Começam cedo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado abr 26, 2003 1:18 pm

ontem, ao fim de que "anos", lá consegui levar a canzoada à praia. chegámos por volta das 17.50. na dita, estava uma senhora com umas criancinhas. mal me viu aparecer, disse logo - não se aproximem dos cães. ao fim de algum tempo, surgiu um senhor, vindo sabe-se lá de onde. estes cães foram logo farejar, mas nem se aproximaram muito. a carlota é muito teimosa e tem a mania de fugir. enquanto a fui buscar, diz-me o tal senhor - já viu o que podia ter acontecido? eu espantada, perguntei-lhe - o quê? podiam ter derrubado uma criança, responde o tal. e eu- ai isso, é que não podiam... o outro - tem a certeza? e eu - tenho. então porque grita tanto ?(os cães estavam longe e mal os vi aproximarem-se do homem, chamei-os. claro que teve de ser aos "gritos"). e eu já irritada - porque tenho de os ensinar. eles não nasceram ensinados. o senhor devia era ter medo de certa gente. o homem foi-se embora a resmungar.
quando vim para a esplanada, onde estavam uns 4 adultos e algumas criancinhas, prendi a carlota porque ela é muito desobediente. o max ficou sentado ou deitado ao meu lado com todo o sossego. algumas das criancinhas não se quiseram sentar com medo dos cães. os adultos não abriram bico.

esta gente, pelo aspecto até era continental. mas a atitude continua a ser a de sempre.
eu sei que o max tem cara de poucos amigos e é muito desconfiado. nem por mim ponho as mãos no lume, mas sei que ele não morde. ladrar, sim. também sei, que para além das patifarias que lhe fizeram, ele só começou a ter contacto regular com estranhos por volta dos 6 meses. mas tal não seria se eu levasse um cão carregado de sarna à rua :? :? :?

é uma alegria, quando eles vão à praia. infelizmente, não os tenho levado tanto como gostaria. vou privá-los disso? vou mante-los presos? então ficam em casa. têm um quintal grande para correrem. se não sairem, nunca os posso educar. um círculo vicioso :cry: :cry:

então o que dizer de umas pessoas que tinham levado uma labradora e que andava à solta fora da praia. enquanto ia a descer as escadas para o areal, o max e a carlota decidim fazer inversão de marcha de repente e eu estatelei-me nos degraus. fiquei tão aparvalhada, que ali estive por uns momentos. os tais senhores pediram desculpa. são coisas que acontecem...
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

sábado abr 26, 2003 2:59 pm

Olá Anjaazul,

Infelizmente as pessoas são mesmo assim - intolerantes.
Neste momento não tenho cães, mas já tive. Dois pastores alemães e uma cadelita - a Punky - que era arraçada de caniche.
Quanto aos Pastores Alemães até compreendia que as pessoas tivessem um certo receio em se aproximar, porque era super-protetores dos seus donos e pelo seu tamanho, mas em relação à Punky também aconteceu muitas vezes (até porque ela viveu connosco durante 14 anos) as pessoas terem medo. Ai é que eu já não compreendia, ela era uma cadelinha linda, super amorosa e nada grande. Mas também nos chegaram a fazer o mesmo tipo de perguntas que lhe fizeram. A intolerância é incompreensível e a ignorância também. Foram mais as vezes que as crianças fizeram mal à Punky do que aquelas em que ela lhes retribuiu.
Sejamos pacientes e não prive os seus amiguinhos do uma coisa que todos os cães goram - passear, correr e brincar na praia.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado abr 26, 2003 4:42 pm

Bem, hoje mais uma vez levei a Zorra à praia.
Andavam por lá meia dúzia de cães sem trela - uns habituais (dois Serras,
1 srd, 1 golden branco, 1 golden dourado e um srd tipo épaugneul) e uns novos (1 fox terrier, outro Serra, 1 caniche anão, etc).

Os cães que na maioria, já se conhecem, dão-se todos muito bem e os donos vão-se cumprimentando pelo caminho.

