Olá
Vou passar para aqui a cópia de um post que fiz noutro tópico que tem a ver com este tema. Brincadeira à parte.
Há um preconceito muito grande sobre a adaptação dos cães aos apartamentos. Ainda há muito a mentalidade que o cão deve estar no quintal ou no jardim e que sofre de claustrofobia se se enfiar num apartamento. Bem, na privíncia os cães nem sequer metem a pata dentro de casa, mas essa é outra história.
Se pensarmos bem, as pessoas também não nasceram para viverem enfiadas dentro de apartamentos. Nas cidades, então, moram mesmo encaixotadas umas em cima das outras e até pensam que são felizes assim.
Os cães, realmente, na sua vivência longínqua, viviam à solta na natureza. Aliás o homem também. Uns e outros foram-se adaptando. Se permitissem aos cães que vivem na província de passarem a porta de entrada e de usufruirem do espaço interior, estou certo de que prefeririam essa situação.
Ao cão o que mais lhe interessa nem é o conforto do sofá ou do tapete; não é tanto o resguardo do frio ou do calor. Ao cão o que interessa fundamentalmente é ter o dono por perto. É vê-lo, senti-lo, segui-lo, comunicar com ele, guardá-lo.
Se o dono for para o frio ou para o calor, o cão não se importa de o seguir. Prefere ficar no conforto do sofá? É o ficas!
Ora muito bem. Eu tenho três cães que adoram ir à rua. Ao mínimo sinal(às vezes basta levantar-me da cadeira) ficam excitadíssimos na expectativa de sair de casa. E vão muitas vezes, disso não se podem queixar. Mas adoram a sua casa, os seus cantinhos, o seu conforto.
Eu vivo num apartamento, num andar, num desses tais caixotinhos, e portanto não tenho nem quintal nem jardim. Se o tivesse, claro que beneficiaria disso, mas não é assim tão importante. E muito menos um factor decisivo para se ter ou não cão. Os meus que o digam.

É claro que a minha casa parece um jardim infantil, mas essa também é outra história. Uma história bem divertida, aliás...