Cadelinha com Stress?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
luckey
Membro Veterano
Registado: quarta out 11, 2006 1:04 pm

terça mai 27, 2008 10:55 am

Olá a todos.
Ao ler o artigo aqui da arca "Cães com Stress", fiquei completamente abismada, porque identifico a minha cadelinha nele...

Tenho um rafeirito pequenino, e tenho uma yorkie, que é ainda mais pequena que o rafeirito. (deve pesar 3 kg).

ela quando vê pessoas estranhas, ladra e por vezes treme, o que eu sempre achei normal, devido a ela ser pequenina, e sentir receio. (penso eu)

Mas uma coisa sempre me afligiu... quando tento ir com ela passear de trela, treme que nem uma vara verde, e não sai desse sítio. Pelo que li no artigo parece-me ser stress... se a levar a passear sem trelas... maravilha das maravilhas... mas quando lhe meto a trela, baixa-se logo e começa a tremer.
ela anda sempre com coleira e habituou-se bem.

Alguém tem sugestões?

Obrigada

Cumps
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça mai 27, 2008 11:19 am

Realmente parece que a sua cadela padece de algum stress (talvez pós-traumatico?) em relação á trela...

Já experimentou colocar-lhe a trela dentro de casa. ela provavelmente vai começar a tremer... mas e se a deixar colocada na coleira? Nem que ela ande com a trela a rastos durante algum tempo.. Ignore-a e continue a fazer a vida normal em casa.. Veja a reacção dela e se ela começar a acalmar e se habituar á ideia vá pegando aos poucos na trela até chegar a um ponto que a consiga levar para fora de portas..

Não sei se me expliquei bem...

Pedro
luckey
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 12:25 pm

Olá. Obrigada pela sua resposta.
Se é pós-traumático ou não... não lhe sei dizer, mas creio que da nossa parte (donos) não seja.
Gostamos muito de animais e só lhes dou uma palmada mesmo quando fazem alguma coisa de grave, o que é bastante raro...

Mas ela sempre foi assim desde pequena, muito submissa e medrosa.
eu pensava que com a idade melhorava...

em casa ela já não se comporta assim, só quando se assusta com algum barulho estranho (tipo berbequim) o que acho normal.

Mas esta questão da trela nunca vejo melhoras... Obrigada mais uma vez pela resposta.

Cumps
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

terça mai 27, 2008 12:27 pm

ElMariachi Escreveu:Realmente parece que a sua cadela padece de algum stress (talvez pós-traumatico?) em relação á trela...

Já experimentou colocar-lhe a trela dentro de casa. ela provavelmente vai começar a tremer... mas e se a deixar colocada na coleira? Nem que ela ande com a trela a rastos durante algum tempo.. Ignore-a e continue a fazer a vida normal em casa.. Veja a reacção dela e se ela começar a acalmar e se habituar á ideia vá pegando aos poucos na trela até chegar a um ponto que a consiga levar para fora de portas..

Não sei se me expliquei bem...

Pedro
Gostei.
Penso que daria mais resultado se este exercício fosse aliado a brincadeiras e petiscos.
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

terça mai 27, 2008 1:12 pm

luckey Escreveu:Olá. Obrigada pela sua resposta.
Se é pós-traumático ou não... não lhe sei dizer, mas creio que da nossa parte (donos) não seja.
Gostamos muito de animais e só lhes dou uma palmada mesmo quando fazem alguma coisa de grave, o que é bastante raro...

Mas ela sempre foi assim desde pequena, muito submissa e medrosa.
eu pensava que com a idade melhorava...

em casa ela já não se comporta assim, só quando se assusta com algum barulho estranho (tipo berbequim) o que acho normal.
Mas esta questão da trela nunca vejo melhoras... Obrigada mais uma vez pela resposta.

Cumps
Não é muito normal! A minha ouve o som do berbequim e não liga nenhuma, nem se importa com aquilo, muito menos se assusta. Até na rua está sempre na dela, atenta, mas numa maneira positiva. Em relação á trela tente mesmo fazer isso que o Elmariachi lhe disse, normalmente dá resultados;) Boa Sorte
luckey
Membro Veterano

terça mai 27, 2008 2:13 pm

Muito obrigada a todos.
Sim vou já hoje mesmo experimentar a fazer como foi explicado. Depois darei notícias...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 28, 2008 11:46 am

Só um pormenor que não foi aqui referido... Quando a sua cadela se senta, ou treme ou se deita com medo (insegurança), o que é que você faz?
luckey
Membro Veterano

quarta mai 28, 2008 3:22 pm

texuga Escreveu:Só um pormenor que não foi aqui referido... Quando a sua cadela se senta, ou treme ou se deita com medo (insegurança), o que é que você faz?
Boas.
Nessa situação de passear, incentivo-a a vir ter comigo (desvio-me um pouco e chamo-a) mas ela nao sai do mesmo sitio.
Fica deitada a tremer.

anteriormente quando fazia estas "cenas" em casa, incentivava-a a brincar e chamava-a para perto de mim. Ela acabava por vir.
Agora nesse aspecto está muito melhor, e quando ouve algum barulho "estranho", vem para perto de mim e fica alerta, a ladrar.

Quando são barulhos tipo berbequim (o meu marido costuma utilizar várias máquinas (rebarbadora, berbequins, compressores)) é que ela foge pra casa e se encolhe toda a tremer...

sinceramente já pensei se será alguma coisa hereditária dos pais (este nervosismo). não sei se estarei certa ou se estarei até a dizer alguma calúnia.

Ah, um pormenor que poderá ser importante (ou não), ela veio para nossa casa ainda não tinha completado os 2 meses. Será que é por se ter separado da mãe novinha?

quando ela tinha os seus 3 / 4 meses, e estava a dormir, de vez em quando fazia xixi a dormir. Eu falei com a vet sobre isso, ela disse que deveria ser de ela ser pequenina. Isso aconteceu umas 4 vezes e nunca mais aconteceu.

:roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 28, 2008 4:03 pm

Ao confortar e acarinhar o cão nesta situação está a "dizer-lhe" que ele tem razões para temer o que quer que seja que o atemorize...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Lola257
Membro Júnior
Registado: quinta mar 06, 2008 2:00 pm

quarta mai 28, 2008 4:09 pm

Boas...ainda bem que abriram este tópico, a minha cadela (Lola) sempre tinha sido muito sociável e adorava toda a gente! De um momento para o outro quando vê certas pssoas(é só com algumas) ladra, rosna e às vezes faz xixi de medo....é estranho porque ela ficou assim quase de repente e não se adequa a um temperamento de um Bulldog. Será stress? As pessoas dizem-me que alguem lhe deve ter feito mal, mas quem? nós estamos sempre com ela, ninguem lhe bate ou faz mal de qualquer forma......podem ajudar-me?????
Responder

Voltar para “Cães”