Posso Tosquiar o meu cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Vandavipe
Membro Júnior
Registado: sexta jul 20, 2007 8:58 am

quinta jun 12, 2008 8:56 pm

Obrigado a todos que me tentaram esclarecer. Tenho um terraço grande, mas o meu cão está mais tempo dentro de casa do que no terraço. Dorme dentro de casa, de qualquer das formas acho que tem calor com tanto pelo. Um beijinho e felecidades para todos.
Última edição por Vandavipe em sexta jun 13, 2008 8:36 pm, editado 1 vez no total.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta jun 12, 2008 9:36 pm

Saudações alentejanas, o calor aí aperta, pela foto não dá bem para ver, mas vá a uma clinica vet e peça opinião sobre uma tosquia.
Mal, não faz, mas o melhor mesmo é arranjar um sitio fresco para ele :wink:
Vivendo e aprendendo
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta jun 12, 2008 10:17 pm

Primeiro, e tal como foi jà dito, nada como arranjar formas de manter o cão fresco.. só a tosquia não adianta se ele continuar a apanhar demasiado calor.

Segundo.. não se pode tosquiar certos cães porquê? Nós também cortamos o cabelo...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
danhusky
Membro Veterano
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm

sexta jun 13, 2008 12:53 am

porque alguns caes ja tem as suas protecções como a queda do sub pelo , falo dos nordicos por exemplo , espero que nao andem a tosquiar samoyedos

Daniel
A vida &eacute; bem melhor com um siberian Husky
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sexta jun 13, 2008 1:43 am

Há caes que têm o pêlo como protecção , há cães que têm bastante pelo junto aos olhos , parece que os cães não conseguem ver nada mas na realidade eles conseguem ver e têm uma grande quantidade de pêlo para a protecção dos olhos já que estes são muito sensiveis , sem contar com outros casos ;). Por isso é preciso saber tosquiar o cão.
Mas como se diz , cada caso é um caso .
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta jun 13, 2008 11:31 am

danhusky Escreveu:porque alguns caes ja tem as suas protecções como a queda do sub pelo , falo dos nordicos por exemplo , espero que nao andem a tosquiar samoyedos

Daniel
Exatamente! A tosquia nos Samoiedos só é aplicável em casos extremos em que o pelo é totalmente irreparável.. E mesmo assim tem de ser acompanhado com pessoal que perceba da coisa! De resto esse é um acto que pode trazer muitas más consequências para o animal!

E como o Samoiedo penso haver mais raças com as mesmas caracteristicas.

Pedro
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta jun 13, 2008 1:22 pm

Mas là está.. poder tosquiar pode-se.. mas o corte é que tem de ser cuidado, e isso só mesmo quem tenha o cão à frente pode dizer como e com que "design".
Neste caso estamos a falar de um rafeiro que nem tem pelo assim tão comprido...
Quanto ao pelo frente aos olhos... jà depende mesmo das raças. O meu agora que jà está na reforma é tosquiado no corpo todo, mas na cabeça e cauda o pelo é apenas encurtado um pouco, por opção minha. Originalmente (como quem diz à cerca de 50 anos), eles nem tinham o pelo da cabeça tão para a frente nem tão comprido e devia-se ainda agora ver sempre os olhos...

O que é facto é que jà ouvi de tudo para não se poder tosquiar os cães, desde que o pelo nunca mais cresce, a que cresce muito mais do que tinha, a que o pelo deixa de ser sedoso e passa a aspero (e vice versa) e que cortar o pelo da frente dos olhos torna os cães imediatamente cegos, geralmente acompanhado pela ideia que molhar a cabeça do cão faz ele esquecer onde vive... Por isso mesmo perguntei qual o(s) motivo(s) que lhe tinham sido apresentados para não se tosquiar os cães...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
ElMariachi
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 1:35 pm

O pelo do Samoiedo é muito mais que estético. Contem duas camadas (pelo e sub-pelo) onde perde a segunda no Verão para ficar mais fresco e ao mesmo tempo não perder a protecção do pelo. O branco também ajuda a reflectir o calor. Um Samoiedo com o pelo tosquiado facilmente morreria ou ficaria com graves problemas de saude com o calor, pois a pele dele não esta preparada para temperaturas altas, bem como que facilmente também morreria ou teria problemas com temperaturas negativas, onde o pelo funciona como um escudo protector, iclusive aos Samoiedos que dormem ao relento o pelo da cauda serve para tapar o nariz e evitar pneumonias :wink:

Pedro
ElMariachi
Membro Veterano

sexta jun 13, 2008 1:36 pm

repetido
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta jun 13, 2008 7:48 pm

Penso que um tosquiador com bastante experiência saberá avaliar se o seu cão poderá ou não ser tosquiado e como.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Vandavipe
Membro Júnior
Registado: sexta jul 20, 2007 8:58 am

sexta jun 13, 2008 8:44 pm

Eu já tinha ouvido dizer que nem todos os cães podem ser tosquiados, por isso fiz a pergunta em relação ao meu, sempre tive rafeiritos e nunca foram tosquiados... Fiquei minimamente esclarecida e vou optar por ir ao veterenário com o meu Vipe e informar-me. Muito oBrigado.
Responder

Voltar para “Cães”