Chocolate

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedrojga
Membro
Registado: domingo mai 07, 2006 12:22 pm
Sancho: Bouledogue Francês

quarta jul 16, 2008 11:32 pm

Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.

Hoje comprei uns bom-bons especiais para cães mas estou indeciso se lhes dou ou não. Comprei pois pensei que sendo para cão não fariam pior que qualquer outra guloseima. No entanto agora estive a ler os ingredientes e tem derivados de leite, açucar e cacau. Será que não fazem mesmo mal aos cães?
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quarta jul 16, 2008 11:37 pm

pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.

Hoje comprei uns bom-bons especiais para cães mas estou indeciso se lhes dou ou não. Comprei pois pensei que sendo para cão não fariam pior que qualquer outra guloseima. No entanto agora estive a ler os ingredientes e tem derivados de leite, açucar e cacau. Será que não fazem mesmo mal aos cães?
Pois é :S... eu se fosse a si não dava. não é por as coisas serem para cães que não lhes vão fazer mal, até porque os supermercados estão cheios de coisas que lhes fazem mal (friskies, pedigree, etc, etc... :S).
Mas um melhor seria aconselhar-se com um veterinário ;).
<strong>K&aacute;tia</strong>
Nokitas22
Membro
Registado: sexta abr 20, 2007 12:35 pm

quinta jul 17, 2008 12:06 am

Romena8 Escreveu:
pedrojga Escreveu:Tenho lido que uma das coisas mais perigosas que se podem dar a um cão é chocolate.

Pois é :S... eu se fosse a si não dava. não é por as coisas serem para cães que não lhes vão fazer mal, até porque os supermercados estão cheios de coisas que lhes fazem mal (friskies, pedigree, etc, etc... :S).
se calhar devia ser mais especifica no que é que pode fazer mal aos cães que se vende em supermercados e que seja desta marca...porque então ha produtos que se vendem nos vets que são desta marca e segundo a forista fazem mal aos cães :wink: ...

Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta jul 17, 2008 12:19 am

o componente presente no chocolate, e que é tóxico para os cães é a tribumina! se os bon bons não teem esse componente e a quantidade de leite, açucar e cacau não for excessiva não há problema de dar essas guloseimas ao cão!
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

quinta jul 17, 2008 12:48 am

Nokitas22 Escreveu:
Romena8 Escreveu:

se calhar devia ser mais especifica no que é que pode fazer mal aos cães que se vende em supermercados e que seja desta marca...porque então ha produtos que se vendem nos vets que são desta marca e segundo a forista fazem mal aos cães :wink: ...

A purina é que sim há nos 2 sitios(embora eu ache que alguma dessas ou msm as 2 sejam da purina), mas de qualquer forma a composição da purina nos supermercados é diferente da dos veterinários (sendo a dos veterinarios a melhor claro;). Mas como não tenho a certeza dos produtos também não ia inventar ne? ;)
O que eu li e o que os veterinários me disseram também foi que a comida para animais dos supermercados não são boas para os animais. eles falaram no geral, não especificaram.
<strong>K&aacute;tia</strong>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta jul 17, 2008 7:59 am

omega2 Escreveu:

o componente presente no chocolate, e que é tóxico para os cães é a tribumina! se os bon bons não teem esse componente e a quantidade de leite, açucar e cacau não for excessiva não há problema de dar essas guloseimas ao cão!
Teobromina ;)
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta jul 17, 2008 10:04 am

A ingestão de chocolate representa um problema especial já que, além do elevadíssimo teor calórico, contém uma substância, denominada teobromina (do grupo da cafeína), que ao ser tóxica para o fígado canino, pode levá-lo à morte se em doses superiores a 100mg/kg. Ou seja para um cão de 10 kg terá de ingerir 63 kg de chocolate puro para ocorrer morte.
Provavelmente, o chocolate que comprou, ao ser próprio para cães, foi pensado para não lhes fazer mal, pelo que não deve conter esta substância, mas também é uma questão de ler na composição.
rgkaiser
Membro
Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

quinta jul 17, 2008 10:41 am

Na minha loja de animais disseram-me que se for um cão com os intestinos sensiveis é melhor nao dar :wink:
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quinta jul 17, 2008 10:42 am

