Ajuda..por favor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rpintas
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta mar 21, 2008 8:28 pm

sexta mar 21, 2008 8:57 pm

vou tentar ser breve..salvei o meu cão de ser morto..ja la vão uns 6 anos..até á data foi um cão 100% saudavel..sempre acompanhado por um exelente vet,registado..com tudo o que é necessario e mais alguma coisa.

de á 3 semanas para ca o pintas começou a beber muita agua..perdeu o apetite..nem os biscoitos que ele tanto adoro..so comia comida caseira..e tudo o que comia vomitava..bebia cerca de 10 litros de agua por dia..de á 4 dias para ca deixou defenitivamente de comer..arranquei para o vet..analises e outras coisas necessarias..as analises revelaram valores absurdos..
se quiserem depois ponho os resultados..sofre de doença hepática.
-perda de apetite
-perda de peso
-injestão de fluidos muito aumentada
-vomitos
-dilatação abdominal
-alterações neurologicas

ele tem estes sintomas todos,ja esta a tomar toda a medicação(este é outro problema,vejo me perdido pa lhe dar os medicamentos) e amanha vai fazer uma ecografia para ver o estado do figado.
como é possivel isto ter acontecido ao meu cão?tanto cuidado,um cão que nunca sequer usou uma coleira anda sempre a solta no quintal sempre foi muito forte,pesa cerca de 30kg sempre com muita energia nunca parava quieto..

nao consigo ver o meu cão assim.ja nao sei o que fazer..ja esta com medicação e com uma ração especial que é carissima..vamos ver..

ja alguem passou por situaçao semelhante?

desde ja o meu muito obrigado a todos
goodangel
Membro Veterano
Mensagens: 226
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

sábado mar 22, 2008 12:17 am

nunca passei por tal mas desejo as rapidas melhoras do seu amiguinho
rpintas
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta mar 21, 2008 8:28 pm

sábado mar 22, 2008 1:19 pm

ecografia feita..parece que o figado afinal esta bom..a causa disto tudo ta no pancreas..

parece que o caso esta mau..

ficou la a soro..logo vou buscalo..vamor ver como corre
Fsetter
Membro Veterano
Mensagens: 261
Registado: sábado mai 15, 2004 11:42 am

sábado mar 22, 2008 1:31 pm

rpintas Escreveu:tanto cuidado,um cão que nunca sequer usou uma coleira anda sempre a solta no quintal sempre foi muito forte,pesa cerca de 30kg sempre com muita energia nunca parava quieto..
Infelizmente, por mais cuidados que tenhamos, há doenças e problemas de saúde dos quais não os podemos proteger (nem sequer a nós)... Espero que entretanto haja uma evolução favorável. Contudo, se chegar a um ponto irreversível, tenha força para abreviar o sofrimento ao seu amigo. Boa sorte.
lagutrop
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sábado mar 22, 2008 1:37 pm

Só não percebi uma coisa.
Quando o cão mostrou uma mudança não foi logo ao vet?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sábado mar 22, 2008 1:50 pm

rpintas Escreveu:ecografia feita..parece que o figado afinal esta bom..a causa disto tudo ta no pancreas..

parece que o caso esta mau..

ficou la a soro..logo vou buscalo..vamor ver como corre
Não terá diabetes? :?

As melhoras do cão e uma forcinha para si :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rpintas
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta mar 21, 2008 8:28 pm

sábado mar 22, 2008 2:13 pm

Só não percebi uma coisa.
Quando o cão mostrou uma mudança não foi logo ao vet?
sim isto ja vem de á 3 semanas para ca.mas os sintomas inicias era apenas muita ingestao de liquidos porque de resto nao nos apercebiamos de nada..assim que perccebemos que era grave foi logo po vet..
rpintas
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta mar 21, 2008 8:28 pm

sábado mar 22, 2008 2:18 pm

Não terá diabetes?

As melhoras do cão e uma forcinha para si
os parametros nas analises estao normais..
os unicos anormais sao:

bilirrubina o valor normal é entre 0-0,2 ele tem 8,87

GBT transaminase glutanica piruvica normal entre 1,2-44,2 ele tem 638,3

ALP fosfatase alcalina normal 15-127 ele tem 964

como podem ver nao são valores nada meigos :cry:
anne20
Membro Veterano
Mensagens: 305
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Localização: Shin Chan e Hiroshi (europeus comuns)

sábado mar 22, 2008 9:43 pm

rpintas Escreveu: -perda de apetite
-perda de peso
-injestão de fluidos muito aumentada
-vomitos
-dilatação abdominal
-alterações neurologicas

