Como se ensina uma cachorrinha a andar de trela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Babouska
Registado: segunda mai 19, 2008 8:49 pm

segunda mai 19, 2008 9:05 pm

Olá
Estou com um problema, adquiri uma pequinês muito lindinha que faz as delicias de todos lá de casa e é extremamente mimada... tenho notado que é extremamente teimosa e independente, só faz o que quer e muito sinceramente não sei que fazer, porque ela porta-se mal, repreendo-a e ela não me liga nenhuma... e agora que já tem quase 4 meses e as vacinas indispensáveis para ir passear, não consigo que use trela... é um filme... deita-se, rebola, agarra a trela entre as mãos e acaba por se magoar... Não sei o que fazer! Tive outra cadelinha antes desta e infelizmente faleceu, de velhice, mas nunca fez nada disto...
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

segunda mai 19, 2008 9:26 pm

Com muita paciência. Primeiro inicie dentro de casa e depois progressivamente no exterior.
Seja firme.
Essa cadelinha que não lhe liga nemhuma, não lhe obedece ou é já corrigida ou ainda lhe vai dar dissabores.
Vivendo e aprendendo
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

terça mai 20, 2008 11:19 am

Ela esta medindo forças com você.
Não se preocupe, muitas vezes é assim.
Tenha paciência...com ela solta em casa, você pode induzi-la a andar ao seu lado com o uso de um petisco...é só mostrar o petisco inicialmente e dar a ela quando ela estiver +/- ao seu lado...depois de muitas repetições, mantenha o petisco dentro do bolso e só dê quando ela o acompanhar um pouco...vá aumentando o intervalo de recompensa aos poucos, até introduzir o esquema de recompensa variável, ou seja, nem sempre ela vai ganhar o petisco.
Coloque a coleira, repita o exercício algumas vezes, depois coloque a trela também e repita o exercício.
Na rua se ela empacar, não dê bola e continue andando.
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

terça mai 20, 2008 4:51 pm

Quando chegar a hora de irem à rua, pegue na trela e fale em tom de festa tipo "fixe vamos a rua brincar e passear....." e leve o brinquedo favorito dela. Rápidamente ela vai associar a trela ao passeio na rua, e vai ver que vai adorar.

Quando moravamos em apartamento a Ice (Husky) ia buscar a trela ao cesto quando precisava de ir a rua como quem dizia "É agora ou vai haver chatices" :lol:
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

quarta mai 21, 2008 6:55 pm

ola boa tarde. quando sair com a cadela a rua, e tiver a dar 1 determinada ordem, utelize sempre o mesmo termo firmemente. E ate ela se abituar a andar de trela convem que nao seja muito comprida. boa sorte :wink:
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
godita
Membro Veterano
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm

domingo mai 25, 2008 11:18 pm

A Mafalda vai fazer 4 meses dia 30. Já vai à rua pois tem as vacinas em dia, mas o pior, pior, pior é ir de trela. quando vai sem nada anda feliz da vida, mas lá com aquilo ao pescoço, impanca parece um burro. Hoje fomos à praia e tinha de ser, então lembrei-me de lhe comprear um peitoril (è asim que se diz?). bem o que é certo é que resultou, foi feliz e contente como se não tivesse amarrada a nada, experimente e boa sorte.
Bj
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

segunda mai 26, 2008 6:29 pm

Pois com 4 meses é muito novinha, é natural que não goste. Tem que ter muita paciencia e percistencia.é você que manda nela e não o contrario.Acaba por conseguir.
Boa Sorte!
<p><strong>Joana</strong></p>
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

terça mai 27, 2008 1:17 pm

Partindo do principio qur já esta habituada á coleira (1.º passo), coloque-a do seu lado esquerdo e inicie a marcha com a trela na mao direita, utilizando a ordem "JUNTO" (há quem utilize lado) isso não é relevante.
Vá aos poucos incentivendo-a ao jumto e sempre que ela responder por uns muitos deve dar-lhe um bombom, fazer festas e elogia-la muito.

Se ela puxar, nunca a deve puxar para traz (assim ela pensa que esta a medir forças consigo, mas dar um forte puxão com a mao direira para o lado e dar a ordem "junto", se for preciso volte para traz, para ela perceber que se não for junto não há passeio.

Agora há uma coisa muito importante, carinho (sem deixar de ser firme) e muita, mas muita mesmo, paciencia.

Boa sorte
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
ManuGo
Membro
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

terça mai 27, 2008 10:50 pm

A solução do problema passará necessariamente por muita paciência e persistência sua.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 28, 2008 11:44 am

ZABOU Escreveu:Quando chegar a hora de irem à rua, pegue na trela e fale em tom de festa tipo "fixe vamos a rua brincar e passear....." e leve o brinquedo favorito dela. Rápidamente ela vai associar a trela ao passeio na rua, e vai ver que vai adorar.
ERRADO... Um líder não fala para um seguidor "em tom de festa", um cão não é uma pessoa, esse tipo de comportamento só provoca excitação desnecessária ao animal... :roll: Um dono tem de ser calmo e assertivo, SEMPRE, jamais se deve transmitir a sensação de êxtase a um cão...
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

quarta mai 28, 2008 12:03 pm

Uma coisa é ensinar o cão a obedecer a ordens, ou a ter certos comportamentos, claro que nesses casos devemos ser firmes e constantes, mostrar claramente que somos o lider.

