COMO AGIR VIR ALGUÉM BATER NO SEU CÃO.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
isab
Membro
Registado: terça mai 28, 2002 4:56 pm

domingo abr 06, 2003 8:42 pm

Hoje de manhã. fui dar um passeio com os meus caes e como habitual estavam agumas pessoas tb com os seus cães. Felizmente que a maioria cumpria as normas: Tinham os caes presos, mas outros tinham-nos soltos. Saliento um casal com um garoto de 10 a 12 anos que passeava um rafeito tipo Lulu. O meu cão ao ver o outro começou a atirar-se a ele e este por sua vez também começou a avançar para o meu. Eu perguntei de imediato ao miudo se era cão ou cadela ao que este me respondeu ser cão. Então eu pedi-lhe que o chamasse, porque o meu Átila era mau e então o menino que tomasse conta do que era seu. Perante isto tal não foi o meu espanto quando vejo o dito miudo desatar à estalada ao pobre do cao até este rebolar no chão. Desatei aos berros, chamei-lhe estúpido e disse-lhe entre várias coisas que eram por estas e outras que se viam nos jornais "CAO ATACA CRIANÇA" e que se ele tivesse um cão grande, se calhar já tinha sido mordido. É claro que o sermao não era p'ra o miudo, mas sim para os pais que estavam dentro do carro. A mae ainda ralhou com o miudo, meteram-se no carro e sairam dali.
Assim e porque também só me apetecia era bater também, no miudo, pergunto o que devo fazer quando vejo alguém ter atitudes destas natureza.
Se alguém me souber indicar se existe um Dec.Lei, agradeço.

Isabel
isab
Membro

domingo abr 06, 2003 8:43 pm

isab Escreveu: Hoje de manhã. fui dar um passeio com os meus caes e como habitual estavam agumas pessoas tb com os seus cães. Felizmente que a maioria cumpria as normas: Tinham os caes presos, mas outros tinham-nos soltos. Saliento um casal com um garoto de 10 a 12 anos que passeava um rafeito tipo Lulu. O meu cão ao ver o outro começou a atirar-se a ele e este por sua vez também começou a avançar para o meu. Eu perguntei de imediato ao miudo se era cão ou cadela ao que este me respondeu ser cão. Então eu pedi-lhe que o chamasse, porque o meu Átila era mau e então o menino que tomasse conta do que era seu. Perante isto tal não foi o meu espanto quando vejo o dito miudo desatar à estalada ao pobre do cao até este rebolar no chão. Desatei aos berros, chamei-lhe estúpido e disse-lhe entre várias coisas que eram por estas e outras que se viam nos jornais "CAO ATACA CRIANÇA" e que se ele tivesse um cão grande, se calhar já tinha sido mordido. É claro que o sermao não era p'ra o miudo, mas sim para os pais que estavam dentro do carro. A mae ainda ralhou com o miudo, meteram-se no carro e sairam dali.
Assim e porque também só me apetecia era bater também, no miudo, pergunto o que devo fazer quando vejo alguém ter atitudes destas natureza.
Se alguém me souber indicar se existe um Dec.Lei, agradeço.

Isabel
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo abr 06, 2003 9:35 pm

Felizmente que a maioria cumpria as normas: Tinham os caes presos, mas outros tinham-nos soltos. Saliento um casal com um garoto de 10 a 12 anos que passeava um rafeito tipo Lulu. O meu cão ao ver o outro começou a atirar-se a ele e este por sua vez também começou a avançar para o meu (...)Então eu pedi-lhe que o chamasse, porque o meu Átila era mau e então o menino que tomasse conta do que era seu.
Oh Isab, escapou-me aqui um pormenor.

O seu cão estava pela trela ?

E só um pormenor, nesses casos mais vale deixar os dois cães se entenderem, do que nos metermos a meio (só a nossa presença la, pode incentivar o nosso cão).
Em geral, mais dentada menos dentada, eles resolvem a disputa.

