Saluki

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

sexta abr 25, 2003 11:14 am

Olá a todos,
:D

Sou dona de um Saluki, uma cadelinha chamada Luna que vai fazer 1 ano em Junho. Gostava de trocar experiências com outros donos de Salukis...é uma raça que não está muito divulgada em Portugal, já procurei neste site se há criadores e estive a ver o forum, mas nada.
Mais tarde vou querer arranjar-lhe um namorado em Portugal...neste momento vivemos em Macau!

beijinhos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta abr 25, 2003 11:25 am

Olá

Bem-vinda ao fórum.
O Saluki é "primo" do whippet. De salukies nada sei e duvido que venha a ter grandes informações sobre a raça (oxalá me engane), pois penso que ainda é menos conhecida e divulgada do que o whippet.
No entanto, se quiser dar uma espreitadela ao meu site sobre os whippet, é aqui:

http://whippet.no.sapo.pt
Na página Galgos está lá uma foto de um Saluki.

E já agora, veja também a página sobre Criadores aqui: http://whippet.no.sapo.pt/criadores.htm
já que diz querer arranjar um namorado para a cadela.
Vá dando notícias.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aninhas2000
Membro Júnior

sexta abr 25, 2003 11:43 am

Olá Nel,

De salukies nada sei e duvido que venha a ter grandes informações sobre a raça (oxalá me engane), pois penso que ainda é menos conhecida e divulgada do que o whzippet.

É verdade, é capaz de ser ainda menos conhecida que o whippet, aqui em Macau só vi mais dois Salukis, quando comprei a minha, esses nunca mais os vi e em Portugal nunca vi nenhum...Whippets que me lembre nunca vi nenhum, nem aqui nem lá. Aqui em Macau há muitos galgos, os que correm no canidromo, mas não são salukis nem whippets.

No entanto, se quiser dar uma espreitadela ao meu site sobre os whippet, é aqui:
http://whippet.no.sapo.pt

Adorei o site, parabéns, está espectacular, tem muita informação, tenho de ver com mais calma...gostei muito das fotos!

beijinhos :)
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta abr 25, 2003 11:50 am

Olá a todos!!!!

Eu moro num apartamento, por isso não tenho nenhum cão, porque acho que eles precisam de jardim para brincarem, também espaço para eu brincar com ele............................................................................ :p
E também porque não conheço essa raça!!!!!!!! :oops:

ADEUS FIQUEM BEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 8)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 25, 2003 2:28 pm

Ceús, nunca tinha ouvido falar dessa raça !

Parece muito bonito (e grande...).
Alguém sabe onde posso consultar alguma informação sobre esta raça ? (o Nel só tem a fotografia - enfim...o 'site' é sobre whippets, não é ?).

Ó Aninhas2000, onde é que arranjou este cão ?
É que eu nunca vi por cá um !

A propósito - seja bem vinda ao fórum dos cães !
aninhas2000
Membro Júnior

sexta abr 25, 2003 3:01 pm

Olá Aisd,
:)

Alguém sabe onde posso consultar alguma informação sobre esta raça ?

http://www.thedogscene.com/breedinfo/s- ... aluki.html

http://www.saluki.com/

http://www.classicsaluki.com/

http://www.salukiforum.homestead.com/index.html

Ó Aninhas2000, onde é que arranjou este cão ?
É que eu nunca vi por cá um !

Arranjei em Macau!

A propósito - seja bem vinda ao fórum dos cães !

obrigado! :D

Já inseri uma fotografia da luna no site, mas ainda não está disponivel, se quiserem ver uma foto dela podem ir a este link:

http://www.aranhix.com/imagegallery/ima ... ntent=1473

beijinhos
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 25, 2003 5:52 pm

aisd Escreveu: Alguém sabe onde posso consultar alguma informação sobre esta raça ? (o Nel só tem a fotografia - enfim...o 'site' é sobre whippets, não é ?).

