Tópico "oficial" da Associação Patas Amigas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
shatzy
Membro
Mensagens: 159
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Localização: my doggy! passaros e mtos cães provisários...
Contacto:

sábado abr 12, 2003 10:41 pm

Somos um grupo de 8/10 pessoas que começou por volta de 3 anos.. entretanto entraram e sairam voluntários. Fazemos diversas campanhas de adopção sobretudo de cães de rua e gatos (em feiras municipais, feiras da ladra, pelas ruas, semanas da adopção) e neste momento estamos todos os Sábados á tarde numa das entradas do jumbo de Setúbal entre o meio dia e as 21 horas. Planeamos estender este método, de estar nos hipermercados, pois a taxa de êxito é enorme! Hoje por exemplo, estivemos no Jumbo de Setúbal e no Modelo da Moita em 2 grupos.
Assim sendo, para além das campanhas de adopção tentamos igualmente esterelizar cadelas de rua que muito provavelmente nunca terão dono. Operamos, tratamos e vacinamos cães e gatos que são atropelados ou que precisam de ajuda. Fazemos também denúncias de certos casos de maus tratos e chegamos inclusivé a denunciar o Canil Municipal de Setúbal na primeira página do jornal "O Setubalense".

O único dinheiro que temos vem dos donativos das tardes de Sábado no jumbo. Ou seja, temos muito pouco dinheiro... para falar a verdade temos uma dívida de 1000 euros, numa veterinaria que nos ajuda e que só leva o dinheiro do material! Ainda não conseguimos legalizar a associação, pois cada vez que temos dinheiro, surge logo um cão urgente para operar e não conseguimos recusar de ajudar o animal... isto dura há 3 anos... sim.. temos o coração mol... mas somos humanos.. e não conseguimos fechar os olhos a um animal que precisa de nós... Temos, no entanto, consciência de que, apartir do momento que estamos legalizados podemos pedir muitos apoios a empresas e á União Europeia.. mas (...). É também no jumbo, que algumas pessoas nos ajudam com ração seca, quer para gato, quer para cão.
Não temos apoios de ninguém, nem temos espaço.. temos os animais nas nossas casas e em casas de voluntários que ficam com os animais até serem dados...

Como nos pode ajudar?

- com donativos;
- ração seca para gato e para cão;
- coleiras e trelas;
- camas e mantas;
- tranportadoras para gatos;
- produtos para desparasitar e anti-pulgas e carraças;
- ficando provisóriamente com 1 ou 2 animais até serem dados;
- disponibilizando um terreno ou um espaço, onde possamos ter animais urgentes ou em tratamento (com um número limitado). Nós iriamos responsabilizar pela manuntenção e criação do espaço.
- ficando connosco nas campanhas de adopção;
- oferecendo-nos transporte quando necessitamos de transportar algum animal;
- tirando fotocopias dos nossos folhetos;
- com boas ideias para que esta associação cresça, para podemos ajudar mais animais!!! ; )

contactos:

rute 916454536
claudia 966322777
isa 934079551

http://www.patasamigas.web.pt/ Se pretenderem adoptar um animal podem ir a este site e fazer o seu "pedido".



ps. (desculpem se me faltou dizer alguma coisa, mas depois de 9 horas na campanha de adopção.. nem consigo ver bem as teclas... )

um bem haja a todos.. se nos poderem ajudar.. estamos de braços abertos!!!! :lol:
Última edição por shatzy em segunda abr 14, 2003 10:49 am, editado 2 vezes no total.
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado abr 12, 2003 10:44 pm

Talvez se possa ajudar aqui, alguém da zona, contactando através das coordenadas deixadas. devido às confusões nem acho bom se fazer campanhas aqui no fórum mas é interessante ajudar.
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

domingo abr 13, 2003 3:16 am

Olá,
Até que essa Associação seja 'legalizada' acho muito dificil que consigam apoios para além de donativos ocasionais de amigos ou pessoas que vos conheçam. Mesmo depois de legalizada, da "Uniao Europeia" duvido que consigam alguma coisa!!!

