 Cão (Springer Spaniel Inglês) Chamado Nick

quinta mar 27, 2003 12:27 pm

Não podia estar mais de acordo. Está na hora de haver respostas construtivas por parte de quem detêm o conhecimento sobre as materias expostas.

Abraço
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

quinta mar 27, 2003 12:28 pm

Bullie Escreveu: Relativamente à questão da compra de cães em lojas, e das "puppy-mills", esse assunto não é do conhecimento generalizado das pessoas.
Olá Bullie,
Isso também é uma grande verdade! O que mais irrita é que vejo programas de tudo e mais alguma coisa (lixo mesmo) na televisão, beleza, moda..bla bla e podia haver um sobre animais! Há tanta coisa para divulgar!
Podiamos, em conjunto, tentar arranjar uma maneira de divulgar de maneira mais abrangente este assunto!
Alguma ideia?

Catarina
Última edição por cgtorres em quinta mar 27, 2003 1:37 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta mar 27, 2003 1:27 pm

Olá Bullie

Há duas propostas distintas no seu tópico. Dois apelos: um no sentido de se elucidarem as pessoas, através dos criadores e membros mais informados, sobre a problemática da comercialização dos cães de raça; outro apelo diz respeito à forma, pedagógica e "simpática" como essa elucidação deve ser feita.
Há ainda uma terceira proposta, em forma de sugestão, que é a de tentar elucidar o público em geral não apenas aqui no âmbito restrito do fórum, mas a nível do país, sobre este problema.

Em relação à primeira parte, eu quando vim para o fórum senti exactamente o mesmo. Entrei e senti assim um ambiente esquisito, nem propriamente hostil nem do género "estou em casa". Como era um analfabeto em cães, agora já sei umas coisitas, "acagachei-me" com tantas sabedorias. Mas não criei nenhum complexo de inferioridade, que eu não sou para essas coisas. Fui lendo, aprendendo, fui convivendo e fui-me habituando às manias das pessoas. Sim, porque há por aqui muitas taras. Mas o melhor é a gente não ligar. Sabe porquê? Porque nós também temos as nossas e às vezes pensamos que não.

Se tiver a paciência de ler para trás mensagens antigas, vai ver que muitas mensagens de veteranos que hoje lhe parecem ríspidas e até insuportáveis, são (plenamente) compreensíveis. É que aparece aqui cada anormalidade que de facto às vezes falta mesmo a pachorra.

Em relação à atitude e acção pedagógica dos criadores sobre a problemática da comercialização dos cães, eles têm-na tido. SeaLords, CindelP, VascoV, Yakov e outros (esta enumeração que embora não pretenda ser exaustiva é arriscada, porque fica sempre alguém de fora injustamente). Mas a posição deles é extremamente incómoda, percebe? Dará sempre a impressão a algumas pessoas de que estão a vender o seu "peixe". O ideal é isso ser feito por pessoas completamente insuspeitas pelo facto de não serem criadores (como o PauloC, que referiu, ou outros elementos).

Em relação à sugestão de existir uma maior divulgação deste problema em órgãos da comunicação social ou outros, é uma excelente ideia.
O grande problema é que a comunicação social está invadida pelo vírus das audiências. Se forem umas notícias palpitantes (e que metam sangue de preferência) sobre ataques de cães ou coisa parecida, tudo bem, venha isso.
Mas há que tentar. Venham daí sugestões. A ideia é excelente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Localização: Terranova

quinta mar 27, 2003 2:32 pm

Bullie,

A realidade neste Forum é o choque "frontal-o-teclal" de diferentes feitios, mas com o privilegio de termos algo em comum: sermos uns fanaticos pelos cães (por todos, independentemente se são nossos, ou de raça)

Nos primeiros dias, fui "passada a pente fino" (muito fino mesmo!!! lol ). Mas com o passar do tempo, "ganhei" neste Forum a minha posição. Eheheh!!!

Habituei-me a pessoas, modos e feitios, e sinceramente já não ligo a discussões mal intencionadas, ou mesmo mentiras que possam inventar.
Sinceramente, destas coisas (para mim inofensivas), não vale a pena perder tempo, farto-me de rir.

Continuarei sempre a mesma, ajudando no que posso e sei, sem ofensas .....até confesso que adoro alguns foristas mais veteranos, porque mesmo "calejados" ao longo dos anos, de tudo o que de mal aqui passou e passa, expostos aos mesmos gozos, crueldades e sucessivas injustiças,...... sabem no entanto respeitar e diferenciar, modos, atitudes e duvidas.

