Cruzamentos entre raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oconde
Membro Veterano
Registado: sábado nov 11, 2006 1:25 pm

terça mar 11, 2008 3:37 pm

cruzamento entre raças

Nunca encontrei debates sobre esta temática, no entanto vejo nas adopções com imensa frequência espressões tais como "arraçado em ..." "cruzamento entre dober e roteweiller" "etç." etc...

A questão importante a esclarecer seria?! Há regras básicas e seguir ou respeitar no cruzamento entre raças ou pura e simplesmente isto não deve acontecer e os caes devem cruzar só dentro da própria raça
ouvi recentemente "Todas as raças podem cruzar entre si" acho que deveriamos desenvolver esta afirmaçao
tambem apurei que os criadores cruzam vários tipos de raça ate obter certo estalao"cruzas
planeadas"
por outro lado ouve-se dizer certas cruzas teem resultados negativos. Nunca deveriam ter
acontecido

PS. Meus amigos,não é minha intenção estimular os donos dos caezinhos a começar agora a

fazer ensaios reprodutivos em massa e indescreminadamente (longe de mim) mas penso que este

assunto não deve ser proibitivo mas antes abordado com idoneidade

segue -se um exemplo que considero excelente e um muito positivo resultado da mistura de

raças

O FILA BRASILEIRO

Imagem
cumprimentos do conde
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 11, 2008 4:05 pm

:o Pois discutir isto de forma "idónea" é difícil, será por ser ABSURDO?

Os criadores cruzam raças entre si? Mas desde quando? Sabe quantas cruzas e contra cruzas foram feitas e durante quantas gerações até se apurar uma raça como o Fila Brasileiro ou outra qualquer?

Oconde vê nas adopções cruzado de x com y ou arrçado de porque as pessoas são irresponsáveis e deixam a cadela ser coberta por qualquer cão!! Ou julga que os criadores andam a fazer EXPERIÊNCIAS para obter novas raças de cães?
pura e simplesmente isto não deve acontecer e os caes devem cruzar só dentro da própria raça
EVIDENTEMENTE.
tambem apurei que os criadores cruzam vários tipos de raça ate obter certo estalao"cruzas
planeadas"

Código: Selecionar todos

o quê??  :o  :o  :o  :o Apurou onde?

[quote]ouvi recentemente "Todas as raças podem cruzar entre si" acho que deveriamos desenvolver esta afirmaçao [/quote]

EVIDENTEMENTE. Qualquer cão pode cruzar com qualquer cadela independentemente da raça, são a mesma ESPÉCIE! Mas o resultado são cães sem raça e não "novas raças de cães"... excepção feita sei lá, a um cruzamento Dogue Alemão x Chihuahua, esses não devem conseguir por "impossibilidade técnica"...
Katrin
Registado: quinta mar 06, 2008 2:30 pm

terça mar 11, 2008 5:04 pm

Imagem
Oconde
Membro Veterano

terça mar 11, 2008 5:09 pm

dinodane Escreveu::o
Os criadores cruzam raças entre si? Mas desde quando? Sabe quantas cruzas e contra cruzas foram feitas e durante quantas gerações até se apurar uma raça como o Fila Brasileiro ou outra qualquer?

planeadas"

Código: Selecionar todos

o quê??  :o  :o  :o  :o Apurou onde?
[/quote]

Então é assim:_
  Em relaçao á primeira questão ,o fila brasileiro não faço ideia e não sei se alguem o fará o que li é que   ele resulta da cruza indiscriminada ao longo de anos entre molossos e mastins e bludhaunds trazidos por europeus de principio eram considerados viralatas ou cabeçudos de ...(não sei o que) até que alguém mais atento os redefenio como raça

em relação a segunda questão há varias histórias, por exemplo o amstaf resulta duma selecção de cruzas do buldog inglês com o terrier até criar a raça.Claro que as coisas não são tao lineares como isso e envolve outras raças  pelo caminho
cumprimentos do conde
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

terça mar 11, 2008 5:19 pm

Boa tarde,

Só conheço um caso no século XX onde foram feitos cruzamentos entre raças especificas para obter uma raça com determinadas características.
Em 1928 um tal Antonio Nores Martínez, e o irmão Agustin Nores Martinez cruzaram as raças: Viejo Perro de Pelea Cordobés, Dogue Alemão, Boxer, Bull Terrier, Dogue de Bordéus, Pointer, Buldogue Inglês, Cão de Montanha dos Pirenéus, Mastim Espanhol e o Wolfhound Irlandês.

Deste Batido de cão :) saiu o DOGO ARGENTINO.

