Registo de cachorro na Junta de Freguesia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

quarta fev 24, 2010 1:06 pm

Aqui na minha zona, pude registar os cães como guarda porque a zona não é policiada. Já um familiar que mora a cerca de 2km não o pode fazer exactamente pq a rua é policiada (embora nunca se veja a viatura da polícia).............
Maria João
Henrike
Mensagens: 6
Registado: sexta out 05, 2007 11:35 am

quinta fev 25, 2010 11:48 am

Boas pessoal..o ano passado fui a junta e perguntei quanto era para registar o cão aqui disseram-me que era 25 euros.. depois até nem perguntei quanto era anualmente. Como já vi aqui pessoas a dizer 11euros o impresso e depois 3,50euros. É mesmo este valor de 25euros? entretanto não cheguei a fazer o registo o meu cão tem 6 anos também nunca ouvi falar nisto de registo de impresso só a uns tempos e agora tenho outro cão por isso queria saber mais... porque já tenho de pagar pelos dois e tenho de fazer seguro porque um deles é raça perigosa.
sasha09
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Localização: 1 Labrador

quinta fev 25, 2010 12:04 pm

Pois têm que registar os 2 caes na Junta de Freguesia, o preço varia de junta para junta. E se tem um PP tambem é obrigado alem deste registo (como para todos os caes) a fazer um seguro.


Antes de os registar ambos têm que ter a vacina da raiva que é obrigatoria e microchip.
Saudações da J & Isaac
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta fev 25, 2010 1:23 pm

Henrike Escreveu:Boas pessoal..o ano passado fui a junta e perguntei quanto era para registar o cão aqui disseram-me que era 25 euros.. depois até nem perguntei quanto era anualmente. Como já vi aqui pessoas a dizer 11euros o impresso e depois 3,50euros. É mesmo este valor de 25euros? entretanto não cheguei a fazer o registo o meu cão tem 6 anos também nunca ouvi falar nisto de registo de impresso só a uns tempos e agora tenho outro cão por isso queria saber mais... porque já tenho de pagar pelos dois e tenho de fazer seguro porque um deles é raça perigosa.
Atenção que uma coisa é o registo (só se faz uma vez) e outra é a licença (anual).
sptcromao
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quarta fev 24, 2010 10:12 am

quinta fev 25, 2010 5:54 pm

Olá a todos,

Vamos lá ver se percebi que eu hoje estou um pouco lenta!! :roll:
A minha Bulma vai fazer 3 meses... até aos 6 meses ela já terá a vacina da raiva e pretende meter o chip o qto antes!! Qto aà esterilização já não vou ter direito a desconto, pois só irá fazer por volta dos 7/8 meses!! :D
Vou então à junta fazer o registo e pedir a licença.
O registo faço como animal de companhia que já vi que as outras categorias são um pouco "manhosas" e a minha Bulma é rafeira e não é de raça perigosa!!
Como animal de companhia não é cão de guarda, se ela morder alguém que entre lá em casa, é melhor que eu tenha um seguro R.C., que por acaso até pretendo fazer mesmo não sendo obrigatório.
A licença serve para ela circular na via publica e renova-se todos os anos!!
Acertei ou disse algum disparate??
Já agora... alguém aqui é de Rio de Mouro e tenha ido fazer o registo na junta??
RottLover81
Membro Veterano
Mensagens: 320
Registado: terça jan 19, 2010 5:15 am
Localização: Taruk, Sasha e Suki

quinta fev 25, 2010 6:47 pm

sptcromao Escreveu: (...) de raça perigosa!!
Acertei ou disse algum disparate??
sptcromao a meu ver disse o maior disparate de sempre... Não existem raças perigosas!!! :evil: Podem existir cães perigosos se estes atacarem alguma vez, mas isso até um caniche pode ficar referenciado como tal...