Logo, quando cheguei, reparei num rapaz novo com um cão pequeno (parecia, à distância, um cocker cachorro).
A pateta da Zorra foi logo abanando-se toda ter com ele, para brincar.
O dono pega nele ao colo.
Como me parecia desconfortável, chamei-a e prosseguimos.

Mais tarde, vejo uma dona 'habitué' (cadela starfordshire terrier) a falar com o rapaz.Não parecia amigável.

Então o que tinha sido ?
Que ela é obrigada a andar com a cadela de trela ( o dele não, que não usava nada), que a cadela lhe tinha sujado as calças (de ganga), que ela era mal educada e que o cão perigoso !
Ela disse que se ele tirasse as calças ali mesmo, ela lhas lavava.(no mar)

Imagine-se o pespinete !
Vêm pela primeira vez a um local cheio de cães e respectivos donos e acha-se no direito de dar lições e invocar a lei (para os outros, nanja para ele que é especial de corrida).
As calças de ganga deviam ser Dior com 'design' Fabergé que não servem para bater e usar, mas (infiro) só para mostrar !

Cada vez pior.
São os pais, as criancinhas, agora, os donos de cães que pensam que os direitos são deles e as obrigações dos outros !
SCMV
Membro
Registado: segunda jul 08, 2002 7:03 pm

sábado abr 26, 2003 5:15 pm

Bom, muitas pessoas são de facto intolerantes e tudo lhes serve de motivo para reclamar, mas o que é certo é que também há donos que por desleixo e/ou não terem mão nos seus cães provocam situações desagradáveis, e em locais onde há crianças por perto todo o cuidado é pouco.

Também eu esta semana levei pela 1ª vez o Alex à praia, e apesar de ele já estar comigo há 8 meses e se ter revelado um cão extremamente obediente, ainda tenho algum receio das reações dele em locais e situações novas, por isso cuidados redobrados.
Pois o canito passou a tarde nas banhocas e a rebolar-se na areia(parecia um croquete), e parecia que estava sozinho na praia, portou-se lindamente, não ligava nem se aproximava de ninguém, e mesmo quando algumas pessoas o tentavam chamar o gajo nada, deu desprezo total a toda a gente!! :lol:

A certa altura surgiu um grupo de adultos com crianças mesmo ao meu lado, entre elas um traquinas de 2 ou 3 anos que andava completamente à solta(os pais bem o tentavam agarrar, mas ele é que não ia nisso), chamei logo o cão para junto de mim, não vá o diabo tece-las, mas passado um tempo e após ter visto que até os pais tentaram chamar o Alex para lhe fazer uma festa, lá levei o canito até lá mandei-o sentar e lá deixei o traquinas, que ficou todo contente, fazer-lhe uma festita ;)

Escusado será dizer que tanto a dona como o canito adoraram o passeio e já estão a pensar na próxima oportunidade para irem á praia.

Levar os cães à praia, sim, mas ter uma grande dose de paciência para pessoas ignorantes, e muitos cuidados com os cães para não incomodarem nem provocarem nenhuma situação desagradável, se o canito não se sabe comportar vai de trela sempre posta que também é bom.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado abr 26, 2003 8:19 pm

hehehehe!

Totalmente de acordo amiga SCMV,

Mas isso tudo tem um nome ou seja chama-se CIVISMO, coisa que muita gente se esqueçe ou nunca aprendeu, sei lá...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
musa
Membro
Registado: quinta abr 10, 2003 9:34 pm

sábado abr 26, 2003 8:28 pm

Olá a todos!
É normal que os cães se tornem um pouco "desobidientes" quando estão na praia.
Porque eles são como as crianças, chegam lá querem é brincadeira.
Claro que é preciso ter cuidado, por causa de crianças que andem por lá ou para não ouvirmos bocas foleiras.
Mas que é muito giro ve-los a brincar na praia ai isso é.
O meu tuga quando o levo é um maximo: foge das ondas :p tem um medo terrivel da agua,e depois é a boca e o focinho cheio de areia ;)
Essas pessoas precisavam de ter cães para ver realmente como as coisas são antes de nos "criticarem"
Beijocas
Paula
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado abr 26, 2003 8:30 pm

Olá

Da forma que a anjaazul colocou o tópico não sei se leve este tema a brincar ou a sério. A última parte em que se estatelou é mesmo de partir o côco. É sempre assim. A gente cai, até se magoa e dá sempre para rir.