Se nos metermos sem saber o que fazer (aos berros, aos pontapes), aí é muito pior !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 06, 2003 11:51 pm

Ó Cindelp...mais dentada, menos dentada?!?! Bem...entre dois cães do mesmo tamanho ainda é como o outro! Mas entre um grande e um pequeno, o 'mais dentada' pode ser fatal!
Eu já vi uma cadela grande ( que não vou dizer a raça para não ferir susceptibilidades) a agarrar um Pinscher pelo meio das costas e com um único abanão matou-o!
O meu próprio cão já matou dois coelhos ao meu pai em que se limitou a 'agarrá-los' pela espinha!! Nem trincou e nem abanou!
Em muitas das vezes estas brigas são só barulho, mas não é de arriscar.

Como eu já aqui contei, o meu cão já foi mordido várias vezes por cães que o atacaram e em que eu o segurei não permitindo que se defendesse! Hoje em dia, se o cão for do tamanho dele já não volto a fazer isso, mas para um cão pequeno voltarei a fazê-lo! A verdade é que quando um cão grande ou de uma 'raça perigosa' morde um pequeno, é sempre culpado na mentalidade das pessoas! E.....seja com ou sem razão, se o cão pequeno morrer ou ficar muito ferido é sempre uma tragédia.

Abraços
Paulo C.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda abr 07, 2003 12:01 am

Isto é o que eu encontrei:

PROTECÇÃO AOS ANIMAIS
Lei n.º 92/95
de 12 de Setembro
Lei n.º 92/95 de 12 de Setembro (redacção da Lei 19/2002 de 21.07)

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte:

CAPÍTULO I
Princípios gerais

Artigo 1.º
Medidas gerais de protecção

1 - São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal.
2 - Os animais doentes, feridos ou em perigo devem, na medida do possível, ser socorridos.
3 - São também proibidos os actos consistentes em:
a) Exigir a um animal, em casos que não sejam de emergência, esforços ou actuações que, em virtude da sua condição, ele seja obviamente incapaz de realizar ou que estejam obviamente para além das suas possibilidades;
b) Utilizar chicotes com nós, aguilhões com mais de 5 mm, ou outros instrumentos perfurantes, na condução de animais, com excepção dos usados na arte equestre e nas touradas autorizadas por lei;
c) Adquirir ou dispor de um animal enfraquecido, doente, gasto ou idoso, que tenha vivido num ambiente doméstico, numa instalação comercial ou industrial ou outra, sob protecção e cuidados humanos, para qualquer fim que não seja o do seu tratamento e recuperação ou, no caso disso, a administração de uma morte imediata e condigna;
d) Abandonar intencionalmente na via pública animais que tenham sido mantidos sob cuidado e protecção humanas, num ambiente doméstico ou numa instalação comercial ou industrial;
e) Utilizar animais para fins didácticos, de treino, filmagens, exibições, publicidade ou actividades semelhantes, na medida em que daí resultem para eles dor ou sofrimentos consideráveis, salvo experiência científica de comprovada necessidade;
f) Utilizar animais em treinos particularmente difíceis ou em experiências ou divertimentos consistentes em confrontar mortalmente animais uns contra os outros, salvo na prática da caça.
4 - As espécies de animais em perigo de extinção serão objecto de medidas de protecção, nomeadamente para preservação dos ecossistemas em que se enquadram.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 07, 2003 12:14 am

Pois é Rosinha...mas sejamos práticos! Iamos chamar a policia para prender o miúdo? Chamavamos a policia e faziamos uma queixa contra os pais? E depois?
Enfim...nestas situações parece que a única coisa a fazer é tentar incutir bom senso nas pessoas através das palavras! Se não resultar....bem...aí cada um faça o que o seu próprio bom senso lhes ditar na altura ;)