Existem, sim, raças que "graças" a uma lei que saiu as transformou em "Potencialmente Perigosas"... :cry:
Ou seja, mesmo que sejam os cães mais amorosos do mundo serão sempre estigmatizados só por pertencerem a uma destas 7 raças "escolhidas"! :o

Mas a culpa não é sua, é da comunidade em geral, afinal de contas têm que existir sempre "demónios à solta para o bem vingar sobre o mal", "A luz contra as trevas", etc... :evil:
Estes animais NÃO SÃO PERIGOSOS, os donos é que podem não ser, por vezes, os mais adequados... :roll:
Cumprimentos do dono e da comedora de criancinhas Sasha Lee! :lol:
<p>&nbsp;"Felizes s&atilde;o os c&atilde;es, que pelo faro descobrem os amigos." - Machado de Assis</p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... inpin.org/ </a></p>
<p>Rottweilers, Pitbulls &&nbsp;MiniPins&nbsp;&nbsp;&#9644;&hearts;&#9644;</p>
sptcromao
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quarta fev 24, 2010 10:12 am

sexta fev 26, 2010 10:44 am

Bom dia RottLover81,

Compreendo perfeitamente o que quer dizer.
Mas também compreendo o porque de se rotular dessa forma alguma das raças.

No meu entender não tem a ver com o animal em sim, mas com os donos.
E ambos sabemos que se o dono criar o animal duma forma agressiva, é
mais dificil enfrentar uma das raças rotuladas do que um caniche.

E aí tb compreendo o pq de obrigar ao registo, ao seguro!!

Vejo mtas vezes meninos por essas ruas foras exibindo os seus cãezinhos como troféus e se algum deles fizer algum estrago, pode ser que assim se consiga responsabilizar a quem merece.

Agora quem não tem culpa é o animal e infelizmente é quem paga a factura! :(

De qq das formas obrigada!!
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 26, 2010 11:10 am

Bom dia RottLover81,

Compreendo perfeitamente o que quer dizer.
Mas também compreendo o porque de se rotular dessa forma alguma das raças.
No meu entender não tem a ver com o animal em sim, mas com os donos.
E ambos sabemos que se o dono criar o animal duma forma agressiva, é
mais dificil enfrentar uma das raças rotuladas do que um caniche.
E aí tb compreendo o pq de obrigar ao registo, ao seguro!!
Vejo mtas vezes meninos por essas ruas foras exibindo os seus cãezinhos como troféus e se algum deles fizer algum estrago, pode ser que assim se consiga responsabilizar a quem merece.
Agora quem não tem culpa é o animal e infelizmente é quem paga a factura!
De qq das formas obrigada!!
Olá,
Por favor não me leve a mal, mas a sua resposta é em si mesmo uma contradição ;)
Se não tem a ver com o animal mas sim com os donos, porque carga de água é que são os animais e mais concretamente 7 raças que são rotuladas logo à nascença como ‘Potencialmente Perigosas’. Se a culpa é dos donos e não dos cães, porque é que são estes últimos que são penalizados?
Por outro lado, e mesmo do lado dos donos, se andam “meninos por essas ruas foras exibindo os seus cãezinhos como troféus” e a fazer estragos, e se EU NÂO SOU um desses meninos, porque raio sou tratado pela Lei da mesma forma que eles? Porque não penaliza a Lei APENAS esses meninos e os seus animais em vez de penalizar-me a mim e aos meus só porque são da raça A ou B! É que parece que é “crime” o cão ser de uma determinada raça, sem qualquer hipótese de mostrar o contrário! Por outras palavras, os tais meninos é que deviam ser penalizados, independentemente da Raça de cão que usam para exibir como troféu.
Eu não tenho problemas em fazer um seguro e tirar uma licença, que isso já eu faço há muitos anos, mesmo antes desta Lei! O que me custa é o estigma que esta BSL (Breed Specific Legislation) gera, a marginalização que impõe e a impossibilidade de uma correcta socialização e do usufruto pleno dos nossos animais que ela acarreta.
É uma factura demasiado cara para quem não tem culpa pagar….sobretudo quando se sabe exactamente quem são os culpados e de que lado da trela está a causa dos problemas (do lado dos donos marginais e irresponsáveis e não no do cão).
nekas31
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sexta fev 26, 2010 11:51 am

sexta fev 26, 2010 12:29 pm

Eu sou de Rio de Mouro, e adquiri agora uma pit bull a Nekas, como é cosiderada uma raça potencialmente perigosa terei de fazer um seguro certo? onde posso fazer esse seguro?

obrigado
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 26, 2010 1:28 pm

nekas31 Escreveu:Eu sou de Rio de Mouro, e adquiri agora uma pit bull a Nekas, como é cosiderada uma raça potencialmente perigosa terei de fazer um seguro certo? onde posso fazer esse seguro?

