Ter ou não ter cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

beta1969
Membro Veterano
Mensagens: 633
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am
Localização: 2 gatas e 1 gato persas, 1 hamster

segunda abr 21, 2003 11:52 am

É algo que tenho pensado bastante. Gosto de todos os animais. Tenho duas gatas em casa e um hamster. Tenho uma cocker que quando sai de casa dos meus pais ficou com eles (é a companhia do meu pai que está sempre em casa e tem jardim).

Sinto a falta de um cão, mas até que ponto é justo eu ter um cão?
Deixo a minha casa, que é um T1, às 07.00 da manhã, chego por volta das 21.00...
Um cão pequeno em apartamento pequeno, tudo bem. Mas e a ausência durante este tempo todo.
As gatas, ( li muito muito e aconselhei-me com várias pessoas), não se ressentem. A casa delas é o território delas. Quando chego a casa dou-lhe toda a atenção e mimo e garanto-lhes que são felizes, aliás odeiam sair.

Mas e um cão, que tem necessariamente de ir à rua? Acham justo tantas horas sem sair?
Eu sinceramente acho que não, no entanto gostava da vossa opinião, pois deduzo que não devo ser a única a ter uma vida profissional muito absorvente.
Se estão nesta situação como é que lidam com ela? Agradecia que partilhassem comigo a vossa opinião.
Jinhos
Beta, Blue e Luna
Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda abr 21, 2003 12:08 pm

Olá,

Esta é uma situação muito sensivel. Eu tenho duas cadelas e dois gatos em casa. saio de casa ás 8 horas e chego por vota das 23 horas. Não é justo as cadelas ficarem tanto tempo sozinhas, para além das necessidades fisiologicas. Até porque elas se ficam sozinhas poucas horas fartam-se de ganir. Os cães, ao contrário dos gatos, precisam de ter companhia, pelo menos na minha opinião!

Assim pedi à minha avó para tomar conta delas durante o dia. A minha avó enviuvou à pouco tempo, por isso para ela tambem é bom, porque sempre se distrai. vai passear com as cadelas, faz-lhes comida e até arranjou 2 sofás para se deitarem. Uma mariquice! deve dar tanta comida que elas engordaram 1 quilo cada.

Todos os dias da semana deixo-as na casa da minha avó e à noite vou buscá-las! Foi uma boa solução!

Miau
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda abr 21, 2003 12:29 pm

Sinceramente, também não acho justo. Se o cão é para nos fazer companhia, é porque temos tempo para estar com ele. Se não tivermos tempo para conviver com o nosso cão, não há grandes razões para ter um. Se tivesse um jardim, já seria um pouco diferente, mas não é o caso.
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

segunda abr 21, 2003 12:48 pm

Olá, Beta!

Eu tenho um T1 e antes de adquirir a Bianca também indaguei se seria justo para ela viver aqui. Mas tanto eu como o André temos tempo para ela. Eu mais que ele, por agora. Fizemos bastantes contas de cabeça e reflectimos bastante, para que não houvesse nunca dúvidas posteriores. Pois a Bianca é que acabaria por sofrer de tais arrependimentos.
Quando ela poder ir à rua podemos passeá-la de manhã, antes do emprego. Podemos vir a casa almoçar. Podemos passeá-la à tardinha e antes de irmos dormir.
Por agora, eu tenho muito mais tempo para estar em casa, durante o dia. Tenho tempo para a habituar a pouco e pouco à ideia de que os donos saem durante períodos de tempo que vou aumentando gradualmente. Tenho tempo para a ensinar e a educar. Tem sido gratificante. Ela ainda é cachorrinha e é necessário tempo para eles nesta fase inicial das suas vidas.

Se não puder ir a casa à hora do almoço e se está, realmente, tantas horas fora de casa, sem que ninguém lá possa ir por si, acho que deve esperar por uma melhor altura.