O que é que é chocolate puro? Imagem
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
omega2
Membro Veterano
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quinta jul 17, 2008 10:48 am

TheGreatDane Escreveu: Teobromina ;)
:oops: :oops: (andei lá perto :P )
agatha
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 9:56 pm

quinta jul 17, 2008 10:48 am

TheGreatDane Escreveu:
omega2 Escreveu:

Teobromina ;)
Já aprendi mais uma coisa hoje, é por isso que adoro vir ao fórum. Desconhecia o componente Teobromina. Nunca dei chocolate aos meus cães porque sabia que não fazia bem, mas nunca me tinham explicado isto…

O que li foi o seguinte:
O chocolate contém uma substância designada por teobromina, que pertence à família da cafeína e da teofílina, e é tóxica para os cães quando ingerida em determinadas quantidades. Normalmente apenas concentrações de teobromina acima dos 100-150mg/Kg de peso corporal provocam uma reacção tóxica mas há variáveis a considerar como a sensibilidade do cão, o seu peso e idade. A concentração de teobromina nos vários tipos de chocolate também é variável: o chocolate preto tem 10 vezes mais teobromina do que o tradicional chocolate de leite; o chocolate branco tem ainda menos.
Esta substância afecta o sistema nervoso e cardiovascular. Também têm um efeito diurético (faz urinar em grande quantidade). Assim, os sinais clínicos mais frequentes na intoxicação incluem: aumento da frequência cardíaca, (batimentos do coração), agitação, aumento da ingestão de água, tremores musculares, vómitos, diarreia e desidratação.

Como não existe um antídoto específico para intoxicações por teobromina o tratamento destes casos pode passar pela indução do vómito nas 2 horas após a ingestão, pela administração de carvão activado para diminuir a absorção da toxina, pela administração de anti-convulsivos caso haja sinais neurológicos e pela oxigenoterapia (fornecimento de oxigénio) e fluidoterapia intravenosa (administração de soros por via venosa) para proteger o coração.
Se acidentalmente o seu cão ingerir chocolate vá imediatamente ao Veterinário.

Resumindo:
Nos animais esta substância é metabolizada mais lentamente e podem vir a sucumbir por envenenamento. Fases posteriores ao envenenamento por teobromina incluem ataques epiléticos e morte. Se existe um tipo de chocolate próprio para cães o melhor realmente é verificar se tem este componente. E não dar qualquer outro tipo de chocolate.

Existe um artigo aqui no arca acerca deste tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=75
Última edição por agatha em quinta jul 17, 2008 11:05 am, editado 1 vez no total.
omega2
Membro Veterano

quinta jul 17, 2008 10:49 am

BigBrother Escreveu:O que é que é chocolate puro? Imagem
só se for chocolate com LOP :lol: :lol: :lol:
Nokitas22
Membro
Registado: sexta abr 20, 2007 12:35 pm

quinta jul 17, 2008 11:06 am

Romena8 Escreveu:
Nokitas22 Escreveu:
Romena8 Escreveu:

A purina é que sim há nos 2 sitios(embora eu ache que alguma dessas ou msm as 2 sejam da purina), mas de qualquer forma a composição da purina nos supermercados é diferente da dos veterinários (sendo a dos veterinarios a melhor claro;). Mas como não tenho a certeza dos produtos também não ia inventar ne? ;)
O que eu li e o que os veterinários me disseram também foi que a comida para animais dos supermercados não são boas para os animais. eles falaram no geral, não especificaram.
Pois...não ha ração dessas marcas nos vets.........mas têm produtos para os dentes de pelo menos uma dessas marcas :wink:
por isso lhe disse para ser mais especifica... :wink:

Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta jul 24, 2008 10:38 pm

__dani__ Escreveu: Ou seja para um cão de 10 kg terá de ingerir 63 kg de chocolate puro para ocorrer morte. .
Ai sim ? Epá, então estes estudos feitos em universidades americanas foram só para gastar dinheiro. Afinal um cão precisa de comer 63 kg de chocolate para ficar mal...já agora ? Que chocolate ?

Começo a ver cada vez mais que belos "cursos" de auxiliar de veterinária são dados... :?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 24, 2008 10:42 pm

tribumina!
Ora aí está um belo nome para um Yorkie! :lol: :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”