0 que e melhor???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

manugui
Membro
Registado: segunda abr 21, 2008 6:12 pm
goofy estaras sempre presente!

sábado ago 09, 2008 1:43 pm

tenho uma cadela que fez uma pequena ferida numa patinha,agora nao sei se poderei meter betadine ou algo assim para nao infectar?
se poderem ajudar agradecia.
N3kinha
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

sábado ago 09, 2008 1:59 pm

Se a ferira for mesmo pequena, limpe-a com um algodão embebido em água oxigenada caso haja sujidade e em seguida aplique betadine.

:wink:
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
<p>Carolina Cap&ecirc;lo</p>
<p>&nbsp;</p>
manugui
Membro
Registado: segunda abr 21, 2008 6:12 pm
goofy estaras sempre presente!

sábado ago 09, 2008 2:17 pm

ela pode lamber?
e mesmo pequena.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado ago 09, 2008 2:30 pm

Pode, não lhe vai ocorrer nenhum problema derivado a isso.
Já agora, onde é que ocorreu a ferida? foi nas almofadinhas?
Angel6
Membro Veterano
Registado: quarta abr 19, 2006 2:20 pm

sábado ago 09, 2008 3:00 pm

entre água oxigenada e betadine, penso que o melhor é betadine!
conselho: existem cães que quando têm uma ferida lambem até ao fim, o que pode infectar ainda mais, tente certificar-se que tal não acontece.
N3kinha
Membro Veterano
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

sábado ago 09, 2008 3:22 pm

Mas a água oxigenada era para limpar a ferida caso houvesse sujidade, depois de devidamente limpa aplica-se o Betadine!

Pelo menos é assim que eu faço… :wink:
<p>&nbsp;</p>
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sábado ago 09, 2008 4:41 pm

Pois mas quando o meu cão fez uma ferida na pata e o veterinário disse que não é aconselhável a água oxigenada.

Ele receitou betadine em "pasta"/creme e uma solução de hipoclorito de sodio diluída (que se vende em qualquer farmácia). Esta última desinfecta e limpa a ferida e é indolor (não causa o ardor que a água oxigenada causa). Depois de usar esta solução disse-me para colocar o betadine e de seguida proteger a ferida com uma ligadura para ele não a lamber. Embora seja dificil manter a ligadura neles (pois eles estão sempre a tentar tirá-la), faça isso ;).

Acredite que é preferível do que à água oxigenada.
<strong>K&aacute;tia</strong>
Romena8
Membro Veterano
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sábado ago 09, 2008 4:43 pm

__dani__ Escreveu:Pode, não lhe vai ocorrer nenhum problema derivado a isso.

Desculpe mas acho que não é muito bom o cão estar a lamber o betadine ou a água oxigenda :roll: , por menor que seja a quantidade !!
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

sábado ago 09, 2008 6:32 pm

Betadine diluido em agua, metade-metade...
N3kinha
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 8:11 pm

Romena8 Escreveu:Pois mas quando o meu cão fez uma ferida na pata e o veterinário disse que não é aconselhável a água oxigenada.

Ele receitou betadine em "pasta"/creme e uma solução de hipoclorito de sodio diluída (que se vende em qualquer farmácia). Esta última desinfecta e limpa a ferida e é indolor (não causa o ardor que a água oxigenada causa). Depois de usar esta solução disse-me para colocar o betadine e de seguida proteger a ferida com uma ligadura para ele não a lamber. Embora seja dificil manter a ligadura neles (pois eles estão sempre a tentar tirá-la), faça isso ;).

Hum.. falo por mim, água oxigenada não arde… Pelo menos a mim não arde.. Álcool é que arde e isso não aconselho!

Mas também não custa nada ligar ao veterinário e perguntar…
<p>&nbsp;</p>
Romena8
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 8:56 pm

N3kinha Escreveu:
Romena8 Escreveu:Pois mas quando o meu cão fez uma ferida na pata e o veterinário disse que não é aconselhável a água oxigenada.

Hum.. falo por mim, água oxigenada não arde… Pelo menos a mim não arde.. Álcool é que arde e isso não aconselho!

