Ajudinha, por favor (dica de treino).

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Ana_e_Kaiser
Membro
Registado: quinta out 05, 2006 8:18 pm

sexta mai 16, 2008 2:23 pm

Olá!
Antes de mais, peço desculpa se o sítio correcto onde deixar este tópico, não é aqui. Estive á procura mas não encontrei outro onde pudesse expor o meu problema. De qualquer maneira, se tiver que se movido daqui, estejam á vontade :P

Então é assim, tenho um probleminha com o meu Júnior (7 meses), que tem a ver com comida...
Eu, cá para mim, isto tem a ver com a baboseira que ele tem naquele rabo, e também já falei com o vet dele que diz não existir qualquer problema aparente, que pode ser só uma fase, mas preocupa-me muito.

Vou tentar explicar bem. Ele tem sempre 3 taças; 2 de comida e outra de aguinha fresca, pois claro, mas, a única que ele 'toca' é na da água. Nem nas horas da refeição se ele vai comer. Isto agonia-me pois, são muitas as vezes que ouço a barriga dele roncar (fome, digo eu), levo-o ás taças (que vêm sempre para o andar de cima, que é para o Junior não ter a maçada de descer as escadas para ir comer), e ele recua, não come. No entanto, se o levar á cozinha e disser "Juninho, olha aqui uma bolacha" ou, "olha aqui uma salsicha", claro, ele come, SE estiver na nossa mão! Se eu puser no chão, ele não come, seja salsicha, seja carne, seja por exemplo, a ração; ponho a tacinha ao lado dele, ele cheira, cheira... mas não come, se eu for lá buscar uma bolinha e lhe der, ele até se deita para comer mais confortável.

Eu, de há uns tempos para cá, não lhe tenho dado rigorosamente nada, que eu esteja a comer, se tiver uma bolacha na mão para mim, é para mim e não lhe dou. Com as torradas de manhã que ele adora, faço igual, não lhe dou. Ah não, ás vezes tiro um bocadinho da torrada e vou colocar em cima da ração dele até... Mas até agora, não tem dado resultado (porque talvez não estarei a proceder correctamente... não sei), ainda ontem, passou-me o dia todo sem comer. De vez em quando ía lá cheirar mas não comia. Estive a vigiá-lo o dia todo e nada. Á noite, deitei-lhe comida fresca, ração fresca e água fresquinha também, e hoje de manhã, quando fui buscar as taças, estavam iguais, como tinha deixado ontem. Isto acontece todos os dias.
Pensei que também, por alguma razão, podia não gostar (não será bem este o termo, mas abafem) das taças, comprei-lhe outras, lavo-as todos os dias com água quente e isso tudo (sou uma pessoa desesperada, portanto :lol: ), mas nada...

Gente, alguém tem algum conselho que me dê, alguma dica de treino (se for esse o caso) ou assim? :|

Desde já, obrigado.
Ana
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

sexta mai 16, 2008 2:41 pm

Ana,
se o vet descartou algum problema físico, o mais provável é que seja apenas uma fase ou um jeito que ele descobriu de ganhar outro tipo de comida.
O que eu faço é o seguinte...alimento meus cães duas vezes ao dia em horários fixos...deixo a taça quinze minutos...se comeu, bem...se não comeu, retiro a taça e só a recoloco no próximo horário.
Não se preocupe...ele não vai morrer de fome. ;D
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta mai 16, 2008 2:52 pm

Diga-me só uma coisa. Disse que o seu cão tem 7 meses. Adoptou-o á pouco tempo com essa idade ou já está na sua casa desde cachorro?

É que se ja o tem desde cachorro e só agora é que começou a fazer isto então penso que devia pedir uma segunda opinião a outro vet. Pode ser manha, mas tambem pode ter algum problema que o seu vet não está a descubrir..

Ele continua activo e faz as fezes normal?

Pedro
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

sexta mai 16, 2008 2:54 pm

Experimente tirar a comida das taças e láva-las muito bem e ponha outra ração. Ele pode não gostar do sabor e do cheiro da ração.
<strong>Ritaleitao</strong>
Guardiang3l
Membro
Registado: quarta abr 26, 2006 8:52 am

sexta mai 16, 2008 3:35 pm

Se o vet descartou problemas de saúde, então trata-se de um problema meramente comportamental.

Nenhum cão se deixa morrer à fome mas há vários aspectos que estão a condicionar o comportamento dele:
1. o facto de ter sempre comida à descrição
2. darem coisas extra (com cheiro e sabor mto mais atractivos que a ração)
3. falarem com ele para comer, pois ele sabe que ganha a atenção do dono e todos os cães maximizam ao máximo as coisas de que gostam.

Se o dono fica a falar com ele e ele gosta disso, ele vai usar essa estrategia sempre.

Os cães adoram disciplina e a hora de comer não é excepção!

Tente deixar o comedouro com comida 15 minutos e virar as costas. Passado 15 min. retirar e só voltar a colocar à noite, quer ele tenha comido ou não.
Vai ver que, ao manter esta disciplina, ele pode até armar-se em esquisito 2 dias mas depois até vai salivar quando perceber que lhe vão pôr papa!