Desculpe qualquer coisa! :oops:
Bibocas
Membro Veterano
Mensagens: 618
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda abr 21, 2003 1:18 pm

Olá a todos,

Até que enfim que, aparece alguém que não tem cão e, antes de o obter, primeiro pensa se tem condições para tal. Parabéns Beta! Esta é uma grande atitude, muito nobre!

É aquilo que eu sempro digo, há que pensar, fazer contas, para ver se realmente existem possibilidades para se ter o animal, se lhes vamos dar o acompanhamento adequado, se temos tempo para ele, etc.

Eu, pessoalmente acho péssima a ideia de deixar um cão sózinho em casa por mais de 6 horas. Mesmo que tenha companhia canina, os cães precisam de "arejar", de ter "acção". Não é em 20 minutos, quer de manhã, à tarde ou mesmo à noite, que "alguns" cães se conseguem "distrair" o suficiente.

Eu falo isto por experiência própria. Tive durante 3 anos um cão em apartamento, grande, mas não deixava de ser apartamento. Apesar de ter um gato, eu sabia perfeitamente que o cão sofria por estar só. Era visível no seu olhar. Agora, que mudei de casa à dois anos, digo, e recomendo que, quem não tiver tempo suficiente em casa, quem tiver que deixar o cão só durante o dia todo, não tenha cães. São preferíveis gatos, visto serem mais independentes e passam maior número de horas a dormir.

Claro que isto é a minha opinião e, não passa disso.

Qualquer das maneiras, Beta, quando achar que já tem disponibilidade para ter em casa um amigo canino, então, não hesite. Se achar que chegou a altura, tudo irá correr pelo melhor.

Felicidades,
beta1969
Membro Veterano
Mensagens: 633
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am
Localização: 2 gatas e 1 gato persas, 1 hamster

segunda abr 21, 2003 1:46 pm

Obrigada pelas vossas opiniões, que vão ao encontro da minha. Eu também não acho JUSTO, um animal sofrer pelo nosso egoismo.
Na minha familia os animais são familia. E ninguem gosta de ver um familiar em sofrimento.

Por muito que me custe, pois realmente como sempre tive cães enquanto vivi com os meus pais, vou ter de abdicar dessa ideia.

Podia, eventualmente, até pagar a alguêm para sair com o cão. Mas assim de que vale? Não considero que esteja a proporcionar qualidade de vida.

É com desgosto mesmo, e as vossas opiniões para mim são suficientes, que vou deixar essa ideia sair definitivamente da minha cabeça pois não quero ser responsável por um animal infeliz.

Grata
beta
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

segunda abr 21, 2003 1:58 pm

Parabéns Beta por se questionar previamente se tem condições para ter um cão. Infelizmente há muita gente que não o faz e depois vemos os resultados.
Sinceramente, nas suas condições não me parece ser a melhor opção adquirir um cão pois com certeza ele iria sofrer.Os gatos sendo animais mais independentes suportam melhor a ausência dos donos.

Saudações
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

segunda abr 21, 2003 2:23 pm

beta1969 Escreveu: É algo que tenho pensado bastante. Gosto de todos os animais. Tenho duas gatas em casa e um hamster. Tenho uma cocker que quando sai de casa dos meus pais ficou com eles (é a companhia do meu pai que está sempre em casa e tem jardim).
....
Se estão nesta situação como é que lidam com ela? Agradecia que partilhassem comigo a vossa opinião.
Oi Beta,
Antes de mais, parabéns pela reflexão...já são tão poucos que há que congratular quem o faz...depois, posso partilhar a minha experiência...tb deixei as minhas boxers em casa dos meus pais, que têm tempo e jardim e eu e o meu namorado pensamos em ir ao canil buscar um cachorrinho mais piquenino para estar lá em casa...mas os nossos horários são assim parecidos com os seus, e não seria justo.. :roll: e então arranjámos 2 porquinhas da Índia, para não ser só uma e estar sozinha!!! São animais mto independentes e não precisam de passeios!! Assim, com o tempo que temos brincamos com elas em casa e qdo pudemos, vamos passear as boxers 8)
De vez em qdo, ao fim de semana ou qdo temos férias, o cão dele, um rafeiro pequenino (está no meu album) vem passar uns dias conosco. Fica muito contente porque adora o Pedro, mas infelizmente não pode ser todos os dias... :(
MonicaT
Membro
Mensagens: 60
Registado: sexta mar 21, 2003 3:16 pm
Localização: Bull Terrier

