Labrador com 2 anos e pouco e falta de apetite...
Moderador: mcerqueira
Olá registei-me à pouco neste forúm. Tenho um labrador 34kg, vacinado, e até hoje saudável, brincalhão e energético como é normal neste raça. Come duas vezes por dia (manhã e à noite) segundo recomendação da veterinária. Passeia duas vezes por dia de manhã e ao final da tarde durante cerca de 30 a 60min de cada vez. É um cão que mora atrás da casa onde tem o seu espaço, com uma outra incursão dentro de casa, quando estamos em casa. Por norma não ladra.
Recentemente, à coisa de 3 semanas atrás tenho verificado e ouvido sessões de uivo que decorrem normalmente das 6 às 7 da manhã, tem tido uma falta de apetite que não é de todo normal e tem ladrado durante longos períodos durante a tarde, algo também fora do normal.
Hoje ao fim do seu passeio matinal foi-lhe colocada a comida, agora ao final da tarde fui ter com ele e verifiquei que nem lhe tinha tocado. Dei-lhe ordem para comer e esperei ao lado da malga. Com pouca vontade começou por comer alguma ração e depois de nova ordem devorou a dose matinal com a rapidez do que era costume!?!
Pergunta de leigo, onde é que está o problema? Haverá algum problema com o cão (esqueci-me de referir que o cão tem história de gastrite recorrente e de vez em quando tem de ter uma dieta especial e um omeprazolzito) que me esteja a escapar? Andará deprimido, parece-me um bocado abatido, mas continua com vontade para a brincadeira e com a mesma energia?!? Se alguém tiver ideias ou respostas, ficava muito agradecido.
cumprimentos
Recentemente, à coisa de 3 semanas atrás tenho verificado e ouvido sessões de uivo que decorrem normalmente das 6 às 7 da manhã, tem tido uma falta de apetite que não é de todo normal e tem ladrado durante longos períodos durante a tarde, algo também fora do normal.
Hoje ao fim do seu passeio matinal foi-lhe colocada a comida, agora ao final da tarde fui ter com ele e verifiquei que nem lhe tinha tocado. Dei-lhe ordem para comer e esperei ao lado da malga. Com pouca vontade começou por comer alguma ração e depois de nova ordem devorou a dose matinal com a rapidez do que era costume!?!
Pergunta de leigo, onde é que está o problema? Haverá algum problema com o cão (esqueci-me de referir que o cão tem história de gastrite recorrente e de vez em quando tem de ter uma dieta especial e um omeprazolzito) que me esteja a escapar? Andará deprimido, parece-me um bocado abatido, mas continua com vontade para a brincadeira e com a mesma energia?!? Se alguém tiver ideias ou respostas, ficava muito agradecido.
cumprimentos
-
joanitinha
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm
Já contou essa história à veterinaria?
<p><strong>Joana</strong></p>
-
marijonscp
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Que idade tem o cão? Pelo que escreveu dá-me um pouco a sensação que ele passa muito tempo sozinho e se sente deprimido. De qualquer forma devia consultar o veterinário e expor-lhe a situação.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
-
joanitinha
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm
pois, secalhar essas reações são para chamar a atenção do dono. Carencias! 
<p><strong>Joana</strong></p>
O meu cão tem cerca de 2 anos e meio. Falta de mimo, companhia...também coloquei essa hipótese, mas o facto é que desde que veio aqui para casa o habituamos a viver fora de casa e só agora ao fim de 2 anos é que aparece este comportamento (uivar, o ladrar constantemente e a falta de apetite). As rotinas são as mesmas desde pequeno, eventualmente aumentou o tempo de permanência dentro de casa, mas de resto está tudo igual, ou pelo menos na minha perspectiva está tudo igual...
Em relação à veterinária uma vez que o cão irá a revisão daqui a um mês, mês e meio, coloco as perguntas na altura.
De qualquer das maneiras amanhã vou com ele fazer um passeio grande pela mata e vou levá-lo à água e aí poderei observá-lo com mais atenção para ver se noto diferenças no comportamento e se há falta de energia/resistência.
