Cão é cão! Homem é homem!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

sábado mar 08, 2008 12:21 am

Boas,

Como o título do tópico diz, "Cão é cão! Homem é homem!"

Sei que há diferenças. Muitas até ... ehehehhehehe

Mas uma que me passou pela cabeça, neste momento, enquanto via a novela da SIC :P , foi:

Nós, à partida, vivemos até aos 50, 60, 70, 80 ... ! No entanto, os nossos amigos canídeos vivem (com alguma sorte) até aos 10, 11, 12 ... e se passarem daí ... espectáculo!

Pergunto: Porque tanta discrepância? É que não falamos em meia dúzia de anos! Existe aqui uma diferença significativa! Há alguma explicação científica para esse facto ?
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sábado mar 08, 2008 1:29 am

Esta sua pergunta veio-me lembrar que tinha visto isto em qualquer lado.
Não será uma resposta cientifica , mas na minha opinião é uma resposta inteligente:


Porque os cães não vivem tanto quanto as pessoas?
8 meses atrás
Denuncie
by John Lucas Membro desde:
12 de Julho de 2006
Total de pontos:
17155 (Nível 6)
Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Porque os cães não vivem tanto quanto as pessoas...

Sou veterinário, e fui chamado para examinar um cão da raça Wolfhound Irlandês, chamado Belker.
Os proprietários do animal, Ron, sua esposa Lisa, e seu garotinho Shane, eram todos muito ligados a Belker e esperavam por um milagre.
Examinei Belker e descobri que ele estava morrendo de câncer. Eu disse à família que não haveria milagres no caso de Belker, e me ofereci para proceder a eutanásia para o velho cão em sua casa.
Enquanto fazíamos os arranjos, Ron e Lisa me contaram que estavam pensando se não seria bom deixar que Shane, de quatro anos de idade, observasse o procedimento. Eles achavam que Shane poderia aprender algo da experiência.
No dia seguinte, eu senti o familiar “aperto na garganta” enquanto a família de Belker o rodeava.
Shane, o menino, parecia tão calmo, acariciando o velho cão pela última vez, que eu imaginei se ele entendia o que estava se passando.
Dentro de poucos minutos, Belker foi-se,pacificamente. O garotinho parecia aceitar a transição de Belker, sem dificuldade ou confusão.
Nós nos sentamos juntos, um pouco após a morte de Belker, pensando alto sobre o triste fato da vida dos animais serem mais curtas que as dos seres humanos.
Shane, que tinha estado escutando silenciosamente, disse: "Eu sei porque."
Abismados, nós nos voltamos para ele. O que saiu de sua boca, me assombrou. Eu nunca ouvira uma explicação mais reconfortante.
Ele disse:- "As pessoas nascem para que possam aprender a ter uma boa vida, como amar todo mundo todo o tempo e ser bom, certo?"
o garoto de quatro anos continuou...
"Bem, cães já nascem sabendo como fazer isto, portanto não precisam ficar por tanto tempo."

autor desconhecido
8 meses atrás
MiausRafa
Membro Veterano
Mensagens: 2458
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sábado mar 08, 2008 1:59 am

Esta resposta não cientifica, também faz algum sentido:

Porque quando Deus criou os animais aconteceu o seguinte:

Deus criou o burro e lhe disse:

- Serás burro, trabalharas incansavelmente de sol a sol, carregaras mercadorias nas costas, comeras pasto, não terás inteligência e viveras 30 anos.
- E o burro respondeu:
- Farei tudo isso, porem viver 30 anos e' demais, de-me somente 10 anos.

E assim foi feito.

Deus criou o cachorro e disse:

- Serás um cachorro, cuidaras da casa dos homens e serás seu melhor amigo, comeras a comida que te derem e viveras 20 anos.

E o cachorro respondeu:

- Farei tudo isso, porem viver 20 anos e' demais, de-me somente 10 anos.

E assim foi feito.

Deus criou o macaco e disse:

- Serás um macaco, saltaras de uma copa a outra das arvores, fazendo palhaçadas simpáticas, serás divertido e viveras 20 anos.

E o macaco respondeu:

- Farei tudo isso, porem viver 20 anos é demais, de-me somente 10 anos.

E assim foi feito.

Finalmente Deus criou o homem e lhe disse:

- Serás homem, o único ser racional sobre a face da terra, usaras tua inteligência para subjugar os demais animais da natureza, dominaras o mundo e viveras 30 anos.

