Brinquedos de couro cru

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado mar 29, 2003 3:50 am

Eu vi o seguinte post na internet e fiquei um pouco em panico:

Quote:
I was shocke to find out from a vet that something sold as a chewtoy for my beloved dogs could kill them. You would think that the stores would not sell them or put a warning lable on the sales stands. My vet informed me that rawhide can kill my dogs because if they manage to swallow any pieces of it it expands in the stomach and blocks the intestinal tract which can lead to death. Needless to say my dogs NEVER!!! get rawhide anymore.
Unquote

Eu já evito brinquedos de plástico com apitos, pois tenho receio que a minha cadela engula pedaços de plástico e o apito. Ossos de couro cru é o que mais se encontra a venda, além dos ditos apitos.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.

Obrigada

:o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado mar 29, 2003 6:45 am

Eu sempre evitei dar brinquedos à minha cadela (comilona e bruta como ela é) justamente com medo que engula qualquer coisa que a entupa ou a fira.
Dai as 5 bolinhas (de borracha compacta) que ela tem.
Mas, entretanto, outras pessoas deram-lhe dos tais brinquedos de plástico e apito.O apito 'morre' no primeiro dia e ela desfaz o brinquedo nos seguintes.Se comeu pedaços ou não ... não sei.
À falta de melhor tem uma colecção de pedras (não sei onde as vai buscar) com que brinca no quintal.
Enfim...tem de se destrair com alguma coisa quando estamos fora !
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mar 29, 2003 10:13 am

Musky Escreveu: Eu vi o seguinte post na internet e fiquei um pouco em panico

I was shocke to find out from a vet that something sold as a chewtoy for my beloved dogs could kill them. You would think that the stores would not sell them or put a warning lable on the sales stands. My vet informed me that rawhide can kill my dogs because if they manage to swallow any pieces of it it expands in the stomach and blocks the intestinal tract which can lead to death. Needless to say my dogs NEVER!!! get rawhide anymore.
Unquote

Eu já evito brinquedos de plástico com apitos, pois tenho receio que a minha cadela engula pedaços de plástico e o apito. Ossos de couro cru é o que mais se encontra a venda, além dos ditos apitos.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.

Obrigada

o

Eu dáva-os ao meu cão, até ao momento em que ele ficou com um pedaço trancado entre os beiços e os molares.
O pobre cão estava aflito e eu não encontrava nada na garganta mas ele continuava aflitíssimo ( isto por 30 minutos ), ía raspando com a pata no focinho como que a tentar retirar algo que eu não conseguia encontrar...
até que por fim lá encontrei o dito pedaço, coladinho ao dente, e aí é que me lembrei que já que se colou ao dente, tb poderia colar-se na garganta.

Resolvemos que nunca mais iria mastigar desses brinquedos.
Tem as bolinhas de borracha compactada e chega.

Leonilde
adlucem
Registado: quinta dez 27, 2001 8:10 pm
Contacto:

sábado mar 29, 2003 12:47 pm

O leo está habituado a roer - e comer - os "palitos" e ossos com nós de couro cru, que prefere a todos os outros brinquedos.
Gosta imenso deles e só não lhe dou mais porque receio que lhe faça mal, poi ele tritura, tritura e acaba por engolir tudo!
A vet disse-me uma vez que ele tinha muita necessidade de roer pelo que lhe fosse dando controladamente.
O meu amigo Leo é pequenote. Acham que lhe pode fazer mal?
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

sábado mar 29, 2003 1:28 pm

Duvido imenso que esses ossos façam mal...

São facilmente digeríveis e os cães têm muita dificuldade em enguli-los em grandes pedaços. Claro que se o fizerem podem de facto expandir no estômago, mas isso parece-me um cenário muito remoto...

Sãp bem menos perigosos que os ossos normais, disso não duvido, e do que os brinquedos e bolas de borracha ou plastico. Esses se forem engolidos bem ficam lá no estômago, ou pior passam para os intestinos onde ficam presos ou, para alguns sortudos, acabam por sair...
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

sábado mar 29, 2003 6:00 pm

Olá!