obrigado
Antes de mais vai ter de esterelizar a cadela e obter uma declaração do veterinário dessa conformidade. Depois vai enfrentar o primeiro problema:
Muitas Companhias de Seguro não lhe fazem o seguro se o seu animal não tiver toda a documentação em dia, incluindo registo e licença, e as Junta não lhe fazem o registo e licença sem ter seguro.
Mas atendendo a que encontra uma companhia de seguros compreensiva e um bom mediador, faça o seguro de responsabilidade civil. Há várias companhias que os fazem (veja uns tópicos abaixo: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=76732), é só uma questão de procurar e contactar para ver o que mais lhe interessa.
Finalmente, munido de toda a documentação necessária, vá à sua Junta de freguesia fazer o registo e tirar a licença do ano.
sptcromao
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quarta fev 24, 2010 10:12 am

sexta fev 26, 2010 2:01 pm

Olá PauloC1

Não levo a mal, pq cada um é livre de ter a sua opinião. :D
Mas tb não é a mim q deve colocar essas questões. Infelizmente é assim no nosso país!!

Mas não acha que a lei ao obrigar ao resgisto, à licença e ao chip a todos, independentemente da raça, não poderá já ser um começo?

Olhe eu sou nova nestas andanças, falo um pouco de boca... espero q me dê um desconto!!
Há mto anos atrás não havia nada disso!!

Mas a partir do momento em que fui buscar a minha menina, não tendo conhecimento da lei na sua totalidade, já eu tinha decidido que quero registar, quero chipar e até fazer o seguro!!
Eu até acho mais seguro... pq o animal pode-se perder... pode roer alguma coisa dos amigos ou dos vizinhos!!
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 26, 2010 3:26 pm

Olá de novo ,
Eu se calhar não me fiz entender ;) Eu não tenho nada contra registos, contra microchips ou mesmo contra seguros de responsabilidade civil. Tanto que, tal como referi, ainda a lei não obrigava à realização de seguros de responsabilidade civil para raças PP, já eu tinha esses seguros para cada um dos meus cães (Rottweiler na altura) . Imprevistos acontecem com qualquer raça, e um dono previdente e responsável deve saber isso.
O que me pesa nesta Lei é o facto dela ser uma BSL (uma lei específica para determinadas raças), acarretando com isso um estigma , e contribuindo assim para uma maior marginalização destes cães e dos seus donos.
Eu ainda sou do tempo (;) ) em que os donos dos Rottweilers tinham exactamente as mesmas obrigações que os donos de outro cão qualquer, e essas obrigações consistiam, em suma, em dar a vacina da raiva, no registo e licença, e em andar na rua com trela OU açaime. Claro que havia os que cumpriam e os que não cumpriam, tal como hoje. Obviamente que se houvesse fiscalização e penalização, todos cumpririam e garanto-lhe que os acidentes que são relatados pelos média não aconteciam. Mas em vez de investir nessa fiscalização e penalização com base numa Lei que já era boa, e á maneira portuguesa, decidiu-se ‘legislar’ e então fez-se a maravilha que temos hoje. Claro que continuam a acontecer casos de donos que não cumprem a Lei e “acidentes” vários, ou seja os problemas mantêm-se. Optando por legislar em vez de fiscalizar, o que se conseguiu foi:
- Onerar e complicar mais a vida daqueles donos que querem ser cumpridores;
- Estigmatizar ainda mais 7 raças de cães, rotulando-as perante a sociedade como potencialmente perigosas
Na minha opinião, se bem que saiba que isso não é possível, a Lei devia voltar para trás ao tempo em que tinhamos apenas uma Lei para todos os cães que apenas obrigava ao que eu disse acima: Vacinação, registo e licença, trela ou açaimo. Com isto, e uma boa fiscalização e punição dos incumpridores , acreditem que não tínhamos problemas de cães com a sociedade dignos de relevo.
RottLover81
Membro Veterano
Mensagens: 320
Registado: terça jan 19, 2010 5:15 am
Localização: Taruk, Sasha e Suki

