dúvida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sus111
Registado: sexta set 21, 2007 9:53 pm

sexta abr 18, 2008 7:54 pm

Olá boa noite.
Gostaria que me ajudassem numas duvidas
Comprei a minha cadela o ano passado em agosto.
Na altura a pessoa que ma vendeu disse que eu teria de esperar algum tempo até que os documentos dela chegassem, uma vez que os mesmos viriam de espanha.
Passados 8 meses chegou um único papel da "associação de criadores caninos de espanha" cujo título é um "justificante de inscripcion" e no qual apenas faz referencia ao nome, sexo, data de nascimento, raça e cor.
Não deveria ter recebido um documento no qual teria de vir o nome dos pais ou algo mais completo do que este?
Com isto posso registá-la cá?
Além deste papel, chip e boletim de vacinas, que outros documentos preciso de ter?
Muito obrigada pela atenção.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sábado abr 19, 2008 7:50 am

A "associação de criadores caninos de espanha" não sei o que seja mas o documento de que necessita para o inscrever cá é o "Pedigri" emitido pela Real Sociedad Canina de España.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado abr 19, 2008 8:18 am

Juro que me fascinam estas pessoas que compram cães a intermediários. A Sus111 por acaso é capaz de me explicar:

- como é que se compra um cão sem se conhecer nadica de nada do criador, em que condições é criado, quem são os pais, etc e tal

- como é que se aceita receber um cão à porta de casa, sem qualquer hipótese de escolher ou ver se é o que realmente pretende

- como é que se compra um cão de 3ª categoria pelo preço de um bom exemplar num criador de jeito

Obrigado pela atenção Imagem
MissLuna
Membro
Registado: quarta mar 26, 2008 3:50 pm

sábado abr 19, 2008 10:55 am

SEALORDS...tem toda a razão, mas compreenda que nem toda a gente é tão bem informada quanto voçê!!...penso que as suas perguntas foram muito úteis para ajudar a sus111..práticamente já lhe resolveu o problema....obrigada

Já agora...ainda não tive oportunidade de conheçer o amigo da nossa sus111...mas acredite que em toda minha existencia nunca conheci nenhum cão de 3ª categoria...voçê já? se sim diga-me o que considera um "cão de 3ª categoria" pois sinceramente não sei, queira tb desculpar a minha ignorancia nesta área...desculpe mas está no fórum errado.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado abr 19, 2008 11:29 am

O "justificante de inscripcion" poderá ser de algum clube paralelo ao da RSCE e em que o criador esteja inscrito, mas o que vale é o pedigree provisório emitido pela RSCE (equivalente ao CPC). Com esse documento poderá fazer a transferência de propriedadejunto da RSCE e pedir o pedigree de exportação a fim de poder registar o cão no LOP.

Estranho muito a escassez de dados nesse tal documento e sobretudo a inexistencia de um nº de tatuagem ou chip, que identifiquem o animal dentro da tal associação.

Aconselho-a a entrar urgentemente em contacto com o vendedor e exigir-lhe o pedigree provisório da RSCE. É certo que em Espanha os documentos da RSCE costumam demorar bastante mais tempo a ser emitidos do que cá em Portugal, mas o tempo decorrido parece-me excessivo e deve começar a pensar que se arrisca a ter um cão sem papéis...

Boa sorte

José Carlos
SeaLords
Membro Veterano

sábado abr 19, 2008 11:33 am

MissLuna Escreveu:SEALORDS...tem toda a razão, mas compreenda que nem toda a gente é tão bem informada quanto voçê!!...
Só não é informado quem não quer. Não é giro que só venham aqui ao Fórum DEPOIS de fazerem asneira? Ah, e também sei escrever português sem erros ortográficos (coisa que vai sendo rara nos nossos dias) :D
MissLuna Escreveu:Já agora...ainda não tive oportunidade de conheçer o amigo da nossa sus111...mas acredite que em toda minha existencia nunca conheci nenhum cão de 3ª categoria...voçê já?
Bués, é o que não falta por aí :D Basta dar uma volta pelos petsites aqui da freguesia :D
MissLuna Escreveu:penso que as suas perguntas foram muito úteis para ajudar a sus111..práticamente já lhe resolveu o problema....obrigada
As minhas perguntas foram só no sentido de satisfazer uma curiosidade muito grande que eu tenho sobre o tipo de pessoas que compram cães a intermediários. De resto, o MDogster já respondeu à questão: só os pedigrees emitidos pela Real Sociedad Canina de España têm validade face à FCI e, consequentemente, ao CPC. Para os analfabetos funcionais cá do sítio, eu traduzo - o papel que a nossa amiga recebeu não vale nada :D
MissLuna Escreveu:desculpe mas está no fórum errado.
Sério? :? Já agora, o que é um Fórum certo? :P
Última edição por SeaLords em sábado abr 19, 2008 12:23 pm, editado 1 vez no total.
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

sábado abr 19, 2008 12:18 pm

MissLuna Escreveu:SEALORDS...tem toda a razão, mas compreenda que nem toda a gente é tão bem informada quanto voçê!!...penso que as suas perguntas foram muito úteis para ajudar a sus111..práticamente já lhe resolveu o problema....obrigada