Eu vou dizer o que eu penso: Já há bastantes associações de ajuda a animais e muitas na região da grande Lisboa. Se não fazem mais é porque precisam de voluntários, precisam de donativos e precisam de apoios. Por isso, em vez de estarem a criam uma nova associação, o melhor era o vosso 'grupo' juntar-se a uma das muitas associações já existentes e desenvolver o vosso trabalho lá. Isto é a minha opinião pessoal.

Boa sorte
Paulo C.
shatzy
Membro
Mensagens: 159
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Localização: my doggy! passaros e mtos cães provisários...
Contacto:

domingo abr 13, 2003 10:17 am

Olá Paulo.

A questão é que já existimos por volta de 3 anos... e sobretudo neste momento estamos com uma taxa de exito, a nivel de adopções, muito elevada! Como já tinha referido á uns tempos atrás, nós em menos de um ano, demos por volta de 1200 animais.. :D :D
Aqui em setubal só existem 2 associações, As Patas Amigas e a Sobreviver (que "trabalha" com os animais do canil municipal (acho que a forista Correspondente também pertence a esta associação, corrija-me se estou errada.. :roll: ))
A nossa associação já tem a papelada tratada á muito tempo, só nos falta o dinheiro. Temos também muita informação no que diz respeito a apoios, e depois de legalizados já temos algumas empresas que nos vão ajudar.
Não faz muito sentido agregarmo-nos a outra associção, já que nós já somos muito acreditados na região de setubal, muitas pessoas já conhecem as patas amigas e apesar de poucos, funcionamos muito bem. Para falar a verdade, é claro que voluntarios novos saõ bem vindos, mas estao muito bem organizados e apesar de poucos somos bons. Precisamos sim, de legalizar e de um espaço!
No entanto, como referi no tópico de abertura, estamos a estender a ideia de fazer campanhas de adopção nos hipermercados. Ontem tivemos pela primeira vez no Modelo da moita com uma associção de lá. Qualquer associação pode ir paralocais de muito movimentados e organizadamente, fazer campanhas de adopção. Estamos dispostos e ajudar no que for preciso. Se realmente alguem aquiconsiga organix«zar um grupo, quer pertença a uma associação ou não, e que esteja disposta a passsar uma tarde ou uma manhã numa campanha de adopção sem ser em setubal, seria uma optima ideia, volto a referir: dá-se imensos animais e recebe-se muitos donativos! Depois de dados, nós vamos ver como o animail está, vamos ás casas das pessoas, sem avisar e vamos controlar.Isto funcionana muito bem... poristo, para os interessados, falem, reiunam-se e se precisarem de alguma ajuda ou informação sobreeste "metodo" é só perguntarem: [email protected]

(já agora, nas feiras municipais dão-se praticamente todos os animais que se levam para as campanhas... no ano passado, as pessoas chegavam a fazer fila! quer cachorros, quer adultos, iam todos com uma velocidade impressionante. Durante 2 semanas a associação esteve na feira todas as noites e foi um milagre para os cães da zona!!!!! :lol: ;) :lol: :lol: ;) :lol: ;)
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo abr 13, 2003 10:20 am

Como eu já disse antes 1200 animais é um número elevadissimo. Dá para vermos todos o que se pode fazer metendo mãos à obra a sério e não sentados non sofá a enviar mensagens no computador.
shatzy
Membro
Mensagens: 159
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Localização: my doggy! passaros e mtos cães provisários...
Contacto:

segunda abr 14, 2003 12:36 am

Obrigado a todos pelas ideias e vontade de participar este projecto. Só tenho pena que neste topico não haja discussões positivas e que as pessoas prefiram certos topicos sem interesse.. apesar de ter gostado, como é obvio, das pm´s que me mandaram..

já agora Aisd, muito obrigado pela ideia.. amanhã vou tratar de colocar aqui o nosso NIB... ;)
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

segunda abr 14, 2003 9:02 pm

Bem...eles puxam mas este é o original...
nana12
Membro Veterano
Mensagens: 2005
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Localização: Gatos
Contacto:

segunda abr 14, 2003 9:06 pm

Desculpa Shatzy porque ainda não tinha visto este topico, porque deviar estar muito em baixo, mas o que interessa é ajuda neste topico ao noutra o que interessa é ajuda...vamos ver se corre bem... ;)
nana12
Membro Veterano
Mensagens: 2005
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Localização: Gatos
Contacto:

segunda abr 14, 2003 10:24 pm

Eu moro em Sintra, caso venham para estas bandas, eu posso ajudar....é so enviares um pm... ;)
papoila
Membro Veterano
Mensagens: 575
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

terça abr 15, 2003 3:21 am

Shatzy,
Parabéns pelo óptimo trabalho. Pelo que percebi, a AISD sugeriu-lhe que colocasse aqui um NIB e subscrevo a ideia. Quando é necessário, as pessoas unem-se e há solidariedade (de todos os tipos) e já pudemos constatar isso em várias situações. Vamos lá tentar diminuir essa dívida na vet, para começar.