O homem respondeu:

- Serei o mais inteligente dos animais, dominarei o mundo, porem viver 30 anos é pouco, Senhor. Da-me os 20 anos que recusou o burro, os 10 do cachorro e os 10 do macaco.

E assim foi feito.

Por isso o homem vive 30 anos como homem. Se casa e passa a viver 20 anos como burro, trabalhando de sol a sol e carregando tudo sobre os seus ombros. Depois se aposenta e passa a viver 10 anos como cachorro, cuidando da casa e comendo o que lhe dão. E então fica velho e vive mais 10 anos como macaco, saltando da casa de um filho a casa de
outro e fazendo palhaçadas simpáticas para divertir seus netos.
Twiguy
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Localização: Twiguy (gata)
Mikas (gata)
Marta (gata)

sábado mar 08, 2008 5:09 pm

Gostei imenso de ler o seu texto MiausRafa. :wink:
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado mar 08, 2008 8:16 pm

Sobre este assunto (duração da vida em diferentes espécies), há uns tempos ouvi no Discovery (ou afim) que, embora os cientistas ainda não tenham encontrado uma explicação para o facto, têm constatado que o total de batimentos cardíacos durante a vida de diversos mamíferos é bastante semelhante. Parece que, completado esse número de batimentos (desculpem mas não fixei quantos são), o coração fica pronto para parar.

Assim, como o coração dos nossos amigos bate muito mais vezes por minuto do que o nosso, alcança esse tal número mais depressa.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

sábado mar 08, 2008 8:29 pm

cockinhas Escreveu:Sobre este assunto (duração da vida em diferentes espécies), há uns tempos ouvi no Discovery (ou afim) que, embora os cientistas ainda não tenham encontrado uma explicação para o facto, têm constatado que o total de batimentos cardíacos durante a vida de diversos mamíferos é bastante semelhante. Parece que, completado esse número de batimentos (desculpem mas não fixei quantos são), o coração fica pronto para parar.

Assim, como o coração dos nossos amigos bate muito mais vezes por minuto do que o nosso, alcança esse tal número mais depressa.
Isso deve tera ver com a velocidade metabólica. Um hamster dura 2, 3, 4 anos, mas um canário, que sendo uma ave, tem um metabolismo mais lento, e por isso pode durar mais de dez. A tuatara ( um réptil primitivo que habita em algumas ilhas da Nova Zelândia) pode chegar aos 100 anos, pois os répteis têm um metabolismmo mais lento.
Os cães talvez tenham um metabolismo mais acelerado do que o nosso e talves seja por isso vivem menos tempo.
hdamaso
Membro Veterano
Mensagens: 226
Registado: terça jan 15, 2008 5:57 pm

segunda mar 10, 2008 11:28 am

Eu também gostei muito de ver o seu texto MiausRafa :wink:
Última edição por hdamaso em domingo mai 11, 2008 11:08 am, editado 1 vez no total.
AmericaSever
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Localização: Uma Boxer, 1 Dobermann

segunda mar 10, 2008 11:53 am

cockinhas Escreveu:Sobre este assunto (duração da vida em diferentes espécies), há uns tempos ouvi no Discovery (ou afim) que, embora os cientistas ainda não tenham encontrado uma explicação para o facto, têm constatado que o total de batimentos cardíacos durante a vida de diversos mamíferos é bastante semelhante. Parece que, completado esse número de batimentos (desculpem mas não fixei quantos são), o coração fica pronto para parar.

Assim, como o coração dos nossos amigos bate muito mais vezes por minuto do que o nosso, alcança esse tal número mais depressa.
Também me recordo de ter visto esse programa. Julgo ser a explicação mais correcta.

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mar 10, 2008 12:14 pm

Eu também vi uma parte desse programa e fiquei sempre a pensar que me tinha faltado ver qualquer coisa....pelo menos para isso ter lógica.
Isto porque a ser o número de batimentos a determinar a longevidade do coração, e sabendo nós que o nº de batimentos acelera em função das necessidades de oxigenação do nosso corpo, muitos seriam os factores que condicionariam a nossa longevidade ;) desde logo, o tão saudável desporto deveria ser abolido, e substituído por calmas estadias no sofá sem fazer quaisquer esforços, uma vez que o deporto aumenta a quantidade de batimentos cardiacos, e o estado de descanso os diminui ;)
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda mar 10, 2008 1:19 pm

desde logo, o tão saudável desporto deveria ser abolido
Está enganado, Paulo... A prática desportiva, sobretudo a realizada em regime de aerobiose, tem como consequência o aumento do volume interno do coração, isto é: o coração fica com as cavidades maiores, leva portanto mais sangue e, para fazer o abastecimento normal de sangue ao corpo, não precisa, por isso, de bater tantas vezes, logo com o exercicio a fc diminui.
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

segunda mar 10, 2008 1:33 pm

Porque será que um cão de raça grande/gigante dura muito menos que um cão de raça pequena, em termos metabólicos e cardíacos não bate certo?!