Eu já aqui contei. Uma vez ia a sair de casa, o Fozzy atreveu-se a pôr-se fora do passeio atraído por qualquer resíduo de carne de um talho que nos fica a caminho, eu estiquei-me todo para lhe dar uma palmada, mas estiquei-me demais e estatelei-me ao comprido naquelas situações muito estúpidas e humilhantes em que a gente fica muito diminuído, ainda por cima com as pessoas a perguntar se não parti nada. É horroroso.
Bem, isto deu para fazer fisioterapia, para desistir da fisioterapia porque aquilo é uma seca e para ainda andar com a dor no braço, que por sinal é no ombro.
Ahhh, mas já me esquecia de dizer. No meio de tudo isto não cheguei a dar a palmada ao Fozzy. Afinal devia ter-me esticado mais... :roll:
Moral da história: não se deve bater nos animais.

Este tópico tem outra vertente que é o ir à praia com os cães. Mas fica para mais tarde que me doi o ombro de tanto teclar.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

sábado abr 26, 2003 9:46 pm

Ola a todos

Os tópicos deste forum últimamte são mesmo assim, Comecei com um sentimento de tristeza e grande solidariedade para com a Anjaazul e contínuo, acredite, mas depois de ler o resto não pude evitar soltar uma gargalhada. Para já, acho que todos passámos por situações como estas aqui relatadas, todos temos episódios mais ou menos edenticos.
Já há algum tempo que não tenho cão (agora é mais gatos). mas era uma alegria ver correr a minha cadela pela praia fora, tão feliz. Que saudades.
Aproveitem enquanto os têm ao pé de vos , porque depois a praia fica deserta

Beijocas

Franc
anjaazul
Membro Veterano

sábado abr 26, 2003 10:02 pm

bom de facto a última parte da história pode ter piada, mas juro que fiquei completamente aparvalhada sem perceber o que se estava a passar. só depois, é que percebi que andava ali uma cadela. ainda mais parva fiquei, quando os donos me disseram que ela estava com o cio. estava para me vir embora. mas não vi nenhuma reacção do max em persegui-la de modo que fiquei mais descansada.

o que me irritou mesmo foi a atitude daquela senhora. um adulto na praia e 2 crianças. a tal senhora disse logo- não se aproximem do cão. foram-se logo embora. os cães nem se aproximaram deles. grande educação para... as crianças.
mais tarde, vieram alguns que estavam na esplanada. os cães também nada fizeram. claro que correm, mesmo que seja na proximidade das pessoas, fazem tropelias, etc. mas enquanto eles se divertem, eu canso-me. é sempre andar atrás deles para não os deixar ladrar a ninguém, meterem-se com cães ou pessoas. é uma canseira. o problema da carlota deve-se sobretudo ao facto destas praias terem relvado à volta. ela passa-se e quer ir para lá. normalmente, ficam junto à estrada ou a parques de estacionamento. tem de aprender a não fazer orelhas moucas quando a chamam.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado abr 26, 2003 10:42 pm

Olá

Bem, já estou melhor do ombro.
Ir à praia com os cães. Pois... isto tem muito que se lhe diga.

Eu já disse várias vezes que moro mesmo à frente de uma praia. Para o bem e para o mal. Para o bem porque durante a maior parte do ano é para omde vou com os cães (é um trajecto de 50 metros); para o mal porque a minha casa não é uma casa, é um barco. Até a madeira enferruja :lol: . Até eu já ando enferrujado...

