Adopção de cão com quase dois anos.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
soniavalerio
Membro Júnior
Registado: segunda set 03, 2007 12:55 pm

segunda mar 24, 2008 2:19 pm

Olá caros amantes dos animais.

É a primeira vez que recorro ao fórum para pedir ajuda.

Estou seriamente a pensar adoptar um Labrador macho, com quase dois anos, que está nesta situação devido a uma volta de 180 graus na vida dos donos, que não têm mesmo possibilidade de continuar com ele. Ponderei todos os factores que possam ter alguma implicação no seu bem-estar, pelo que se trata de uma decisão tomada com plena consciência dos constrangimentos que possam vir a ocorrer.

Bem sei que o ideal seria ele permanecer onde está, mas como não é possível, decidi juntar o útil (apoiar) ao agradável (a minha paixão pela raça em causa). :)

Já tive algum contacto com o "bichinho", que se mostrou sempre bastante afável.

Combinei, numa primeira fase, visitas regulares do lindo cá a casa, aos fins-de-semana, para que se fosse habituando ao espaço e à nova família, e também pensando nos anteriores donos, que estão a sofrer muito com esta situação. Especialmente duas crianças que sempre conviveram com ele...

A coisa parece estar a correr bem, mas, apesar de ter alguma experiência com animais, é a primeira vez que passo por uma situação destas e tenho algumas dúvidas se estaremos a agir da forma mais correcta.

Já me disseram que, não se tratando de uma pessoa, não há necessidade deste periodo adaptativo, e o melhor era trazê-lo de vez! Será? :?

Agradeço a quem quiser ajudar e me der algumas dicas! :wink:
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

segunda mar 24, 2008 2:27 pm

olá sonia ,

eu penso que quanto mais rápido ele deixar os donos melhor , ainda para mais tratando-se de um labrador que geralmente são cães dóceis .
Desejo-lhe muita sorte com o novo membro da familia .

Beijinhos

Sónia , Whispper e Marlon
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

segunda mar 24, 2008 2:34 pm

Eu quando adoptei os meus, em alturas diferentes, mas ambos tinham sensivelmente 1 ano e meio, trouxe-os para casa directamente na primeira visita que fiz aos ex-donos.

Ambos nunca mais viram os ex-donos. Claro que foi estranho para eles, mas esta estrenheza demorou no máximo 2 dias :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mar 24, 2008 2:38 pm

eu estou muito zangada com a estrela. trouxe-a da rua e esteve aqui mais de 6 meses. há cerca de 1 mês, foi para casa do avõ. estive com ela na semana passada. pois já não me conhece :lol: é assim. desde que sejam bem tratados, adaptam-se logo. isto sem falar no flávio que deve ter vindo já com uns 7 anos. parece que sempre viveu aqui
anjjazul
carlaguedo
Membro Júnior
Registado: segunda fev 25, 2008 3:47 pm

segunda mar 24, 2008 5:40 pm

Ora eu tenho uma experiência recente de adopção. Ao contrário do que aconteceu com a anjjazul e a sua estrela, quando o Tobias veio para minha casa num sábado à tarde, ficou e adaptou-se lindamente, mas a verdade é que cada vez que se fala na Raquel (a madrinha), ela vai lá a casa ou ele ouve a voz dela ao telefone... os olhinhos dele brilham.

Acho que o ideal seria levá-lo já para sua casa e fazer ao contrário, permitir que os antigos donos o visitem :) ele vai perceber que tem uma casa nova e não vai esquecer quem sempre o tratou bem.

Boa sorte e que tudo corra bem.
<p>CarlAguedo</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mar 24, 2008 5:56 pm

carlaguedo Escreveu:Ora eu tenho uma experiência recente de adopção. Ao contrário do que aconteceu com a anjjazul e a sua estrela, quando o Tobias veio para minha casa num sábado à tarde, ficou e adaptou-se lindamente, mas a verdade é que cada vez que se fala na Raquel (a madrinha), ela vai lá a casa ou ele ouve a voz dela ao telefone... os olhinhos dele brilham.

Acho que o ideal seria levá-lo já para sua casa e fazer ao contrário, permitir que os antigos donos o visitem :) ele vai perceber que tem uma casa nova e não vai esquecer quem sempre o tratou bem.

Boa sorte e que tudo corra bem.
bom...quando disse que a estrela já não me conhecia, é um exagero. mal me viu, foi a grande festa. a verdade é que deixei de ser a sombra dela para passar a ser o avõ. mal saíu de casa, fez a choradeira que fazia aqui.
anjjazul
soniavalerio
Membro Júnior

terça mar 25, 2008 9:11 am

Muito, mas mesmo muito obrigado pela V.ª atenção!!!

Terei em consideração a V.ª opinião, uma vez que até é unanime!

As visitas da família vão realizar-se sem sombra de dúvida, até porque já estava combinado que manteriam o contacto com o lindinho! Aliás, eu faço (e sempre fiz) questão de que assim seja!

Até porque, por enquanto estamos relativamente perto. Quando se mudarem, logo se vê... O que vale é que os acessos são bastante bons. Penso que assim será mais fácil para todos, ou pelo menos não custará tanto!!!

Mais uma vez obrigada! Beijinhos a todos! :D
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

terça mar 25, 2008 8:10 pm

ola eu atualmente tho 1 baixote, mas sempre tve labradores. e 1 raça soper inteligente e docil. nao vai ter problema em se adaptar pq tb ainda e novo. e natural que nos 1 dias extranhe: a que ter paciencia. :wink:
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça mar 25, 2008 8:51 pm

soniavalerio Escreveu:Muito, mas mesmo muito obrigado pela V.ª atenção!!!

Terei em consideração a V.ª opinião, uma vez que até é unanime!

As visitas da família vão realizar-se sem sombra de dúvida, até porque já estava combinado que manteriam o contacto com o lindinho! Aliás, eu faço (e sempre fiz) questão de que assim seja!

Até porque, por enquanto estamos relativamente perto. Quando se mudarem, logo se vê... O que vale é que os acessos são bastante bons. Penso que assim será mais fácil para todos, ou pelo menos não custará tanto!!!

Mais uma vez obrigada! Beijinhos a todos! :D
Acredite que essa furia das visitas acaba mais depressa do que julga. A longevidade da saudade é mto curta e vai ver que agr ainda visitam mas rapidamente vão deixar de o fazer o que na minha opinião até é melhor.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
soniavalerio
Membro Júnior

quinta mar 27, 2008 8:55 am

Olá Siioux!

Compreendo o que diz e aceito totalmente. Mas acredito que enquanto durar este desejo das visitas, estas se devem proporcionar. Não concorda? :D

Depois logo de vê! Desde que todos fiquem bem! Principalmente o amiguinho! Ambas as famílias só estamos a tentar fazer o melhor para ele. Estamo-nos a esforçar nesse sentido, o que não quer dizer que tudo o que façamos esteja correcto. :oops:

Daí a humildade do pedido de conselhos! :wink:

Obrigada pela atenção!
gisela204
Membro
Registado: quarta jan 25, 2006 12:46 am

domingo mar 30, 2008 9:46 pm

Bom eu acho k, qto mais depressa melhor pra todos!!!
Assim foi com a minha "mais nova"...

Boa sorte.
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo mar 30, 2008 10:01 pm

Boa opção:)
Responder

Voltar para “Cães”