Tolerância à dor e ao sofrimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta abr 25, 2003 11:13 am

Bons dias,
Este tópico nasceu de uma notícia que vi ontem no telejornal! Uma cadelinha na california foi atropelada e ficou em muito mau estado. depois foi chamada a polícia, e para acabar com o sofrimento, o senhor polícia deu-lhe um tiro na cabeça (não atingindo nenhum ponto mortal) e a cadela foi levada para a morgue e colocada num frigorifico a ver se aparecia a dona...e qdo deram por ela, a cadela estava viva!!! :o
Foi operada, foi tratada e já está (quase) como nova! Já deram com a dona que vai ser multada por ter deixado a cadela solta na rua.
Agora digam lá, depois de passar por tudo isto, algum de nós conseguiria sobreviver e ainda continuar feliz por ver quem nos soltou na estrada?? :roll:
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta abr 25, 2003 11:25 am

Não vi a noticia, mas contaram-me e sinceramente de inicio tive sérias dificuldades em acreditar na história :roll:
Isto foi um verdadeiro milagre, custa-me pensar o que o animal deve de ter sofrido :cry: e no fim ainda se encontrar vivo (mesmo depois de ter sido atropelado, levado um tiro e de ter estado dentro de uma camara frigorifica).

O sofrimento que se poderia ter evitado se os donos não fossem tão irresponsaveis :evil: :evil:
Infelizmente é o pão nosso de cada dia :|
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta abr 25, 2003 11:28 am

sac Escreveu: Não vi a noticia, mas contaram-me e sinceramente de inicio tive sérias dificuldades em acreditar na história :roll:
Eu se não tivesse visto a notícia com os meus olhos, pela boca do policia e da Veterinária que tomou conta dela, e acima de tudo não tivesse visto a cadela, com a marca do tiro na cabeça e por onde saiu a bala no queixo...tb acho que ia duvidar!!!!! :o Por isso não te censuro minimamente!!! :roll:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta abr 25, 2003 11:37 am

Olá

Bem, como os americanos são uns pistoleiros, não me admiro que a lógica do polícia tenha sido a de dar um tiro na cadela para lhe aliviar o sofrimento em vez de a transportar para uma clínica.
Provavelmente, segundo esta lógica, se este polícia sofrer um acidente também levará muito naturalmente com um chumbo na cabeça, não é?

Por outro lado, o procedimento legal sobre a dona do cão, que foi multada por tê-lo deixado solto, já me parece correcto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta abr 25, 2003 12:01 pm

Olá a todos!!!!!!!!! 8) 8)

Eu também não vi a noticia!!!!!! :oops: :oops:

Mas quem teve mais sorte foi a cadela, que depois de tudo o que passou conseguiu sobreviver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol:

[color=darkred][/color][size=18][/size]Se eu estivesse no lugar do dono quando o policia disparou contra a cadela eu pegava-lhe na arma e fazia-lhe o mesmo que fez á pobre cadela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :evil:

ADEUS A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

FIQUEM BEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 8) 8)

[color=yellow][/color]VIVA Á LIBERDADE!!!!!!!!!!!!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 25, 2003 2:53 pm

Eu não vi a notícia.
Apenas acho que, o polícia, 1º devia ter chamado um vet para ver se a cadela podia ser tratada.
Quanto a estar na estrada,nós sabemos que, às vezes, não é desleixo do dono.
Às vezes eles escapam-se !

Ainda a respeito do polícia - pode tê-lo feito (refiro-me ao tiro) por piedade :

Na minha infância vi matarem a tiro um gato que tinha sido atropelado !
Chorei "baba e ranho" como se costuma dizer mas foi-me explicado (isto foi nas Beiras, há mais de 30 anos) que não havia vet (na verdade nem médicos havia, apenas um enfermeiro "sarrabeco" que me cozeu a sangue frio numa ocasião) e que não podíamos deixar o animal a agonizar sem fazer nada.
Estava em muito mau estado, coitadinho !
Foi uma morte piedosa - a minha tia tinha muitos gatos e por nada, nesta vida, deixaria matar o gato se não fosse necessário e melhor para ele !

Ás vezes há que tomar estas decisões e ser forte (porque nos doem), mas primeiro é preciso pensar no animal e não no nosso conforto ou boa consciência !

É o problema da eutanásia !
Problema para as pessoas de coração - matar quem amamos (ignorando a remotissíma hipótese de um milagre) ou deixá-los agonizar em sofrimento (deles e nosso..)

Pode parecer um caso de solução óbvia mas eu tenho uma amiga com a irmã em casa, na fase final de cancro (ela está carregada de drogas para as dores e práticamente nem se apercebe do que se passa à sua volta) e sei que , quando nos toca a nós essa decisão...o que a cabeça diz é desmentido pelo coração !