Durante a época balnear, sendo ou não proibido, por princípio não os levo para lá. Não que os frequentadores da praia mereçam essa minha atitude. A maior parte deles não merece mesmo e de certeza que sujam muito mais a areia do que os meus cães.
Normalmente aqui a Junta de Freguesia manda pôr uns recipientes para o lixo que são distribuídos no areal de forma que até considero excessiva. Compreende-se porquê, é para as pessoas não se desculparem de que deitaram o lixo para o chão porque o saco do lixo fica distante. Mas de nada vale. Ao fim do dia, a escasos metros desses recipientes, ficam espalhadas embalagens, garrafas, lixo de toda a qualidade e feitio. É mesmo irritante.
Mas este comportamento não serve de desculpa para eu levar os meus cães para lá. Acho que se deve começar por algum lado e até poderá haver frequentadores da praia que sejam civilizados e que não queiram ser incomodados pelos cães.

Desde sempre se debateu isto aqui no fórum e se apresentaram argumentos a favor de levar os cães, alegando-se que uma qualquer criancinha, por exemplo, poderá chatear e sujar muito mais do que três cães juntos. Eu sou franca e decididamente contra, mesmo garantindo que os meus cães não iriam incomodar ninguém.

Lá chegará o tempo (chegará?) em que toda a gente poderá levar os seus animais para a praia, nos transportes públicos e entrar em locais como cafés e restaurantes com a maior tranquilidade, à vontade e civismo. Até lá...enfim, vamos indo.
Devagar.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

sábado abr 26, 2003 10:43 pm

Ola

Anjaazul praia com relvado e tudo que sorte, nós aqui também. :o : Não sei é onde.
Na minha terra essa estafa toda chama-se trabalhera
Realmente só de vez em quando. Não há pachorra para tanto humano junto. Só não percebi essa de que eram continentais.

Beijocas

Franc
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado abr 26, 2003 11:56 pm

Nel,
Concordo 100%. Infelizmente, seja porque não foram educados nesse sentido, seja porque têm alguma fobia, ou seja simplesmente porque são estupidos, existem pessoas que não gostam de cães. Não gostam de tocar-lhes, não gostam se ser tocadas por eles, não gostam de estar proximos ou nem sequer gostam de vê-los! Bem...enquanto estivermos dentro dos parametros da Lei, eles bem podem gesticular que nada podem fazer. Mas se saimos de dentro dos parâmetros da Lei, então, por mais que nos custe, perdemos a razão.
E todos sabesmos, penso eu, que é proibido um cão andar sem trela e que na epoca balnear ( que ainda não começou) nem com trela um cão pode estar na maioria das praias!
Não é de estranhar que os cães gostem de andar na praia, e que nós gostemos que eles se sintam felizes, mas a nossa Liberdade acaba onde começa a dos outros! E quando não são os limites do bom senso a ditar esses limites, é a Lei.
Nem toda a gente é tão estupida que nao tolere um cao na praia ( desde que nao seja incomodada), mas infelizmente a muitos cães são mal educados e incomodam mesmo. Depois paga o juto pelo pecador e, para os menos pacientes, TODOS os cães são um incomodo.
Eu, tal como o Nel, moro muito perto da praia e quase todos os dias lá vou. Se não vejo ninguém, solto-os e deixo-os brincar na areia, mas basta ver alguém aproximar-se chamo-os logo e prendo-os. Se a pessoa está só de passagem ou se mostra à vontade e interesse nos cães, eu fico, mas se a pessoa se mostra pouco à vontade ou simplesmente parece ignorar os cães, eu vou-me embora. Escusado será dizer que na epoca balnear, a nao ser muito cedo de manhã ou quase de noite é impossível eu deixá-los andar soltos ( seja na praia ou no pontão sobre ela).
Sobretudo o que importa é o bom senso e o respeito pelo próximo. Não podemos exigir que nos respeitem se nós não respeitarmos os outros e os seu espaço em primeiro lugar. Se todos fossemos respeitadores, concerteza que as pessoas em geral também seriam mais tolerantes.