Abraços,
Carla
nana12
Membro Veterano
Mensagens: 2005
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Localização: Gatos
Contacto:

terça abr 15, 2003 6:32 am

papoila Escreveu: Shatzy,
Parabéns pelo óptimo trabalho. Pelo que percebi, a AISD sugeriu-lhe que colocasse aqui um NIB e subscrevo a ideia. Quando é necessário, as pessoas unem-se e há solidariedade (de todos os tipos) e já pudemos constatar isso em várias situações. Vamos lá tentar diminuir essa dívida na vet, para começar.

Abraços,
Carla
Boa Ideia...
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

terça abr 15, 2003 8:17 am

Olá,
Eu não queria ser aqui o 'advogado do diabo' mas o NIB que vai aqui ser colocado é de quem? De um particular? Uma conta pessoal?
Acho muito bonito que se confie nas pessoas, e não tenho nada que me leve a duvidar por um momento da honestidade e empenho da Shatzy, mas vamos dar dinheiro exactamente para quê? Como vai ser aplicado, com que controlo, quais os planos e guias de conduta desta "associação" ou 'grupo'? Eu acho que estas coisas têm de ser feitas com método e organizadamente, senão por mais boas intenções que se tenha não se chega a lado nenhum. Vou ser sincero e vou confessar que tenho muitas dúvidas em relação ao número de 1200 animais em menos de um ano!!!!! Além disso, confesso também que não sou muito apologista com adopções à porta de hipermercados!! Não me parece boa politica entregar um cão a alguém que vai às compras e por impulso ou porque a criancinha pede e achou graça, entregar-lhe um cão! estes são os candidatos ao abandono daí a uns tempos, e se esses 1200 animais tiverem sido entregues desta forma, em menos de um ano, garanto-lhe que uma elevada percentagem deles estará na rua de novo em menos de um ano. Já agora gostava de saber se mantêm registos destes animais que foram entregues ( os 1200 e mais os restantes que de há 3 anos para cá têm vindo a entregar), se os acompanham, se têm uma ideia que percentagem 'sobreviveu' à adopção e se mantém com os donos e que percentagem voltou às ruas. São números interessantes e, esses sim, o verdadeiro espelho da taxa de sucesso do vosso trabalho. Não vale dizer que se entregam 1200 hoje se amanhã 1199 estiverem na rua de novo! ( há que saber se é ou não é assim!).
Pois é, não quero ser advogado do diabo, mas para ajudar os animais não chega a vontade e o amor que se tem por eles( embora seja importante). Talvez por não entenderem isso é que as coisas não correm tão bem em muitas associações! Talvez por não perceberem que para além dessa vontade e desse Amor, é necessário haver gente que pensa com a cabeça, que organize as coisas, que pense em burocracias, em orçamentos, em projectos e planos de acção. "Vamos arregaçar as mangas' e salvar uns animais pode sem muito eficaz no imediato, mas quem for ver os resultados a médio e longo prazo constata que são apenas um mal adiado!

Eventualmente o trabalho da Shatzy e das patas amigas terá muito de positivo, e até muitos sucessos, mas nestas coisas há que parar para pensar um pouco e avaliar o que realmente se está a fazer!


Fiquem bem
Paulo C.
Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

terça abr 15, 2003 9:54 am

Olá,

Eu acho que o Paulo não está a ser o "Advogado do Diabo", mas sim a tentar esclarecer alguns pontos que na minha opinião são muito importantes, como por exemplo o registo dos animais adoptados e que acompanhamento é dado...

Estou realmente interessada em ajudar esta Associação como voluntária, dai o interesse em saber certos permenores.