Mas penso que nestes casos a culpa seja da criação canina. (não sei é explicar o motivo em si)
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mar 10, 2008 6:19 pm

jcsousa Escreveu:
desde logo, o tão saudável desporto deveria ser abolido
Está enganado, Paulo... A prática desportiva, sobretudo a realizada em regime de aerobiose, tem como consequência o aumento do volume interno do coração, isto é: o coração fica com as cavidades maiores, leva portanto mais sangue e, para fazer o abastecimento normal de sangue ao corpo, não precisa, por isso, de bater tantas vezes, logo com o exercicio a fc diminui.
Pronto, foi um mau exemplo....mas não faltam coisas que façam o coração bater mais depressa. Aliás mesmo o esforço fisico, a não ser que se trate de desporto praticado de forma regular por forma a desenvolver essa capacidade do coração, vai em resultar em batimentos mais rapidos! Quem é não sente o coração a bater mais rapido quando anda na brincadeira com os cães? Será que estamos a perder tempo de vida? É isso que me parece estranho, e que possa requerer mais alguma informação para perceber ;)
hdamaso
Membro Veterano
Mensagens: 226
Registado: terça jan 15, 2008 5:57 pm

sábado mar 15, 2008 11:19 am

Eu penso que não haja nenhuma explicação científica sobre isso. Pelo menos, eu nunca ouvi falarem em nenhum assunto parecido ou igual. Talvez os outros membros a possam ajudar
Última edição por hdamaso em segunda mai 05, 2008 12:35 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 15, 2008 11:23 am

:lol:
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

sábado mar 15, 2008 2:56 pm

MiausRafa Escreveu:Esta resposta não cientifica, também faz algum sentido:

Porque quando Deus criou os animais aconteceu o seguinte:

Deus criou o burro e lhe disse:

- Serás burro, trabalharas incansavelmente de sol a sol, carregaras mercadorias nas costas, comeras pasto, não terás inteligência e viveras 30 anos.
- E o burro respondeu:
- Farei tudo isso, porem viver 30 anos e' demais, de-me somente 10 anos.

E assim foi feito.

Deus criou o cachorro e disse:

- Serás um cachorro, cuidaras da casa dos homens e serás seu melhor amigo, comeras a comida que te derem e viveras 20 anos.

E o cachorro respondeu:

- Farei tudo isso, porem viver 20 anos e' demais, de-me somente 10 anos.

E assim foi feito.

Deus criou o macaco e disse:

- Serás um macaco, saltaras de uma copa a outra das arvores, fazendo palhaçadas simpáticas, serás divertido e viveras 20 anos.

E o macaco respondeu:

- Farei tudo isso, porem viver 20 anos é demais, de-me somente 10 anos.

E assim foi feito.

Finalmente Deus criou o homem e lhe disse:

- Serás homem, o único ser racional sobre a face da terra, usaras tua inteligência para subjugar os demais animais da natureza, dominaras o mundo e viveras 30 anos.

O homem respondeu:

- Serei o mais inteligente dos animais, dominarei o mundo, porem viver 30 anos é pouco, Senhor. Da-me os 20 anos que recusou o burro, os 10 do cachorro e os 10 do macaco.

E assim foi feito.

Por isso o homem vive 30 anos como homem. Se casa e passa a viver 20 anos como burro, trabalhando de sol a sol e carregando tudo sobre os seus ombros. Depois se aposenta e passa a viver 10 anos como cachorro, cuidando da casa e comendo o que lhe dão. E então fica velho e vive mais 10 anos como macaco, saltando da casa de um filho a casa de
outro e fazendo palhaçadas simpáticas para divertir seus netos.
Eu acho que o mais certo é isto, Deus nos criou ele é que sabe pk! :D

Realmente correr e etc, faz o nosso coraçao bater mais depressa, os sustos e etc, quer dizer que o melhor é não fazer mos nada, e ficar a descansar e a dormir! lool! :? k confusao!
Responder

Voltar para “Cães”