Shar Pei
Moderador: mcerqueira
Boas...
Gostaria de pedir informações a todos os foristas em relação à doença "Entrópio" que poderá ser mais incidente em Shar Peis, devido às suas rugas...
Logo, como tenho uma Shar Pei e estou a pesquisar sobre a raça, para uma possível criação, gostaria de saber opiniões de possuidores de Shar Peis que já tenham tido ninhadas sobre a actuação dos mesmos na prevenção desta doença...
Vi algures na internet que é melhor realizar a cirurgia quando nascem (nos primeiros dias) pois impedia que a doença se propagasse no futuro...
Questionei a veterinária onde costumo ir, que me garante que é melhor fazer a cirurgia na idade adulta e se necessário, pois em cachorro só em caso urgente, porque se operarmos em cachorros, corre-se risco de desenvolver novamente...
Tenho duas ideias contraditórias e gostava que me ajudassem com a vossa experiência...
Informações:
O entrópio consiste na inversão para dentro do bordo palpebral (pálpebra inferior ou superior). No entrópio as pestanas ou os pêlos do cão ficam em constante atrito com a córnea, causando irritação e fazendo o cão lacrimejar constantemente. A doença é mais comum em raças que tenham pele solta e olhos caídos como o shar pei e o basset hound embora também possa ocorrer em outras raças como o braco alemão e o labrador. A doença, por ser possivelmente de origem genética, não deve estar presente em reprodutores a fim de reduzir sua incidência no futuro.
Além da genética a doença também pode ser adquirida ou reflexa. O entrópio genético é o mais comum; o entrópio reflexo, também chamado de espástico pode ser causado devido a uma úlcera na córnea, presença de corpos estranhos no olho, queratite ou conjuntivite crônica; o entrópio adquirido é o mais raro e só ocorre por conseqüência de um cirurgia palpebral mal feita ou por prolongamento de um entrópio reflexo.
Os sintomas são intenso lacrimejar, inversão do bordo palpebral e irritação da córnea com vermelhidão, queratite e conjuntivite, além do que, percebe-se que o cão pisca muito. O entrópio congênito pode ser corrigido através de uma cirurgia, mas antes deve ser realizado o diagnóstico diferencial do entrópio reflexo feito por um veterinário. cães com entrópio congênito devem ser castrados.
Em alguns casos pode ocorrer entrópio e ectrópio simultaneamente (entrópio na pálebra superior e entróio na pálebra inferior) o que se chama de “olho de diamante”. Esta condição torna a correção cirurgica bem mais difícil.
A castração dos cães afetados e o cuidado na hora da escolha do filhote é a melhor precaução.
Gostaria de pedir informações a todos os foristas em relação à doença "Entrópio" que poderá ser mais incidente em Shar Peis, devido às suas rugas...
Logo, como tenho uma Shar Pei e estou a pesquisar sobre a raça, para uma possível criação, gostaria de saber opiniões de possuidores de Shar Peis que já tenham tido ninhadas sobre a actuação dos mesmos na prevenção desta doença...
Vi algures na internet que é melhor realizar a cirurgia quando nascem (nos primeiros dias) pois impedia que a doença se propagasse no futuro...
Questionei a veterinária onde costumo ir, que me garante que é melhor fazer a cirurgia na idade adulta e se necessário, pois em cachorro só em caso urgente, porque se operarmos em cachorros, corre-se risco de desenvolver novamente...
Tenho duas ideias contraditórias e gostava que me ajudassem com a vossa experiência...
Informações:
O entrópio consiste na inversão para dentro do bordo palpebral (pálpebra inferior ou superior). No entrópio as pestanas ou os pêlos do cão ficam em constante atrito com a córnea, causando irritação e fazendo o cão lacrimejar constantemente. A doença é mais comum em raças que tenham pele solta e olhos caídos como o shar pei e o basset hound embora também possa ocorrer em outras raças como o braco alemão e o labrador. A doença, por ser possivelmente de origem genética, não deve estar presente em reprodutores a fim de reduzir sua incidência no futuro.