Mas também não custa nada ligar ao veterinário e perguntar…
Não, não arde LoL... a mim arde e a muita gente que conheço também, mas há sempre excepções á regra claro !

A água oxigenada para além de arder, mata os anticorpos existentes na zona da ferida (que são os "agentes" que protegem o corpo da entrada de corpos estranhos vindos do exterior, como as bactérias, daí muito médicos aconselharem o betadine a seguir a usar a água oxigenada ) !
Mas alguma dúvida é ligar para o veterinário claro, embora as opiniões variem também de veterinário para veterinário, uns são fiáveis e outros não...
Romena8
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 9:03 pm

ana_marisa Escreveu:Betadine diluido em agua, metade-metade...
Sim, também pode fazer isso se usar o betadine líquido (por causa da concentração de iodo (acho eu)), mas se usar o betadine em pomada é mais prático e não precisa de misturar com nada;).

Mas atenção o betadine não desinfecta, apenas serve para proteger a ferida.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sábado ago 09, 2008 9:17 pm

Romena8 Escreveu:
__dani__ Escreveu:Pode, não lhe vai ocorrer nenhum problema derivado a isso.

Desculpe mas acho que não é muito bom o cão estar a lamber o betadine ou a água oxigenda :roll: , por menor que seja a quantidade !!
É obvio que não faz bem, mas também não é isso que vai originar algum problema ao cão, mesmo a nível digestivo, pior faria se não se aplicá-se o betadine na patita...

Claro que também existem os colares isabelinos para que o cãe não lamba a ferida, mas penso que não será caso para sujeita-lo a isso.
N3kinha
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 9:23 pm

Pois é!
Eu fui pesquisar e pensei que era só o álcool que prejudicava a cicatrização, mas afinal tanto o álcool como água oxigenada não são os mais indicados para desinfecta não são eficazes na eliminação de germes sobre tecido vivo (feridas).

O álcool e a água oxigenada desinfectam á superfície, mas em “profundidade” já não muito bem! Pois estes desinfectantes não conseguem fazer a distinção entre germes e células dos tecidos das feridas, acabando por agredirem ambos por igual!

Pelo que li em vários sítios, penso que, o melhor procedimento é, limpar a ferida com água abundante e sabonete(apropriado, por exemplo sabão "Cetavlon" ou similar), com uma compressa retire a sujidade de dentro para fora da ferida ,e passe novamente por água, depois aplicar um anti-séptico eficaz que não irritem nem agridam as tecidos, como por exemplo o Betadine.

Peço desculpa pelo meu mau conselho! :oops:
<p>&nbsp;</p>
Romena8
Membro Veterano

sábado ago 09, 2008 11:54 pm

N3kinha Escreveu:Pois é!
Eu fui pesquisar e pensei que era só o álcool que prejudicava a cicatrização, mas afinal tanto o álcool como água oxigenada não são os mais indicados para desinfecta não são eficazes na eliminação de germes sobre tecido vivo (feridas).

O álcool e a água oxigenada desinfectam á superfície, mas em “profundidade” já não muito bem! Pois estes desinfectantes não conseguem fazer a distinção entre germes e células dos tecidos das feridas, acabando por agredirem ambos por igual!

Pelo que li em vários sítios, penso que, o melhor procedimento é, limpar a ferida com água abundante e sabonete(apropriado, por exemplo sabão "Cetavlon" ou similar), com uma compressa retire a sujidade de dentro para fora da ferida ,e passe novamente por água, depois aplicar um anti-séptico eficaz que não irritem nem agridam as tecidos, como por exemplo o Betadine.

Peço desculpa pelo meu mau conselho! :oops:

Lá está, porque mata os anticorpos como eu disse ;).
sempre ouvi dizer que não há nada melhor do que a água para limpar feridas, mas a solução que falei anteriormente também é muito boa.

"N3kinha" estamos cá para aprender ;), por acaso disto eu sabia, mas há muitas coisas que não sei e vou aprendendo aqui no forúm :D.
Responder

Voltar para “Cães”