Tosquiar ou não?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta fev 15, 2002 6:41 pm
Tenho uma cadela cocker com cerca de ano e meio e agora está a ficar bastante peluda...
A minha questão é se a devo tosquiar ou não quando chegar o verão. Será de facto melhor para ela?
Jany
[/img]
A minha questão é se a devo tosquiar ou não quando chegar o verão. Será de facto melhor para ela?
Jany
[/img]
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
[
Última edição por SeaLords em segunda dez 29, 2008 10:21 am, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
Olá
Eu penso que cockers não se tosquiam. Aliás, nunca vi nenhum tosquiado, a não ser em casos extremos, tal como doenças de pele, e nestes casos normalmente recomendado pelo veterinário.
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Os cockers tosquiam-se sim e existe mesmo uma tosquia da raça. Evitem isso sim ter o animal exposto ao calor,dentro de carros ou locais abafados e SEMPRE com àgua fresca.
P.S
Os cães não suam da mesma forma que a gente...
P.S
Os cães não suam da mesma forma que a gente...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm
É evidente que os Cockers podem ser tosquiados. Um vizinho meu tosquiou há uns dias o dele.
Pois é Jany, também ando a pensar tosquiar o meu cão, porque dizem que nesta altura, além de sentirem menos calor o pelo que crescerá será novo e mais bonito... É uma questão de se falar com o Veterinário.
Cumprimentos
Pois é Jany, também ando a pensar tosquiar o meu cão, porque dizem que nesta altura, além de sentirem menos calor o pelo que crescerá será novo e mais bonito... É uma questão de se falar com o Veterinário.
Cumprimentos
Parece-me bem que não estamos todos, aqui, a atribuir o mesmo significado ao verbo "tosquiar".
Para que fique mais claro, em termos leigos, o significado de "tosquiar" aplicado a um cocker, vou transcrever um curto artigo sobre o assunto:
A tosa
A tosa do Cocker consiste basicamente em aparar o pelo do dorso, cabeça, base da orelha, cauda e almofada das patas, mantendo-se boas franjas nas orelhas, barriga e patas. A tosa deve ser feita por um profissional competente que conheça bem a raça pois é muito comum Cockers serem tosados como Poodles em Pet Shops.
unquote
Agora é evidente, cada um fará o que melhor entender!
________
Para que fique mais claro, em termos leigos, o significado de "tosquiar" aplicado a um cocker, vou transcrever um curto artigo sobre o assunto:
A tosa
A tosa do Cocker consiste basicamente em aparar o pelo do dorso, cabeça, base da orelha, cauda e almofada das patas, mantendo-se boas franjas nas orelhas, barriga e patas. A tosa deve ser feita por um profissional competente que conheça bem a raça pois é muito comum Cockers serem tosados como Poodles em Pet Shops.
unquote
________
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Tosquiar tem dois significados:
higiénico- Por motivos de tratamento ou comodidade para o dono
Do estalão- Tipico da raça tendo em vista a função.
Desculpe o preciosismo, já vi que noutro tópico enxofrou-se por eu ter o descaramento de fazer notar a diferença entre "Dogue de Bordéus" e Arraçado de Dogue de Bordéus" mas não posso deixar de dizer que "tosa" é uma expressão mais usada no Brasil e que pode causar ainda mais confusão do que esclarecimento.
higiénico- Por motivos de tratamento ou comodidade para o dono
Do estalão- Tipico da raça tendo em vista a função.
Desculpe o preciosismo, já vi que noutro tópico enxofrou-se por eu ter o descaramento de fazer notar a diferença entre "Dogue de Bordéus" e Arraçado de Dogue de Bordéus" mas não posso deixar de dizer que "tosa" é uma expressão mais usada no Brasil e que pode causar ainda mais confusão do que esclarecimento.