Além da genética a doença também pode ser adquirida ou reflexa. O entrópio genético é o mais comum; o entrópio reflexo, também chamado de espástico pode ser causado devido a uma úlcera na córnea, presença de corpos estranhos no olho, queratite ou conjuntivite crônica; o entrópio adquirido é o mais raro e só ocorre por conseqüência de um cirurgia palpebral mal feita ou por prolongamento de um entrópio reflexo.
Os sintomas são intenso lacrimejar, inversão do bordo palpebral e irritação da córnea com vermelhidão, queratite e conjuntivite, além do que, percebe-se que o cão pisca muito. O entrópio congênito pode ser corrigido através de uma cirurgia, mas antes deve ser realizado o diagnóstico diferencial do entrópio reflexo feito por um veterinário. cães com entrópio congênito devem ser castrados.
Em alguns casos pode ocorrer entrópio e ectrópio simultaneamente (entrópio na pálebra superior e entróio na pálebra inferior) o que se chama de “olho de diamante”. Esta condição torna a correção cirurgica bem mais difícil.
A castração dos cães afetados e o cuidado na hora da escolha do filhote é a melhor precaução.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Caro RubenV:rubenV Escreveu:
Não há nenhuma cirurgia que evite a propagação de um problema hereditário.
Nesta raça, como em qualquer outra, aplica-se o que coloquei a "negrito".
Se deseja vir a fazer criação, deveria ter escolhido um exemplar descendente de cães que não manifestassem o problema.
E não basta apenas conhecer os pais, é necessário conhecer, o melhor possível, toda a ascendência.
Para isso serve o estudo das linhas de sangue.
Se a sua cadela vier a manifestar o entropion, não deverá ser utilizada para reprodução, como é óbvio, devendo ser esterilizada, estando eu a partir do princípio de que deseja fazer criação selectiva.
Se assim não fosse, penso que não teria aqui colocado esta dúvida.
Espero ter ajudado

<p>Cumprimentos, </p>
exactamente por querer ter cachorros puros, com lop, sem entropian e saudaveís é que estou a fazer esta pesquisa e a consultar sites e livros...
mas obrigado... se ela desenvolver entropian serei o primeiro a castrá-la...
cumprimentos...
mas obrigado... se ela desenvolver entropian serei o primeiro a castrá-la...
cumprimentos...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am
Eu cá gostava de ver como é que se faz uma cirurgia às pálpebras num cachorro com poucos diasrubenV Escreveu: Vi algures na internet que é melhor realizar a cirurgia quando nascem (nos primeiros dias) pois impedia que a doença se propagasse no futuro...

Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
BigBrother Escreveu:Eu cá gostava de ver como é que se faz uma cirurgia às pálpebras num cachorro com poucos diasrubenV Escreveu: Vi algures na internet que é melhor realizar a cirurgia quando nascem (nos primeiros dias) pois impedia que a doença se propagasse no futuro...Ah, maravilhosa Internet

Logo em pequenos os sharpeis caso demonstrem sofrer de entropio, deverao ser levados a um veterinario com conhecimento da raça, q lhe ira dar 3 pontos acima da palpebra, de modo a quando o cao crescer a propria pele, ira esticar forçando assim as pestanas a vir para fora, esta operaçao podera ser feita a partir de 1 mes de idade ate aos 12 meses, e desde ja lembro q esta correcçao feita apenas atravez dos pontos nao e desclassificante em concurso, pois o cao nao ira apresentar marcas visiveis no futuro, quanto ao tratamento do entropio se for apenas feito em adulto este ira ter q ser feito atravez de um corte parcial das palpebras e esta situaçao ira ser penalizante em exposiçao como uma falta grave ou mesmo desqualificante!