Fiquem Bem!
Última edição por Cybergirl em sexta mar 28, 2003 11:11 am, editado 1 vez no total.
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

quinta mar 27, 2003 3:34 pm

Talvez eu tenha sido um pouco mal interpretado.

[quote]

Há duas propostas distintas no seu tópico. Dois apelos: um no sentido de se elucidarem as pessoas, através dos criadores e membros mais informados, sobre a problemática da comercialização dos cães de raça; outro apelo diz respeito à forma, pedagógica e "simpática" como essa elucidação deve ser feita.

[/quote]

Na realidade apenas existe um tópico no texto por mim escrito: o cívismo na forma como determinadas respostas são dadas.
Passo a explicar:
Como vêem sou um membro ainda recente e, desde o dia que pela primeira vez frequentei o fórum, tenho lidos algumas reclamações por parte de membros mais antigos àcerca das quezílias que frequentemente aqui aparecem. Ou seja, pelos vistos este é um "problema" antigo.

Algo que tenho vindo a constatar é que por vezes, de uma pequena pergunta, comentário ou observação iniciam-se autênticas "guerras".
Eu limitei-me a observar que, parece-me a mim, a maior parte das perguntas, comentários e/ou observações que têm direito a respostas agressivas e rispídas, são colocadas por membros recentes, logo e em princípio inexperientes.
Entendo e compreendo que, para quem tenha uma vasta experiência em lidar com cães, certas questões possam soar a autênticas barbaridades e completamente disparatadas mas, acho que há que ter em linha de conta que se trata de perguntas colocadas que não têm a mesma (ou até nenhuma) experiência.

Um exemplo:

Relativamente às "puppy-mills", eu só muito recentemente fui alertado para tal situação, e até então nunca pensei, nem sequer me passava pela cabeça, as consequências graves que o simples acto de adquirir um animal numa loja poderia desencadear. Assim como eu desconhecia na altura, muitas outras pessoas também o desconhecem.
Pergunto eu, deveremos atacar (muitas vezes roçando a má-educação e com um comportamento agressivo e arrogante) alguém que não está alertado para essa situação, e que se inscreve aqui e diz que adquiriu um cão nessas situações?
Desculpem-me, mas penso que não. Penso que deveremos alertar a pessoa e consciencializá-la para as consequências que o seu acto pode desencadear.

[quote]

Se tiver a paciência de ler para trás mensagens antigas, vai ver que muitas mensagens de veteranos que hoje lhe parecem ríspidas e até insuportáveis, são (plenamente) compreensíveis. É que aparece aqui cada anormalidade que de facto às vezes falta mesmo a pachorra

[/quote]

Concordo consigo, mas e se o autor dessa "anormalidade" for alguém que não tem noção, por inexperiência e falta de conhecimento, de que cometeu um erro sem consciência que o estava a cometer?
Devemos "crucificá-lo"?
Enxovalhá-lo?
Deveremos adoptar uma atitude arrogante e sarcástica para com essa pessoa?
Ou deveremos elucidá-lo? Explicar-lhe o porquê de ter errado para que não o torne a cometer? Para que essa pessoa elucide também ela os seus conhecidos para essa realidade que a maioria das pessoas desconhece?

Podem-me dizer que sendo agressivo e arrogante a pessoa também aprende e o resultado é o mesmo. Sim, é certo. Mas o fórum não existe mesmo para se trocar ideias, esclarecer dúvidas que podem ser disparatadas para uns mas pertinentes para outros? E não o poderemos fazer dentro dos níveis de civismo e boa-educação?

Pensem um pouco, se o fórum fosse sobre outro qualquer assunto os papéis poderiam inverter-se. Os experientes neste tópico poderiam ser os inexperientes noutro tópico e dizerem eles as maiores "barbaridades" e vice-versa, e de certeza que não veriam com bons olhos respostas "tortas" que aqui por vezes se veêm a perguntas que vocês poderiam achar pertinentes e lógicas.

[quote]

Em relação à atitude e acção pedagógica dos criadores sobre a problemática da comercialização dos cães, eles têm-na tido. SeaLords, CindelP, VascoV, Yakov e outros (esta enumeração que embora não pretenda ser exaustiva é arriscada, porque fica sempre alguém de fora injustamente). Mas a posição deles é extremamente incómoda, percebe? Dará sempre a impressão a algumas pessoas de que estão a vender o seu "peixe". O ideal é isso ser feito por pessoas completamente insuspeitas pelo facto de não serem criadores (como o PauloC, que referiu, ou outros elementos).