Abraços
Paulo C.
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

segunda abr 07, 2003 12:43 am

Isabel primeiro muita calma, as coisas são como são e o País é como é. Mas devagarinho vamos lá. cada vez se vê menos coisas destas e as pessoas estão mais sensibilizadas. São situações dificies de resolver porque não há educação. Imaginemos só um pouco do que esse animal não sofrera nas maõs desse pequeno monstro. Mas algo me diz que estas coisas tem tendencia para acabar. Somos nós, aqueles que amamos os animais que temos de fazer alguma coisa, denunciando estes casos ás autoridades, falando neles com quem de direito.
Não é só quem não tem poses financeiras que não deve ter animais, para lhes poder dar o minímo de condições. Mas para mim quem não tem condições psicologicas nunca deve ter animais.
beijinhos
Franc
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda abr 07, 2003 1:03 am

PauloC Escreveu: Pois é Rosinha...mas sejamos práticos! Iamos chamar a policia para prender o miúdo? Chamavamos a policia e faziamos uma queixa contra os pais? E depois?
Enfim...nestas situações parece que a única coisa a fazer é tentar incutir bom senso nas pessoas através das palavras! Se não resultar....bem...aí cada um faça o que o seu próprio bom senso lhes ditar na altura ;)

Abraços
Paulo C.
Eu sei Paulo, infelizmente o nosso país é o que é, e o que esta a vista, ninguém respeita ninguém, quanto mais um animal.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda abr 07, 2003 7:47 am

Parece-me que houve aqui uma pequena confusão : o miúdo bateu no cão que era dele não no cão da forista.O que complica tudo do ponto de vista legal.
Isto porque se alguém bater no meu cão eu posso invocar o crime de dano (?!) - pois é meu.Tal qual como se apanhasse alguém a riscar a pintura do meu carro (?!...).
Agora se alguém faz mal ao seu próprio cão, só invocando a lei de protecção aos animais que a Rosinha citou e duvido que se conseguisse alguma coisa...
Já é extraordináriamente díficil fazer cumprir a lei quando se tratam de maus tratos sistemáticos e de crueldade flagrante, quanto mais...
É como ver os pais baterem nos filhos - quantos interferem ?
O melhor mesmo é fazer ver à pessoa que fica mal vista, o que "os outros vão pensar","a bela educação que dão aos filhos", etc.
Os portugueses ligam muito à sua querida imagem pública - é capaz de funcionar melhor que uma ameaça que, fora das nossas vistas, pode recair sobre o animal.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

segunda abr 07, 2003 8:12 am

isab Escreveu: Perante isto tal não foi o meu espanto quando vejo o dito miudo desatar à estalada ao pobre do cao até este rebolar no chão.

:o

Aqui está uma raça muitas vezes perigosa: as crianças!
Perigosa pois faz o que quer e ainda é defendida e nunca, mas nunca, anda de coleira! :evil:
isab
Membro

segunda abr 07, 2003 8:34 am

Agradeço a todos o interesse, mas Cindel, de facto é impossível deixar que estes dois caes se entendessem. O meu Átila, só com as patas matava o cão do miudo. Se eu o soltasse então seria ainda pior. Obrigada Rosinha pelo Dec. Lei. Vou pedi-lo aos Jurídicos, para o ler por completo. Para quem não entendeu, o miudo bateu no cão dele. Se fosse no meu, quem lhe respondeia à letra era eu.
É de facto lamentável que no nosso país ainda se vejam casos assim, mas isto não é mais do que fruto da educação que alguns pais dão aos seus filhos, por isso os ralhetes que dei ao miudo, de facto eram para os pais. Só acho lamentável e disse ao miudo que quando visse ou ouvisse na televisão dizer que houve um cão algures que atacou uma criança, que pensasse se não seria porque a criança o atacou primeiro a ele.
Beijokas

Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda abr 07, 2003 8:38 am

Olá

Estas histórias suscitam outras e cada uma tem a sua faceta. O que o PauloC disse sobre quem ataca quem é de ponderar e de evitar sempre que possível, independentemente de onde vier a culpa. Se um cãozito resolve atacar o rottweiler e este para se defender lhe dá uma dentadita que o mata, vem logo o poviléu, o repórter e o diabo a quatro a proclamar que um rottweiler matou um cão indefeso.
As criancinhas, isto visto pela Mónica, são outro perigo. Quantas já assustaram os meus cães e, se tivessem apanhado uma dentada lá ia eu passar por dono perigoso também.

