Olá luciaivo!
O seu Oliver é lindíssimo, um amor de cão
Eu tenho um cão com cerca de 3 meses que, tal como o seu, é um poço sem fundo de teimosia. Um autêntico "terrorista".
Não conheço muito bem o temperamento dos dálmatas, relativamente à teimosia, mas o meu cão é um terrier e, pelo que li antes de o comprar, acho que não existe grupo de cães mais teimoso.
O meu simplesmente não entende o que "NÃO!!" quer dizer. Ele não tem medo de castigo nenhum, nem do chinelo, nem do diário... Quando eu ameaço, ele simplesmente volta-se para mim a ladrar, como se estivesse a brigar comigo. Não tem sido nada fácil, ainda por cima a veterinária, depois de o ter visto 5 segundos, disse-me logo que ele tinha características de cão dominante.
Penso que nestes casos é preciso ter uma boa dose de paciência e ser muito persistente. Nunca desistir, porque os cães são muito inteligentes, se vêm que cedemos, é muito pior.
Pesquise na internet artigos sobre obediência, vai ver que encontra coisas muito úteis. Se vê que nada mais funciona então, penso que o ideal ers ir com o seu cãozinho a uma escola de obediência.
Cumprimentos.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci