espanhol berton

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

skarkis
Membro
Registado: quarta out 17, 2007 10:59 am

sexta fev 29, 2008 11:21 am

oi... gostaria de saber se alguem aqui me sabe dizer onde se pode adquirir uma espanhol berton femea...
Rufos
Membro
Registado: sexta fev 09, 2007 10:51 am
Localização: Rufos e Zorba (cães), Zeus, Pretinha e Pandora (gatos)

sexta fev 29, 2008 11:22 am

Devera pedir a lista de criadores ao CPC
skarkis Escreveu:oi... gostaria de saber se alguem aqui me sabe dizer onde se pode adquirir uma espanhol berton femea...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 29, 2008 11:51 am

Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

sexta fev 29, 2008 1:00 pm

Que tipo ?de trabalho ou exposiçao?
skarkis
Membro

sexta fev 29, 2008 1:46 pm

Bigada pa correcção... :lol:

A diferença é...???
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta fev 29, 2008 3:04 pm

de trabalho caçam, de exposição ficam quietinhos quietinhos :lol:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 29, 2008 3:37 pm

Peço desculpa, mas é feita alguma distinção ao nivel do estalão da raça entre exemplares 'de çaça' ou de exposição?! É que não sendo, em principio, um bom exemplar deveria ser um animal com todas as características morfologicas ao nível do estalão da raça, bem como a capacidade para exercer a funcionalidade para que foi criada! ou seja, qualquer epagneul breton de qualidade, deveria ser morfologicamente bonito e ser bom para a caça! Um cão que apenas tenha uma destas vertentes, não deverá ser considerado um bom exemplar.
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

sexta fev 29, 2008 3:42 pm

PauloC1 Escreveu:Peço desculpa, mas é feita alguma distinção ao nivel do estalão da raça entre exemplares 'de çaça' ou de exposição?! É que não sendo, em principio, um bom exemplar deveria ser um animal com todas as características morfologicas ao nível do estalão da raça, bem como a capacidade para exercer a funcionalidade para que foi criada! ou seja, qualquer epagneul breton de qualidade, deveria ser morfologicamente bonito e ser bom para a caça! Um cão que apenas tenha uma destas vertentes, não deverá ser considerado um bom exemplar.
Muito boa!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
skarkis
Membro

sexta fev 29, 2008 5:27 pm

Eu perguntei porque quero oferecer um a minha mãe. Ela teve duas cadelinhas (mãe/Diana e filha/Kikas) e ela adora a raça. Ama, porque são exelentes cães tanto de caça como companhia...
Acho que essa distinção para caça e companhia não ta lá muito correcta
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sexta fev 29, 2008 8:01 pm

skarkis Escreveu:Eu perguntei porque quero oferecer um a minha mãe. Ela teve duas cadelinhas (mãe/Diana e filha/Kikas) e ela adora a raça. Ama, porque são exelentes cães tanto de caça como companhia...
Acho que essa distinção para caça e companhia não ta lá muito correcta
Com o devido respeito Skarkis...mas até há duas mensagens atrás você não sabia sequer escrever o nome da raça...quais as bases que usa então para dizer que uma destinção entre caça e companhia não lhe parece correcta ? Por ter bases sólidas para o afirmar não é de certeza... se é "porque sim" então força. ;)
Pointerman
Membro Veterano

sexta fev 29, 2008 10:47 pm

No caso da raça em questao sao duas linhas de sangue diferentes mas com exemplares semelhantes morfologicamente,em algumas outras raças nao e bem assim.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sexta fev 29, 2008 10:53 pm

Que outras raças por exemplo? Como não estou muito por dentro dos cães de caça não sei se isso existe ou não, mas eu pessoalmente gosto sempre de aprender...

Agora será correcto ter-se uma linha para exposição e outra para trabalho? Não é suposto o cão de exposição representar o melhor possível o ideal da raça, seja a que nível for? Então para que é que criam cães focados no trabalho sem pensarem em exposição? É um bocado contraditório não acham?

Eu ainda continuo a ser da opinião que chamar às exposições "concursos de beleza" está incorrecto, porque induz os mais leigos em erro... para mim as exposições são uma avaliação dos cães e posterior orientação para escolher os que podem contribuir para o bem da raça, logo reprodutores, e os criadores devem ter sempre em mente que um cão de trabalho é morfologia, trabalho/carácter e saúde...

Estarei errada?
Pointerman
Membro Veterano

sábado mar 01, 2008 7:46 am

Vamos la ver se consigo explicar.
Em virtude de exigencias (ou preocupaçoes)diferentes para para a mesma raça(pessoas que gostam mais de ver um cao a desempenhar as funçoes para que foi originalmente criado e outras que gostam da raça mas basta-lhes um cao bonito),ha raças que a presentam tipicidades diferentes (algumas ate fora de estalao(outras com "estaloes" paralelos).
Talvez seja melhor falar de springers pois sao mais conhecidos,os de trabalho sao por norma mais pequenos com orelhas mais curtas,pelo mais curto e de temperamento mais vivo com grande instinto de procura e cobro sao animais de grande energia.
Os de esposiçao teem orelhas longas e pelagem mais comprida,tem um comportamento mais calmo e sao maiores que os de trabalho.
Depois temos o que se chama o tipo dual propose(que quanto a mim devia ser o que devia acontecer em todas as raças) que sao o tamanho intermedio e com comportamento dos primeiros (nao tao acentuado).

Agora pergunta-se porque nao sao todos dual propose,por questoes economicas e de logistica ja que selecionar exemplares destes e mais complicado e menos rentavel.
Ja que como disse diferentes pessoas teem diferentes interesses para o mesmo "cao".
Uns querem e que caçe outros querem e que seja bonito assim a criaçao dividiu-se para satisfazer as exigencias do mercado(o que e triste mas e uma verdade).
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado mar 01, 2008 9:12 pm

Eu como estou com preguiça de ir à procura, será que dava para colocar aqui o estalão oficial da raça para eu ver onde é que se fala nestas '3 variedades'?
Pointerman
Membro Veterano

sábado mar 01, 2008 11:07 pm

O estalao e so um (quer o de beleza quer o de trabalho),o problema surge por se dar preferencia a certo tipo de qualidades que cada tipo (ou o que lhe queiram chamar) tem,quer devido a serem mais dentro do estalao de beleza,ou mais dentro do estalao de trabalho.
No mesmo livro de springers encontram-se muitas vezes fotos de uns e de outros com a designaçao de "tipo de trabalho" ou "tipo de exposiçao".
Dei como exemplo dos springers mas nao quer dizer que seja perito neles,so dei esta raça por ser mais do genero de cao que as pessoas estao mais habituadas devido aos cockers que sao similares em alguns pontos.
Responder

Voltar para “Cães”