A resposta acima da minha foi a que eu obtive quando pesquisei... e parece me bastante convincente... para mim, 1 mês é poucos dias...BigBrother Escreveu:Eu cá gostava de ver como é que se faz uma cirurgia às pálpebras num cachorro com poucos diasrubenV Escreveu: Vi algures na internet que é melhor realizar a cirurgia quando nascem (nos primeiros dias) pois impedia que a doença se propagasse no futuro...Ah, maravilhosa Internet
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Obviamente! Qualquer pessoa, com um mínimo de senso comum, sabe que "quando nascem (nos primeiros dias)" é exactamente o mesmo que "a partir de 1 mês"... Aliás, só mesmo alguém mal intencionado é que poderia pôr isso em dúvida!rubenV Escreveu:A resposta acima da minha foi a que eu obtive quando pesquisei... e parece me bastante convincente... para mim, 1 mês é poucos dias...BigBrother Escreveu:Eu cá gostava de ver como é que se faz uma cirurgia às pálpebras num cachorro com poucos diasrubenV Escreveu: Vi algures na internet que é melhor realizar a cirurgia quando nascem (nos primeiros dias) pois impedia que a doença se propagasse no futuro...Ah, maravilhosa Internet

-
- Membro Veterano
É só anedotasrubenV Escreveu: A resposta acima da minha foi a que eu obtive quando pesquisei... e parece me bastante convincente... para mim, 1 mês é poucos dias...

Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
O sharpei e uma raça com inumeros problemas, o entropio e algo q se deve evitar, ou seja os exemplares q sofrem deste problema nao deverao procriar, mas tbm tenho q lhe dizer q mais de 80% dos caes desta raça sofrem deste problema este e um dos problemas menos graves da raça, embora seja dos mais focados na internet, os principais problemas q surgem nesta raça estao relacionados com problemas no figado e rins, na internet tbm se foca muito os problemas de pele, associando-os a humidade nas dobras das rugas, mas o q se passa na grande maioria dos casos estes problemas de pele estao relacionados com o mau funcionamento do figado, e com Atopia para q se entenda, atopia e igual alergia, ou seja pode ser provocado por origem externa tal como pulgas carraças etc, ou entao interna provocado por origem alimentar, estamos a falar de situaçoes muito complicadas de resolver, pois uma alergia nos caes nao se manifesta como nas pessoas, q apos termos ingerido algo q somos alergicos, sentimos imediatamente os sintomas dessa situaçao, assim q eliminarmos esse alimento ou medicamento seja o q for deixa-mos imediatamente de ter sintomas, mas isso nos animais nao e instantaneo, pode ter q passar mais de um mes apos termos eliminado o alimento q provoca a alergia ate q se comecem a registar progressos na melhoria do problema do cao!
Outro dos problemas mais comuns nesta raça sao as otites q exigem q nos tenhamos muita atençao aos ouvidos dos caes, e preciso examinar as orelhas dos caes pelo menos semanalmente, para q estejamos sempre em cima do acontecimento se por ventura surgirem otites, inciando o mais rapidamente possivel o tratamento das mesmas para q o animal sinta o menor desconforto possivel!
Outro dos problemas mais comuns nesta raça sao as otites q exigem q nos tenhamos muita atençao aos ouvidos dos caes, e preciso examinar as orelhas dos caes pelo menos semanalmente, para q estejamos sempre em cima do acontecimento se por ventura surgirem otites, inciando o mais rapidamente possivel o tratamento das mesmas para q o animal sinta o menor desconforto possivel!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Penso que o entropion não aparece em 80% da população Shar Pei, mas espero que este tópico sirva para esclarecer algumas questões pertinentes relacionadas com esta raça e com os cães em geral.
A otite não é uma doença da raça, nem uma propensão genética.
É um problema frequente em qualquer raça, com maior incidência nos cães de orelhas caídas e/ou com o pavilhão auricular mais fechado, como é o caso dos Shar Pei ou dos Basset Hound.
A limpeza frequente do pavilhão auricular elimina o problema.
Quanto aos restantes problemas que foca, continuo a pensar que uma escolha correcta dos exemplares, minimizam ao menor possível a hipótese de eventuais problemas.
Conheço cães que fazem uma "vida normal", ou seja, apanham chuva, frio, calor, sol, etc. e são perfeitamente saudáveis.
Outros há, que parecem "flores de estufa", não podendo ser sujeitos a variações de temperatura ou à humidade.
É por esse motivo que se deve conhecer bem os progenitores e ver presencialmente se têm propensão a problemas.
Quanto aos problemas endócrinos ou congénitos, no que respeita ao mau funcionamento do aparelho digestivo, penso que não há raças perfeitas, pelo que uma alimentação correcta, através de uma ração super premium, ou uma dieta aconselhada pelo médico veterinário serão uma boa solução.
O problema é que muitos donos poupam na ração, gastando depois em tratamentos desnecessários, quantias muito superiores às que gastariam se tivessem optado por uma boa alimentação.
Já que fala em problemas "graves" aproveito para salientar um que infelizmente já conheci de perto e que se chama hipotiroidismo.
É grave, não tem cura, a detecção pode tornar-se cara se o veterinário não suspeitar do problema e pensar tratar-se de doença de pele.
O tratamento é crónico mas felizmente é bastante em conta.
Cães com este problema nunca devem criar, mas há pessoas que o ignoram e continuam a criar com cães portadores da doença.
E muito mais se poderia dizer, mas de facto não há "raças perfeitas".
Há que tentar seleccionar o mais possível, para minimizar os problemas.
A otite não é uma doença da raça, nem uma propensão genética.
É um problema frequente em qualquer raça, com maior incidência nos cães de orelhas caídas e/ou com o pavilhão auricular mais fechado, como é o caso dos Shar Pei ou dos Basset Hound.
A limpeza frequente do pavilhão auricular elimina o problema.
Quanto aos restantes problemas que foca, continuo a pensar que uma escolha correcta dos exemplares, minimizam ao menor possível a hipótese de eventuais problemas.
Conheço cães que fazem uma "vida normal", ou seja, apanham chuva, frio, calor, sol, etc. e são perfeitamente saudáveis.
Outros há, que parecem "flores de estufa", não podendo ser sujeitos a variações de temperatura ou à humidade.
É por esse motivo que se deve conhecer bem os progenitores e ver presencialmente se têm propensão a problemas.
Quanto aos problemas endócrinos ou congénitos, no que respeita ao mau funcionamento do aparelho digestivo, penso que não há raças perfeitas, pelo que uma alimentação correcta, através de uma ração super premium, ou uma dieta aconselhada pelo médico veterinário serão uma boa solução.
O problema é que muitos donos poupam na ração, gastando depois em tratamentos desnecessários, quantias muito superiores às que gastariam se tivessem optado por uma boa alimentação.
Já que fala em problemas "graves" aproveito para salientar um que infelizmente já conheci de perto e que se chama hipotiroidismo.
É grave, não tem cura, a detecção pode tornar-se cara se o veterinário não suspeitar do problema e pensar tratar-se de doença de pele.
O tratamento é crónico mas felizmente é bastante em conta.
Cães com este problema nunca devem criar, mas há pessoas que o ignoram e continuam a criar com cães portadores da doença.
E muito mais se poderia dizer, mas de facto não há "raças perfeitas".
Há que tentar seleccionar o mais possível, para minimizar os problemas.
<p>Cumprimentos, </p>
Quando eu mencionei os problemas q eu conheço desta raça nunca quis dizer q os mesmos fossem exclusivos desta raça, quis dar a conhecer alguns problemas com bastante incidencia nos sharpeis!
Eu proprio ja tive uma cadela com uma doença q nenhum veterinario conseguiu explicar o q lhe aconteceu, foi tratada atravez da remoçao da area de pele afectada q passou de um quisto com 2 ou 3cm para um apodrecimento fulminante da pele do pescoço ate a parte de baixo da pata dianteira do lado direito em apenas 2 dias, q a propria pele começou a cair, essa cadela hoje e saudavel e nunca mais voltou a ter mais nenhum problema, gostaria de saber se por acaso ja passou por alguma situaçao identica, e se tiver passado, se isso alguma vez se tornou a manifestar?
