É a primeira vez que recorro ao fórum para pedir ajuda.
Estou seriamente a pensar adoptar um Labrador macho, com quase dois anos, que está nesta situação devido a uma volta de 180 graus na vida dos donos, que não têm mesmo possibilidade de continuar com ele. Ponderei todos os factores que possam ter alguma implicação no seu bem-estar, pelo que se trata de uma decisão tomada com plena consciência dos constrangimentos que possam vir a ocorrer.
Bem sei que o ideal seria ele permanecer onde está, mas como não é possível, decidi juntar o útil (apoiar) ao agradável (a minha paixão pela raça em causa).

Já tive algum contacto com o "bichinho", que se mostrou sempre bastante afável.
Combinei, numa primeira fase, visitas regulares do lindo cá a casa, aos fins-de-semana, para que se fosse habituando ao espaço e à nova família, e também pensando nos anteriores donos, que estão a sofrer muito com esta situação. Especialmente duas crianças que sempre conviveram com ele...
A coisa parece estar a correr bem, mas, apesar de ter alguma experiência com animais, é a primeira vez que passo por uma situação destas e tenho algumas dúvidas se estaremos a agir da forma mais correcta.
Já me disseram que, não se tratando de uma pessoa, não há necessidade deste periodo adaptativo, e o melhor era trazê-lo de vez! Será?

Agradeço a quem quiser ajudar e me der algumas dicas!