quinta abr 24, 2003 10:09 am
Olá
Este assunto relacionado com as corridas de galgos deixa-me sempre mal disposto. Por vários motivos. Pelo simples facto de os meus cães serem galgos e por se realizarem corridas também com whippets e não apenas com a variedade greyhound.
Os galgos gostam mesmo de correr. E se sentirem que existe um "jogo" de competição, eles sentem-se muito mais motivados para a corrida.
Nas brincadeiras com os meus três cães, normalmente utilizo umas bolas e crio-lhes alguma expectativa, não lançando as bolas de qualquer maneira. Eles aceitam o jogo e se lhes virar as costas, desistem de correr.
Quero com isto dizer que eles aceitariam com todo o prazer e entusiasmo uma competição mais organizada como as realizadas nas corridas oficiais.
No entanto, repugna-me saber que a maior parte dos animais participantes nessas competições são sujeitos a provas duras de preparação, sendo inclusivamente drogados. São puros objectos de lucro.
Isto para não falar dos maus tratos a que são sujeitos quando deixam de render...
Este assunto já foi aqui abordado no fórum por diversas vezes. Um dos elementos, salvo erro a Musky, referiu que em Inglaterra (por ex.) efectuam-se corridas verdadeiramente desportivas, em que donos e cães se juntam aos fins de semana e se divertem sem quaisquer outros objectivos.
Se em Portugal se efectuassem competições dentro deste espírito, é muito provável que viesse a participar e tenho a certeza absoluta de que os meus cães ficariam eternamente gratos por isso. De outra forma, não.
No meu site dos whippets, que é essencialmente dedicado aos meus cães, mas que inevitavelmente se dirige à própria raça, nem sequer faço referência a corridas de galgos.
É muito provável que venha a criar uma página, isso sim, a denunciar os horrores a que são sujeitos os cães quando deixam de render.
<p> </p>
<p> </p>