Eu pessoalmente não conheço mais nenhum caso semelhante. As raças normalmente são resultados de cruzamentos ao longo dos tempos e fruto de algum isolamento que as manteve inalteradas. Neste caso foi mesmo propositado para obter um cão feito à medida.

Neste caso o objectivo foi ter um cão de caça grossa, qual é o objectivo das cruzas actuais entre raças diferentes?
Cumps.
Nuno Coelho
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 11, 2008 5:20 pm

Ah, 'tá bem. E então?

As cruzas que se fazem por aí à pedrada são para começar a desenvolver novas raças de cães?

Os criadores por acaso cruzam y com x a ver o que vai dar?

Tem noção que a maioria das raças de cães tem mais de um século de existência e algumas são muito mais antigas que isso?

Agora, se quiser discutir como é que os estalões das raças têm evoluído ao longo dos anos, isso sim será uma discussão útil, mas fique desde já sabendo que não foi usando outras raças para introduzir alterações numa raça. Não sei se tem lido alguns dos últimos tópicos mas o facto é que se dentro de uma raça é introduzido um cruzamento com um animal de outra raça, essa descendência não tem raça, logo... conclua.
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

terça mar 11, 2008 5:32 pm

Eu tb acho que estas cruzas não fazem o menor sentido dai perguntar qual o seu objectivo???
Cumps.
Nuno Coelho
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

terça mar 11, 2008 5:55 pm

Boas,

Por acaso, nos Estados Unidos (só podia!!!), existem dog designers, que querendo um determinado cão, com determinadas características, vão cruzando várias raças até apurarem o que consideram o cão que estavam à procura. Vou dar o exemplo de um: o Canis Panther. Esta "raça" foi desenvolvida a pensar na protecção pessoal e iniciou-se o processo de apuramento no início dos anos 70. Se quiserem disponibilizo o site:

http://www.canispanther.com/CanisPanther.html

Come este caso, existem mais, por isso o tópico não será assim tão infundado!!

Abraços,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

terça mar 11, 2008 5:57 pm

Originário de alguns cruzamentos entre mastins e bulldogs efectuados em Munique na Alemanha, o Boxer fez a sua primeira aparição oficial em 1930 na Grã-Bretanha. De carácter activo e ruidoso, o Boxer apresenta um aspecto físico mais pequeno e ágil que outras raças mastins. Ele une o útil ao agradável. Tem uma extraordinária devoção à família com um especial trato com as crianças e simultaneamente enorme instinto de protecção. Não precisa no entanto de usar de extrema violência na actividade de guarda. Quando avizinha um estranho prefere aguardar e observar. Se se tornar perigoso dá o alerta é só em último caso ataca. Embora seja bastante activo e brincalhão tem também a serenidade necessária para servir de guia de cegos.

Não aprovo os cruzamentos de raças de cães, mas se surgir uma nova raça, que seja em laboratório, não feita por inrresponsáveis, que apenas querem põr mais cães no abandono. Aproveito para dizer, que trabalho em colaboração com várias associações em relação à adopção de cães, e já tenho visto, demasiados estragos feitos por gente inrresponsável.
É certo que quase todas as raças, são fruto de cruzamentos de outras raças, ou não descende-se o cão do lobo, mas foram cruzamentos feitos em laboratórios, com o fim de criar uma raça, com umas certas características, não foi uma brincadeira de criadeiros de cães.
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

terça mar 11, 2008 6:02 pm

Piagos Escreveu:Originário de alguns cruzamentos entre mastins e bulldogs efectuados em Munique na Alemanha, o Boxer fez a sua primeira aparição oficial em 1930 na Grã-Bretanha. De carácter activo e ruidoso, o Boxer apresenta um aspecto físico mais pequeno e ágil que outras raças mastins. Ele une o útil ao agradável. Tem uma extraordinária devoção à família com um especial trato com as crianças e simultaneamente enorme instinto de protecção. Não precisa no entanto de usar de extrema violência na actividade de guarda. Quando avizinha um estranho prefere aguardar e observar. Se se tornar perigoso dá o alerta é só em último caso ataca. Embora seja bastante activo e brincalhão tem também a serenidade necessária para servir de guia de cegos.

Não aprovo os cruzamentos de raças de cães, mas se surgir uma nova raça, que seja em laboratório, não feita por inrresponsáveis, que apenas querem põr mais cães no abandono. Aproveito para dizer, que trabalho em colaboração com várias associações em relação à adopção de cães, e já tenho visto, demasiados estragos feitos por gente inrresponsável.
É certo que quase todas as raças, são fruto de cruzamentos de outras raças, ou não descende-se o cão do lobo, mas foram cruzamentos feitos em laboratórios, com o fim de criar uma raça, com umas certas características, não foi uma brincadeira de criadeiros de cães.
Laboratórios??!?! Já ouviste falar da história do aparecimento do Dobermann?? Julgo que a maior parte dos apuramentos de raças foram feitas por pessoas que querendo um tipo de qão que se adequasse ao meio, ao trabalho que era necessário realizar, foram traçando cães de modo a retirar certas características e não em laboratório! Faz-me lembrar o mito de que o Dobermann tinha sido criado em laboratório pelos nazis!!!