[/quote]

Segundo me parece (e perdoe-me e corrija-me se estiver enganado) o PauloC é criador de Rottweilers, e garanto-lhe que nunca, a mim me pareceu que ele estivesse a vender o seu "peixe".
E, para evitar que se possa parecer que se está a vender "peixe", parece-me que há várias soluções sem nunca descambar para a arrogância, má-educação e agressividade que por vezes se vê neste fórum.

Penso que se perdeu um pouco a noção do que para serve um fórum, ou então eu terei uma ideia errada àcerca da sua utilidade. Penso que seja para troca de ideias, esclarecimentos de dúvidas por mais que elas possam parecer disparatadas aos olhos de pessoas mais experientes. Muitas vezes quem as coloca acha-as as mais pertinentes no momento.


Um abraço

Bullie & Gaspar
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta mar 27, 2003 5:59 pm

Olá Bullie

Calma!!!
Ora vamos lá a ver. A falar é que a gente se entende. E em bom Português, que é uma coisa que o meu amigo sabe bem e que me agrada.

Em primeiro lugar, o PauloC não é criador de Rottweiler's. Tem uma grande paixão por essa raça, a mesma que eu tenho pela raça Whippet.
Ambos temos um site dedicado a cada raça e, aparentemente, assim à primeira vista, dir-se-ia que somos criadores. Mas não somos. O PauloC tem dito imensas vezes que apesar de ter um casal de Rottweiler's nem sequer criação pretende fazer com eles e muito menos ser criador. Eu tenho três whippets (todos machos por causa das confusões) e nunca me passou pela cabeça ser criador também. Mas atenção, admiro os criadores. Isso está fora de causa.

Eu quando me referi a mensagens anteriores não foi propriamente a questões ou dúvidas colocadas por pessoas inexperientes. Admito que não tenha percebido a que mensagens me referia porque de facto não fui claro. Mas vou dar alguns exemplos.
Sistematicamente aparecem aqui pessoas a pedir cães de raça (alegando que são para a criancinha ou para o velhinho que precisa de companhia) para procederem à criação com a única e exclusiva intenção do lucro fácil. Sistematicamente aparecem aqui pessoas que querem evitar pagar a consulta do veterinário e fazem as perguntas mais disparatadas. Sistematicamente aparecem aqui pessoas a colocar mensagens única e simplesmente para o gozo (gente frustrada, desequilibrada ou simplesmente màzinha...). E há mais, muito mais.
Ora a reacção das pessoas que andam por aqui há uns anos (não é o meu caso), que levam isto a sério, não pode ser muito favorável em relação a essas intervenções.

Por vezes há uma certa arrogância. Até poderei concordar com isso. Mas não ligue. Sabe uma coisa? Muitos veteranos são velhotes rabujentos :lol: ! Quando nós chegarmos à idade deles ficamos na mesma, sabe?
Mas é tudo boa gente.

Voltando ao princípio. Não se vá embora. Fique por cá. Eu não sei se percebe de cães (Eu quando entrei também era um nabo). Mas sabe escrever em Português que é uma sorte.
É que estou farto do PUTOKÊS. Esta mania de abreviarem as palavras com akilo e pq e tb e ñ se pcebe puto.

Olhe, vá aparecendo. É bem-vindo. Sempre em bom Português... ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mar 27, 2003 6:39 pm

[quote=nel]
É que estou farto do PUTOKÊS. Esta mania de abreviarem as palavras com akilo e pq e tb e ñ se pcebe puto.

/quote]


Nel, nem tanto ao mar nem tanto á terra. prq, tb, etc. são algumas abreviaturas que não me parecem ser assim tão más. Quando andava na escola utilizava com frequência para tomar notas mais rápido. Não me parece ser assim uma afonta tão grande á nossa lingua, e quase toda a gente entende, penso eu. No meu caso, é uma questão de hábito, e quem paga e bem a ligação á internet, se puder poupar um pouco na extensão do texto, melhor. São abreviaturas que a maioria entende tal como kg em vez de kilo, Km em vez de kilómetro. Pelo menos eu vejo dessa forma.
Isabel
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

quinta mar 27, 2003 6:45 pm

Ora então vamos lá começar pelo princípio :D

Em primeiro lugar vi que realmente estava equivocado quando afirmei que o PauloC era criador de Rottweilers, quando o próprio o afirma num outro tópico aqui no fórum. Desde já, as minhas desculpas ao visado e, porque não, também a si Nel.

