terça jul 01, 2008 10:50 am
Digo sim a uma legislação mais correcta;
Também digo sim a um controle eficaz com vista ao cumprimento dessa mesma Lei.
No entanto toda esta "problemática" não se resolve apenas com Leis! Acima de tudo resolve-se com campanhas de Informação/Formação em grande escala; resolve-se com o apontar do dedo a quem abandona/maltrata um animal; resolve-se com formação nas escolas desde a infância; resolve-se com o recebermos uma Formação correcta em casa, sobre os direitos dos animais; Etc, etc, etc...
As crianças seguem os exemplos dos pais... sejam estes bons ou maus!
Se as pessoas tivessem formação... metade das Associações e Canis não tinham necessidade de existir!
É tudo uma questão de nos preocupar-mos com o que se passa à nossa volta! Perde-se algum tempo para alguns, para outros é um prazer, mas todos temos a nossa quota-parte de culpa de as coisas assim serem em Portugal...
Para além dos 2 cães, tenho mais 4 gatos... O 1º, um Siamês (supostamente...), foi abandonado com 6 meses; o 2º uma gata toda preta foi abandonada com 8 meses; o 3º e 4º vieram porque uma gata "vadia" ia ao meu jardim em busca de comida e às tantas apareceu com estes dois ainda pequeninos, que apanhei e que fiquei com eles. Nunca consegui apanhar a gata mãe, até que agora em Março tornou a "presentear-me" com 3 gatinhos! Apanhei-os, foram para o veterinário, e já foram adoptados. Entretanto falei com o veterinário que me ajudou a apanhar a gata mãe e pronto! Foi esterilizada e agora não há mais ninhadas por ali! E não paguei nada por isso! Aliás foi o próprio veterinário que me sugeriu como apanhá-la e que me disse o que fazer depois...
Eu limitei-me a comentar com ele esta situação e ele abriu-me as "portas" para fazer alguma coisa... E eu não me encostei... pus mãos-à-obra!
Nem todos têm esta disponibilidade, mas nem precisam! Basta que transmitam às crianças uma mentalidade construtiva!