Medroso!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

domingo abr 27, 2003 1:40 pm

Olá a todos!
Passa-se o seguinte: o meu cão anda um mariquinhas de 1ª! Eu pensava que isto se passava enquanto que fosse pequenino mas ainda o continua a ser tendo em conta que se confronta muitas vezes com cães, mas rebaixa-se e foge!
O que deverei fazer? levá-lo a exposições para ver se consigo po-lo mais "machão"? :lol:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo abr 27, 2003 2:08 pm

Antes assim que ao contrário. Desse modo provávelmente está safo numa luta pois será submisso e com sorte o outro nada fará.
Ter um cão machão não é bom...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo abr 27, 2003 3:39 pm

Não será timidez ?
O welsh corgi é um cão pequeno.
Talvez se sinta intimidado por cães maiores.
Se calhar é simplesmente um caso de falta de hábito de conviver com outros cães.
Nem sempre o tamanho determina a dominância num grupo.
Penso que foi neste fórum que um/a forista contou que quem dava ordens lá em casa era o cão mais pequeno de todos !
Eu sei de um caso em que no meio de Lab, pointers e perdigueiros o dominante era um 'teckel' (o único que não caçava, imagine-se), pelo menos dentro de casa...
Também me disseram que quando os cães são retirados muito cedo aos pais (dizem-me que , neste caso, o papel do pai é muito importante) não aprendem os códigos hierárquicos da matilha e ficam timidos pois não sabem marcar a sua posição.
Será o caso ?
EASYRyDER__
Membro
Registado: quarta jan 29, 2003 12:23 pm

segunda abr 28, 2003 1:20 pm

Olá

Muitas vezes os caes tem este tipo de atitude mesmo em casa .com sinais de timidez e submissao desnecessária, provocada por uma falta de confianca dos seus donos .
Certifique-se que o repreende da forma mais correcta e o felicita quando merece nao o ponha em situacoes em que fique confuso em comandos seus . estas pequenas coisas por vezes poderao fazer com que o cao fique inseguro .
poderá ainda brincar com ele por ex: com um trapo velho deixe que ele o morda e puxe segure-o na outra ponta se vir que ele começa a ficar agressivo acabe com a brincadeira imediatamente nunca deixando o seu cao ficar com o trapo , guarde-o e faça lhe umas festas .
este exercicio poderá quebrar o gelo e fazer com q o cao fique um pouco mais confiante e activo contudo deverá somente faze-lo uma vez por outra.

Filipe lima
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda abr 28, 2003 1:35 pm

O Kroz falou e bem!!!!!! ;)

Nem todos os cães são dominantes e não é por isso que são "menos Cães"!!! Aliás, se tiver o azar de se confrontar com um bem mais feroz, o facto de ser submisso poderá salvar-lhe a vida!!!! Um cão dominante, à partida que o outro se submete, larga-o, pois este "não lhe trará mais problemas" ;)

Um cão "machão" pode acabar com muitas mazelas!!! ;) Mas, por naõ ser dominante, não quer dizer que não seja macho! ;) Ai, ai, que pensamentos tão masculinos!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 29, 2003 1:18 pm

Antes assim que ao contrário. Desse modo provávelmente está safo numa luta pois será submisso e com sorte o outro nada fará.
Ter um cão machão não é bom...
KROZ, concordo e não concordo ...

Se por um lado, para um dono com pouca experiencia seja preferivel ter um cão assim, acredito que seja chato andarmos a trabalhar um cão medroso e timido.

Não nos vamos esquecer que cães timidos também dão problemas, como morder pela defensiva

Tomás,

O que podes fazer, é nada mais nada menos, socializar o teu cão, expo-lo a situações de todo o tipo.

Devem ser experiencias positivas de modo a reforçar o caracter do cão. Evita o encontro com cães muito dominantes.

Quando o cão ficar com medo, não te ponhas a fazer festas e mais festas, ignora, mostra-te seguro para que ele perceba que está protegido e que não ha necessidade de ter medo

Podes também, incentivar o cão a ser algo dominante com outros cães : pe, num encontro com outro cão, encoraja o teu cão a ir cheirar e ter com o outro. Transmite-lhe autoconfiança
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça abr 29, 2003 1:22 pm

Sim, não vi o lado negativo.
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

terça abr 29, 2003 1:29 pm

Bem pessoal muito obrigado pela a ajuda ! O meu cão não apresenta ter NENHUMA atitude de inseguro em casa e por outro lado adoro brincar ao "cabo de guerra" com ele mas obviamente nao o deixo ganhar pois leva a querer que ele e que manda ali!
Mais uma vez obrigadao pessoal ;) !
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 29, 2003 7:09 pm

A minha cadela mais nova...a que veio da SPA, também é muito madricas...connosco é a melhor cadela do mundo, faz correrias pela casa...salta para cima de nós...mas alguém estranho a ela...meu deus...se as pessoas lhes tentam tocar...(no outro dia com aquela coisa de fugir...fugiu a olhar para trás e foi contra uma cadeira, deitou-a abaixo e ficou a ganir-tinha-se aleijado numa patinha...nada de grave.). Tem pavor à coleira e à trela, pois sabe que quando a pomos é para sair de casa e ir dar uma volta grande. Não se importa de sair sem trela, ir para o carro e dar a tal "volta grande", mas coleiras(que o dela é um peitoral) só de longe, e mesmo assim... :roll: da primeira vez que tentei dar uma volta com ela, tive de voltar para trás, pois ela soltou-se do peitoral (não tava lá muito bem ajustado) A sorte é que a primeira regra que lhe ensinei foi o "Aqui", senão ela tinha fugido, e eu... :roll:

Bem, mas como estamos a falar de medo...talvez me pudessem dar umas dicas sobre como lidar com a minha cadela, e ensiná-la a andar de trela sem medo...(ainda hei-de dar uma volta com a tucha e a Lady. A tucha seue a Lady como uma lider, embora emponha respeito, o que a Lady faz é o que ela faz - se é para ladrar, ladra; se é para saltar, salta; se é para descer as escadas , desce; se a Lady pede comida...porque não pedir também? :lol: )
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 29, 2003 7:55 pm

Eu percebo pouco de cães mas parece-me que a CindelP têm razão.

Um cão deve ter confiança.
Se não nele próprio, pelo menos no dono.
Afinal não se é líder da matilha para nada !

Faz parte dos deveres do líder defender os restantes em caso de ataque.
A minha cachorra que é submissa quando se sente ameaçada vêm para junto de nós (do dono de preferência) que já testemunhou várias ocasiões em que o dono a defendeu dos outros e estes abaixam-se (o meu marido é dominante por natureza, embora pareça uma pessoa muito calma e sossegada).

Acho os conselhos da CindelP muito bons.
Deve puxar por ele.
Responder

Voltar para “Cães”