Olá aisd
Realmente o meu site é dedicado aos whippets e acerca deles já há muito pano para mangas. Também não queria distrair o visitante do site com outras espécies e concentrar mais e quase exclusivamente a atenção no whippet, como é natural.
No entanto, é minha intenção na página sobre os diversos tipos de galgos colocar links das respectivas espécies. Ainda não o fiz por uma questão de prioridade. Mas a seu tempo isso será feito.
Estes links que a aninhas2000 indicou já me pouparam tempo de pesquisa. Vieram mesmo a calhar.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta abr 25, 2003 11:22 pm

eu já vi um casal de salukis, a dona é minha conhecida, mas já não a vejo à cerca de quatro anos. tenho ideia que lhes foram oferecidos por um criador estrangeiro amigo dela residente no algarve, mas não tenho de momento mais infomações. se conseguir alguma coisa, depois escrevo, mas é muito díficil (devido à falta de contacto com a minha colega).
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 26, 2003 9:15 am

minidiogo Escreveu: Eu moro num apartamento, por isso não tenho nenhum cão, porque acho que eles precisam de jardim para brincarem, também espaço para eu brincar com ele............................................................................ p

Olá minidiogo

Esta resposta segue um pouco atrasada mas não resisto.
Há um preconceito muito grande sobre a adaptação dos cães aos apartamentos e não é por acaso que num tópico desta página o tema é exactamente este. Ainda há muito a mentalidade que o cão deve estar no quintal ou no jardim e que sofre de claustrofobia se se enfiar num apartamento. Bem, na privíncia os cães nem sequer metem a pata dentro de casa, mas essa é outra história.
Se pensarmos bem, as pessoas também não nasceram para viverem enfiadas dentro de apartamentos. Nas cidades, então, moram mesmo encaixotadas umas em cima das outras e até pensam que são felizes assim.
Os cães, realmente, na sua vivência longínqua, viviam à solta na natureza. Aliás o homem também. Uns e outros foram-se adaptando. Se permitissem aos cães que vivem na província de passarem a porta de entrada e de usufruirem do espaço interior, estou certo de que prefeririam essa situação.
Ao cão o que mais lhe interessa nem é o conforto do sofá ou do tapete; não é tanto o resguardo do frio ou do calor. Ao cão o que interessa fundamentalmente é ter o dono por perto. É vê-lo, senti-lo, segui-lo, comunicar com ele, guardá-lo.
Se o dono for para o frio ou para o calor, o cão não se importa de o seguir. Prefere ficar no conforto do sofá? É o ficas!

Ora muito bem. Eu tenho três cães que adoram ir à rua. Ao mínimo sinal(às vezes basta levantar-me da cadeira) ficam excitadíssimos na expectativa de sair de casa. E vão muitas vezes, disso não se podem queixar. Mas adoram a sua casa, os seus cantinhos, o seu conforto.
Eu vivo num apartamento, num andar, num desses tais caixotinhos, e portanto não tenho nem quintal nem jardim. Se o tivesse, claro que beneficiaria disso, mas não é assim tão importante. E muito menos um factor decisivo para se ter ou não cão.
Os meus que o digam. :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aninhas2000
Membro Júnior

domingo abr 27, 2003 5:00 am

Olá,

Obrigado buzio! :D

Nel, afinal já vi dois whippets, este Verão na Costa Alentejana, o meu namorado até tirou uma fotografia a um deles, eram muito giros, andavam à solta, sempre juntinhos a correr de um lado para o outro! :D

beijinhos
aninhas2000
Membro Júnior

domingo abr 27, 2003 5:18 am

Olá de novo,

nel, agora estava a ver o site dos whippets e reparei que andam à solta, não é perigoso? Eles não fogem?
Já li em muitos sites e foruns que não se deve deixar um Saluki à solta, pois distraem-se com muita facilidade e correm quase tanto como os galgos mas durante muito mais tempo, pelo que facilmente desaparecem do horizonte correndo o risco de serem atropelados ou de desaparecerem!
Com os whippets não há este problema?
Já houve uma vez que a luna se soltou da trela e começou a correr de um lado para o outro, entrei em panico, ela ficou assustada quando se viu solta e não parava de olhar em volta, eu a chama-la e ela em panico, uma criança foi a correr para ela aos gritos, ela assustou-se, mas graças a deus fujiu para o lado onde não havia carros, eu continuei a chama-la e aproximei-me dela devagarinho, até que ela se baixou aos meus pés e eu voltei a pôr-lha trela...foi um grande susto!!! :?

beijinhos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo abr 27, 2003 6:05 am

Ó Aninhas,

a sua cadela é uma loiraça !?
Não têm nenhuma foto d corpo inteiro (de preferência com alguém perto para a gente ficar com noção do tamanho) ?
Têm uma carinha muito meiguinha.

È claro que é perigoso deixá-los sem trela (é o meu argumento favorito para convencer os donos a usarem trelas) sobretudo em àreas onde há estradas.
Temos de procurar locais mais isolados, onde esse perigo é menor (praias, campo, jardins, etc).
E também habituá-los a andarem perto de nós e a não se escaparem.
Tudo depende do temperamento do cão.