Abraços,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

terça mar 11, 2008 6:15 pm

É realmente mais corrente que eu pensava.
Agora essas ração já são reconheçidas por algum organismo ou federação...e é isso que define uma raça?

Que pensam acerca disto são raças ou SRDs com características comuns?
Cumps.
Nuno Coelho
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

terça mar 11, 2008 6:16 pm

Penso que não me entendeu, quando falo em cruzamentos em laboratório, não me estou a referir às experiências científicas do Hitler e companhia, mas sim em cruzamentos planeados, com um fim, de criar uma nova raça de cães, e não me estou a referir à raça ariana, não é propriamente uma brincadeira de criadeiros de cães, que apenas deixaram uma cadela engravidar, por inresponsabilidade. O ex: mais recente que eu conheço em relação a cruzamentos, com um fim, de criar uma nova raça de cães é o: O Cão Lobo Checoslovaco é uma raça relativamente recente. Tudo começou em 1955, na Checoslováquia, com uma experiência que pretendia apurar qual o resultado de uma cruza entre cães e lobos. O primeiro cruzamento bem sucedido foi realizado três anos mais tarde entre uma fêmea lobo-europeu e um macho Pastor Alemão. As experiências terão durado uma década, terminando em 1965. Ao todo, teriam sido feitos vários cruzamentos, pensa-se que cinco, sendo o último registo posterior a data de término da experiência, 1983. O resultado da experiência foi a prova de que lobos e cães podem ser cruzados (lobo-cadela; loba-cão) de forma a obter descendentes férteis e foi ainda um punhado de cães de uma nova raça, a que se deu o nome de Ceskoslovenský Vlcak, Cão Lobo Checolovaco. Com o fim das experiências iniciou-se um programa de criação para se aperfeiçoar a raça, mantendo as qualidades do lobo, mas realçando a docilidade do cão.
Raça esta que até à bem pouco tempo houve um tópico a falar sobre ela. O que apenas quero dizer, e isso vou deixar bem claro, é que não surgiram raças novas, por acaso, mas sim porque foram planeadas, umas em laboratório, outras da forma mais natural.
Oconde
Membro Veterano

terça mar 11, 2008 6:26 pm

Piagos Escreveu:Originário de alguns cruzamentos entre mastins e bulldogs efectuados em Munique na Alemanha, o Boxer fez a sua primeira aparição oficial em 1930 na Grã-Bretanha. De carácter activo e ruidoso, o Boxer apresenta um aspecto físico mais pequeno e ágil que outras raças mastins. Ele une o útil ao agradável. Tem uma extraordinária devoção à família com um especial trato com as crianças e simultaneamente enorme instinto de protecção. Não precisa no entanto de usar de extrema violência na actividade de guarda. Quando avizinha um estranho prefere aguardar e observar. Se se tornar perigoso dá o alerta é só em último caso ataca. Embora seja bastante activo e brincalhão tem também a serenidade necessária para servir de guia de cegos.

estrados?! será que nos pode documentar ou especificar um pouco mais esses estrago. É que o lado negativa das cruzas aventureiras para ver o que dá tambem está muito mal divulgado se bem que nos canis me parece ver um pouco isso a que se refer
cumprimentos do conde
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça mar 11, 2008 6:29 pm

Acho que seria interessante saber como surgiram as raças e como foram seleccionadas para os diversos trabalhos a que se propunham. É um assunto que penso ser interessante e do qual nada sei.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Oconde
Membro Veterano

terça mar 11, 2008 6:31 pm

AmericaSever Escreveu:Boas,

Por acaso, nos Estados Unidos (só podia!!!), existem dog designers, que querendo um determinado cão, com determinadas características, vão cruzando várias raças até apurarem o que consideram o cão que estavam à procura. Vou dar o exemplo de um: o Canis Panther. Esta "raça" foi desenvolvida a pensar na protecção pessoal e iniciou-se o processo de apuramento no início dos anos 70. Se quiserem disponibilizo o site:

http://www.canispanther.com/CanisPanther.html

Come este caso, existem mais, por isso o tópico não será assim tão infundado!!

Abraços,

Nuno
pelo contrario o video que gentilmente nos traz o americasever penso que nos revela o lado positivo de cruzas planeadas ao pormenor
pelo menos pra quem gosta
cumprimentos do conde
Responder

Voltar para “Cães”