Obrigado pelas respostas.
Em relação à veterinária uma vez que o cão irá a revisão daqui a um mês, mês e meio, coloco as perguntas na altura.
De qualquer das maneiras amanhã vou com ele fazer um passeio grande pela mata e vou levá-lo à água e aí poderei observá-lo com mais atenção para ver se noto diferenças no comportamento e se há falta de energia/resistência.
-
ana_link
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Não que dispense ir ao vet caso a situação se prolongue mas... não estará por acaso nenhuma cadelita com o cio ai na zona? Poderá justificar o comportamento diferente...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
-
mathilde393
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
- Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!
tonyV Escreveu:O meu cão tem cerca de 2 anos e meio. Falta de mimo, companhia...também coloquei essa hipótese, mas o facto é que desde que veio aqui para casa o habituamos a viver fora de casa e só agora ao fim de 2 anos é que aparece este comportamento (uivar, o ladrar constantemente e a falta de apetite). As rotinas são as mesmas desde pequeno, eventualmente aumentou o tempo de permanência dentro de casa, mas de resto está tudo igual, ou pelo menos na minha perspectiva está tudo igual...
E se nao for caso de esperar um mes ou mes e meio??? Se calhar o melhor sera ligar ao vet pelo menos.. o vet ja o conhece e provavelmente dir-lhe-a o que fazer... e pelo menos tera uma opiniao mais valida do que a nossa que nao conhecemos o historial do seu cao...
Lembre-se que em caso de duvida... é sempre melhor contactar o veterinario!!!
O veterinario logo lhe dira se o cao tem de o visitar ou nao
<p><strong>"A nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
<p>Teresa de Calcutá</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
-
Rainbow
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
O meu Rugas tem o mesmo comportamento quando há cadelas com o cio por perto... mas também concordo que deveria ir ao Vet.ana_link Escreveu:Não que dispense ir ao vet caso a situação se prolongue mas... não estará por acaso nenhuma cadelita com o cio ai na zona? Poderá justificar o comportamento diferente...
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
CasadelMar
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Cheira-me a alguma cadela com o cio...tonyV Escreveu:(uivar, o ladrar constantemente e a falta de apetite)
Mas o melhor mesmo é consultar o vet.
Bem hoje foi uma sessão de 2horitas e meia e o cão parece-me rijo como o costume, esteve 1 hora dentro de um rio com corrente, não se negou a nada (por vontade dele ainda lá andava dentro de água), sempre contente como o costume e quando voltei a casa, devorou o que não comeu ontem...provavelmente é a primavera que lhe altera as hormonas 
-
AcTiOnGiRl
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Apontaria para cadela com o Cio ai perto, um dos meus cães tem o mesmo comportamento.
Mas será melhor uma visita à vet para um check up
Mas será melhor uma visita à vet para um check up
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
-
Piagos
- Membro
- Registado: quinta mar 22, 2007 2:44 am
Não haverá uma cadela nas redondezas com cio? Eles podem perder o apetite quando sentem o cheiro de uma cadela nessas condições. Retire a comida passado 10 minutos e só lhe dê à noite, e se não comer espere também 10 minutos, não ordene para ele comer, pois ele irá ter o objectivo dele, de ter atenção e não irá comer. Boa sorte!tonyV Escreveu:O meu cão tem cerca de 2 anos e meio. Falta de mimo, companhia...também coloquei essa hipótese, mas o facto é que desde que veio aqui para casa o habituamos a viver fora de casa e só agora ao fim de 2 anos é que aparece este comportamento (uivar, o ladrar constantemente e a falta de apetite). As rotinas são as mesmas desde pequeno, eventualmente aumentou o tempo de permanência dentro de casa, mas de resto está tudo igual, ou pelo menos na minha perspectiva está tudo igual...
<strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong><strong>- A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados. Mahatma Gandhi</strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong></strong>