Pastor Alemão de Pêlo curto
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
olá, querem oferecer-me uam cadela pastor aleão com 8 meses mas dizem que é de Pêlo curto. Acontce que tenho um cão adulto de pelo longo e não quero correr o risco de sair uma linhagem fraca.
se alguem souber de que se trata o tal (Pêlo curto), agradecia.
Ambos os Cães têm LOP
se alguem souber de que se trata o tal (Pêlo curto), agradecia.
Ambos os Cães têm LOP
Não me leve a mal, mas acho que não percebe muito de PA. Que eu saiba, os PA peludos é que estão fora do estalão e não devem ser usados nas cruzas, isto se se pretende criar PA como deve ser. Sugiro que se informe melhor sobre a raça e sobre o mínimo exigível a reprodutores (dentro do padrão da raça, exame displasia anca, etc) antes de começar a brincar aos criadores. 

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
não me viu a dizer que o PA de pelo longo era um PA melhor do que um PA de pelo curto.
Viu sim a dizer que não quero correr riscos de ter facos cães por causa de 2 pastores diferentes.
cumprimentos
Viu sim a dizer que não quero correr riscos de ter facos cães por causa de 2 pastores diferentes.
cumprimentos
Vou repetir devagar. Eu também não disse que eram piores ou melhores.trustz Escreveu:não me viu a dizer que o PA de pelo longo era um PA melhor do que um PA de pelo curto.
cumprimentos
Não se cruzam PA de pêlo longo, porque estão fora do padrão da raça, independentemente de terem LOP ou não.
Se levar um PA de pêlo longo a uma expo eles são desclassificados, logo os bons criadores não os usam para reprodução.

-
- Membro Veterano
Pronto, era aí que eu queria chegar.
Pode mostrar-me fotografias de pastores de pêlo curto?
agradecia.. ou simplesmente um LINK
Pode mostrar-me fotografias de pastores de pêlo curto?
agradecia.. ou simplesmente um LINK
-
- Membro Veterano
surgiu mais uma dúvida. na altura, um senhor que deu O meu cão, disse que era o resultado do cruzamento do macho dele com uma fêmea que supostamente (TAMBÉM) tinha ficado num pódio de beleza. sendo o meu pastor de pêlo longo, então um dos pais teve de participar no concurso.. talvez alguam regra tenha mudado?
ou o meu pastor não é de pêlo longo. de facto não sei pois desde pequeno que tenho o cão e sempre me habituei a que fosse o tal PA.
pode vê-lo noutro tópico criado por mim.. agradeço ajuda e compreensão
ou o meu pastor não é de pêlo longo. de facto não sei pois desde pequeno que tenho o cão e sempre me habituei a que fosse o tal PA.
pode vê-lo noutro tópico criado por mim.. agradeço ajuda e compreensão
A meu ver o seu pastor não tem nada de errado, pelo menos nao difere dos que eu vejo habitualmente nas exposições, eu acho que tem que ver bem é o que é que querem dizer com uma pastora de pêlo curto! Pode ela estar fora do estalão. Mas eu admito não entender muito de PA, porque não fala com o criador do seu cão e pergunta? Ele ha de saber tirar-lhe as suas duvidas.
BTW, já conhece o sub-fórum da Arca sobre PA?
Deixo aqui o link, lá há mais pessoas entendidas em PA que o poderão ajudar a "avaliar" o seu cão e esclarecer melhor as dúvidas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=124
Deixo aqui o link, lá há mais pessoas entendidas em PA que o poderão ajudar a "avaliar" o seu cão e esclarecer melhor as dúvidas:
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Confesso que sou leiga em relação a PA, mas tentei ir logo verificar meia dúzia de coisas que possam ajudar a esclarecer o nosso forista...
Em primeiro lugar fui cuscar o site do PACP, que penso ser um site credível a nível nacional. Neste mesmo site o forista tem acesso a várias informações, incluindo o muito importante estalão da raça, onde se pode ler o seguinte:
"PÊLO RIJO COMPRIDO:
Os fios são mais alongados, nem sempre rectos e antes de mais nada
não bem juntos ao corpo. Na parte inferior das orelhas e em suas faces posteriores, já bem mais
alongados e delicados, formados por vezes tufos. Nas faces posteriores dos membros, assim como
na inferior da cauda, pelo seu alongamento, chegam a formar bandeira e, quando nas coxas
densos culotes. O tipo de cauda é sempre tufado. Esse tipo de pelagem não se apresenta com a
mesma resistência da normal, razão porque é indesejável, permitindo-se, todavia, na reprodução
os possuidores de sub-pêlo denso em todo o corpo.