Deus nos poupe a todos a dilemas destes !
Feanor
Membro Júnior
Registado: quarta mar 26, 2003 5:21 pm
Localização: Rottweilers(2),labrador(1), gatos(2,)rola(1), galinhas(5),galo(1)

sexta abr 25, 2003 7:39 pm

Nesta situação parece-me que o policia deveria ter primeiro recorrido a um veterinário em vez de ter optado imediatamente pela eutanásia, foi uma atitude no minímo precipitada com a agravante de ter falhado completamente o seu propósito, pois foi provocar mais sofrimento ainda ao animal.
Sou, no entanto, a favor da eutanásia tanto para os animais como para as pessoas nas situações em que se sabe não existir esperança. Penso que é uma demonstração de amor e respeito para com quem está em profundo sofrimento e agonia e nada pode fazer para o evitar.
Aliás nunca percebi muito bem porque razão a eutanásia é socialmente aceite em relação aos animais e não às pessoas porque os principios em questão são exactamente os mesmos. Penso que serão as questões religiosas que marcam a diferença.
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

sexta abr 25, 2003 8:17 pm

Pelo que vi a cadela estava tão mal que agora já anda aos pulos...APESAR da bala "caridosa" do policia que ainda levou por cima...

Enfim, uma excelente avaliação clínica e uma caridosa atitude :roll:

Tipicamente "faroestiano".
nicas25
Membro
Registado: sábado fev 22, 2003 7:19 am

sábado abr 26, 2003 1:16 am

É nestas ocasiões que conseguimos ver como é que seres tão frágeis e indefesos conseguem ser fortes e resistentes. Dá-nos força para lutar por eles!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado abr 26, 2003 1:29 am

essa consegue bater aos pontos o serafim, também conhecido pelo mafarrico :roll: :roll:
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sábado abr 26, 2003 7:18 am

Bate, bate, Anja !

Embora o Serafim também seja um campeanito !!!
Última edição por aisd em sábado abr 26, 2003 7:32 am, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sábado abr 26, 2003 7:29 am

Aliás nunca percebi muito bem porque razão a eutanásia é socialmente aceite em relação aos animais e não às pessoas porque os principios em questão são exactamente os mesmos
Não só, não só !
Acontece que com a morte de um animal, ninguém ganha nada (não há heranças, nem outros "lucros") mas com a morte de uma pessoa...
Eu penso que ninguém com um mínimo de senso é contra a eutanásia, o problema é establecer as regras da eutanásia !
Por isso é que eu falei de gente com coração, percebe ?
Mas há muita gente que, se pudesse ver-se livre de chatices (e um canceroso, pe, é uma despesa e uma "chatice") não hesitava em pedir a eutanásia para o paizinho, a tiazinha, etc.!

O ser humano é, muitas vezes, "mau" e, nestes casos, temos sempre de imaginar o pior, porque se fossemos todos bons, nem leis eram precisas...

Penso que serão as questões religiosas que marcam a diferença.
Também.
Mas, se fôr uma pessoa decente, vai considerar a opção religiosa do potencial eutanasiado.
Pe, a minha madrinha (que é de uma religião oriental) acredita que o sofrimento nesta vida, limpa os pecados cometidos nesta e em vidas anteriores, purificando a pessoa e preparando-a para a reencarnação seguinte.
Têm de ser respeitada a sua opção, qualquer que seja a nossa opinião.

Espero ter contribuído para a discussão, que este assunto é muito complexo.
Feanor
Membro Júnior
Registado: quarta mar 26, 2003 5:21 pm
Localização: Rottweilers(2),labrador(1), gatos(2,)rola(1), galinhas(5),galo(1)

sábado abr 26, 2003 4:55 pm

Apesar de esta minha mensagem não ter nada a haver com cães não resisti a ir um pouco mais longe na questão da eutanásia.
É claro que a questão da eutanásia é muito complexa, mas precisamente por isso acho que deveria estar prevista na lei em vez da situação actual em que é proibida, isso é que não me parece lógico nem aceitável. Até porque é praticado diáriamente em todos os hospitais do mundo uma forma de "eutanásia" quando por exemplo, os médicos decidem que não vale a pena fazer reanimação à próxima paragem cardiaca/respiratória de um determinado doente, ou não continuar o tratamento e ficar apenas a fazer medicação paliativa, ou decide não investir em salvar a vida de determinado bebé porque tem demasiados problemas/malformações, entre outras situações. Portanto a decisão depende apenas do critério do médico do doente e não respeita a lei nem as crenças religiosas do doente ou da sua familia nem mesmo depende da vontade destes, aliás na maior parte das vezes nem o doente nem os familiares têm conhecimento da decisão do médico.
Portanto deve-se continuar a ignorar esta questão ou deve-se procurar dar-lhe uma moldura legal mais justa, definida e mais de acordo com a realidade e necessidades das pessoas?
Responder

Voltar para “Cães”