Musky Escreveu: Parece-me bem que não estamos todos, aqui, a atribuir o mesmo significado ao verbo "tosquiar".
Para que fique mais claro, em termos leigos, o significado de "tosquiar" aplicado a um cocker, vou transcrever um curto artigo sobre o assunto
A tosa
unquote
________
Antes demais, o que entende por tosquiar ?Tenho uma cadela cocker com cerca de ano e meio e agora está a ficar bastante peluda...
Jany
Podemos tosquiar de modo a dar ao cão um aspecto mais elegante, que consiste especialmente em aparar as pontas, deixando o tamanho do pelo mais ou menos igual
Podemos por outro lado, pegar numa maquina de tosquiar e rapar o pobre cão de cima a baixo, retirando-lhe a maior parte da pelagem (tipo passar um bobtail para labrador)
A que tipo de tosquia se refere ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Existe uma tosquia própria para os cockers. A função dessa tosquia e arrancar o pelo morto e proteger as partes do animal do corpo (orelhas e ventre) que estão mais descobertas durante a sua função tradicional (o cocker era utilizado como cão de levantar caça em zonas pantanosas).
Normalmente, os cockers não são tosquiados com uma lâmina. Um bom tosquiador limitar-se-á a arrancar o pelo morto do alto da cabeça, cimo das orelhas, patas, cauda e flancos. Leva várias horas a tosquiar bem um cocker. O pelo dos pés deve ser aparado com uma tesoura.
O perigo de aparar a pelagem de um cocker com uma lâmina é que o pelo pode voltar a crescer encaracolado e perder a sua qualidade sedosa.
Contudo, no verão eu mando aparar o pelo do meu cão à lâmina. Faço-o por duas razões: Primeiro porque o meu cão sofre demasiado com o calor e depois porque no verão anda sempre metido na água e cheio de parganas. É muito mais fácil para mim mantê-lo «carequinha». No Inverno, deixo que o pelo lhe cresça e fazemos a tosquia da raça. Nao fazendo essa tosquia, noto que o pelo se enche de nós, que lhe entram pelos nas orelhas e que e muito mais dificil mante-lo em boas condições.
Evidentemente, um cocker necessita de uma escovagem diária!
Normalmente, os cockers não são tosquiados com uma lâmina. Um bom tosquiador limitar-se-á a arrancar o pelo morto do alto da cabeça, cimo das orelhas, patas, cauda e flancos. Leva várias horas a tosquiar bem um cocker. O pelo dos pés deve ser aparado com uma tesoura.
O perigo de aparar a pelagem de um cocker com uma lâmina é que o pelo pode voltar a crescer encaracolado e perder a sua qualidade sedosa.
Contudo, no verão eu mando aparar o pelo do meu cão à lâmina. Faço-o por duas razões: Primeiro porque o meu cão sofre demasiado com o calor e depois porque no verão anda sempre metido na água e cheio de parganas. É muito mais fácil para mim mantê-lo «carequinha». No Inverno, deixo que o pelo lhe cresça e fazemos a tosquia da raça. Nao fazendo essa tosquia, noto que o pelo se enche de nós, que lhe entram pelos nas orelhas e que e muito mais dificil mante-lo em boas condições.
Evidentemente, um cocker necessita de uma escovagem diária!
[quote=VascoV]
[/quote]
Tosa é uma expressão igualmente usada em Portugal, embora mais nas regiões interiores do Centro e Norte. Por exemplo, uma pele de ovelha, depois de retirada inteira, chama-se um tosão.
______

[/quote]
Tosa é uma expressão igualmente usada em Portugal, embora mais nas regiões interiores do Centro e Norte. Por exemplo, uma pele de ovelha, depois de retirada inteira, chama-se um tosão.
______
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)
Olá,
Os cães não suam, os cães arfam, mas tosquiar alivia o calor a que estão sujeitos.
Conheço muitos cockeres e são todos tosquiados no verão e o motivo é só um: calor...
É muito importante quando está muito calor, ter cuidado com os animais e mante-los sempre em locais frescos e com muita água (os meus refugiam-se na casa de banho
)
Miau
Os cães não suam, os cães arfam, mas tosquiar alivia o calor a que estão sujeitos.
Conheço muitos cockeres e são todos tosquiados no verão e o motivo é só um: calor...
É muito importante quando está muito calor, ter cuidado com os animais e mante-los sempre em locais frescos e com muita água (os meus refugiam-se na casa de banho

Miau
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
- Contacto:
Olá,
Desta vez posso falar com conhecimento de causa!!!!
De facto, a tosquia de um cocker, como a nanico disse, serve somente para retirar o pelo morto.
Depois, a tosquia a fazer num cocker será uma tosquia de raça, o que inplica nunca colocar máquina de tosquia no seu cocker, a não ser na parte de dentro das orelhas e eventualmente num determinado ponto do pescoço (por debaixo do focinho).
Depende mesmo do seu objectivo, mas posso dizer-lhe que o facto de estar mais peludo não implica que o cão tenha mais calor e tb não implica que o cão vá sujar mais.
Se necessitar de alguma ajuda, mande-me uma pm, ok?
Desta vez posso falar com conhecimento de causa!!!!
De facto, a tosquia de um cocker, como a nanico disse, serve somente para retirar o pelo morto.
Depois, a tosquia a fazer num cocker será uma tosquia de raça, o que inplica nunca colocar máquina de tosquia no seu cocker, a não ser na parte de dentro das orelhas e eventualmente num determinado ponto do pescoço (por debaixo do focinho).
Depende mesmo do seu objectivo, mas posso dizer-lhe que o facto de estar mais peludo não implica que o cão tenha mais calor e tb não implica que o cão vá sujar mais.
Se necessitar de alguma ajuda, mande-me uma pm, ok?
É o que dá a sabedoria popular ...mas tosquiar alivia o calor a que estão sujeitos.
A pelagem de um cão serve de isolamente termico, seja contra o calor seja contra o frio.
Para além, de que é um choque termico um cão de pelo longo de um momento para o outro ser rapado.
Têm um cão de pelo comprido e querem protege-lo do calor ? facil, agua fresca, descanso e sombra
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Olá,
Procure fazer-lhe a tosquia/triming próprio da raça, pois embeleza bastante o cocker.
Se quiser constatar, os sitios melhores para verificar este triming, são as Exposições e/ou um cabeleireiro de cães.
Não é necessário tosquiar por causa do calor, mas é "obrigatório" resguardar o seu canito nas horas de intenso calor e ter água fresca sempre disponivel.
Bye
Procure fazer-lhe a tosquia/triming próprio da raça, pois embeleza bastante o cocker.
Se quiser constatar, os sitios melhores para verificar este triming, são as Exposições e/ou um cabeleireiro de cães.
Não é necessário tosquiar por causa do calor, mas é "obrigatório" resguardar o seu canito nas horas de intenso calor e ter água fresca sempre disponivel.
Bye