Já agora...ainda não tive oportunidade de conheçer o amigo da nossa sus111...mas acredite que em toda minha existencia nunca conheci nenhum cão de 3ª categoria...voçê já? se sim diga-me o que considera um "cão de 3ª categoria" pois sinceramente não sei, queira tb desculpar a minha ignorancia nesta área...desculpe mas está no fórum errado.
Desculpe-me o comentário, mas penso que a forma como a sealords se expressou é uma consequência dos tópicos recorrentes com perguntas relativamente ao que se pode fazer para corrigir um erro e poucos tópicos com perguntas relativamente ao que se pode fazer para evitar um erro.
Quanto a cães de 3ª categoria, ainda bem que nunca conheceu nehum, porque nunca os assume como pertencentes a essa categoria. Mas se a sus111 pensasse como você, acredite que não estava minimamente preocupada com os "papeis" e limitava-se a gozar o seu novo amigo. Acredito que a sealords respeite os animais e os cães, que não critique o facto de alguém adoptar um purissimo rafeiro e lhe dedicar todo o carinho e atenção, mas aqui está-se a falar de uma realidade diferente, comprar gato por lebre, e nesse sentido, tem toda a razão quando fala de 3ª categoria. As pessoas são livres de adoptar ou comprar um cão onde muito bem lhes apetecer, se tiver que ser fora do País por algum motivo especial (como eu fiz), tudo bem. Mas, a ser assim, deverá ter como base um factor muito simples: Vai buscar fora o que não encontrou cá, e as precauções têm que ser redobradas, pelos motivos evidentes. Nesta perspectiva, acredite que existem cães de 3ª categoria...a sealords até foi simpática, hà muito pior por aí.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
MissLuna
Membro

sábado abr 19, 2008 12:33 pm

Peço desculpa de não ter os conhecimentos suficientes para ajudar a sus111e tantos outros leitores com a mesma dúvida, como já referi não sou nenhuma expert na matéria...sou apenas uma simples amadora que adora animais e tenta fazer e ser melhor todos os dias. Ponto!

Sealords...tenho em muita boa consideração alguns comentários que tem deixado neste fórum, mas vai-me desculpar este foi completamente execrável...

Não lhe perdo-o a expressão "cães de 3ª categoria"! No meu dicionário não existe esta expressão...mas tb ele tá cheio de erros ortográficos né?

Mais ainda...participo neste fórum pois SOU PELOS ANIMAIS( sejam eles de 1ª 2ª ou 3ª catergoria...na sua maneira de os catalogar, a mesma que por vezes se usa para catalogar objectos)...quanto a si sugeria a criação de um fórum próprio para cães de 1ª categoria...ou cães de elite...pense sériamente nisso pois pelos vistos pode ter sucesso!!

Saudações
MissLuna
Membro

sábado abr 19, 2008 12:39 pm

...a sealords até foi simpática, hà muito pior por aí.[/quote]

ok Sealords...obrigada pela simpatia com que nos presenteou...loooool mas pior por aí só conheço mesmo alguns humanos...ou os donos desses cães que infelizmente não têm culpa de ter nascido para satisfazer necessidades financeiras e que em nada são beneficiados com isso. Suponho que esteja a falar de cruzamentos de raças por vezes do mesmo sangue...etc etc etc mas que culpa tem os animais disso????Foram eles que pediram para nascer?
Última edição por MissLuna em sábado abr 19, 2008 12:46 pm, editado 1 vez no total.
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

sábado abr 19, 2008 12:41 pm

:o
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado abr 19, 2008 12:51 pm

MissLuna Escreveu:Peço desculpa de não ter os conhecimentos suficientes para ajudar a sus111e tantos outros leitores com a mesma dúvida
Pois não tem porque na maior parte dos casos foram simplesmente enganados e compraram gato por lebre...

E depois vêm para aqui perguntar: Será que é falso :?:

:roll:
SeaLords
Membro Veterano

sábado abr 19, 2008 12:53 pm

MissLuna Escreveu: Não lhe perdo-o a expressão "cães de 3ª categoria"! No meu dicionário não existe esta expressão...mas tb ele tá cheio de erros ortográficos né?
Pois, parece que está. É

- eu estou
- tu estás
- ele está
- nós estamos
- vós estais
- eles estão

(presente do indicativo do verbo "estar" - no meu dicionário não há verbo "tar" ...)
e

- eu perdoo
- tu perdoas
- ele perdoa
- nós perdoamos
- vós perdoais
- eles perdoam

(presente do indicativo do verbo "perdoar")

Que quer, no meu dicionário, para além das ortografias e conjugações correctas, há cães de 1ª categoria e cães de 3ª e mesmo de 5ª categoria. Já sei que pertence ao grupo dos que acham que os cães são todos iguais, que o que interessa é o amor que eles nos dão, patati patatá, e que se há gente a vender cães a 100 euros não há qualquer razão para se dar 1000, por isso não vou perder tempo a tentar explicar-lhe, não iria perceber.

keep cool Imagem
Piagos
Membro
Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am

sábado abr 19, 2008 1:22 pm

SeaLords Escreveu:Juro que me fascinam estas pessoas que compram cães a intermediários. A Sus111 por acaso é capaz de me explicar:

- como é que se compra um cão sem se conhecer nadica de nada do criador, em que condições é criado, quem são os pais, etc e tal

- como é que se aceita receber um cão à porta de casa, sem qualquer hipótese de escolher ou ver se é o que realmente pretende

- como é que se compra um cão de 3ª categoria pelo preço de um bom exemplar num criador de jeito

Obrigado pela atenção Imagem
Nadica é uma palavra nova?
SeaLords
Membro Veterano

sábado abr 19, 2008 1:27 pm

Não, é uma palavra velha. Que raio de dicionários é que esta malta tem? :lol:
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado abr 19, 2008 1:28 pm

É um neologismo, é assim que a lingua evolui :lol: :lol: :lol:
Última edição por c_saraiva em sábado abr 19, 2008 1:34 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”