Necessidades por ansiedade de separação??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda mai 12, 2008 5:25 pm

Olà

Fui buscar no mês passado uma cachorra de 8 meses. Ela ligou-se muito depressa a mim, passado uma horita e pouco ja rosnava ao meu cão quando este me vinha pedir mimo. Mas agora estou com um pequeno problema que não estou a ver como resolver....

Ele estava em canil com mais 3 irmãos de ninhada, sendo soltos varias vezes ao dia para esticar as pernas. Faziam como é obvio as necessidades onde e quando queriam.

Aqui em casa não pode ser!! Em 15 dias, là aprendeu a ir fazer no quintal, ou quando vamos passear. Se eu estiver o dia todo em casa, não existem acidentes, por muitas horas que passem. Se ficar em casa da minha mãe enquanto trabalho, mesmo passeando, não faz nada enquanto eu não chegar a casa.

Mas quando fica sozinha, seja numa casa como na outra, faz as necessidades à porta!! E curiosamente mais parece tipo descarga intestinal, pois ela que não tem diarreia faz o coco muito mole nessas alturas e numa quantidade superior ao costume. E não importa se é 5 minutos ou 8 horas... o resultado é o mesmo. Mesmo tendo acabado de vir da rua e de ter feito tudo...

Será por ansiedade? Como é obvio não lhe posso ralhar quando chego a casa, por isso alguma sugestão para me solucionar o problema? Tirando a do entra e sai de casa aumentando o tempo de saida para se ir habituando, que jà vai ser feita varias vezes ao dia. Como vou estar de ferias, tenho mais tempo para treinos e afins.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
ManuGo
Membro
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

segunda mai 12, 2008 5:43 pm

Acho que só pode ser ansiedade e é claro que bater-lhe não resolverá nada. Eu continuaria com a estratégia "do entra e sai de casa aumentando o tempo de saida para se ir habituando" que já tem vindo a fazer. Muita paciência, que com o tempo tudo se resolverá :wink:
ana_link
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 6:01 pm

Eu sei que com paciência ela vai la.. mas é dificil ter paciência às 8h da manha quando se esteve a trabalhar a noite toda .. 8)

Os outros cães que tive eram mais pequenos quando vieram para casa, e nenhum teve este tipo de reação. Ir roubar os chinelos para dormir com eles ainda tive, mas esta é nova para mim. É que o meu velhote até faz ar de enfiado como se tivesse sido ele a fazer asneiras, embora eu saiba que não é. E por muitos brinquedos que deixe disponiveis e por muito que eles brinquem juntos.. o resultado é o mesmo.
<p>Ana</p>
Stuaventura
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

segunda mai 12, 2008 7:29 pm

a minha cadelinha mais nova também fazia as necessidades todas em casa, e sempre que ia a rua não fazia nada. Bater não iria resolver nada. Então começei ir tantas vezes à rua que ela se habitou. controlava mais ou menos o tempo, após ela comer passadas mais ou menos 30 min/1h ela fazia as necessidades. Assim passado este tempo ia à rua e ela fazia tudo e fazia-lhe muitas festinhas até que se tornou um hábito. Experimente aumentar as visitas à rua.
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda mai 12, 2008 7:51 pm

Stuaventura Escreveu:a minha cadelinha mais nova também fazia as necessidades todas em casa, e sempre que ia a rua não fazia nada. Bater não iria resolver nada. Então começei ir tantas vezes à rua que ela se habitou. controlava mais ou menos o tempo, após ela comer passadas mais ou menos 30 min/1h ela fazia as necessidades. Assim passado este tempo ia à rua e ela fazia tudo e fazia-lhe muitas festinhas até que se tornou um hábito. Experimente aumentar as visitas à rua.
Curios de facto, tendo em vista que estão ao ar livre numa quinta não é ?

E já agora as lontras embalsamadas cuja foto fazia passar por um Yorkshire tamb+em são asseadas ? :roll:
biaclaro
Membro Veterano
Registado: terça ago 09, 2005 11:21 pm
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

segunda mai 12, 2008 7:59 pm

Mistério.... :roll:
ana_link
Membro Veterano

segunda mai 12, 2008 11:30 pm

Stuaventura Escreveu:a minha cadelinha mais nova também fazia as necessidades todas em casa, e sempre que ia a rua não fazia nada. Bater não iria resolver nada. Então começei ir tantas vezes à rua que ela se habitou. controlava mais ou menos o tempo, após ela comer passadas mais ou menos 30 min/1h ela fazia as necessidades. Assim passado este tempo ia à rua e ela fazia tudo e fazia-lhe muitas festinhas até que se tornou um hábito. Experimente aumentar as visitas à rua.
Se perdesse tempo a LER o que foi escrito, iria perceber que a questão não é ensinar a fazer na rua, que isso ja faz, mas o facto de ela fazer quando està sem seres humanos em casa, aparentemente por ansiedade. Sim que hà uns que roem a casa, outros que roem-se a eles proprios e esta, aparentemente, faz as necessidades. Realmente podia ser pior... Estando gente em casa tanto podem ser 2 passeios como 10 durante o dia, que ela faz tudo no sitio certo e sem acidentes.

E jà agora explique là como é que se passeia mais vezes um animal enquanto se está a trabalhar...
<p>Ana</p>
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

terça mai 13, 2008 11:03 am

Aliado ao treino que você começou, já pensou em comprar um Kong e estimulá-la a ficar sozinha em algum sítio da casa...
ana_link
Membro Veterano

terça mai 13, 2008 12:13 pm

Cantarino Escreveu:Aliado ao treino que você começou, já pensou em comprar um Kong e estimulá-la a ficar sozinha em algum sítio da casa...
Realmente do kong não me tinha lembrado, mas o problema é que ela não liga muito aos brinquedos, pois não os tinha. Deixei hoje 2 canitos com 2 ossos, o do cão esta roido o dela não, poiso so lhe pega depois do meu gordo lhe dar um desbaste e ja estar mais molinho na ponta.