Eu experimentava usar daquelas trelas compridas (até 5 m) que se prendem quando o dono quer.
Assim ela tinha alguma liberdade e ia-se habituando a ficar por perto.
Depois é essencial que ela obedeça ao seu chamamento sem hesitações.
Depois, devagarinho, pode ir deixando andar livre - sempre com cuidado,
medindo a situação e as possibilidades de perigo !
Para ela e para os outros (crianças, etc).
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 27, 2003 8:44 am

Olá

O que eu vou dizer é "politicamente incorrecto".
Já uma vez abri um tópico sobre isto: "Andar sem trela".

Eu ando com os meus cães sem trela. Terei que explicar as condições em que o faço e por que motivo os trago assim, correndo o risco de me repetir.
Eu vivo muito pertinho de uma praia. Saindo de casa pela garagem, o trajecto é de cerca de 50 metros. Ainda por cima não é necessário atravessar a rua, passa-se por baixo de um viaduto. Ainda por cima também, a porta da garagem não dá directamente para essa rua, mas para um parque de estacionamento.

Estas condições não são as necessárias nem as suficientes para qualquer pessoa andar assim com os cães à solta. Nem um pouco mais ou menos. O que acontece é que eles foram habituados desde muito novos a andar sistematicamente assim e mesmo sendo alertados por um gato ou por outro cão que vejam ao longe, fui-os habituando a manterem-se sossegados.

Nestas coisas não pode haver meio termo. Ou eles andam desde pequenos e sistematicamente sem a trela, o que efectivamente não é nem recomendável nem sequer legal, ou então, se andarem sempre com a trela, torna-se muito perigoso tirar-lha nem que seja num local aparentemente seguro. Muitos acidentes de atropelamentos de cães verificam-se exactamente nestas circunstâncias.

Então por que motivo ando com eles sem a trela?
A razão fundamental já a indiquei. Deve-se às condições que se podem considerar excepcionais e relativamente seguras em que eles se foram habituando a andar assim. Para ser mais claro, hoje se quiser atravessar a rua por cima, com carros a passar, eles obedecem-me, esperam calmamente pela minha ordem. E são três. Aqui só há um risco. Não é o gato ou outro cão. É verem do outro lado um familiar ou uma pessoa conhecida de quem eles gostem. Nunca passei por esta situação, mas receio que aí possa haver algum problema.

O que acontece é que, sem trela, a ligação ao dono é muitíssimo mais forte. Existe uma espécie de trela invisível entre ele e o dono. Mas esta é uma trela que se vai construindo, aos poucos, em que pequenos sinais, por gestos ou voz, eles entendem e respeitam porque se sentem mais inseguros e percebem que a sua segurança depende do dono.
Mas esta situação já não se verifica quando o cão anda sistematicamente com a trela. Quando se vê livre dela entra noutra dimensão. Fica sem referências e desorientado, sendo vulgaríssimo correr sem tino e sem qualquer precaução para onde calha, inclusivamente para o meio da estrada.

Eu hesitei muito em escrever isto. Por um lado poderei ser mal interpretado, mas, pior ainda, é de algum modo influenciar alguém no sentido de experimentar tirar a trela ao cão. Como disse atrás, ou oito ou oitenta. Ou realmente o cão é habituado desde logo com poucos meses de idade a andar assim, o que é, repito, ilegal e ainda assim muito arriscado, ou então deverá andar sempre com a trela que, sendo realmente contra-natura, é muito mais seguro tanto para o cão como para as pessoas (dono e estranhos).

Moral da história: nunca tire a trela ao seu cão. Por favor, não siga o meu exemplo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aninhas2000
Membro Júnior

domingo abr 27, 2003 4:26 pm

Olá,

se quiserem ver mais páginas de salukis:

http://www.salukiclub.co.uk/

http://www.salukiofarabia.com/

aisd, é verdade, a luna é uma loiraça! ;)

Vou arranjar uma foto dela de corpo inteiro e meto aqui no album! :)

Nel, tive a luna quando ela tinha 3 meses, desde que a temos que anda com trela, e quando a fomos buscar ela até tinha medo de andar na rua, ao inicio só ao colo, até que se foi habituando! Aqui onde moro há muitos carros e mesmo a praia é ao lado de uma estrada...talvez quando ela tiver bebes os habitue desde pequeninos a andarem à solta em algum lugar seguro. :)

beijinhos
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 27, 2003 4:35 pm

aninhas2000 Escreveu: ...talvez quando ela tiver bebes os habitue desde pequeninos a andarem à solta em algum lugar seguro. )

Xiiiii, cuidado!!! Eu não devia ter escrito aquilo!...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”