segunda abr 21, 2003 2:40 pm

Parabéns Beta, não só por se ter questionado mas principalmente pela de decisão que tomou, foi a atitude mais correcta.

Quando sai de casa dos meus pais também me foi difícil pois sempre tive cães e sentia tanto a falta dos cães, mas fiz o que a Beta acabou de fazer, pensei se seria justo para um cachorro/cão estar mais de 8 horas sózinho.

Ao fim de quase 7 anos de espera e reunidas as condições decidimos que neste momento poderiamos ter um cachorro e proporcionar-lhe uma vida feliz. O Gaspar entrou nas nossas vidas há cerca de 1,5 mês. Ambos temos que fazer certos sacrifícios de forma a que o Gaspar tenha sempre companhia à hora do almoço (o máximo que fica sózinho é cerca de 4 horas) mas vale a pena :D :D E aos fins de semana aonde nós vamos ele vai connosco.

Não desista da ideia pois quem sabe se no futuro... :D
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda abr 21, 2003 2:45 pm

Olá

Só agora li o tópico e vejo que já se decidiu. Mas concordo inteiramente consigo. Um cão tem necessidade de ir à rua com frequência e passar lá algum tempo. Ter um cão fechado em casa o dia todo não é bom para o animal.
Também eu queria muito ter um cão, mas como não dava para já tenho uma gata e as minhas tartarugas e quando puder quero ter o cão. Mas para o ter tenho de lhe poder dar todas as condições que ele merece.
Eu sei que gatos e cães são diferentes, mas os gatos também são adoráveis e muito mais independentes.

beijokas
Kathleen
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

segunda abr 21, 2003 3:37 pm

Ter ou não ter um cão num apartamento, e em que condições?

Muitos cães não são muito diferentes de nós no que respeita a espaço. Quantos de nós não gostariamos de ter uma casa com jardim, um espaço aberto para espairecer, correr e ter os nossos momentos de lazer? Presumivelmente, quase todos nós.
No entanto, a vida na sociedade moderna obriga-nos a passar a vida limitados ao espaço confinado de um escritório e a um apartamento. É a sociedade que temos e à qual tivemos de nos habituar.
Para contrariar estas limitações, e sofrer o menos possível com os males da modernidade, devemos aproveitar ao máximo os 'tempos livres' que temos. Passear, espairecer...enfim, alargar o mais possível os nossos horizontes e tentar ter algum tempo de qualidade.
Os cães acompanham-nos há milhares de anos nesta nossa evolução (neste âmbito nao muito positiva) e sempre se têm adaptado àquilo que nós definimos para nós próprios. É desta forma que hoje é comum ver algumas raças de trabalho, perfeitamente adaptadas à vida na cidade ( transformadas em raças de companhia).
Mas será que qualquer pessoa e qualquer estilo de vida se coaduna com ter um cão?
Bem...não entrando em pormenores ou discussões acerca do que a vida sedentária pode causar a cada um de nós, há que não esquecer que os cães podem sofrer dos mesmos males que os seres humanos! Os males da sedentarização afectam-nos a eles também.
Estes males podem ser fisicos, mas também psiciológicos. Quem não conhece os casos ( cada vez mais) de pessoas sem relações com outras pessoas, isoladas e carentes que entram em depressão ou sofrem de outras maleitas? Pois...os cães, infelizmente, também!
Um cão, tal como nós, pode perfeitamente viver num apartamento! Mas, tal como nós, precisa de se sociabilizar, de conviver, de amar e ser amado. Precisa também, tal como nós, de sair de casa, espairecer, brincar, etc.