Eles ficam sempre os 2 juntos, com bastante espaço (cozinha, corredor largo e um hall.. quero ver se poupo o sofa e as carpetes nesta fase). será que isola-la do outro vai ajudar? Ela ainda é bastante assustadiça com os barulhos, e sente-se bem mais confiante com o meu gordo ao lado (pudera.. costas quentes.. :P ) E realmente ela só faz mesmo entre a porta de entrada e a cozinha, num espaço pequeno....

Podia explicar um pouco melhor a ideia do kong? Se bem me lembro (jà ando enferrujada nisto de cachorros...) é um binquedo de borracha grossa que se mete biscoitos ou pasta la dentro e a ideia é o cachorro ficar a lamber e distrair-se.. correcto?
<p>Ana</p>
Cantarino
Membro

terça mai 13, 2008 12:42 pm

Podia explicar um pouco melhor a ideia do kong? Se bem me lembro (jà ando enferrujada nisto de cachorros...) é um binquedo de borracha grossa que se mete biscoitos ou pasta la dentro e a ideia é o cachorro ficar a lamber e distrair-se.. correcto?
Isso mesmo.
Eu não tinha pensado em separar os dois, apenas estimular uma certa independência da presença humana.
Você acha que um vai querer "roubar" o Kong do outro?

Se você achar que vale a pena, tem até receitas neste fórum.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55447
ana_link
Membro Veterano

terça mai 13, 2008 4:36 pm

Cantarino Escreveu:Eu não tinha pensado em separar os dois, apenas estimular uma certa independência da presença humana.
Você acha que um vai querer "roubar" o Kong do outro?

Se você achar que vale a pena, tem até receitas neste fórum.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55447
Eu tenho quase a certeza que um vai querer o Kong do outro.. mas sempre é uma ideia. Por acaso hoje enquanto limpava a casa fechei os 2 no quintal por um bocado. Resultado: dois cães especados a olhar para a porta e a empoleirar-se para espreitar pela janela até eu voltar a deixa-los entrar. E la fez 2 caganitas perto da porta.

Acho engraçado, por um lado, que ela não tendo tido muito contacto com humanos até vir para aqui se tenha ligado tanto.

Bem la vou eu continuar com os meus treinos.

Obrigado pela ajuda/ideias...
<p>Ana</p>
Cantarino
Membro

quinta mai 15, 2008 10:35 am

Bom dia Ana.
Tirando a do entra e sai de casa aumentando o tempo de saida para se ir habituando, que jà vai ser feita varias vezes ao dia.
Não quero parecer chato, mas neste protocolo adotado por você, todos os passos que você dá ao sair de casa são simulados?
Inclusive colocando roupa de sair, pegando as chaves...
ana_link
Membro Veterano

quinta mai 15, 2008 2:03 pm

Cantarino Escreveu:Não quero parecer chato, mas neste protocolo adotado por você, todos os passos que você dá ao sair de casa são simulados?
Inclusive colocando roupa de sair, pegando as chaves...
Não é nada chato... eu é que estou sem ideias e vendo de fora pode ser mais facil.

Mas respondendo à pergunta.. sim, todos os passos são simulados, desde trocar de roupa, pegar o casaco, carteira e chaves, e até mesmo quando tenho o carro frente a casa dou uma "voltinha ao quarteirão" com ele.

O Kong ainda não experimentei, mas o osso ela ignora completamente até eu voltar.
Hoje tive de sair de casa por cerca de 2h, ela tinha feito tudo na rua e em grandes quantidades. Quando voltei la estava um cocozito no sitio do costume. O que vale é que é sempre no mesmo sitio, não tenho de andar à procura!! :D
<p>Ana</p>
Cantarino
Membro

sexta mai 16, 2008 12:00 pm

Se for ansiedade de separação mesmo, este protocolo irá resolver o problema tranquilamente, pois está completo, imagino que você as vezes se apronte como se fosse sair, pegue as chaves...mas simplesmente se sente e fique olhando para o infinito.
Eu também estou meio sem mais ideias, uma coisa que gosto de fazer é colocar meus cães para procurar petiscos, é só um jeito deles passarem o tempo.
ana_link
Membro Veterano

segunda jun 02, 2008 6:21 pm

Bem .. lá venho eu com umas actualizações..

Gostava de poder dizer que o problema está resolvido, mas nem por isso. Até se agravou pois agora deu-lhe para ladrar enquanto fica sozinha. Ora estando eu neste momento com o horario da 24h às 8h ... pois imaginam né? Estes dois ultimos dias de turno vou para casa de minha mãe, que os vizinhos não têm culpa.

Preciso de mais ideias quanto a estes dois problemas (necessidades + ladrar), pois isto não pode continuar assim!!!

O Kong lá consegui a semana passada encontrar uma loja que vendesse, também jà me propuseram deixar ossos de presunto (em vez dos prensados) para a entreter. Vou novamente mudar a rotina de saida de casa, embora jà não saiba que mais mudanças possa fazer. Já tentei o sair ignorando-os e o sair dizendo apenas "guarda a casa". No regresso ignoro-os sempre até se acalmarem, tirando um "jà lá para fora" para eu conseguir limpar o que está sujo. Alem disso é dificil ignorar uma cadela que parece ter molas nas patas e que pula até ao meu cotovelo!!!

E o pior... é que estando gente em casa ela tem um comportamento exemplar!!! Faz tudo no sitio certo e eu até pensei que ela era muda pois até hoje so a ouvi ladrar umas 3 vezes.. e só mesmo um beu e mais nada!
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”