sexta fev 26, 2010 3:35 pm

PauloC1 Escreveu:Olá de novo ,
Eu se calhar não me fiz entender ;) Eu não tenho nada contra registos, contra microchips ou mesmo contra seguros de responsabilidade civil. Tanto que, tal como referi, ainda a lei não obrigava à realização de seguros de responsabilidade civil para raças PP, já eu tinha esses seguros para cada um dos meus cães (Rottweiler na altura) . Imprevistos acontecem com qualquer raça, e um dono previdente e responsável deve saber isso.
O que me pesa nesta Lei é o facto dela ser uma BSL (uma lei específica para determinadas raças), acarretando com isso um estigma , e contribuindo assim para uma maior marginalização destes cães e dos seus donos.
Eu ainda sou do tempo (;) ) em que os donos dos Rottweilers tinham exactamente as mesmas obrigações que os donos de outro cão qualquer, e essas obrigações consistiam, em suma, em dar a vacina da raiva, no registo e licença, e em andar na rua com trela OU açaime. Claro que havia os que cumpriam e os que não cumpriam, tal como hoje. Obviamente que se houvesse fiscalização e penalização, todos cumpririam e garanto-lhe que os acidentes que são relatados pelos média não aconteciam. Mas em vez de investir nessa fiscalização e penalização com base numa Lei que já era boa, e á maneira portuguesa, decidiu-se ‘legislar’ e então fez-se a maravilha que temos hoje. Claro que continuam a acontecer casos de donos que não cumprem a Lei e “acidentes” vários, ou seja os problemas mantêm-se. Optando por legislar em vez de fiscalizar, o que se conseguiu foi:
- Onerar e complicar mais a vida daqueles donos que querem ser cumpridores;
- Estigmatizar ainda mais 7 raças de cães, rotulando-as perante a sociedade como potencialmente perigosas
Na minha opinião, se bem que saiba que isso não é possível, a Lei devia voltar para trás ao tempo em que tinhamos apenas uma Lei para todos os cães que apenas obrigava ao que eu disse acima: Vacinação, registo e licença, trela ou açaimo. Com isto, e uma boa fiscalização e punição dos incumpridores , acreditem que não tínhamos problemas de cães com a sociedade dignos de relevo.
Totalmente de acordo! :wink:
<p>&nbsp;"Felizes s&atilde;o os c&atilde;es, que pelo faro descobrem os amigos." - Machado de Assis</p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... om/</a></p>
<p><a href="http://sosamericanpitbullterrier.blogsp ... inpin.org/ </a></p>
<p>Rottweilers, Pitbulls &&nbsp;MiniPins&nbsp;&nbsp;&#9644;&hearts;&#9644;</p>
bastet1
Membro Veterano
Mensagens: 1188
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

sexta fev 26, 2010 3:35 pm

PauloC1 Escreveu: Na minha opinião, se bem que saiba que isso não é possível, a Lei devia voltar para trás ao tempo em que tinhamos apenas uma Lei para todos os cães que apenas obrigava ao que eu disse acima: Vacinação, registo e licença, trela ou açaimo. Com isto, e uma boa fiscalização e punição dos incumpridores , acreditem que não tínhamos problemas de cães com a sociedade dignos de relevo.

concordo. tecnicamente é possivel que volte a ser assim. mas depois ficava tudo mal na fotografia e não dava jeito.... é uma pena.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
sptcromao
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: quarta fev 24, 2010 10:12 am

sexta fev 26, 2010 3:54 pm

Bom... imagino que deve ser complicado para quem tem cães dessas raças.
E realmente o q os media nos mostram não facilita e leva a mta descriminação, tanto com os animais como com os donos.
De qq das formas acho q seja q raça for, o dono deve ter consciência dos deveres que tem.
Coisa q não acontece mtas vezes e tb concordo q o q falta é apertar os calos a quem não cumpre esses deveres!!
Eu dou um exemplo... o cão da minha sogra foi atacado por um cão de porte grande, quase morreu... o cão além de andar sem ançaime estava a ser passeado por uma criança de 8 anos. Aqui de quem foi a culpa? Com certeza q dos pais da criança!! O cão reagiu a um instinto natural e a criança com é obvio não teve força para segurar o cão!
Outro caso q acontece na minha rua mto idêntico com outro cão de porte grande... o dono leva a trela extensivel no máximo, vai a conversar ao telemovel e quase atacou o meu filho q simplesmente lhe passou ao lado. Resposta do sr. qd lhe chamámos a atenção... a criança q não passasse por ele. :(
Responder

Voltar para “Cães”