os parametros nas analises estao normais..
os unicos anormais sao:

bilirrubina o valor normal é entre 0-0,2 ele tem 8,87

GBT transaminase glutanica piruvica normal entre 1,2-44,2 ele tem 638,3

ALP fosfatase alcalina normal 15-127 ele tem 964

como podem ver nao são valores nada meigos :cry:
Bem, na minha ignorancia, nao me parece muito bom isto.... Ele nao terá um calculo biliar que está a obstruir as vias biliares? Em humanos chama-se CPRE a um exame para verificar estes problemas! De facto a GBT e ALP podem estar relacionadas com o figado mas se o vet diz que o prob é so no pancreas... :? Acho que deviam verificar tambem o baço....digo isto por causa dos niveis de bilirrubina (que provavelmente sao os causadores das alteraçoes neurologicas).... ja agora, o cao nao tinha anemia?

Espero que ele melhore... CUmps
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado mar 22, 2008 10:01 pm

Niveis altos de bilirrubina (assim como da fosfatase alcalina e da transaminase) geralmente indicam uma anomalia hepatica...e com esses niveis provavelmente o cao ate ja apresentará alguns sinais de ictericia...parece estranho que o problema seja no pancreas ou no baço e não no figado :? mas......

as melhoras! :wink:

Cláudio Saraiva
rpintas
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sexta mar 21, 2008 8:28 pm

sábado mar 22, 2008 10:12 pm

pronto..o pintas esta numa clinica a soro e ja iniciou tratamento..

tem varias coisas a afectarem no..ecografia feita,raio x ao abdomen feito novas analises..frebes altas,diarreia..mas esta a enfrentar tudo muito bem..continua cheio de força..vamos ver como desenvolve e reage aos antibioticos :?

obrigado a todos pela opinioes sao sempre bem vindas..
como devem compreender falam aqui de termos tecnicos que para mim são chineses mas amanha ja tenho relatorio e ponho aqui para darem um olhito..

obrigado a todos
eusinha
Membro Veterano
Mensagens: 1233
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Localização: Kitty, a gata.
Júnior, o canário

sábado mar 22, 2008 10:15 pm

As melhoras para o pintas :wink: . Espero que não seja nada de muito grave, mas esses valores estão realmente muito alterados :? . Desejo que ele continue a ser forte :wink:
anne20
Membro Veterano
Mensagens: 305
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Localização: Shin Chan e Hiroshi (europeus comuns)

sábado mar 22, 2008 10:25 pm

c_saraiva Escreveu:Niveis altos de bilirrubina (assim como da fosfatase alcalina e da transaminase) geralmente indicam uma anomalia hepatica...e com esses niveis provavelmente o cao ate ja apresentará alguns sinais de ictericia...parece estranho que o problema seja no pancreas ou no baço e não no figado :? mas......

as melhoras! :wink:

Cláudio Saraiva
Realmente tudo indica para uma patologia hepática mas o vet diz que nao é :? estranho... de qualquer forma acho que o baço deveria ser visto porque está ligado com a destruição dos globulos vermelhos que como consequencia "produzem" a bilirrubina que sofre degradação no figado e é excretada juntamente com a bilis no intestino grosso!dái o meu raciocionio! Ou há uma degradação excessiva de hemoglobina (podendo ocorrer anemia) ou entao o problema é na excreção da bilirrubina (que acho mais provável...)É provavel que tenha sim sinais de ictericia (que nos animais nao sei bem como se vê...talvez nas esclerótidas e atraves da urina(cor de vinho) e fezes (mais esbranquiçadas) penso eu, que de animais irracionais pouco percebo) enfim... hipoteses e mais hipoteses.... mas so atraves de observação directa e exames detalhados é que se pode ver o que é de facto! só espero é que tudo se resolva :)
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado mar 22, 2008 10:48 pm

exacto, anemia hemolitica...n tinha pensado nisso, estava mais a pensar numa defeciencia na metabolização da bilirrubina ao nivel do figado...mas tambem é uma boa hipotese...mas tendo em conta o elevado nivel das enzimas (que se n estou em erro se encontram nos hepatocitos) leva-me a crer que n seja por ai... :? (se fosse num humano eu diria que estava com cirrose :lol: ) mas vamos deixar o diagnostico para os entendidos nos nossos amigos animais que a minha area tambem é mais os animais racionais :wink:



Cláudio Saraiva
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado mar 22, 2008 10:53 pm

so a titulo de curiosidade, sim, é possivel observar ictericia nos animais...

uma foto de exemplo:

Imagem


:wink:
Responder

Voltar para “Cães”