Agora não vejo qual o problema em dizer ao cão que é fixe ir à rua. Todos eles mais tarde ou mais cedo aprendem a reconhecer a hora do passeio e ficam excitados, qual o mal em aproveitar isso para se habituar à trela???????

Nas matilhas os liders também brincam, acarinham, não passam a vida só a rosnar, ou moder os demais.

Mas claro que cada qual tem a sua maneira de ser e a suas tácticas.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 28, 2008 12:27 pm

Não isto não tem a ver com manias de donos, isto tem a ver com o estado emocional do cão. Um cão para ser um animal equilibrado, tem de estar calmo e relaxado, nunca em tensão ou excitado, isso é errado. Quando uma pessoa fala com um cão como fala para uma criança, provoca uma sensação de excitação indesejada, está a humanizar o cão.
Quando brincamos com eles, na rua ou em casa, com ou sem brinquedo, ele demonstra um sentimento de alegria, não de excitação, a excitação com um brinquedo, por exemplo, leva muitas vezes a desenvolver obcessões pelo objecto, leva-os a ficarem "vidrados" quando vêm o brinquedo, e isso não é desejável, isso é instabilidade emocional.

Ah, e numa matilha os líderes lideram, são calmos e assertivos, repreendem quando necessário, participam em brincadeiras mas só depois de fazer exercício (correr para perseguir presas), de se alimentarem (antes de todos os outros membros da matilha, caso contrário mordem e mordem bem) e de descansarem e receberem afecto dos "subordinados"... só depois disso é que aceitam brincar, mas mesmo nas brincadeiras, naõ deixam de demonstrar muitoas vezes quem manda...

Mas quem sou eu... façam o que quiserem, gritem todos muito excitados "VAMOS À RUA YUPIIIII... ANDA BÓBI TRÁS O BRINQUEDO E VAMOS REBOLAR NA RELVAAAA!!!!!" e depois venham para cá com problemas com cães que ladram demais, mordem, destroem a mobília, não obedecem, blá blá blá...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta mai 28, 2008 12:43 pm

Mas tu és mesmo mah 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta mai 28, 2008 2:54 pm

Concordo no que dizes Xuga mas esclarece-me só uma coisa. Como é que consegues evitar essa tal excitação no cão na hora de "brincar" com ele? Quando eu digo brincar é um simples atirar de bola, correr na serra, nadar no rio, lago..

Muito honestamente por muito que eu tente que ele esteja calmo e sereno nestes momentos ele acaba sempre por ficar excitado porque sente que está na "hora"... :roll:

Quando digo excitado refiro-me por exemplo quando vê a trela na minha mão, fica com a cauda tipo ventoinha :lol: , da uns latidos que chamo "de gaja" :lol: , e encosta-se a porta pronto para ir... Depois de sair a rua ainda tem uns 5 minutos de extase a cheirar tudo e depois de uns puxões de trela desliga a pilha e torna-se no Ice do costume, calmo e confiante :wink:

Ora por muito calmo e relaxado que esteja e mais firme que me ponha nunca consegui mudar este feitiozinho no gajo...

Que me dizes?? :D

Pedro
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 28, 2008 6:08 pm

Babouska Escreveu:Olá
Estou com um problema, adquiri uma pequinês muito lindinha que faz as delicias de todos lá de casa e é extremamente mimada... tenho notado que é extremamente teimosa e independente, só faz o que quer e muito sinceramente não sei que fazer, porque ela porta-se mal, repreendo-a e ela não me liga nenhuma... e agora que já tem quase 4 meses e as vacinas indispensáveis para ir passear, não consigo que use trela... é um filme... deita-se, rebola, agarra a trela entre as mãos e acaba por se magoar... Não sei o que fazer! Tive outra cadelinha antes desta e infelizmente faleceu, de velhice, mas nunca fez nada disto...
Eles são animais bem teimosos e com personalidade forte. Vai ter de o educar com pulso firme e gentil.
Não se deve esperar pela ida à rua para habituar o animal à trela. Isso deve ser feito mal o animal chegue a casa e é bem fácil, não requer conhecimentos especiais, apenas bom senso. Deve começar por habituá-la à coleira ou peitoral, não sei o que escolheu. Para isso deve apenas colocá-la no pescoço do animal. De inicío vai começar a coçar e tentar tirar, basta chamar-lhe a atenção para um brinquedo ou alguma actividade que lhe agrade e rápidamente começa a esquecer o que tem ao pescoço. Quando não se sentir incomodada deve colocar-lhe a trela, que deve ser leve. Repete o processo anterior. A ideia não é deixar o animal com os acessórios o dia inteiro. Basta fazer pequenos exercicios ao longo do dia. Não me parece de todo necessário impor-se neste processo. A ideia é aceitar os novos objectos e vai fazê-lo rápidamente.
Quando aceitar a trela em casa, vai aceitá-la na rua e mais uma vez vai precisar de pulso firme e gentileza para as restantes regras. Se pesquisar na Internet vai encontrar muitos textos de apoio sobre este tema. Não há ciência nenhuma, apenas tempo, paciência e como sempre, dedicação e alguns conhecimentos sobre cães em geral e o seu em particular.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”