Sobre este assunto tenho péssimas recordações!!! Posso desde já dizer que os meus cachorros já comeram os tão temidos ossos naturais e nunca tiveram problemas, no entanto, uma vez só que comeram 1 sapatinho de couro e deram-se muito mal (MESMO!!!)!!! Tiveram diarreia com sangue e, na altura, não se sabia a causa, a veterinária fez mil e um diagnósticos e em dois dias gastei um balúrdio por uma colite provocada por um sapatinho de couro comprado na loja do vet!!! Decidi nunca mais comprar nada parecido e foi, até à altura o único problema do tipo que tiveram...
Amitraz
Membro

sábado mar 29, 2003 8:43 pm

E como é que se chegou à conclusão que tinham sido os tais sapatos mesmo?
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

sábado mar 29, 2003 10:22 pm

Para o Guzzi que é Tam. S eu só compro ossos de couro Tam.XL ;) e só o deixo roer à noite enquanto eu estou presente, quando começam a ficar em pedaços ou pequenos, lixo com eles. :oops: :oops: Sai caro mas prefiro não arriscar.
Musky
Membro Veterano

sábado mar 29, 2003 11:09 pm

Bom, eu também compro os ossos tamanho XL, apesar de a Boo ser bem grandinha.

Ela destroi uma das pontas só, não as duas, e já não passa daí. Quando o osso começa a ficar em mau estado deito-o fora e compro outro.

A verdade é que é o brinquedo que ela mais gosta, muito mais do que as bolas compactas, porque pode andar com aquilo atravessado na boca tipo charuto, e também serve para me atirar à cara de manhã, se não acordo à hora que ela quer! :D

Daí ter ficado tão preocupada... é que se fosse assim tão perigoso, não sei que brinquedo lhe poderia comprar que ela gostasse. E ela é um bicho que precisa ter pelo menos um brinquedo!
:?
Will
Membro Veterano
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo mar 30, 2003 1:04 am

Amitraz:

Porque eles na altura ainda não tinham comido nenhum osso verdadeiro e porque foi muita coincidência isso ter acontecido pouco tempo depois de eles terem "devorado" o tal sapatinho! Pena foi que a vet não tivesse logo chegado à conclusão que era uma colite... Porque foi tudo: desde Parvovirose a SÚBITA INFESTAÇÃO DE LOMBRIGAS :o :o :o (quando tinham sido desparasitados à uma semana e tal...) E foi soro, antibiótico, injecções intramusculares!!!!! :o :o :o

Por isso, mais vale prevenir que remediar, ou seja, não compro mais desse tipo de "goluseimas"!

Espero ter respondido à sua questão! ;)
Amitraz
Membro

domingo mar 30, 2003 6:02 am

Will,
Não quero ser mauzinho, mas a vet já sabia que era uma colite, embora nao o tenha dito...aliás...esses diagnoticos ("tem uma colite") são muito incompletos, e têm sempre uma causa por detrás...colite significa apenas um processo inflamatorio do intestino grosso.

Parvovirose dá colite (ou melhor, gastroenterite, k inclui todo o tubo digestivo desde o estômago)...até os parasitas podem dar colites/enterites.

A desparasitação hà 1 semana pode não ter sido 100% eficaz, pode ter até PROVOCADO essa colite se o bichano estivesse muito parasitado...

Coincidências acontecem...se calhar ele ficou melhor PELO tratamento do vet, não? Quem sabe...o sapatinho pode até nem ter tido nada a ver.

As coisas nem sempre são tão lineares como podem parecer ;)
Will
Membro Veterano

domingo mar 30, 2003 8:44 pm

Não quero ser mauzinho, mas a vet já sabia que era uma colite, embora nao o tenha dito...aliás...esses diagnoticos ("tem uma colite") são muito incompletos, e têm sempre uma causa por detrás...colite significa apenas um processo inflamatorio do intestino grosso.
Eu também não quero ser mazinha mas como sabe que a veterinária sabia que era uma colite???? Ora se sabia disfarçou muito bem, ou seria diagnóstico secreto?

E acha que os bichanos estavam muito parasitados??? Então, mas não leu bem o que eu disse! A veterinária não aplicou tratamento nenhum para os parasitas... este foi uma hipótese colocada no segundo dia de consulta e depois de muito soro e antibiótico!!! Assim, sendo descarta-se a hipótese de infestação de parasitas!!!