Em resumo, ter um cão em apartamento? Sim, mas só se estiver disposto a considerar o seu cão como um 'membro da familia', incluindo-o nas suas actividades de lazer, nos seus passeios e deslocações, etc. Sim , mas só se estiver disposto, e tiver disponibilidade, para dedicar ao seu cão algum tempo minimo de qualidade diário (ou seja, tem de ter tempo para dar ao seu cão atenção, treino, carinho, etc.).

Mas note que, "Tempo suficiente" pode ser um conceito um pouco subjectivo! Pode ser relevante de raça para raça, e mesmo dentro de raças, de cão para cão (certos individuos são mais exigentes). Procure por isso informar-se bastante e fazer uma selecção cuidada da raça a escolher. Procure conhecer a ascendência em termos de comportamento e temperamento dos pais do cão que pretende. Faça uma escolha entre os membros de uma ninhada, daquele que for o cachorro mais calmo.
Ainda assim, pode calhar-lhe um individuo energico e que exija mais de si. Nada é seguro a 100%, pode apenas procurar minimizar riscos.

Quanto às necessidades fisiológicas, isso não constitui problema se escolher uma raça pequena e ensinar o cachorro a fazer as necessidades num recanto com Jornais. O importante mesmo é estar junto com ele, brincar e conviver o mais possível.

O caso particular aqui reportado é, no entanto, um pouco extremo. Só com muita dificuldade, alguem que sai de casa tão cedo e chega apenas às 23 horas terá tempo para dedicar ao animal! De facto, dificilmente poderá espairecer na rua, ou mesmo brincar em casa, durante pouco mais que alguns minutos por dia! Só aos fim de semana ou férias lhe poderia dedicar mais algum tempo, mas pessoalmente não me parece suficiente.
Talvez por isso, seja conveniente esperar até ter outras condições, mas sobretudo de TEMPO e não de alojamento. Não pense que se tiver um quintal e o cão ficar lá fechado todo o dia a vida deste melhora muito! poderá, se eventualmente tiver visão para o exterior e para as pessoas, o cão não se aborrecer tanto, mas esta situação também traz outros perigos!!!

Parabens por ter ponderado tanto a sua decisão, e boa sorte quando de futuro tiver a possibilidade de ter um amigo canino.
Paulo C.
caotropheus
Membro Veterano
Mensagens: 342
Registado: domingo jan 19, 2003 7:31 am
Localização: rafeira puríssima, peixes, agapornis

segunda abr 21, 2003 3:51 pm

Beta,
Parabéns pela sua decisão ponderada e equilibrada. Eu também já estive na sua situação durante alguns anos no entanto, a casa só estava vazia 5-6 horas no máximo. De resto havia sempre gente em casa. Um cão necessita de espaço para se exercitar. Neste momento vivo numa casa numa aldeia e os meus cães têm todo o espaço que conseguirem percorrer. Porém gostaria de fazer uma observação. A ideia de casa pequena, cão pequeno, é completamente errada. Um São Bernardo, Dogue Alemão ou Terra Nova adaptam-se muito mais à vida de apartamento pequeno do que um fox terrier ou schnautzer miniatura. Estas duas ultimas raças estão sempre activas sem que para isso sejam estimuladas. As primeiras pelo contrário, passam o tempo quase todo a dormir. Isto não invalida de que qualquer uma destas raças não necessite de exercício diário por um período mais ou menos longo. Atenção esta informação que aqui estou a escrever não é minha, mas o resultado de um trabalho científico. Não quero dizer com estas minhas palavras que esta é a regra, mas há esta tendencia de comportamento nos cães. Exemplo de uma raça pequena e pouco activa é o Buldogue Francês.