Ba sorte!
Ana_e_Kaiser
Membro

sexta mai 16, 2008 6:07 pm

ElMariachi Escreveu:Diga-me só uma coisa. Disse que o seu cão tem 7 meses. Adoptou-o á pouco tempo com essa idade ou já está na sua casa desde cachorro?

É que se ja o tem desde cachorro e só agora é que começou a fazer isto então penso que devia pedir uma segunda opinião a outro vet. Pode ser manha, mas tambem pode ter algum problema que o seu vet não está a descubrir..

Ele continua activo e faz as fezes normal?

Pedro
Já o tenho desde bebé, retirei-o da rua. Ele sempre foi assim (talvez porque como os outros elementos disseram, sempre teve a comida á disposição...), mas o que eu digo, é que tem vindo a piorar. Antes, podia não comer assim tanto como alguns cães da sua idade (o vet. dizia-nos que isso ía mudar, com a idade) mas vá, de vez em quando ía lá ás terrininhas e petiscava sem ser preciso andarmos atrás dele. Comia uma bolita, daí a 10 minutos ía novamente e comia mais 2 ou 3... nunca nos atormentamos com isso, e, agora, praticamente passa os dias a água, a não se que lhe demos qualquer coisa pela nossa mão.
As fezes estão como de costume, e continua bastante activo.
Ritaleitao Escreveu:Experimente tirar a comida das taças e láva-las muito bem e ponha outra ração. Ele pode não gostar do sabor e do cheiro da ração.
Pois, só esta semana já comprei 2 sacos de ração nova, de duas marcas diferentes da que ele tinha. Fora a de adulto que comprei porque o vet. disse-me que misturasse 1 grãozito de comida de adulto, esmagado, na dele porque o cheiro o podia atrair. Ele vai lá e come as partes do esmagado, desse ele gosta mas tenho medo porque é de adulto. Posso até tar a ser estúpida :lol: mas pronto.

Vou experimentar sim, colocar as tacinhas uns 15 minutos e depois retirar, ficar só a água, a ver se resulta.
Digam-me uma coisa, qual será o horario mais recomendado para colocar o comedouro? De manhã/á noite, Almoço/á noite
Qualquer coisa.... é que eu nunca fiz isto, os meus cães sempre comeram que nem porcos :lol:, este tinha que marcar.

E Muito Obrigado! :D
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta mai 16, 2008 6:16 pm

Se já descartou eventual problema de saúde, há que concluir que ele tem é maus hábitos.

Siga as instruções de horário de refeições.

Ainda não vi um cão fazer greve de fome.

:D
Vivendo e aprendendo
Ana_e_Kaiser
Membro

sexta mai 16, 2008 6:28 pm

Pois é, maus hábitos, baboseira e manha e a minha mãe é que contribui para tudo "ai coitadinho dá-lhe um bocadinho de chouriço" , "ai meu deus que ele tem fominha" , "dá-lhe um biscoito" eu digo que não e ela quase chora. Ainda agora fui dizer que as taças dele só íam ficar 15 minutos e ela vem pra cima de mim "pois, não gostas dele! Ele já é magrinho e ainda queres po-lo mais... " :roll:
Mas de facto, fico também um pouco aflita e sinto pena quando estou a comer qualquer coisa e ele começa a ganir.

Vou seguir sim, obrigado! :)
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sábado mai 17, 2008 12:15 am

Ana_e_Kaiser Escreveu:Pois é, maus hábitos, baboseira e manha e a minha mãe é que contribui para tudo "ai coitadinho dá-lhe um bocadinho de chouriço" , "ai meu deus que ele tem fominha" , "dá-lhe um biscoito" eu digo que não e ela quase chora. Ainda agora fui dizer que as taças dele só íam ficar 15 minutos e ela vem pra cima de mim "pois, não gostas dele! Ele já é magrinho e ainda queres po-lo mais... " :roll:
Mas de facto, fico também um pouco aflita e sinto pena quando estou a comer qualquer coisa e ele começa a ganir.

Vou seguir sim, obrigado! :)
Diga à sua mãe que com tanta mariquise só está a fazer mal ao cão!! O cão é como uma criança: existem horarios para comer e ponto final. Dê a comida 2 vezes ao dia, e não se preocupe se é de cachorro ou de adulto, o que interessa neste momento é que ele coma. Deixe UMA taça com comida e retire o que sobrar passado 15 ou 20 minutos. E nos intervalos NINGUEM, repito NINGUEM pode dar SEJA O QUE FOR ao animal. E nada de adoçicar a ração com caldinhos de carne, restos de comida...

Deixe me ver se adivinho o que se tem passado: o cão veio da rua, coitadinho, da-se um pouco da nossa comida durante o dia todo e o cão não tem regras para as refeições. Aliàs nem percebo bem essa de 2 tigelas de comida mas enfim. Ele precisa de perceber que aquela é a comida dele e ponto final. Enquanto seja quem for continuar a dar comida humana fora das refeições e não existirem regras ele não vai pegar na ração.

Và dando noticias do bicho. Mas eu procurava um vet que desse outra opinião na mesma, de preferência um que dissesse à sua mãe que dar comida humana ao cão só faz mal, seja a nivel de comportamento seja a nivel de saude (ai esse chouriço...)...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”