Criadores e Curiosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 01, 2003 11:32 pm

Olá,

Tenho aqui lido muita coisa sobre criadores que apuram as raças pelo amor que têm à raça e os criadores que apenas criam pelo dinheiro.
Os anúncios da Sealords, mostram pessoas que vendem animais com registo mas que se nota que querem fazer dinheiro, cães filhos de campeões etc.
Gostava de saber como podemos nós escolher a pessoa a quem compramos determinada raça.
Que tipo de documentos deve um cão de raça pura apresentar?
Como é que as pessoas que apenas querem qua a cadela de casa tenha uma ninhada, fazem para que esta seja registada?
Basta ir a exposições, ter cães campeões e depois fazer criação?

Quando eu era miúda o meu avê fez criação de Perdigueiro Português durante muitos anos e lembro-me que ele ia a exposições e andava sempre a ver as características todas dos cães etc. Mas não me lembro de muito...

É uma curiosidade minha.

Obrigado
Beijokas
Kathleen
HugoP
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 12:25 pm
Contacto:

sexta mai 02, 2003 11:24 am

Kathleen Escreveu:
Que tipo de documentos deve um cão de raça pura apresentar?
os documentos que deverão ser apresentados no acto da entrega será o livro de origens portuguesas ( LOP )
Kathleen Escreveu:
Como é que as pessoas que apenas querem qua a cadela de casa tenha uma ninhada, fazem para que esta seja registada?
Para isso basta que os pais estejam registados no clube de canicultura Português o tal ( LOP )
Kathleen Escreveu:
Basta ir a exposições, ter cães campeões e depois fazer criação?
Basta que alguém irresponsável os cruze!!!

Respostas que lhe dei às suas perguntas, foram as mais correctas para quem entra no mundo animal, ,mas depois de haver uma certa experiência já não se fala assim:

Fazer criação de animais, envolve muito tempo, custos e responsabilidade...

a Criação dos animais terá de ser muito bem planeada, terá que se acercar muito sobre a raça em questão, tentar que os cães que vão nascer viverão em prol da linhagem da própia raça, para isso existe as exposições, muitas das pessoas têm a ideologia que as exposições são só para trófeus, mas não depois de alguns contactos que mantive as pessoas levam os seus cães a um Juiz ou mais para saber o real valor do seu amigo de quatro patas, isso é um principio se os seus cães forem excelentes, mas terá de contar com outros pormenores, entre os quais os futuros donos, se terá donos para a sua ninhada, se não houver, será que depois está sujeito a ficar com eles???!!! os custos a ração, as vacinas, a desparatisação entre outros....

este pequeno texto é um início, haverá alguém com mais experiència que lhe poderá ajudar e aprofundar este tema com mais precisão e incisão que eu!

Saudações..
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sábado mai 03, 2003 10:28 am

Olá,

Obrigado pela resposta. Eu sei que quem inicia criação deve saber tudo da raça. O meu avô tinha em casa imensos livros de cães e imensas coisas sobre os perdigueiros.
Mas o que eu gostava de entender é o que é que é considerado um criador de verdade e um curioso que se limita a cruzar cães de raça.
O preço dos animais tem alguma influência ou não?

Beijokas
Kathleen
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 03, 2003 11:48 am

Kathleeln, a diferença está na postura. Muitas pessoas reconhecidas no ramo têm os animais em péssimas condições e são uns bons mentirosos.

Não existe nenhum exame para se ser criador registado no CPC.Infelizmente qualquer parolo pode pagar e depois andar armado aos cucos...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano

segunda mai 05, 2003 12:00 pm

Olá

Pois parece-me que o melhor é a pessoa conhecer bem a raça que quer adquirir, pois assim também pode fazer questões ao criador e ver se este é ou não de confiança não é assim?
E imagino que um criador em condições não vende um animal sem se certificar se este vai ou não ser bem tratado não é?
Como sabe Casa de Anaval, adoro os cães de que faz criação. Mas sei muito pouco sobre a raça, tenho 2 amigos que têm um. Um vive numa vivenda bastante espaçosa, o outro num apartamento. Ambos passeiam muito os cães, alimentam-nos com rações boas e levam-nos ao veterinário. Estão uns cães lindos. Mas não tenho conhecimentos, apenas o contacto com estes cães (e não é muito). Suponho que apesar de adorar a raça, tratarr sempre bem os animais que tenho, provavelmente não reuniria condições para comprar um não é? Convém saber mais da raça.
Eu lembro-me bem do meu avô quando tinha criação de cães saber tudo sobre a raça e interessar-se muito pelas pessoas que lhe compravam os cães. Infelizmente eu era miúda, vivia longe dele e não tive oportunidade de aprender mais.

Beijokas e obriagado por satisfazerem a minha curiosidade.
Kathleen
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda mai 05, 2003 2:18 pm

Como diz o Vasco para se ser criador não basta sê-lo é preciso saber-se sê-lo e infelizmente há muitos que de criadores apenas têm o nome.E a vontade de alguém em ser criador , embora seja fundamental , não é suficiente pois há que reunir uma série de outras condições de forma a que se possa desempenhar a tarefa com dignidade.
É por todas essas condições que eu nunca serei criador. Vontade não me falta mas sim grande parte das outras indispensáveis e a começar logo por tempo.

Saudações
Responder

Voltar para “Cães”