Espero que pondere sobre estes factos assim que tiver possibilidade de adquirir um cão, aliás, faço votos que esteja para breve.
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda abr 21, 2003 4:53 pm

Olá a todos!
Acerca da questão da Beta, eu acho que o problema maior que se põe é mesmo o tempo de ausência. Eu tenho uma cadela srd muito pequenina e vivo num apartamento T1+1. Estive bastante tempo a reflectir antes de adoptar a Meggy, acabando por decidir ficar com ela. Conheço os pais e o seu temperamento e fiz o que já foi dito aqui, fiquei com a mais sossegadinha da ninhada. Arranjei donos para os irmãos e fiquei com ela. A minha cadela fica só o dia todo. Saio por volta das 8h e regresso por volta das 19h. Quando posso vou a casa à hora do almoço. A Meggy não se porta mal e apesar de ser ainda cachorra não roi nem estraga nada, o único problema é que desarruma tudo. Quando chego poucas coisas estão no sítio em que deixei, mas sem estragar. Acho que a questão de ter cão ou não depende da nossa vida muito mais do que do espaço. É óbvio que se não temos muito espaço o melhor a fazer é arranjar um cão mais pequeno mas o problema do tempo que temos para dedicar ao animal é o factor essencial para nos decidirmos adoptar um amigo canino ou não. A minha cadela fica muito bem sozinha e aproveita para dormir, quando chego passeio com ela e brincamos muito em casa. Ela é electrica e parece uma flecha de um lado para o outro. Não noto que seja infeliz. Ao fim de semana e nas férias está sempre presente. Gosta de umas boas corridas, de brincadeiras e de muitos muitos miminhos. Tem montes de brinquedos para se entreter embora ache, como quase todos, que o que é dos outros é que é interessante. Acho que esperei o tempo suficiente e que tenho a cadela que mais se adapta à minha vida. É sempre uma incógnita, como já foi dito, mas saí-me muito bem e estou muito feliz com a minha menina!
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda abr 21, 2003 6:37 pm

O caso particular aqui reportado é, no entanto, um pouco extremo. Só com muita dificuldade, alguem que sai de casa tão cedo e chega apenas às 23 horas terá tempo para dedicar ao animal! De facto, dificilmente poderá espairecer na rua, ou mesmo brincar em casa, durante pouco mais que alguns minutos por dia!

Paulo neste aspecto não posso concordar a 100%, no entanto varia de pessoa para pessoa, saia eu de casa a que horas for, chego sempre a casa por volta da 1/2 noite e meia, e pelo menos 1/2 horita de corrida no jardim elas ( as cadelas ) tem direito, acho que as cadelas não poderão ser penalizadas pelo facto de eu estar cansada, com fome, etc...
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

segunda abr 21, 2003 7:03 pm

Acho que já foi tudo dito.

Beta,

também eu passei anos com desejo de ter um cão e ia sempre adiando por não ter condições - em termos de tempo, note-se.
Tive sempre jardim, mas tinha uma série de actividades super absorventes.Simplesmente não tinha tempo nem disponibilidade !

Tomei algumas decisões (talvez fruto da idade - prefiro pensar maturidade) que passaram por mudar de vida !
Há um certo momento na vida de todos nós em que temos de decidir o que queremos da vida !

Eu escolhi a vida "pacata".E tratei de obter condições para isso.
Agora já tenho condições para ter cão (e periquitos) e estamos mesmo a pensar em (one of these days) ter outro cão.

É uma decisão muito semelhante à de se ter um filho.
Se o desejo é premente, se faz parte dos seus planos de vida, então às vezes é preciso "criar" essas condições.
Se não é, mais vale esperar sossegadamente que surjam as condições.
Às vezes não são as óptimas, mas se são aceitáveis...
Também se costuma dizer "o óptimo é inimigo do bom".
Responder

Voltar para “Cães”