Não resisto contar uma história que me aconteceu há muitos anos.
Ia de carro a subir a rua Formosa no Porto. Ia muito devagar. Entretanto vejo uma mulherzinha no passeio com uma cesta à cabeça, a olhar no sentido oposto ao meu, mas nitidamente com a intenção de atravessar a rua. Pensei eu em segundos: vou parar que a mulher "atropela-me". E atropelou mesmo. Eu já estava parado e ela só se limitou a embarrar no carro, sem quaisquer consequências. Mas assustou-se e saíu dali um rol de asneirada, mesmo à Porto, que juntou logo ali, num ápice, uma série de transeuntes que não tinham assistido a nada mas se prestaram a insultar-me: pois, são uns fdp de aceleras...
Não havia nada a fazer. Na altura fiquei furioso. Hoje recordo a história e conto-a a propósito. Como hoje aqui.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

segunda abr 07, 2003 9:08 am

nel Escreveu: As criancinhas, isto visto pela Mónica, são outro perigo.

Visto por mim e revisto por muitas pessoas com e sem animais de estimação.

Uma amiga minha tem um cocker preta, lindíssima e meiga.
Mas começou a reparar que esta tinha um comportamento estranho ao é de um primo seu. Escondia-se debaixo de tudo e fugia dele.
Esse primo era pequenito, tinha 5 anos, e a minha amiga estranhava que a Jazz tivesse medo de tal criança (quando, normalmente, as adorava!).
Um dia foi dar com essa adorável criança a bater com uma colher de pau no focinho da Jazz, com toda a força que tinha! Tinha-a encurralado a um canto da cozinha e divertia-se, assim, com ela... :?
Por sorte, desta vez, a Jazz ganira, senão, todos os fins-de-semana se repetiria este tipo de brincadeiras!
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda abr 07, 2003 9:23 am

monikestarr Escreveu: Tinha-a encurralado a um canto da cozinha e divertia-se, assim, com ela... :?
Por sorte, desta vez, a Jazz ganira, senão, todos os fins-de-semana se repetiria este tipo de brincadeiras!
Grrrrrr....este tipo de coisas realmente desperta o meu lado violento!! Uma vez ao pé do meu prédio, estava um puto a passear um canito, cachorrinho ainda, mto fofinho e como devia estar com pressa, pôs-se aos pontapés ao cão a gritar "vá, anda, despacha-te" e o bichinho gania, sem perceber o porquê daquilo :? ..eu já estava dentro do carro à espera do meu namorado, saí, agarrei o puto pelos colarinhos (eu não sou mto grande, mas sou uma karateca bestial ;) com alguma força e agarrei-o com uma força que nem eu sabia que tinha) e disse-lhe "eu moro aqui, no andar por baixo do teu, se eu te volto a ver fazer uma coisa dessas, parto-te a cara à chapada"...ora nem 5 segundos depois vem de lá o meu namorado e pensa que eu enloqueci, pois devia estar agarrada ao miúdo a deitar fumo pelas orelhas...e faz-me largar o miúdo e pergunta o que aconteceu..eu contei e ele diz "vamos embora antes que tb eu perca a cabeça"....é que não há pachorra para estas crianças MÁS e MAL EDUCADAS!!!!!! :evil: Nunca os pais dele me vieram pedir satisfações e eu quero pensar que foi porque realmente o miúdo pensou duas vezes e nem sequer queixa fez...pelo menos qdo o via estava mto mais calmo..pobre canito...há gente que não merece a companhia, dedicação e amor que os animais têm para dar!!!
opicamiolos
Membro Júnior
Registado: segunda abr 07, 2003 9:06 am

segunda abr 07, 2003 9:27 am

Meus santinhos e santinhas.

E que acontece quando os nossos zorrinhos se vão embora satisfeitos com a missão cumprida ( ou será comprida que isto de fazer o bem dá força) ?

O cão é que paga, como dizia o nosso picamiolos antonio variações.
Responder

Voltar para “Cães”