É assim: eu não sou veterinária e nem pretendo ser... tenho imenso respeito pela profissão como por muitas outras, mas é sabido que ocorrem erros e muitas vezes, quando se está na profissão há pouco tempo ainda não há aquela facilidade de lidar com os problemas que advém muito da experiência! Não quero com isto dizer, como é óbvio, que um veterinário recém-formado não seja bom naquilo que faz, mas para mim, este caso tem muito a ver com a 1ª situação: Veterinária com pouca experiência e muito atrapalhada quer cobrir todas as causas possíveis da doença abrangendo o máximo de tratamentos possíveis!!!

Caro Amitraz, pelo que tenho lido, é veterinário e se calhar leu na minha mensagem uma queixa contra esta veterinária... e leu bem! Embora tenha consciência que não foi uma falha de extrema gravidade, para mim é um motivo para evitar por completo a referida veterinária! Aliás ela substituiu a que acompanha os meus cachorros e, embora sendo as duas novas, não têm a mínima comparação! No entanto, pode, com a experiência vir a melhorar (esperemos que sim) ;)!

E, sim, coincidências acontecem e enganos também e, embora o Amitraz tenha mais conhecimentos acerca da saúde dos cães, não tem de certeza acerca deste caso... Posso-lhe dizer que a minha veterinária disse que podia ter sido perfeitamente causada pelo sapatinho e como confio nela e não encontro mais nenhuma causa plausível não comprarei mais destas "goluseimas". ;)
Amitraz
Membro

domingo mar 30, 2003 9:06 pm

Eu só estou a dizer que, pelo que li, poderá nem ter grandes razões de queixa da veterinária apesar de achar que sim...

Porque repare...quando se diz "tem uma colite", não se está a dar um diagnóstico. Uma "colite" é parte do diagnostico, o que é preciso é saber porque! Se a veterinaria pos as hipoteses de parasitas, parvovirose, etc etc...tudo isso dá colite. Alias, quando um animal tem um diarreia o mais provavel é ser uma colite ou enterite - falta saber porque. Pode ser parvovirose, podem ser parasitas, podem ser dezenas de outras coisas.

Até os parasitas podem dar colites hemorragicas se forem muitos...e o antibiotico é essencial, nao para os parasitas mas para o estado geral do animal. Ela fez algum exame de fezes para pesquisa de ovos dos parasitas? Se calhar fez e deu negativo, por isso nao aplicou nenhum tratamento para os parasitas...

Não quero aqui desculpar essa minha colega que nem conheço...o que estou a querer dizer é que por vezes o problema não é incompetência mas falta de comunicação...e as pessoas ficam a pensar que "aquela veterinária não percebe nada disso".

É que sinceramente não estou a ver como é que o sapatinho pode original uma diarreia hemorrágica...mas enfim, só estou a comentar pelo que foi aqui dito. Estou só a tentar apaziguar a sua opiniao que não me parece que seja justa. Nao quer dizer que nao seja, apenas nao me parece.

Como ja referi, as coisas nem sempre são assim tão lineares como parecem... ;)
Will
Membro Veterano

domingo mar 30, 2003 11:26 pm

Olá de novo! ;)

Como eu já disse, pode saber muito mais de veterinária mas não sabe de certeza do que se passou com os meus cães!!! Eles não fizeram exame nenhum... Se acha que um sapatinho não pode fazer diarreia com sangue, é a sua opinião, mas a minha veterinária de confiança acredita nesta possibilidade e nela eu confio! ;)

Se acredita em coincidências de os cães terem sido desparasitados e acompanhados e não terem sinais de parasitas, mas mesmo assim, estarem infestados de parasitas de modo a causar uma colite...tudo bem! Perdoe-me a minha ignorância veterinária mas eu não acredito nesta possibilidade!!!!!!!!!!!! Mas, como diz o outro, ver para crer e diagnósticos na net são muito dúbeos e cada caso é um caso, posto isto penso estar clarificado que não considero um bom "alimento" este tipo de sapatinhos de couro e, friso mais uma vez, que não comprarei mais nenhum!

;)
Musky
Membro Veterano

domingo mar 30, 2003 11:27 pm

Eu conheço os referidos sapatinhos, apalpei-os cuidadosamente, e jamais os daria a um cão, mesmo pequeno.
É que são tão fininhos e duros, com tirinhas como linhas, que não me inspiraram confiança. Aliás, foi-me oferecido um que eu agradeci, cheguei a casa e deitei no lixo....

No entanto, sempre pensei que os ossos não fossem perigosos, especialmente os grandes e compactos.

Agora já não sei....
:?:
Responder

Voltar para “Cães”