PÊLO COMPRIDO:
Ë bem mais alongado que o precedente, mais sedoso e ondulado,
repartindo-se normalmente em dois ao longo da linha de dorso, caindo para os flancos.
Geralmente, esses animais são dotados de peitos mais estreitos com formação de focinho mais
afilado. Este tipo, indesejável, deve ser proibido à reprodução."
Depois sugiro ao forista que faça algo que eu própria fiz durante muito tempo que foi andar a ver resultados de PA em provas de morfologia e trabalho, ver os que andam sempre no "topo" e pesquisar sobre os mesmos no Google... bem como ver quem são os seus criadores e proprietários e, quem sabe, contactando com eles possa tirar todas as dúvidas que apresenta.
Acho que melhor que isto, pela Internet, é difícil.
Boa sorte!
P.S.: Pelo amor da santa, não se meta em complicações. Informe-se bem antes de aceitar a cadela ou não e não se meta muito menos a cruzar seja que cães forem sem ter certezas da sua qualidade física e psicologica.
Edit: Aqui ficam os links que consultei:
http://www.pacp.ws/index.htm
http://www.pacp.ws/pdfs/ESTALAO.pdf
Em primeiro lugar fui cuscar o site do PACP, que penso ser um site credível a nível nacional. Neste mesmo site o forista tem acesso a várias informações, incluindo o muito importante estalão da raça, onde se pode ler o seguinte:
"PÊLO RIJO COMPRIDO:
Os fios são mais alongados, nem sempre rectos e antes de mais nada
não bem juntos ao corpo. Na parte inferior das orelhas e em suas faces posteriores, já bem mais
alongados e delicados, formados por vezes tufos. Nas faces posteriores dos membros, assim como
na inferior da cauda, pelo seu alongamento, chegam a formar bandeira e, quando nas coxas
densos culotes. O tipo de cauda é sempre tufado. Esse tipo de pelagem não se apresenta com a
mesma resistência da normal, razão porque é indesejável, permitindo-se, todavia, na reprodução
os possuidores de sub-pêlo denso em todo o corpo.
PÊLO COMPRIDO:
Ë bem mais alongado que o precedente, mais sedoso e ondulado,
repartindo-se normalmente em dois ao longo da linha de dorso, caindo para os flancos.
Geralmente, esses animais são dotados de peitos mais estreitos com formação de focinho mais
afilado. Este tipo, indesejável, deve ser proibido à reprodução."
Depois sugiro ao forista que faça algo que eu própria fiz durante muito tempo que foi andar a ver resultados de PA em provas de morfologia e trabalho, ver os que andam sempre no "topo" e pesquisar sobre os mesmos no Google... bem como ver quem são os seus criadores e proprietários e, quem sabe, contactando com eles possa tirar todas as dúvidas que apresenta.
Acho que melhor que isto, pela Internet, é difícil.
Boa sorte!
P.S.: Pelo amor da santa, não se meta em complicações. Informe-se bem antes de aceitar a cadela ou não e não se meta muito menos a cruzar seja que cães forem sem ter certezas da sua qualidade física e psicologica.
Edit: Aqui ficam os links que consultei:
http://www.pacp.ws/index.htm
http://www.pacp.ws/pdfs/ESTALAO.pdf
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Porque não pegar nele e ir a algum criador sócio do PACP? Ou pedir ajuda no fórum da raça?
Terá de compreender que está a falar pela Internet, com autênticos leigos na questão, e a pedir opiniões baseadas em fotos... Como deve calcular, as respostas serão no mínimo dúbias... Deveria pedir opinião de um profissional, de preferência pessoalmente. Se não quiser andar atrás dos criadores (o que não é boa filosofia pois eles são peça essencial no enriquecimento do seu conhecimento pela raça) inscreva o seu pastor alemão numa Exposição e aguarde pelos resultados.
Terá de compreender que está a falar pela Internet, com autênticos leigos na questão, e a pedir opiniões baseadas em fotos... Como deve calcular, as respostas serão no mínimo dúbias... Deveria pedir opinião de um profissional, de preferência pessoalmente. Se não quiser andar atrás dos criadores (o que não é boa filosofia pois eles são peça essencial no enriquecimento do seu conhecimento pela raça) inscreva o seu pastor alemão numa Exposição e aguarde pelos resultados.
Mais uma vez...dinodane Escreveu:BTW, já conhece o sub-fórum da Arca sobre PA?