Um Abraço
Paulo C.
anjaazul
Membro Veterano

sábado abr 26, 2003 11:59 pm

Não sei é onde.
Na minha terra essa estafa toda chama-se trabalhera
Realmente só de vez em quando. Não há pachorra para tanto humano junto. Só não percebi essa de que eram continentais.
é isso mesmo. eu vivo numa ilha (dos açores) e as pessoas que estavam na dita praia, pelo "sotaque" pareciam não ser daqui. se fossem, não admiraria a atitude (????) porque eles não são muito dados a passearem os animais. ainda pensei que os lisboetas fossem mais "civilizados" :?: :?: :?: e até fui para uma praia bastante afastada para não me chatear. ontem o dia estava óptimo e para onde costumo ir, há sempre bastante gente e por vezes, cães.

mas para acabar a risota, o dia da liberdade tinha de ser bem comemorado. de manhã (enfim...), fiquei com o dedo inchado por dar um enxota moscas ao pinóquio que se ficou a rir de mim. à tarde, fiquei com os pulsos negros do trambulhão :cry: :cry: :cry: dia bem passado :o :o
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

domingo abr 27, 2003 2:25 pm

Olá a todos!

Ontem levámos (eu e o André) a Bianca à Foz do Arelho. Passeámo-la pela marginal (que é de calçada) fora. Estava imensa gente, pois esteve um dia de Verão autêntico, e muitos cães. Muitos deles com trela, muitos deles soltos.
Mas ninguém estava incomodado, até porque ainda ninguém estava a fazer um dia de praia a sério. Muitos grupos de rapazinhos com bolas a jogarem ora futebol ora vólei. Um cão (Pointer, creio) solto lá andava a roubá-las e a pedir brincadeira. A dona bufava, irritada, tentando apanhá-lo, mas estava difícil. Toda a gente riu da situação, sorriu à dona e desculpou a confusão.
A Bianca quis brincar com um Pastor Alemão (gigantesco e lindo) que estava pela trela (bem como ela, que é uma doida e nunca a levaria solta nesta fase da sua vida, por causa da idade e da loucura daí inerente :roll: ) e o rapaz que o segurava deixou. Ela quis logo saltar-lhe com as patas para cima. O Pastor Alemão fez o mesmo, mas só com uma pata e em câmara lenta :lol: , creio que para não a magoar. Foi muito giro. E foi o primeiro contacto físico da Bianca com outro cão! A certa altura ele pôs a língua de fora (e tinha um grande fiambre, só vos digo :o ) e ela ficou com risco ao lado! :lol: Parecia que tinha gel! :lol:
Foi um bom dia de praia para a Bianca, que ainda não pode ir à areia (cuidados redobrados ainda) e que, mesmo assim, esteve a comer a que estava na calçada da marginal, toda satisfeita! :p
No fim disto tudo, caiu de sono na esplanada e esteve a ressonar de baixo da minha cadeira, para regozijo dos outros veraneantes! :oops:

Desculpem o texto longo, mas falaram de praia e... :D
anjaazul
Membro Veterano

domingo abr 27, 2003 2:34 pm

eu acho que a praia é o melhor divertimento que a canzoada pode levar desta vida. de facto, há muitos prós e contras, nomeadamente a falta de higiene. mas quando levo os meus, ficam tão contentes... a carlota que corre a 200 à hora, até dá gosto de ver. quanto ao max tem outra característica - adora água. uma das últimas vezes, ainda foi "molhar os pés". deviam ser já perto das 20 h. agora, quis entrar mar dentro. deve ter ficado muito admirado com as ondas. promete grandes banhocas com a dona quando chegar o bom tempo.
enfim, é toda uma questão de tolerância e bom senso da parte de toda a gente. já sei que no verão vai ser impossível levá-los à praia, a não ser quando esta "feche", ou seja a partir das 19 h.
o grande problema é que estas praias são muito pequenas. é impossível encontrar um lugar mais isolado e com a carlota tenho de andar sempre de olho bem aberto para ela não fugir para a estrada.
Responder

Voltar para “Cães”