Quanto às mensagens, realmente parece que aqui houve alguma confusão, já que ambos nos referiamos a mensagens, de facto, diferentes.
É lógico que, nas situações por si apontadas, é compreensível e justificável muitas vezes utilizar uma linguagem mais contundente. Mas, cada coisa no seu lugar.
Quando abri este tópico referia-me apenas a questões colocadas "ingénuamente" por novos membro que, à minha semelhança, são uns autêntico "nabos" ;)

Quanto ao me chatear e me ir embora, nunca tal me passou pela cabeça, pois, e note-se isto, quando abri este tópico não foi devido a qualquer uma mensagem mais rispída que tenha sido dirigida a mim. Apenas pretendi dar uma sugestão sobre algo que, me parece, incomoda alguns membros, que é a utilização de uma certa rispidez menos apropriada em certos tópicos (nalguns até será apropriada perante os exemplos que deu).

Quanto ao bom português, obrigado pelo elogio, mas akontesse q eu tenho id p/ falar em putokês... mas não diga nada a ninguém... é segredo ;) . Só gosto é de utilizar correctamente a nossa língua... não vamos nós ofender Camões, Pessoa e outros que tais :oops:


Um abraço

Bullie & Gaspar
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta mar 28, 2003 12:42 am

Pedra Escreveu: Nel, nem tanto ao mar nem tanto á terra. prq, tb, etc. são algumas abreviaturas que não me parecem ser assim tão más. Quando andava na escola utilizava com frequência para tomar notas mais rápido. Não me parece ser assim uma afonta tão grande á nossa lingua, e quase toda a gente entende, penso eu. No meu caso, é uma questão de hábito, e quem paga e bem a ligação á internet, se puder poupar um pouco na extensão do texto, melhor. São abreviaturas que a maioria entende tal como kg em vez de kilo, Km em vez de kilómetro. Pelo menos eu vejo dessa forma.
Isabel

Olá Pedra

Quem sou eu para estar aqui a pôr normas no fórum? Para mim é irritante, mas não tenho nem o direito nem a competência de impor seja o que for. Mas direito de dar a minha opinião, ai isso tenho. E vou justificar a minha posição mais uma vez a este respeito.

Já uma vez disse aqui que para entrar ou participar no fórum não é necessário vir de fato e gravata. E isto do PutoKês nem é o aspecto mais grave. Muito pior são aquelas guerrinhas que de vez e quando aparecem por aqui.

O PutoKês tornou-se uma moda e é mais próprio de um chat, aqui perfeitamente justificável devido à necessidade de escrever rápido.
Mas num fórum as mensagens ficam arquivadas e, para todos os efeitos, são património nosso. Acho que esse arquivo deve ter alguma dignidade e não ser tratado com uma linguagem de "putos" habituados a brincar nos chats.
A alegação de que a abreviatura é mais fácil não me convence nem um bocadinho. Eu pergunto: akontece abrevia a palavra acontece? Facilita? Claro que não. Este é um exemplo igual a dezenas de outros que não vou aqui enumerar.
O que eu penso muito seriamente é que se escreve muito mal a nossa língua e esta é uma forma habilidosa de disfarçar os erros ortográficos.
E não me venha com os hábitos da escola e da faculdade porque também passei por essa experiência.

Sabe, o grande problema é este:
São abreviaturas que a maioria entende tal como kg em vez de kilo, Km em vez de kilómetro. Pelo menos eu vejo dessa forma."
É que não se escreve "Kilo" mas sim quilo; e não se escreve kilómetro mas sim "quilómetro"...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta mar 28, 2003 1:09 am

Nel, muito obrigada pelos seus esclarecimentos.Na realidade não se escreve kilo, mas sim quilo. Foi uma gaffe e talvez uma boa razão para estar mais atenta, e eu a pensar que até nem falava assim tão mal a lingua de Camões. De qualquer forma ( e n de qlqr), "akontece" (coisa que eu nunca escrevi) não abrevia nada, mas "tb", já abrevia em relação a também...
Uma boa noite para si,
Isabel

PS- Se bem que tem razão quando ao facto de que as nossas mensagens ficam gravadas e o português é importante, preocupa-me apesar de tudo o facto de ficar para o futuro toda esta agressividade que se nota e vem sendo agravada neste fórum cada dia que passa.
Responder

Voltar para “Cães”