Miau
shatzy
Membro
Mensagens: 159
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Localização: my doggy! passaros e mtos cães provisários...
Contacto:

terça abr 15, 2003 10:28 am

olá paulo:

é assim, para falar a verdade demos mais de 1200 animais.. só na feira de Santiago demos imensos todas as noites.

Quanto ás fichas de adopção, TODAS as pessoas que adoptam são obrigadas a fazer uma ficha de responsabilidade (de 2 págs). Na ficha consta, para além do habitual, o nr do BI e o contribuite (o contribuinte é essencial, pois só com ele nós conseguimos confirmar a morada. Já aconteceu termos BI´s falsos :? ).

Depois, na segunda pág vem o que as pessoas se compremetem a fazer com o animail e sobretudo, as pessoas ficam a saber que à associação reserva-se o direito de ir á casa da pessoa ver o estado do animal! Sim temos tido surpresas desagradaveis. Ai ficamos com o animal pois é o que está na ficha de responsabilidade que a pessoa assinou.

É muito dificil escolher as pessoas...´infelizmente quem vê caras não vê corações. Mas não damos a certas pessoas (não vou mencionar aqui) e depois é uma qusetão de feeling.. por vezes as pessoas parecem estar mesmo interessadas no animal X, mas nós não sabemos explicar, mas temos um feeling que o animal não vai bem.. entao por vezes decidimos não dar...

Quanto ao facto das campanhas, neste momento, estarem a ser feitas num hipermercado... a verdade é que as pessoas identificam a nossa associação como "aqueles que estao sempre no jumbo ao sabado à tarde"! Nem imaginam a quantidade de pessoas que vai lá, nao para ir ás compras, mas para ir ter connosco! Para além disso é optimo no que diz respeito aos donativos... ;)

Finalmente, no que diz respeito ao NIB. Aqui ninguém pediu para depositarem nada daí eu não ter explicado a situção mas aqui vai... como não temos a associação legalizada temos a conta no nome de 2 membros que fundaram a associação á 3 anos. Todos os movimentos da conta são vistos por todos os membros da associação e sempre que se tira de lá dinheiro é sempre com cheque.. mas para falar a verdade tem sido sempre para a veterinária. Assim sendo, eu irei por na mesma aqui o NIB, quem quisser pode ajudar desta forma, quem pretender dar-me o dinheira na minha mão e ou directamente na veterinaria, a quem devemos 1000 euros, também pode. Mas esta não é, nem por sombras, a unica forma de ajudar, assim tal como disse no inicio do topico existem diversas maneiras de ajudar.

Atenção, nós não queremos dar todos os animais... nós queremos encontrar um lar para eles! Caso contrario não fazia sentido a existencia da associação, pois só queremos que os animais tenham uma vida feliz. Acreditem... que TUDO o que fazemos, pensamos sempre 2 vezes.. Ainda por cima temos 2 membros muito activistas que já viveram muito para os animais e para falar a verdade, têm sido um grande alicerce!! Não somos apenas um grupo de raparigas a querer dar desesperadamente os animais, esta associação é constituida por adolescentes, pessoas casadas, e pessoas já por volta dos 50 anos.. somos uma "familia" que se sente realizada cada vez que damos um animal.. e cada vez que estamos juntos, podemos ficar horas a falar do que vamos e poderiamos fazer em relação aos bichinhos, porque não nos cansamos.. quem tiver alguma duvida em relação a nós ou se simplesmente quer falar connosco basta dizer. Teremos todo o gosto...

Rute Sena
nana12
Membro Veterano
Mensagens: 2005
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Localização: Gatos
Contacto:

terça abr 15, 2003 8:08 pm

Olha Rute, eu acha boa ideia colocar aqui o nome da vet e contactos porque assim podíamos pagar directamente a vet (era só contactar e comprovar a situação)...claro que existem varias maneiras de ajudar, com comida etc (de certeza que a comida de cães não vai para o bolso de ninguém, claro que não estou a desconfiar de ninguém) é só uma maneira de explicar que existe sempre formas de ajudar.
Tb queria também saber se vocês estou nos supermercados na área de Sintra porque assim era mais fácil eu ajudar.

P.S: Eu gostava de ver aqui, gente que tanto disse mal a tentar ajudar...
Responder

Voltar para “Cães”