Acerca das raçoes tbm sou a favor q e sempre preferivel pagar mais por raçoes melhores do q poupar na raçao para gastar no veterinario, ja experimentei varias raçoes mas as q os meus caes se deram melhor foi com a hills e a flatazor, a ultima e a raçao q eu estou a dar neste momento, e estou bastante satisfeito mas ainda so a dou a 5 meses mais ou menos!
Eu proprio ja tive uma cadela com uma doença q nenhum veterinario conseguiu explicar o q lhe aconteceu, foi tratada atravez da remoçao da area de pele afectada q passou de um quisto com 2 ou 3cm para um apodrecimento fulminante da pele do pescoço ate a parte de baixo da pata dianteira do lado direito em apenas 2 dias, q a propria pele começou a cair, essa cadela hoje e saudavel e nunca mais voltou a ter mais nenhum problema, gostaria de saber se por acaso ja passou por alguma situaçao identica, e se tiver passado, se isso alguma vez se tornou a manifestar?
Acerca das raçoes tbm sou a favor q e sempre preferivel pagar mais por raçoes melhores do q poupar na raçao para gastar no veterinario, ja experimentei varias raçoes mas as q os meus caes se deram melhor foi com a hills e a flatazor, a ultima e a raçao q eu estou a dar neste momento, e estou bastante satisfeito mas ainda so a dou a 5 meses mais ou menos!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Felizmente nunca passei e espero que tal nunca aconteçaRuga2007 Escreveu:Eu proprio ja tive uma cadela com uma doença q nenhum veterinario conseguiu explicar o q lhe aconteceu, foi tratada atravez da remoçao da area de pele afectada q passou de um quisto com 2 ou 3cm para um apodrecimento fulminante da pele do pescoço ate a parte de baixo da pata dianteira do lado direito em apenas 2 dias, q a propria pele começou a cair, essa cadela hoje e saudavel e nunca mais voltou a ter mais nenhum problema, gostaria de saber se por acaso ja passou por alguma situaçao identica, e se tiver passado, se isso alguma vez se tornou a manifestar?

Obviamente espero que também não reapareça à sua cadela.
<p>Cumprimentos, </p>
BigBrother Escreveu:É só anedotasrubenV Escreveu: A resposta acima da minha foi a que eu obtive quando pesquisei... e parece me bastante convincente... para mim, 1 mês é poucos dias...E quer você ser criador?
Desculpe a minha ignorância, mas nem todos podemos ser inteligentes, sábios e com a verdade toda... e se já cá existe alguém assim...

Relativamente aos comentários do ruga2007 agradeço e nota-se que também sabe alguma matéria acerca da raça e já passou por experiências, que sem serem boas, lhe deram conhecimento especifico...
Relativamente ao facto de alguns exemplares da raça serem "de estufa" tenho a sorte de a minha cadela não ter (até agora) nenhum tipo de problema... Tenho algum cuidado quando lhe dou banho em secá-la o mais possível, dou-lhe ração mais cara (Royal Canin) e não tenho mais nenhum tipo de cuidado especial... Até porque ela anda sempre bem disposta e enérgica...
Estou a pensar experimentar outro tipo de ração porque noto que ela parece estar um pouco "farta" da Royal...
Onde compra essas rações, hills e flatazor? Não as conheço... se me puder indicar, agradecia...
Cumprimentos...
-
- Membro Veterano
E nem todos têm que ser inteligentes, sábios e com a verdade toda. Mas dizer que se está a pensar ser criador e depois sair com algo de tão extraordinário como um cachorro de poucos dias ser a mesma coisa que um cachorro de um mês está ao mesmo nível de alguém que está prestes a ser mecânico de automóveis dizer que um carro a Diesel é igual a um a gasolinarubenV Escreveu:Desculpe a minha ignorância, mas nem todos podemos ser inteligentes, sábios e com a verdade toda... e se já cá existe alguém assim...![]()

Não conhece a ração Hills? 2-0